sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

CASAS ASTROLÓGICAS

As casas astrológicas são de extrema importância em qualquer análise em qualquer tipo de astrologia, as estrelas fixas e os planetas trouxeram para a astrologia a simbologia do universo, sendo que as casas são terrestres, e cada uma delas representa um setor mundano da vida do nativo e elas tem contato direto com o movimento do céu, e quando tudo é correlacionado, os setores terrestres mediante ao universo, chegamos a conclusões mais precisas em nossas análises astrológicas.

Deve haver um extremo cuidado com as famosas “dignidades acidentais por casas”, por exemplo, a casa natural do signo de Libra é a Casa 07, ou a de Câncer é a Casa 04, e a casa 01 é a de Áries, (a não ser que o nativo tenha ascendente em Áries), tudo vai depender do signo que se elevava no Horizonte leste no momento do nascimento do nativo, (o ascendente), por exemplo: Um nativo de ascendente em leão, a casa 04 ganhará a regência de Marte, pois a mesma estará em escorpião.

Pois cada casa é dominada por um planeta que segue a ordem caldaica, portanto deve-se respeitar o regente planetário de cada casa, para que a análise seja correta e precisa. Segue abaixo um exemplo de mandala astrológica seguindo a ordem dos planetas em suas casas.





 

CASA 01

A primeira casa é de extrema importância (a mais importante), pois marca o ponto angular do ascendente, representa o corpo físico e a mente do nativo, ou seja, representa o próprio nativo em si. Significa o nascimento, os primeiros anos de vida, e também representa a educação que nos é passada desde a infância, pois a casa 01 é o lugar onde Mercúrio tem o seu Júbilo, para quem não sabe o que é Júbilo, é onde um planeta se sente mais confortável, com extrema alegria, onde ele opera de forma digna, porém vai depender de seus dispositores. Representa todos os tipos de começos, inclusive é sempre viável, analisar sempre o regente do ascendente do nativo, para dar início em qualquer análise astrológica. Na ordem caldaica, esta casa é dominada por Saturno. Segundo William Lilly, esta casa representa a nossa vida, a saúde e a vitalidade, e a forma física do nosso corpo. E segundo Manilius representa a formação do nosso caráter, mediante a educação que vamos obtendo desde os nossos primeiros anos de vida. Na astrologia moderna, esta casa representa a nossa personalidade psicológica, hábitos e maneiras de se expressar, a imagem que passamos para o mundo mediante o nosso comportamento.

CASA 02

A segunda casa representa nossos bens e a nossa riqueza, e é a substância do nativo, porém se a mesma estiver com o regente debilitado ela pode representar a pobreza, pois segundo alguns autores clássicos, esta casa é desafortunada, pois não forma aspecto com o ascendente, portanto é desfavorável, segundo Marcus Manilius ela é a morada de Typhon. Ela representa nossas expectativas e esperanças, mediante aquilo que vamos obter como posse, como o dinheiro e seus recursos, é a casa dos negócios. Na ordem caldaica, esta casa é dominada por Júpiter. Na astrologia moderna representa as finanças seja do nativo ou de uma empresa.

CASA 03

A terceira casa segundo Manilius é a sorte e o destino dos irmãos. Assuntos relacionados a parentes próximos, também com vizinhos. Quando o nativo quer saber como se relacionar com irmãos se analisa o regente da terceira casa e seus dispositores. É a casa das pequenas viagens e dos parentes do cônjuge segundo Al Biruni, é a casa dos viajantes que entregam mensagens e cartas. A Lua tem o seu Júbilo nesta casa, e segundo a ordem caldaica esta casa é dominada por Marte, é uma casa favorável, pois naturalmente ela forma um aspecto de sextil com o ascendente. Na astrologia moderna é casa da comunicação, do aprendizado que se inicia na infância, dos pequenos estudos.

CASA 04

A quarta casa é angular, que marca o ângulo da Terra, na ordem caldaica esta casa é dominada pelo Sol e devido a isso representa a figura paterna do nativo, o pai. Ela também representa o lar, as terras, terrenos, edifícios, casas e propriedades. Segundo Al Biruni, representa os avós e os descendentes do nativo, e o antepassado do mesmo. Na quarta casa é onde se determina as coisas, onde decisões são tomadas, quando algo se inicia e quando termina, é uma morada de início e fim de ciclos, a velhice e o fim da vida, também tem a simbologia da morte, pois representa o final de um ciclo. É uma casa que fica na parte mais inferior do mapa, também representando herança e riquezas escondidas, mediante a ancestralidade do nativo. A quarta casa mostra como o nativo vai construir e administrar seu lar no decorrer de sua vida. Esta casa naturalmente forma quadratura com o ascendente, com a primeira casa, qualquer planeta dentro dela deve ser analisado com cuidado, para ver se há debilidades entre o nativo e o pai e seus imóveis. Na astrologia moderna esta casa representa a mãe e a vida privada do nativo.

