Segundo Abú Ma’shar: “A Casa 02 é a casa dos bens/posses e dos meios necessários para viver. Indica que é o fim da juventude. O primeiro senhor da triplicidade indica os bens que o nativo obterá nos primórdios da vida, o segundo no meio da vida, e o terceiro senhor da triplicidade indica os bens que o nativo irá obter no final da vida”.
Continuando a série de casas astrológicas, falaremos agora da Casa 02; enquanto que na Casa 01 (ascendente) representa a vitalidade, a vida, o nascimento do nativo, sendo um processo de encarnação do espírito em um corpo físico com sua mente e com sua consciência, tal ato que representa a passagem do invisível para o mundo visível/esfera da terra, a partir disso o corpo irá precisar de uma base para sobreviver. Bom, nascemos e aí? Como iremos dar suporte a nossa vida, ao nosso corpo e mente? Então olharemos para a Casa 02 que representa toda a base e o suporte que o nativo terá em vida para sobreviver, como os bens materiais, a nutrição ligada ao sustento, pois para sobreviver temos que nos alimentar; logo a casa 02 fala de suporte, base/posses e sustento.
A Casa 02 é sucedente, neutra, é passiva; é uma casa feminina, não enxerga o Ascendente, mas ao mesmo tempo aspira ao Ascendente/Casa 01. A casa 02 tem relação direta com os portões do submundo, pois o eixo da mesma olha diretamente para a Casa 08/ a casa da morte, ou seja, ao mesmo tempo em que esta casa representa o suporte da vida, a base e o sustento para nos mantermos vivos no mundo da matéria, ela também tem uma relação direta com a morte; sendo um paradoxo ao se depararmos com esta Casa, e como é um Casa neutra, este setor pode sugerir tanto vida abundante quanto vida escassa. Vai depender do regente da Casa 02 e da luz que o mesmo receberá de outros planetas e estrelas.
Júpiter tem associação a Casa 02 segundo a ordem caldaica, indicando que aqui, iremos detectar se o nativo terá o suporte suficiente para expandir sua vida para o mundo material, Júpiter sendo o grande benéfico, expande, cresce de forma exuberante, então a Casa 02 pode também falar de excessos, exageros e de ganância, pois o excesso da matéria destrói o espírito. A Casa 02 mostra se o nativo terá uma vida repleta de abundância ou se terá a vida a mercê da escassez, em outras palavras, se será rico ou não. Quem tem os benéficos dentro da Casa 02, dependendo de outros fatores, pode indicar uma vida farta, com grandes recursos financeiros, com muitas posses e bens materiais, porém o nativo deverá manter o equilíbrio para não se contaminar com o excesso da matéria; assim evitando adoecer seu espírito.
No mundo de hoje, umas das coisas mais tristes que vemos, são pessoas que possuem “tudo”, têm várias casas, mansões, recursos financeiros abundantes, mas não são pessoas felizes, porque de certa forma não se conectam com o espírito, não cuidam da mente e da alma; pois Júpiter que está associado à Casa 02, este astro também fala de espiritualidade então o desafio é cuidar do espírito, para não nos contaminarmos com a escuridão do mundo material; então vejo a casa 02 como um suporte a ser usado e analisado com sabedoria e conhecimento, um astrólogo pode direcionar o nativo a lidar melhor com as escassezes da vida através da leitura do mapa, ou pode direcionar o nativo a buscar alegria mesmo possuindo “tudo” como dito acima, e chego à outra citação: “Valorizem as coisas simples da vida, é nas pequenas coisas que iremos encontrar a verdadeira abundância”.
