As qualidades primitivas são: Quente, Frio, Úmido, Seco.
QUENTE:
É uma qualidade móvel; ela é responsável de criar energia e movimento, representa as mudanças necessárias que são feitas a partir de atitudes, - sugere energia com o intuito de abrir caminhos, de animar, de impulsionar, e como é quente, obviamente traz calor, às vezes excessivo dependendo de outros fatores; serve para quebrar qualquer corrente que esteja estagnando qualquer projeto, é mobilidade, ação, assertividade, e em casos mais graves, produz agressividade, autoritarismo e tensão; no organismo esta qualidade quente gera uma energia mais elevada, causando reações que podem causar ansiedade e mal estar, porém se for ponderada esta qualidade, no campo físico ela modula o corpo físico destacando os músculos, pele avermelhada, e uma grande quantidade de força. No campo espiritual, serve para purificar através de instintos, assim como uma fera ataca sua presa pelo seu instinto natural. É rápido, eficaz, podendo ser letal em alguns casos: Quente serve para expandir, assim como o fogo, ele se espalha, o desafio é conter e manter, para que a energia não destrua o objetivo. O Sol, por exemplo, ele é quente, e o Sol é energia vital, Marte também é quente, e Marte é ação movimento, agressividade, impulso.
Estações do ano: Verão e Primavera
Signos: Áries, Leão, Sagitário – Gêmeos, Libra e Aquário, são signos quentes.
Planetas – Marte (Ação) Sol (Energia Vital, Calor) Júpiter (Expansão)
Fases da Lua: Lua Crescente e Lua Nova.
Temperamentos Quentes: Colérico e Sanguíneo
Elementos: Fogo e Ar
Polaridade: Masculina
SECO:
Esta qualidade produz tensão, principalmente quando é combinando com o quente; tudo é difícil, penoso, resistente; produz rigidez, indica a dureza das coisas, coisas difíceis, que trazem um certo tipo de dor; implica nos nervos, trazendo nervosismo; irritação; inflamações, infecções, produz o momento do impulso através de um rompante; por isso muitas pessoas que são quentes e secas/coléricas, às vezes são bem curtas e grossas, produz dor aos mais sensíveis, indica pessoas rígidas, práticas que realizam as coisas com comando, levando em conta coisas e fatos concretos, pés firmes no chão. Fisicamente podem ter os músculos bem modulados, assim como o quente, principalmente quando o quente está combinando com o seco; porém produz tensão muscular, e problemas nos nervos. Rompantes passionais, agressões, tensões, dor, energia exagerada, sinceridade, severidade. Atitudes rudes acompanhadas com teimosia, insensibilidade, principalmente quando o seco está combinado com o frio (frio e seco – melancólicos).
Estações do Ano: Verão e Outono
Signos secos: Áries, Leão, Sagitário – Touro, Virgem e Capricórnio
Planetas: Marte (tensão, impulso) Sol (energia) Mercúrio e Saturno (rigidez, dor, teimosia)
Fases da Lua: Lua Crescente e Lua Cheia
Elementos: Fogo e Terra
Temperamentos secos: Coléricos e Melancólicos
Polaridade: Tanto masculina quanto feminina.
FRIO:
Não é preciso ter estudo astrológico para saber que Frio é o extremo oposto de Quente; enquanto que o quente representa energia; movimento e vitalidade; o Frio denota falta de movimento, lentidão, inércia, distanciamento, paralisia, passividade, falta de vitalidade, morte; principalmente se tiver combinado com o seco. Por outro lado indica paciência e cautela, tem a capacidade de conservar as coisas, fixa, condensa e absorve, a sua falta de movimento causa estagnação mas ao mesmo tempo busca refúgio, segurança e proteção, cuida, conserva e protege, principalmente se o frio estiver combinado com o úmido. Fisicamente pode indicar a magreza, pessoas magras, introspectivas, retraídas, silenciosas, de poucas palavras, observadoras, reflexivas e indiferentes, o lado mais negativo do Frio é a tendência da bílis negra, a depressão; melancólica, pesar e renúncia, falta de esperança.
Estações do ano: Inverno e Outono
Signos frios: Touro, Virgem, Capricórnio – Câncer, Escorpião e Peixes
Planetas frios: Saturno, Mercúrio, Vênus e Lua.
