ÁRIES
Série: Os 12 Signos
Áries, o exército de Marte, espada celeste que o Sol o criador tem em suas mãos. O fogo primordial que surge do caos, que rompe tudo que estava unido até então em Peixes, Áries traz o rompimento do fim dessa estação fria e úmida representada pelo inverno, ou seja enfrentando a morte, pois é Áries que carrega a espada celeste de Marte, pronto para cortar aquilo que deve ser encerrado, Áries é o corte necessário para um novo ciclo, esse ciclo é chamando de Primavera no Hemisfério Norte e Outono aqui no Hemisfério Sul.
Áries é o primeiro signo Cardinal, ele traz consigo a vida deixando a escuridão para traz, ele constantemente luta até mesmo contra a morte (Saturno, pois aqui até mesmo o senhor do tempo e da morte, sofre sua queda) e quando Áries amadurece descobre como vencê-la, que é aceitando-a e portanto vence. Áries é aquele que marca o novo ano astrológico, dando início a estação quente e úmida – ligada ao sanguíneo – ao sangue – aquele que bombeia (marte) o coração (sol) para irradiar a vida.
Áries está ligado às festividades, pois antigamente os anos começavam somente quando o Sol entrava em Áries, e até hoje, mesmo que de forma simbólica, para nós astrólogos, o ano só começa depois que o Sol ingressa em Áries. Com o Sol em Áries, os dias são mais longos, tem mais duração, o mesmo é a exaltação do Sol – o Sol é rei que anda com um exército sobre as esferas celestes nos protegendo com suas luzes e com suas espadas contra os inimigos, e em algumas regiões do mundo, podemos ver o Sol em sua grandeza nos céus durante essa estação do ano.
Áries – exaltação do Sol – cardinal, signo do elemento fogo, e colérico, masculino - portanto é quente e seco, inicia a estação da Primavera, tanto a literal, quanto a simbólica, um tempo onde os frutos mais ricos em todos os tipos de vitaminas e nutrientes brotam da terra, e enriquecem as colheitas, dando abundância ao mundo. Logo Áries, que é aquele que rompe com aquilo que estava unido até então em Peixes – Áries nos dá a liberdade e a individualidade, e não necessariamente o egoísmo, mas sim, a rebeldia necessária para mover as engrenagens do mundo, Áries é o rebelador e o revolucionário (e não Aquário) mesmo que nesse processo precise ter guerra, pois para viver, temos que lutar – mesmo que a guerra seja contra nós mesmos, em Áries, as lutas são como uma vitamina vital para o corpo, para a mente e para o espírito, Áries não gosta de receber um troféu, sem antes mostrar seus punhos ou batalhar por aquilo, pois o mesmo carrega com ele o Sol – astro que reflete a verdade e a honestidade. Não há vitória sem antes lutar, por isso dificilmente se corrompe.
Áries é o punho e a espada do guerreiro, e nos dias de hoje, são as armas dos exércitos, tudo que tem fogo e pólvora é de Áries, tudo que tem lâmina e é cortante e perfurante é de Áries, pois Marte é sua casa e Marte é o senhor da Guerra, e esse senhor tem suas devidas casas para guardar suas armas, a primeira delas e a mais reluzente é a casa de Áries – Áries o domicílio diurno de Marte.
Áries carrega a simbologia do impulso, o próprio animal o Carneiro, o mais experiente, para vencer um outro Carneiro, ele dá passos para trás, para pegar o impulso certo, e assim vence o oponente (que muitas vezes é ele próprio lutando contra sua própria cabeça – parte do corpo regida por Áries) logo Áries, quando os planetas estão bem colocados no mapa, Áries e Marte regem a estratégia que leva-o a uma vitória justa; e não uma mera violência desmedida, até porque violência ironicamente está mais presente nos locais onde Marte tem queda e exílio, onde Marte ganha a debilidade da covardia, aquele que ataca por trás, que usa a faca para apunhalar os outros pelas costas.
Ou seja; mesmo que seja um ato impulsivo, Áries vai de frente, com o peito estufado, e dentro desse peito tem um coração domado pela verdade, às vezes inconsequente e ingênuo, mesmo derrotado, aprende que na próxima vez estará mais forte e mais estratégico para vencer uma situação, pois sabem que ao pegar o impulso certo obterão a vitória. Não é à toa que no Thema Mundi, Áries está lá na Casa 10, a casa das conquistas, onde o Sol culmina toda sua luz, irradiando toda sua vida no meio dia simbólico, a Casa 10 é a casa do pódio, da vitória, é quando se obtém um objetivo alcançado com excelência.
Quando Marte e Sol estão mal colocados no mapa, essa verdade, honestidade, liberdade que Áries busca, vem de forma torta com meios obscuros e sombrios. O fogo é o elemento que ilumina e até mesmo purifica, mas quando mal direcionado, ele queima e inflama, quando os regentes de Áries estão mal colocados pode indicar febres constantes, erupções, brigas sem sentido, violência desmedida – a nível mundano, pode indicar incêndios, criminalidade, explosões, bombardeiros, sequestros e assaltos.
Áries é a queda de Saturno – em Áries precisa-se da sabedoria do tempo para conquistar seus objetivos, sua liberdade e sua independência, não é à toa que Saturno é um regente participativo da triplicidade de Áries, nesse caso os antigos colocaram Saturno como um dos senhores da triplicidades dos signos quentes, para esfriar o fogo que pode queimar e inflamar, e destruir nações. Saturno é frio, então ele esfria a cabeça do Carneiro, que sim, pode ser abrasiva e destrutiva.
Áries o exílio de Vênus, Áries que surge trazendo o princípio, o fogo primordial da vida, expandindo a mesma, é rápido, e Vênus é fria e úmida ao contrário de Áries que é quente e seco, o fogo não pode invadir a água, ele se apaga ou se torna uma larva vulcânica que só destrói, precisa-se de tempo para que qualquer relação se construa no tempo certo medido na balança cósmica, Libra signo oposto a Áries é o domicílio de Vênus, e também exaltação de Saturno, dois planetas que constroem, organizam o tempo em equilíbrio na balança, não existe relação sem união, algo que Áries destrói simbolicamente por excelência que é romper aquilo que estava unido, então o Carneiro quando luta com outro para acasalar com a fêmea, deve aprender a dar os passos para trás, nesse tempo, ele ganha o impulso certo, e consegue manter suas relações, em união, e ao mesmo tempo prezando seu espaço e sua liberdade.
Áries é aversivo ao politicamente correto, sendo a sua própria autoridade, o mesmo é a exaltação do Astro-Rei e domicílio do Senhor da Guerra, raramente Áries vai abaixar a cabeça para alguém, mesmo que se alguém seja maior ou tenha mais autoridade do que ele, “ou você me mata ou você morre” ditado seco e popular de Áries - é um signo bestial, tão feroz como o Leão, seu cornos podem cortar uma pessoa ao meio. Áries é o meu signo solar e o meu signo ascendente, foi esse fogo que me trouxe até aqui, para purificar e iluminar a mente de vocês, com mais conhecimento e um impulso necessário para terem coragem de enfrentarem seus maiores medos.
Observação: Signos não regem coisas, nem pessoas, nem ações, o texto é apenas uma simbologia. Fiquem cientes disso.