A Casa 02 faz um aspecto de sextil, um aspecto de amizade com a Casa 12, indicando de forma indireta que a Casa 02 pode detectar nativos que bebem ou comem demais, ou compram coisas demais; eventualmente transformando o ato de nutrir e adquirir em algum tipo de vício compulsivo (Casa 12) como aquelas pessoas que possuem um transtorno compulsivo de acumular coisas, principalmente se o regente da Casa 02 estiver na Casa 12 ou vice versa, porém, trago esta citação como alerta: “As coisas que você possui acabam possuindo você.” E como a Casa 02 está no mesmo eixo da Casa 08 – a casa da morte, sendo ambas ‘portões do submundo’; chego à outra citação: “Nascemos (Casa 01) sem trazer nada, e morreremos sem levar nada (Casa 02/08)” Reflitam!
Outro exemplo: Se o regente da casa 12 estiver na 02 ou vice versa e não houver nenhum outro aspecto de luz, principalmente dos luminares e dos benéficos e de estrelas benéficas, para minimizar este aspecto; isto pode indicar nativos que vivem nas ruas pedindo esmolas, nativos que não possuem bens materiais e posses, que não tem recursos financeiros para se sustentarem. Obviamente isso vai depender de todo o contexto do mapa. E sobre a Casa 12, ainda chegaremos lá e falaremos melhor sobre a mesma.
A Casa 02 é chamada de Anaphora, que do grego sua tradução é: “Ascendendo do Submundo”, ela é o portão de saída do submundo para o mundo material; e como a mesma não emite luz ao Ascendente, não fazendo aspecto, ela é inativa/escura; ou seja, nascemos no Ascendente, tal local onde o Sol (vida) se põe todas as manhãs, emitindo a luz, no entanto pela Casa 02 por não aspectar o Ascendente, nascemos em um mundo material que emite as sombras e a escuridão que sempre nos permeiam, ou seja, a Casa 02 é um suporte de promessa para o nativo se manter dentro do mundo físico, se este suporte será benéfico ou não, dependerá de cada mapa astrológico.
Por outro lado se o regente do ascendente estiver na Casa 02 ou vice versa, ou se houver planetas que transmitem aspectos de sombra como antiscia; ou se o regente da Casa 02 estiver no Ascendente ou vice versa; de certa forma a Casa 02 irá se conectar à Casa 01/Ascendente, dando ao nativo uma noção consciente daquilo que ele pode ter ou não ter, daquilo que ele pode adquirir ou não, daquilo que ele pode comer ou beber, do tanto que ele pode ganhar ou não, assim fazendo melhor suas escolhas, principalmente no ato de investir ou não investir, seja em negócios, dietas e investimentos em geral.
Para alguns autores, a Casa 02 é como um solo fértil, sendo um terreno tal qual vamos decidir o que plantar dentro dele, por isso fala de alimentos e posses, daquilo que se planta e se colhe, daquilo que se morre para nascer de novo; exemplo; plantamos e semeamos uma horta de verduras e frutas em nosso quintal, assim que prontas para serem colhidas, vamos colher e servir à mesa, eventualmente nos sustentando, depois iremos plantar e semear novamente, é um processo de vida e morte (casa 02/08), que nos dá o suporte de nos mantermos vivos no plano material.
Se a Casa 01/Ascendente é o nascimento, a vida, a Casa 02 é o pão de cada dia.
Bruno Bernardes
Referências:
Introductions to Traditional Astrology by Abu Ma’shar – al Qabísí (Traduzido e editado por Benjamin N Dykes)
The houses, Temples of the Sky by Deborah Houlding
Hellenistic Astrology: The Study of Fate and Fortune by Chris Brennan
Os Júbilos Planetários e a Origem do Significado das Casas e das Triplicidades, por Chris Brennan - Tradução de Lucas Barreto.
