segunda-feira, 23 de setembro de 2019

SOL EM LIBRA 2019

 Hoje o astro rei encontra a sua queda, o Sol entra na morada de Vênus, no signo de Libra. Libra é um signo cardinal, masculino, quente e úmido e de temperamento sanguíneo, do elemento ar, é a morada diurna de Vênus e a exaltação de Saturno. A entrada do Sol em Libra dá inicio a uma nova estação, a primavera aqui no Hemisfério Sul, e o Outono no hemisfério Norte.



Na mitologia, gosto de correlacionar o signo de Libra, com a Deusa egípcia Maat (Vênus) e com Deus dos Mortos; Anúbis (Saturno). Maat é Deusa da verdade e da justiça, responsável pela ordem entre o céu e a terra. Ela carrega em sua cabeça uma pluma, uma pena de avestruz que é usada para pesar em uma balança juntamente com o coração o equilíbrio da alma, (a leveza da alma e a beleza da mesma é puramente o símbolo de Maat). A sentença era decretada no Tribunal de Osíris, onde o coração era pesado juntamente com a pluma de Maat, pelo Deus dos Moribundos; Anúbis (Saturno). Se a alma estiver leve como uma pluma e os pratos das balanças ficarem equilibrados, a alma segue em sua evolução com outros bons espíritos, mas se alma estiver pesada, a mesma é devorada. Por isso a analogia; Maat, Deusa da verdade e da justiça, era bela (Vênus), ela é responsável pelo equilíbrio cósmico das almas no mundo dos mortos, em um salão subterrâneo, (Saturno). Libra é domicílio diurno de Vênus, e a exaltação de Saturno.
É exatamente que isso Libra representa, a balança onde se pesa todas as coisas essenciais, pois é ali que vai estar o nosso coração/consciência. O Sol encontra sua queda no signo de Libra porque é como se um Rei estivesse sendo julgado pelo seu próprio povo, se ele tiver sido um bom rei, ele continua no seu trono, caso ao contrário, é lhe arrancada a sua cabeça, mediante a justiça moldada por Vênus, mas que precisa destruir tudo aquilo que não nos traz mais brilho (queda do Sol) e tudo aquilo que não nos dá mais estrutura (Saturno).
Não é só Júpiter que rege a Justiça, mas Vênus também, porque a mesma encontra sua exaltação em um signo de Júpiter, no signo de Peixes, logo Vênus também representa a libertação, a fé e a bondade, o amor em seu mais puro sentimento verdadeiro e equilibrado, a justiça e a balança de todas as coisas equilibradas em um julgamento cósmico.
Libra é o detrimento de Marte, porque age de forma imparcial e democrática, não busca a vitória e não possui a necessidade de passar por cima de um inimigo, antes de tudo deve haver um consenso, uma visão dos dois lados, o que é bom para o outro e o que é bom pra nós ao mesmo tempo? Nos dias de hoje é difícil achar este equilíbrio, pois o mundo está cada vez mais caótico e moldado por interesses egoístas, por isso a indecisão impera no signo de Libra, e muitas vezes nos colocamos em detrimento pensando mais na vontade dos outros, e por consequência tudo se volta ao mesmo ponto; “O eu só se completa com o outro”, quem vive só não pode apreciar a beleza e o amor (Vênus), e como sentença não encontramos estrutura e maturidade (Saturno).
Libra dá inicio a uma nova estação, mas ao contrário de Áries, esta estação não marca um período moldado por uma necessidade de impulso destrutivo. A estação nasce, mas se adapta devido a sua umidade (Libra – Signo úmido), não reage contra, e tenta conciliar todas as coisas, a diplomacia, o altruísmo e todas as relações e todos os recursos humanos ficam em primeiro plano. Mediante ao seu pensamento (Elemento ar) usando o seu raciocínio para buscar a justiça, às vezes tendendo a sedução e mentiras (Vênus) o que na via negativa, ludibria situações para agradar os outros. O Sol quando jubilado na casa 09 (casa de Deus, porém em queda no signo de Libra) representa a língua da serpente ludibriando os filhos do Criador ao seu bel prazer, por Vaidade (Vênus).
Tentar encontrar um equilíbrio num mundo tão desequilibrado nos traz indecisões em nossas escolhas, encontrar a paz a harmonia nos traz conflitos que não conseguimos lutar contra, pois a guerra aqui não se declara, não no território de Vênus, os afortunados aqui são somente aqueles que já possuem em seu espírito a leveza de uma pluma juntamente com o amor e a bondade (Vênus) e desafortunados são aqueles que estão com o coração cheio de ódio, rancor, raiva, remorso, com a alma e a energia densa.
Nesta nova estação, desde quando o Sol entrou em Áries, nossas vontades devem já estar bem amadurecidas, para que a novidade entre em nossas vidas de forma justa. Sol fará uma disposição simples com Saturno, Sol está na exaltação de Saturno, e o grande maléfico está em seu próprio domínio, no seu trono. Você é aquele pensa e se importa com o próximo? Caso não seja, cobranças e sentenças virão bater a sua porta.

