domingo, 16 de junho de 2019

CASA 01: e seus significados na Astrologia Tradicional

A CASA 01 – O ASCENDENTE



Segundo Abu Ma’shar: “A primeira casa, cujo o começo surge no círculo do horizonte, é chamada de “O Ascendente” que significa o corpo, a mente e a vida do nativo (almas), significa a própria mente quando se faz uma questão, indica o inicio da vida”

A Casa 01, ascendente; é uma casa angular, forma com outros ângulos (IC, DC E MC) os pontos mais fortes de um mapa astrológico, é aqui que todas as manhãs o Sol se põe, devido a isso tem haver com a nossa vitalidade, vida, saúde e com nosso corpo e a nossa mente. O ascendente é o signo que nasce no horizonte leste no momento que nascemos, é o ponto crucial de inicio, é o nascimento, pela sua posição e o seu regente, traçaremos a aparência, caráter, saúde, vitalidade e intelecto do nativo. Olhar um mapa astrológico sem saber o ascendente a meu ver é como julgar uma história somente pela capa de um livro sem ler o conteúdo todo que tem dentro dele, pois é a partir do ascendente que vamos traçar o destino, achar uma resposta, escolher um bom momento para iniciar um projeto em uma leitura astrológica. Mercúrio é o Jubilo da Casa 01, enquanto que Saturno é associado a Casa 01 pela ordem cósmica dos caldeus.

Continuo este texto já afirmando que é mito; que o ascendente é a impreensão ou imagem que passamos para o mundo; na realidade o ascendente é literalmente o nativo; é o seu corpo e sua mente, sua saúde, seu nascimento, é a matéria e a carne do nativo, literalmente o corpo, é a mente consciente. Pela ordem caldaica, Saturno tem associação ao ascendente, isto porque Saturno rege a pele, os ossos, os dentes, a pele, as extremidades do corpo, é tudo aquilo que dá estrutura ao nosso corpo físico, já sugerindo que ao nascermos, já no inicio da nossa vida, já viemos com limitações e finitudes, o ascendente é o corpo, e o corpo é como um veículo que guarda a nossa alma/espirito, de uma forma mais nua e crua falando, o corpo é a prisão da alma; moldada pela matéria, isto é; o nosso corpo encarnado, porém com a consciência de nossa mente. É pelo ascendente, que vamos analisar traços físicos/aparência, o caráter, a saúde, a vitalidade, e o temperamento do nativo.

Na astrologia médica, a casa 01 representa a cabeça e o rosto do nativo, ou seja, quando já analisado o temperamento, planetas dentro da casa 01, a condição do regente do ascendente, se todos estiverem afligidos, o nativo pode apresentar uma saúde delicada, baixa vitalidade, intelecto e caráter duvidoso, e defeitos no rosto ou no corpo.

Notamos que sempre pela manhã entre as seis horas e oito horas da manhã o Sol nasce no horizonte leste, tal este que representa o Ascendente, por isso a casa 01 refere-se a vida, pois é a vida se pondo no mundo físico. O Sol é o espirito, a vontade de viver, o que a nossa alma anseia, o ascendente carrega o nosso espírito moldado pela matéria, que é o corpo, logo o ascendente é o ponto de partida, a ascensão ,é aquilo que estimamos, sugerindo os rumos que nossa vida irá tomar neste plano físico, tal plano físico/realidade que é representada por Saturno, planeta que limita, paralisa, por isso, o nosso corpo sofre com pensamentos e doenças com o decorrer de nosso tempo aqui neste mundo terreno.