Foto: Pintura por Abraham Hunter
terça-feira, 25 de junho de 2019
domingo, 16 de junho de 2019
CASA 01: e seus significados na Astrologia Tradicional
A CASA 01 – O ASCENDENTE
Segundo Abu Ma’shar: “A primeira casa, cujo o começo surge no círculo do horizonte, é chamada de “O Ascendente” que significa o corpo, a mente e a vida do nativo (almas), significa a própria mente quando se faz uma questão, indica o inicio da vida”
A Casa 01, ascendente; é uma casa angular, forma com outros ângulos (IC, DC E MC) os pontos mais fortes de um mapa astrológico, é aqui que todas as manhãs o Sol se põe, devido a isso tem haver com a nossa vitalidade, vida, saúde e com nosso corpo e a nossa mente. O ascendente é o signo que nasce no horizonte leste no momento que nascemos, é o ponto crucial de inicio, é o nascimento, pela sua posição e o seu regente, traçaremos a aparência, caráter, saúde, vitalidade e intelecto do nativo. Olhar um mapa astrológico sem saber o ascendente a meu ver é como julgar uma história somente pela capa de um livro sem ler o conteúdo todo que tem dentro dele, pois é a partir do ascendente que vamos traçar o destino, achar uma resposta, escolher um bom momento para iniciar um projeto em uma leitura astrológica. Mercúrio é o Jubilo da Casa 01, enquanto que Saturno é associado a Casa 01 pela ordem cósmica dos caldeus.
Continuo este texto já afirmando que é mito; que o ascendente é a impreensão ou imagem que passamos para o mundo; na realidade o ascendente é literalmente o nativo; é o seu corpo e sua mente, sua saúde, seu nascimento, é a matéria e a carne do nativo, literalmente o corpo, é a mente consciente. Pela ordem caldaica, Saturno tem associação ao ascendente, isto porque Saturno rege a pele, os ossos, os dentes, a pele, as extremidades do corpo, é tudo aquilo que dá estrutura ao nosso corpo físico, já sugerindo que ao nascermos, já no inicio da nossa vida, já viemos com limitações e finitudes, o ascendente é o corpo, e o corpo é como um veículo que guarda a nossa alma/espirito, de uma forma mais nua e crua falando, o corpo é a prisão da alma; moldada pela matéria, isto é; o nosso corpo encarnado, porém com a consciência de nossa mente. É pelo ascendente, que vamos analisar traços físicos/aparência, o caráter, a saúde, a vitalidade, e o temperamento do nativo.
Na astrologia médica, a casa 01 representa a cabeça e o rosto do nativo, ou seja, quando já analisado o temperamento, planetas dentro da casa 01, a condição do regente do ascendente, se todos estiverem afligidos, o nativo pode apresentar uma saúde delicada, baixa vitalidade, intelecto e caráter duvidoso, e defeitos no rosto ou no corpo.
Notamos que sempre pela manhã entre as seis horas e oito horas da manhã o Sol nasce no horizonte leste, tal este que representa o Ascendente, por isso a casa 01 refere-se a vida, pois é a vida se pondo no mundo físico. O Sol é o espirito, a vontade de viver, o que a nossa alma anseia, o ascendente carrega o nosso espírito moldado pela matéria, que é o corpo, logo o ascendente é o ponto de partida, a ascensão ,é aquilo que estimamos, sugerindo os rumos que nossa vida irá tomar neste plano físico, tal plano físico/realidade que é representada por Saturno, planeta que limita, paralisa, por isso, o nosso corpo sofre com pensamentos e doenças com o decorrer de nosso tempo aqui neste mundo terreno.
Mercúrio é o planeta que se Jubila nesta casa, a Casa 01 é a alegria de Mercúrio, isto porque a Casa 01 além de ser a significador do nosso corpo, também rege a nossa mente e a cabeça, e Mercúrio é por excelência um regente mental do pensamento, do raciocínio lógico, planeta que domina os signos mutáveis Gêmeos e Virgem, planeta qual se adapta entre o plano físico e o plano mental/espiritual que pode nos elevar dependendo de nossa força de pensamento e espirito. Em complementação, cada aspecto ptolomaico tem a natureza de um determinado planeta, a Conjunção é da natureza de Mercúrio, tal aspecto que pode ser tanto positivo ou negativo, ou seja, é neutro, logo Mercúrio também é um astro que reflete o corpo e a mente nos dando a consciência do nosso caráter e do nosso intelecto; e o Ascendente e o senhor do mesmo, pode ser tanto benéfico ou maléfico.