domingo, 22 de setembro de 2019

CASA 07: e seus significados na Astrologia Tradicional

 


CASA 07 –
O Descendente

A Casa 07 é conhecida como “Poente” (δύσης, Dysis, Oeste), O Ângulo Descendente do Mapa Zodiacal é o horizonte oeste do mapa astrológico, é uma casa angular; forte e de polaridade masculina. É na Casa 07 que o Sol se põe, trazendo a noite. Enquanto que a Casa 01/Ascendente, fala sobre o nosso corpo e a nossa mente, a Casa 07 fala do corpo do outro, logo a Casa 07 é um eixo que complementa o nosso ascendente (corpo, mente, consciência, vitalidade) ou seja, um corpo se une ao outro, mediante nossa mente consciente, logo a Casa 07 fala de relacionamentos; como o casamento e todos os tipos de parcerias, é a união do nativo com o cônjuge.

A união com a outra pessoa, levanta desafios diante a oposição natural entre o Ascendente e Descendente, em que as diferenças que temos com os outros são nossos próprios reflexos e nossas próprias sombras com qual temos de lidar em relacionamentos. Se o Sol nasce no Ascendente trazendo a Luz do amanhecer, no Descendente o Sol se põe, ocultando a luz, trazendo a noite; logo a nossa luz se reflete na sombra da outra pessoa e vice-versa.

No entanto, relacionamentos nem sempre são positivos, a Casa 07 faz oposição com o Ascendente (Casa 01), ou seja, esta casa também fala de nossos inimigos, de nossos opositores, de todos aqueles que são contra nós em algum assunto, e como o Ascendente olha diretamente para a Casa 07, são inimigos visíveis, que se declaram contra o nativo de uma forma ou de outra.

Em Astrologia Mundana a Casa 07 dá pistas sobre tratados e alianças que se faz com outras nações, se serão amigáveis ou não, e também se analisa possíveis guerras que podem acontecer entre países e seus interesses, também representa fugitivos da lei que estão soltos, e o réu em um tribunal dentro de um julgamento. Na astrologia horária, a Casa 07 representa o astrólogo que irá responder a questão recebida.

A Lua se associa a Casa 07 pela ordem Caldaica, Astro Luminar da noite, que como um espelho, reflete nossas qualidades e defeitos sob a sombra e a luz da outra pessoa, assim criando a necessidade de se relacionar e de se colocar no lugar do outro, ou não.

Como dito no começo, a Casa 07 é o outro, representa as outras pessoas, sejam conhecidas ou não, com qual iremos ou não ter laços. No entanto a Casa 07 faz aspectos com Casas que se os regentes estiverem em bons aspectos, o nativo terá facilidade em lidar com as outras pessoas, com o público. Um cenário de exemplo, seria um show de música, o palco seria o Ascendente (onde o nativo estaria se apresentando) para as outras pessoas (Casa 07) Uma relação ao desconhecido que se entrelaça no destino, nos dando pistas de como se relacionar com as outras pessoas.

A Casa 07 faz um trígono com a Casa 11 (Casa do Bom Espírito que reflete os bons amigos e guias) O Nativo (Casa 01) quando se alia com o outro (Casa 07) e eventualmente se tornam amigos (Casa 11) A Casa 07 também faz aspectos de amizade com a Casa 05 (romances, flertes) e com a Casa 09 (Casa de Deus): Romances entre duas pessoas (Casa 05) que se unem em um acordo conjugal (Casa 07) sob os olhos do Deus (Casa 09), apenas exemplos.

E o Sol se põe no Oeste, na Casa 07, e a Lua reflete o brilho do Sol sobre a escuridão noturna, e diante o hemisfério escuro, há perigos como ataques dos inimigos, seja a nível ilegal ou legal, recursos usados em processos judiciais, rupturas como o divórcio, e a Casa 07 também fala do perigo da morte, pois ao perder a sua Luz, o Sol perde sua vitalidade.

Foto: “A união de duas almas é como árvores bem enraizadas no chão, é o amor se ramificando para os céus manifestando uma marca geométrica sagrada nos éteres”


Próxima postagem, será falando sobre a Casa 08.

Referências:
Introductions to Traditional Astrology by Abu Ma’shar – al Qabísí (Traduzido e editado por Benjamin N Dykes)
The houses, Temples of the Sky by Deborah Houlding
Hellenistic Astrology: The Study of Fate and Fortune by Chris Brennan
Os Júbilos Planetários e a Origem do Significado das Casas e das Triplicidades, por Chris Brennan - Tradução de Lucas Barreto.



- Bruno Bernardes

JÚPITER EM TOURO 2023

Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da L...