Mercúrio é o planeta que se Jubila nesta casa, a Casa 01 é a alegria de Mercúrio, isto porque a Casa 01 além de ser a significador do nosso corpo, também rege a nossa mente e a cabeça, e Mercúrio é por excelência um regente mental do pensamento, do raciocínio lógico, planeta que domina os signos mutáveis Gêmeos e Virgem, planeta qual se adapta entre o plano físico e o plano mental/espiritual que pode nos elevar dependendo de nossa força de pensamento e espirito. Em complementação, cada aspecto ptolomaico tem a natureza de um determinado planeta, a Conjunção é da natureza de Mercúrio, tal aspecto que pode ser tanto positivo ou negativo, ou seja, é neutro, logo Mercúrio também é um astro que reflete o corpo e a mente nos dando a consciência do nosso caráter e do nosso intelecto; e o Ascendente e o senhor do mesmo, pode ser tanto benéfico ou maléfico.

Já Saturno se alegra na casa 12, tal casa que representa prisões, sejam físicas ou mentais; e pelo fato de Saturno estar associado à Casa 01 segundo a ordem caldaica, Saturno de forma bem direta é a prisão moldada por uma matéria, sendo esta o nosso corpo e o mundo terreno, que limita os anseios e as vontades de nossa alma, logo a vida é um débito a se pagar na pele. Ou seja, somos seres encarnados que vem com débitos que somente serão todos pagos na morte, pois Saturno é o senhor dos Mortos, e que também está associado a Casa 08, tal casa que representa a morte e débitos/heranças, uma vez que encarnamos na casa 01, nascendo em um novo ciclo, um dia também iremos nos desencarnar, (do pó viemos, e ao pó retornaremos) eventualmente dando passagem para nossa alma evoluir ou não, mediante às escolhas e rumos que tomamos na vida a partir do Ascendente. A vida e a morte andam de mãos dadas.

Nascer em pele e osso, em matéria, em um corpo físico não é fácil pois nascemos chorando, lembrando que Saturno rege lágrimas, pesares e tristeza, ou seja, nascer é o primeiro lamento que nosso espirito sente dentro do corpo, o nascimento apesar de algo belo, vem da dor de um parto, nascemos já com Saturno cobrando nossos primeiros débitos aqui neste mundo, antes disso, a nossa alma viaja pela esfera da Lua (o útero) depois Saturno abre suas portas para a nossa alma já encarnada dentro do corpo (ascendente) para fazermos a passagem aqui na esfera da terra, por isso a realidade é tão densa e difícil.

Uma curiosidade: Em algumas práticas espirituais, existe um processo que chamamos de incorporação, onde entidades acoplam sua energia em nosso corpo e em nossa mente, estas mesmas entidades chamam o nosso corpo de aparelho, logo o ascendente além de ser um veículo da alma, também pode ser algo que capta frequência e fluídos entre este mundo material e o mundo espiritual, algo que Mercúrio faz por excelência, Mercúrio que rege a mente e que tem jubilo na casa 01 faz com o que nativo busque uma concentração mental, para que tais entidades possam incorporar no corpo físico, logo o nosso corpo físico também é um veículo que além de carregar nossa alma, também pode fazer com que elevemos o nosso pensamento para planos superiores, recebendo mensagens e informações do mundo celestial, assim fazendo com que nossa alma sofra menos e saiba lidar melhor com as limitações do mundo terreno, da matéria/da realidade; tais limitações representadas por Saturno, no entanto, este processo de incorporação também pode captar frequências, vibrações e fluídos negativos e maléficos, o que pode somatizar em nosso corpo físico com sensações ruins de todos os níveis. (É só uma curiosidade).

O Corpo é um templo divino, pois guarda o nosso Espírito.

Bruno Bernardes – Astrologia.

Referências:
Introductions to Traditional Astrology by Abu Ma’shar – al Qabísí (Traduzido e editado por Benjamin N Dykes)
The houses, Temples of the Sky by Deborah Houlding
Hellenistic Astrology: The Study of Fate and Fortune by Chris Brennan
Os Júbilos Planetários e a Origem do Significado das Casas e das Triplicidades, por Chris Brennan - Tradução de Lucas Barreto.

JÚPITER EM TOURO 2023

Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da L...