CASA 05

A quinta casa representa os prazeres, pois segundo a ordem caldaica, esta casa é dominada por Vênus, lugar onde Vênus também tem seu Júbilo. Ou seja, ela representa todos os prazeres como o romance, o namoro e o sexo, de como o nativo se comporta no sexo, além de também representar as diversões e momentos alegres, como é regida por Vênus segundo a ordem cósmica, esta casa também pode mostrar quais são nossos dons e talentos. Representa também os filhos do nativo, e analisando o regente desta casa, pode se saber quantos filhos um nativo pode vir a ter. Representa mulheres grávidas, e analisando o regente da mesma, pode-se descobrir o sexo do bebê. É uma casa afortunada, pois forma naturalmente um aspecto de trígono com ascendente. Na astrologia moderna esta casa representa a criatividade do nativo, as férias, casos amorosos, e jogos de azar.

CASA 06

A sexta casa é chamada de ‘Mala Fortuna’, ou seja, desafortunada. Esta casa representa o trabalho duro e severo, os escravos e os serventes, e as possíveis doenças que o nativo pode vir a ter, os defeitos do corpo. Marte tem o seu Júbilo aqui, ele se sente bem aqui, pois é uma casa maléfica, pois Marte também representa o trabalho braçal, a ação excessiva mediante ao um esforço físico e as pequenas doenças. Analisando a sexta casa do nativo e o seu regente, pode-se descobrir se o nativo nasceu para servir ou para ser servido, se ele seria escravo ou não. Apesar de muitos astrólogos modernos dizerem que escravidão é uma coisa que não existe mais, estão enganados, a escravidão ainda existe de forma clandestina, e fora isso, também existem os trabalhos e empregos com cargas horárias excessivas com baixo salário, que pode adoecer fisicamente o nativo. Segundo Firmicus esta casa representa a saúde do nativo, as enfermidades dos órgãos internos, é uma casa desafortunada e maléfica porque não faz aspecto com o ascendente. Na ordem caldaica esta casa é dominada por Mercúrio. A sexta casa também representa pequenos animais (animais de pequeno porte como cães, gatos, coelhos, porcos, galinhas, e etc...). Na astrologia moderna representa a saúde e o bem estar, as tarefas do dia a dia, a rotina.

CASA 07

A sétima casa é angular, ela forma o ângulo oeste que se opõe ao ascendente (a primeira casa), a oposição é maléfica e tem a natureza de saturno, sugerindo os inimigos declarados do nativo, é a casa das outras pessoas, pois se opõe ao próprio nativo (o ascendente) é aqui que se analisa como o nativo lida com as outras pessoas. Esta casa também tem a simbologia da morte, pois esta se antecede a oitava casa – A casa da morte, e se sucede da sexta casa – A casa das doenças. Esta casa também representa os processos da justiça contra o nativo, e analisando o regente da mesma, se descobre se o nativo pode ganhar ou não da “oposição” e se tem chances de se chegar a um acordo ou não. Segundo Manilius representa as alianças, a consumação dos romances que começam na quinta casa, ou seja; O casamento. A sétima casa também representa as mulheres, as festas de casamento, as parcerias e as alianças, os acordos. Na ordem caldaica esta casa é dominada pela Lua. Na astrologia moderna representa as pessoas com quem vamos nos relacionar e partilhar nossas vidas pessoais.

CASA 08

A Casa 08 é maléfica, na ordem caldaica ela é dominada por Saturno, ela se sucede da sétima casa, representando os recursos dos inimigos do nativo, também representa os bens materiais e o dinheiro do cônjuge. A oitava casa se opõe a casa 02 (à substância do nativo) devido a isso, representa os recursos do inimigo do nativo em um processo na justiça, o que um inimigo vai usar contra ele. Esta casa está ligada a traição, a morte e assassinatos, a causa da morte e o óbito conclusivo. Segundo Al-Biruni esta casa representa as heranças e os patrimônios do cônjuge do nativo, que o mesmo pode vir a receber mediante a justiça. Segundo Manilius esta casa é desafortunada, assim como a segunda casa também é a morada de Typhon, representa perdas, julgamentos, fraquezas e morte. Na astrologia moderna representa o sexo, a intimidade do nativo, a morte e o renascimento, a transformação, os grandes negócios, crimes e sentimentos profundos.