Já Saturno se alegra na casa 12, tal casa que representa prisões, sejam físicas ou mentais; e pelo fato de Saturno estar associado à Casa 01 segundo a ordem caldaica, Saturno de forma bem direta é a prisão moldada por uma matéria, sendo esta o nosso corpo e o mundo terreno, que limita os anseios e as vontades de nossa alma, logo a vida é um débito a se pagar na pele. Ou seja, somos seres encarnados que vem com débitos que somente serão todos pagos na morte, pois Saturno é o senhor dos Mortos, e que também está associado a Casa 08, tal casa que representa a morte e débitos/heranças, uma vez que encarnamos na casa 01, nascendo em um novo ciclo, um dia também iremos nos desencarnar, (do pó viemos, e ao pó retornaremos) eventualmente dando passagem para nossa alma evoluir ou não, mediante às escolhas e rumos que tomamos na vida a partir do Ascendente. A vida e a morte andam de mãos dadas.
Nascer em pele e osso, em matéria, em um corpo físico não é fácil pois nascemos chorando, lembrando que Saturno rege lágrimas, pesares e tristeza, ou seja, nascer é o primeiro lamento que nosso espirito sente dentro do corpo, o nascimento apesar de algo belo, vem da dor de um parto, nascemos já com Saturno cobrando nossos primeiros débitos aqui neste mundo, antes disso, a nossa alma viaja pela esfera da Lua (o útero) depois Saturno abre suas portas para a nossa alma já encarnada dentro do corpo (ascendente) para fazermos a passagem aqui na esfera da terra, por isso a realidade é tão densa e difícil.
Uma curiosidade: Em algumas práticas espirituais, existe um processo que chamamos de incorporação, onde entidades acoplam sua energia em nosso corpo e em nossa mente, estas mesmas entidades chamam o nosso corpo de aparelho, logo o ascendente além de ser um veículo da alma, também pode ser algo que capta frequência e fluídos entre este mundo material e o mundo espiritual, algo que Mercúrio faz por excelência, Mercúrio que rege a mente e que tem jubilo na casa 01 faz com o que nativo busque uma concentração mental, para que tais entidades possam incorporar no corpo físico, logo o nosso corpo físico também é um veículo que além de carregar nossa alma, também pode fazer com que elevemos o nosso pensamento para planos superiores, recebendo mensagens e informações do mundo celestial, assim fazendo com que nossa alma sofra menos e saiba lidar melhor com as limitações do mundo terreno, da matéria/da realidade; tais limitações representadas por Saturno, no entanto, este processo de incorporação também pode captar frequências, vibrações e fluídos negativos e maléficos, o que pode somatizar em nosso corpo físico com sensações ruins de todos os níveis. (É só uma curiosidade).
O Corpo é um templo divino, pois guarda o nosso Espírito.
Bruno Bernardes – Astrologia.
Referências:
Introductions to Traditional Astrology by Abu Ma’shar – al Qabísí (Traduzido e editado por Benjamin N Dykes)
The houses, Temples of the Sky by Deborah Houlding
Hellenistic Astrology: The Study of Fate and Fortune by Chris Brennan
Os Júbilos Planetários e a Origem do Significado das Casas e das Triplicidades, por Chris Brennan - Tradução de Lucas Barreto.
