Escorpião, signo outonal, frio e úmido, portanto é fleumático, do elemento água, feminino e fixo, é a lâmina secreta de Marte, Escorpião é domicílio noturno do Senhor da Guerra. Se em Touro plantamos o alimento e o cultivamos, em Escorpião ocorre o que Marte sabe fazer de melhor, que é eliminar, separar, cortar, arrancar e queimar.
Escorpião carrega o simbolismo do corte da brilhante lâmina da espada, semelhante de como ocorre em Áries, mas a diferença é grande, aqui o guerreiro não mostra sua face, ao contrário do guerreiro (Áries) que avança no calor do sol perseguindo seu oponente, em Escorpião, existe uma espera pelo seu oponente (ou seja, uma estratégia).
Escorpião é aquele guerreiro que está camuflado em um local escuro e úmido, e esperando pacientemente sua vítima chegar, e não importa qual seja, o destino é fatal, ninguém experimenta da espada celeste noturna de Marte, sem a permissão do destino. O papel de Escorpião é eliminar, o próprio animal Escorpião, possui garras dignas e semelhantes como uma espada. Seu ferrão é sua espada, e por ser um signo mudo, o silêncio é sua estratégia.
Escorpião é um animal enviado pelo Deus da Guerra para destruir seus inimigos, quando eles dormem. O grande guerreiro dos céus, Órion foi morto por um Escorpião, - Escorpião é caçador dos caçadores que Marte utiliza para obter uma vitória silenciosa, sem deixar rastros.
Devido a isso, Escorpião é um signo noturno assim como os signos de água, mas como estamos falando de um agente de Marte – temos então a reflexão que Escorpião reflete o instinto de sobrevivência, um impulso que se reprime na medida certa, para expelir na quantidade adequada, de acordo com seu veneno, refletindo o perfeito ataque.
É no escuro que enxergamos melhor, pois o excesso da luz pode nos cegar a depender da situação, ou seja, “viver” em escorpião, é entender o que há debaixo de todas as linhas e entrelinhas da existência, aliás, Escorpião, seu elemento é a água, sendo essa de difícil acesso, representa as águas lamaçais, as águas do poço, o fundo de um oceano, em que o ser humano não tem nenhum tipo de acesso, por isso; Escorpião é conhecido pelo seu mistério, é mudo, noturno, e é regido pelas águas mais profundas da existência, aquelas águas que muitos não tem coragem de se aprofundar por completo.
Nadar nas águas escorpiônicas, é conhecer a sombra da morte, mas ao invés de se entregar e morrer, é importante antes aprender a conviver com a morte, pois é da água lamacenta que nasce a Flor de Lótus, sendo essa um simbolismo de renascimento, conhecimento e eliminação do passado.
Escorpião é um signo frio e úmido, então é fértil – ou seja, do frio (morte e paralisação) ainda é possível brotar-se a vida (úmido – produção) – além de que; o veneno do escorpião é fatal, quando um ser humano é invadido pelo seu veneno, a única forma de eliminar a toxina do seu corpo, é com soro antiescorpiônico que é obtido de escorpiões vivos, ou seja o veneno que pode matar, também é um elemento de cura, se usado na medida certa - Essa é a relação que Escorpião tem com a Morte ao meu ver – veremos mais adiante em Capricórnio, de como a morte é necessária para a manutenção da vida, - Escorpião e Capricórnio são dois signos femininos, e possuem afinidade entre si por formarem um aspecto de sextil, e por ambos serem signos de Marte. Em Escorpião atrai-se a vítima e a ataca, perfurando-a sem piedade, e em Capricórnio, a vítima é embalsamada em suas catacumbas.
Escorpião é a queda da Lua e o detrimento de Vênus, astros que representam a segurança, o afeto, as trocas, a receptividade, o amor, a fé, a amizade, o perdão - Escorpião é aquele que contra ataca e observa atentamente qualquer tipo de afeto demonstrado, sendo de natureza desconfiada, somente aqueles que possuem a coragem de nadar em suas águas mais profundas, conseguem a sua confiança, e mesmo assim, ficam sob seu domínio e controle, pois é um signo fixo, por isso sua relação com a possessividade, as suas garras puxam para si o objeto desejado, e com seu veneno, pode-se criar relações tóxicas e intensas cheia de tensão, isso ocorre, pois Escorpião busca algo que nele não reside naturalmente que é (a segurança – Lua) e o afeto (Vênus).
A sua natureza Marciana (instinto de sobrevivência, assertivo e belicoso) e por ser noturno, cria-se laços difíceis de cortar do seu coração, e quando cortados, o Escorpião prova para si o seu próprio veneno, e se cura a partir da própria dor que ele mesmo causa com sua espada perfurante, dentro desse linha de pensamento, Escorpião possui uma natureza que somente se sobrevive pelo instinto, nos mostrando a face obscura da espada de Marte, que vive dentro de nós como monstros que se escondem dentro dos poços mais escuros da nossa mente.
Se em Touro, conhecemos a construção e regamos as plantas, em Escorpião, conhecemos em nós; a capacidade de destruir e queimar toda uma plantação, conhecemos o nosso instinto cruel e competitivo, ora digno, ora covarde. Porém, isso vai depender do mapa como um todo, estamos falando sobre o signo de Escorpião de forma simbólica, e não de pessoas que nasceram sob o signo de escorpião.
Se em Touro, regamos o alimento (Exaltação da Lua) que passa pelo Esôfago (Touro), que é levado até ao Estomago (Virgem), e ali os alimentos são processados no estômago, aproveitando o nutriente e eliminando as toxinas, em Escorpião, essas toxinas são expelidas pela urina e pelas fezes, ou seja, Escorpião rege o sistema excretor (genitais, e ânus), o que reflete bem o papel de Marte, que é eliminar e arrancar.
Aproveitando esse tópico, ressalto que Escorpião não tem nada a ver com o Sexo, aliás nenhum signo rege o sexo, pois signos não regem nada em si, - e sim seus devidos regentes que governam assuntos variados, e em Escorpião é Marte que o governa, e Marte rege a guerra, logo Escorpião está associado ao ataque, ao instinto de sobrevivência, às guerras, e também aos processos cirúrgicos (Marte o bisturi) e ao processo de eliminação, e de busca pela cura através da dor (devido ao seu veneno que reina em seu ferrão).
- Bruno Bernardes