Temperamentos: Fleumático e Melancólico
Fases da Lua: Lua Cheia e Lua Minguante
Elementos: Água e Terra
Polaridade: Feminina
ÚMIDO:
Enquanto que o seco produz rigidez, dureza, tensão, dor; o Úmido que é extremo oposto de Seco; ele flui o movimento das coisas de uma forma mais agradável, denota passividade, compreensão, mudanças, e relaxamento; dissolve e coagula as coisas para mudar as formas e as energias para moderá-las; principalmente o líquido; causando uma nova forma, materialização; acumula energias e as distribuem para tomar novas vidas e novos formatos. Fisicamente podem denotar um corpo arredondado, mole e flácido. Esta qualidade sente de forma mais intensa as coisas ao redor; denotando pessoas sensíveis e sensitivas, aquelas que chamamos de pessoas “esponja” pois o Úmido absorve tudo, está ligado ao elemento água, indicando fertilidade e fecundação, (principalmente se o frio estiver combinado com o úmido). Denota compreensão, esperança, libertação, fé, amizade, prazeres, receptividade, fluidez, mas podem denotar submissão, passividade exagerada e ingenuidade. O ato de aliviar a tensão, e de transformar uma coisa ruim em uma coisa que alivia vem da complementação do Úmido, por exemplo, é verão e o dia todo está quente e seco; mas a Lua está na sua fase Fria e Úmida e está em um signo Frio e Úmido, no mais tardar, escurece e chove, trazendo alivio do extremo calor.
Estações do ano: Primavera e Inverno
Signos úmidos: Gêmeos, Libra, Aquário – Câncer, Escorpião e Peixes
Planetas: Lua, Vênus e Júpiter
Temperamentos: Fleumático e Sanguíneo
Fases da Lua: Lua Nova e Lua Minguante
Elementos: Ar e Água
Polaridade: Tanto masculina quanto feminina.
Bom, resolvi escrever este artigo, porque uma leitora da página, me disse o seguinte “Pelo jeito você não gosta de Capricórnio, você só fala que ele é frio e seco e de polaridade negativa”. Bom não é bem por aí, que funcionam as qualidades primitivas, - saber das mesmas é somente a ponta do iceberg para o astrólogo saber detectar debilidades e dignidades num mapa astrológico, por exemplo, a Lua que é Fria não vai se sentir muito bem num signo Quente, um Planeta Úmido não vai se sentir muito bem num signo Seco. Através disso, podemos saber as naturezas dos planetas e signos; segue abaixo:
Áries, Leão e Sagitário: Quente e Seco
Touro, Virgem e Capricórnio: Frio e Seco
Gêmeos, Libra e Aquário: Quente e Úmido
Câncer, Escorpião e Peixes: Frio e Úmido
Sol e Marte: Quente e Seco
Saturno e Mercúrio: Frio e Seco
Vênus e Lua: Frio e Úmido
Júpiter: Quente e Úmido
Elemento Fogo: Quente e Seco
Elemento Ar: Quente e Úmido
Elemento Água: Frio e Úmido
Elemento Terra: Frio e Seco
Agora que está mais claro, a palavra primitiva é bem colocada, porque ela é bem antiga, porque as qualidades primitivas são responsáveis para definir os elementos, a natureza dos signos, dos planetas tradicionais, as estações do ano, fases lunares, que eventualmente refletem no comportamento dos acontecimentos terrestres.
Agora que está mais claro, vou citar um exemplo; por exemplo o planeta quente e úmido que é Júpiter, não vai se sentir bem em signos frios e secos, ou seja, nos signos de Capricórnio, Virgem e Touro. Pois são de qualidades e naturezas opostas, a partir daí que detectamos quando um planeta está em Detrimento, Queda ou Peregrino – Júpiter está em queda no signo de Capricórnio, está em detrimento em Virgem e está peregrino em Touro. Entre outros variados exemplos.
Sabendo de todas as qualidades e naturezas celestes, podemos também detectar o temperamento da pessoa, saber como ela se comporta, detectar problemas de saúde e hábitos que ela deve investir e cortar, detectar o formato físico e etc. Por exemplo: uma pessoa colérica vai ser ativa, forte, dinâmica, sincera, mas também pode ser agressiva, autoritária e arrogante, e por aí vai... Porém não vou estender no assunto do temperamento, deixo aqui um link de como se calcula o temperamento de uma pessoa pelo mapa astrológico da mesma, feito por mim.
https://www.facebook.com/