Segundo Abu Ma’shar: “A primeira casa, cujo o começo surge no círculo do horizonte, é chamada de “O Ascendente” que significa o corpo, a mente e a vida do nativo (almas), significa a própria mente quando se faz uma questão, indica o inicio da vida”
A Casa 01, ascendente; é uma casa angular, forma com outros ângulos (IC, DC E MC) os pontos mais fortes de um mapa astrológico, é aqui que todas as manhãs o Sol se põe, devido a isso tem haver com a nossa vitalidade, vida, saúde e com nosso corpo e a nossa mente. O ascendente é o signo que nasce no horizonte leste no momento que nascemos, é o ponto crucial de inicio, é o nascimento, pela sua posição e o seu regente, traçaremos a aparência, caráter, saúde, vitalidade e intelecto do nativo. Olhar um mapa astrológico sem saber o ascendente a meu ver é como julgar uma história somente pela capa de um livro sem ler o conteúdo todo que tem dentro dele, pois é a partir do ascendente que vamos traçar o destino, achar uma resposta, escolher um bom momento para iniciar um projeto em uma leitura astrológica. Mercúrio é o Jubilo da Casa 01, enquanto que Saturno é associado a Casa 01 pela ordem cósmica dos caldeus.
Continuo este texto já afirmando que é mito; que o ascendente é a impreensão ou imagem que passamos para o mundo; na realidade o ascendente é literalmente o nativo; é o seu corpo e sua mente, sua saúde, seu nascimento, é a matéria e a carne do nativo, literalmente o corpo, é a mente consciente. Pela ordem caldaica, Saturno tem associação ao ascendente, isto porque Saturno rege a pele, os ossos, os dentes, a pele, as extremidades do corpo, é tudo aquilo que dá estrutura ao nosso corpo físico, já sugerindo que ao nascermos, já no inicio da nossa vida, já viemos com limitações e finitudes, o ascendente é o corpo, e o corpo é como um veículo que guarda a nossa alma/espirito, de uma forma mais nua e crua falando, o corpo é a prisão da alma; moldada pela matéria, isto é; o nosso corpo encarnado, porém com a consciência de nossa mente. É pelo ascendente, que vamos analisar traços físicos/aparência, o caráter, a saúde, a vitalidade, e o temperamento do nativo.
Na astrologia médica, a casa 01 representa a cabeça e o rosto do nativo, ou seja, quando já analisado o temperamento, planetas dentro da casa 01, a condição do regente do ascendente, se todos estiverem afligidos, o nativo pode apresentar uma saúde delicada, baixa vitalidade, intelecto e caráter duvidoso, e defeitos no rosto ou no corpo.
Notamos que sempre pela manhã entre as seis horas e oito horas da manhã o Sol nasce no horizonte leste, tal este que representa o Ascendente, por isso a casa 01 refere-se a vida, pois é a vida se pondo no mundo físico. O Sol é o espirito, a vontade de viver, o que a nossa alma anseia, o ascendente carrega o nosso espírito moldado pela matéria, que é o corpo, logo o ascendente é o ponto de partida, a ascensão ,é aquilo que estimamos, sugerindo os rumos que nossa vida irá tomar neste plano físico, tal plano físico/realidade que é representada por Saturno, planeta que limita, paralisa, por isso, o nosso corpo sofre com pensamentos e doenças com o decorrer de nosso tempo aqui neste mundo terreno.
Mercúrio é o planeta que se Jubila nesta casa, a Casa 01 é a alegria de Mercúrio, isto porque a Casa 01 além de ser a significador do nosso corpo, também rege a nossa mente e a cabeça, e Mercúrio é por excelência um regente mental do pensamento, do raciocínio lógico, planeta que domina os signos mutáveis Gêmeos e Virgem, planeta qual se adapta entre o plano físico e o plano mental/espiritual que pode nos elevar dependendo de nossa força de pensamento e espirito. Em complementação, cada aspecto ptolomaico tem a natureza de um determinado planeta, a Conjunção é da natureza de Mercúrio, tal aspecto que pode ser tanto positivo ou negativo, ou seja, é neutro, logo Mercúrio também é um astro que reflete o corpo e a mente nos dando a consciência do nosso caráter e do nosso intelecto; e o Ascendente e o senhor do mesmo, pode ser tanto benéfico ou maléfico.