CASA 09

A nona casa segundo a ordem caldaica é dominada por Júpiter, devido a isso é uma casa que representa a sabedoria e conhecimento do nativo e suas maiores ambições, representa todo tipo de crença, desde religião, a dogmas e filosofias, o que eventualmente forma a ética e a moral do nativo. É conhecida como o templo do sol, onde o destino dos deuses são traçados e decretados. Podemos associar esta casa aos próprios astrólogos que fazem seus métodos de interpretação das estrelas e dos sonhos, pois a nona casa também representa profecias e as previsões. A nona casa também está relacionada com todo tipo de conhecimento, onde o nativo pode analisar a sua espiritualidade para alcançar a sabedoria, se a mesma pode estar debilitada ou não. Representa os estrangeiros, e as grandes viagens para o exterior – longe de sua terra de origem. O Sol encontra o seu Júbilo aqui, devido a isso segundo autores clássicos, é a morada de Deus, as manifestações dos deuses e suas revelações. É uma casa positiva, pois naturalmente ela faz trígono com o ascendente.

CASA 10

A décima casa é angular, marcando o ângulo sul, é o ponto mais alto do mapa. Ela representa a carreira do nativo. Segundo Marcus Manilius é uma casa que representa a glória do nativo, a reputação do mesmo, analisando a mesma e o seu regente, pode-se descobrir se o nativo tem uma má reputação ou não. É a casa das pessoas de alta autoridade como juízes e reis, é a casa da fama, onde se é alcançado o sucesso que nativo deseja alcançar. É nesta casa que o nativo busca o seu reconhecimento, também representando pessoas que são grandiosas e reconhecidas no mundo todo. Tradicionalmente esta casa representa a figura materna, a mãe. Se o nativo quer saber profundamente como se relacionar melhor com a mãe, se analisa esta casa e o seu regente. Na ordem caldaica esta casa é dominada por Marte, que se correlaciona mediante as atitudes necessárias na profissão/trabalho para alcançar o reconhecimento. Na astrologia moderna, esta casa representa o status profissional.

CASA 11

A décima primeira casa representa a boa sorte, as coisas que vem dos céus, na ordem caldaica esta casa é dominada pelo Sol, ou seja, esta casa é abençoada, indicando o triunfo e a ambição do nativo. Júpiter encontra o seu Júbilo nesta casa, ela representa o louvor, os amigos, as ambições e a realização dos desejos. Também é a casa do salário que o nativo recebe, pois esta casa se sucede da décima casa, onde o nativo se esforça para ter reconhecimento na profissão, a décima primeira casa dá ao nativo o que ele merece mediante ao esforço do mesmo, o salário é um deles. Como esta casa se opõe naturalmente a quinta casa (a casa dos filhos) esta casa também representa os filhos adotivos. Por exemplo, se uma mulher não pode ter filhos, se analisa o regente da décima primeira casa para ver se é viável ela adotar uma criança ou não. Esta casa é favorável, pois faz aspecto de sextil com o ascendente. Na astrologia moderna, esta casa representa os amigos, a vida social do nativo, os prazeres intelectuais, a sociedade em geral.

CASA 12

A décima segunda casa é desafortunada. Segundo Julius Firmicus esta casa é chamada de 'Malus Daemon' por ser o templo de Saturno, pois o mesmo encontra o seu Júbilo nesta casa. Ela representa a má sorte, a auto sabotagem tanto mental quanto espiritual, (ela faz quadratura com a nona casa – casa da boa espiritualidade) Esta casa representa a má espiritualidade, a magia negra, as bruxas e feiticeiros que fazem mal uso da magia, com más intenções de ferir, prejudicar ou até mesmo matar, ativando obsessores, escravos, os trabalhos feitos de má fé contra outra pessoa, representa os inimigos ocultos, aqueles que não podemos ver ou tocar, causando ansiedade, medo e angústia no nativo. Como a sexta casa representa os pequenos animais, esta casa representa os animais de grande porte como cavalos, bois e elefantes. É a casa das prisões e dos hospitais. Segundo a ordem caldaica, esta casa é dominada por Vênus. Esta casa também representa as doenças mentais, a paranoia e o medo irracional. Na astrologia moderna esta casa representa o nosso inconsciente, a solidão e o isolamento do nativo.

Bruno Bernardes.

JÚPITER EM TOURO 2023

Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da L...