Já Saturno se alegra na casa 12, tal casa que representa prisões, sejam físicas ou mentais; e pelo fato de Saturno estar associado à Casa 01 segundo a ordem caldaica, Saturno de forma bem direta é a prisão moldada por uma matéria, sendo esta o nosso corpo e o mundo terreno, que limita os anseios e as vontades de nossa alma, logo a vida é um débito a se pagar na pele. Ou seja, somos seres encarnados que vem com débitos que somente serão todos pagos na morte, pois Saturno é o senhor dos Mortos, e que também está associado a Casa 08, tal casa que representa a morte e débitos/heranças, uma vez que encarnamos na casa 01, nascendo em um novo ciclo, um dia também iremos nos desencarnar, (do pó viemos, e ao pó retornaremos) eventualmente dando passagem para nossa alma evoluir ou não, mediante às escolhas e rumos que tomamos na vida a partir do Ascendente. A vida e a morte andam de mãos dadas.
Nascer em pele e osso, em matéria, em um corpo físico não é fácil pois nascemos chorando, lembrando que Saturno rege lágrimas, pesares e tristeza, ou seja, nascer é o primeiro lamento que nosso espirito sente dentro do corpo, o nascimento apesar de algo belo, vem da dor de um parto, nascemos já com Saturno cobrando nossos primeiros débitos aqui neste mundo, antes disso, a nossa alma viaja pela esfera da Lua (o útero) depois Saturno abre suas portas para a nossa alma já encarnada dentro do corpo (ascendente) para fazermos a passagem aqui na esfera da terra, por isso a realidade é tão densa e difícil.
Uma curiosidade: Em algumas práticas espirituais, existe um processo que chamamos de incorporação, onde entidades acoplam sua energia em nosso corpo e em nossa mente, estas mesmas entidades chamam o nosso corpo de aparelho, logo o ascendente além de ser um veículo da alma, também pode ser algo que capta frequência e fluídos entre este mundo material e o mundo espiritual, algo que Mercúrio faz por excelência, Mercúrio que rege a mente e que tem jubilo na casa 01 faz com o que nativo busque uma concentração mental, para que tais entidades possam incorporar no corpo físico, logo o nosso corpo físico também é um veículo que além de carregar nossa alma, também pode fazer com que elevemos o nosso pensamento para planos superiores, recebendo mensagens e informações do mundo celestial, assim fazendo com que nossa alma sofra menos e saiba lidar melhor com as limitações do mundo terreno, da matéria/da realidade; tais limitações representadas por Saturno, no entanto, este processo de incorporação também pode captar frequências, vibrações e fluídos negativos e maléficos, o que pode somatizar em nosso corpo físico com sensações ruins de todos os níveis. (É só uma curiosidade).
O Corpo é um templo divino, pois guarda o nosso Espírito.
Bruno Bernardes – Astrologia.
Referências:
Introductions to Traditional Astrology by Abu Ma’shar – al Qabísí (Traduzido e editado por Benjamin N Dykes)
The houses, Temples of the Sky by Deborah Houlding
Hellenistic Astrology: The Study of Fate and Fortune by Chris Brennan
Os Júbilos Planetários e a Origem do Significado das Casas e das Triplicidades, por Chris Brennan - Tradução de Lucas Barreto.
Assinar:
Postagens (Atom)
JÚPITER EM TOURO 2023
Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da L...
-
1- FIRDARIA Quando os planetas despertam "Um ciclo temporal que se desperta, e outro que dorme, e outro ciclo que se encerra, abre e fe...
-
ALGORAB – O CORVO. Algorab é uma estrela fixa que está alinhada aos 13 graus e 27 do signo de Libra, e situada na constelação do Corvo, su...
-
Bom como eu escrevi sobre os quatro tipos de temperamento, hoje trago um cálculo de exemplo para chegarmos a um temperamento predominante, m...