CASA 10 – O Meio do Céu
O Sol ao nascer no ângulo leste, no ascendente; o mesmo faz o seu caminho anti-horário e quando o Sol chega no Ângulo Sul, no Meio do Céu, ele culmina toda a sua luz trazendo o meio dia simbólico. A Casa 10 conhecida como Medium Coeli ou simplesmente Meio do Céu, é uma das doze casas mundanas, que reflete a honra e a reputação do nativo. É o ponto mais alto do Mapa Astrológico, e por estar acima do horizonte é uma casa celeste. Segundo Ptolomeu o MC é a Casa angular mais importante de todos, qualquer planeta posicionado neste ângulo, ativará assuntos de grande importância no decorrer da vida do nativo.
Nenhum planeta se alegra nesta casa, mas Marte tem associação ao MC pela ordem Caldaica, Marte é conhecido como o pequeno maléfico, mas Marte também é ação e movimento, de temperamento colérico, Marte tem o ímpeto do poder, de vencer. Logo o MC é como se fosse um pódio, em que o nativo realiza e alcança seus objetivos e realizações profissionais. Além de Marte também ser o significador do trabalho, o MC aspecta a Casa 06 (trabalho e serviços) e a Casa 02 (bens materiais, dinheiro) por um trígono; logo o MC por ser um local onde o Sol culmina toda a sua luz, reflete a honra, o brilho e a glória do nativo.
Tradicionalmente o MC é a casa da Mãe, pois a figura materna é o brilho que todos nós enxergamos como proteção, as natividades que possuem os significadores da mãe dignificados astrologicamente, anuncia boa relação com a mãe, a vemos com honra, e brigamos por ela; como um brilho que nos conduz em nossos momentos de escuridão. Se os significadores da mãe estiverem debilitados, pode apresentar grandes diferenças, situações traumáticas, conflitos e distanciamento emocional, no entanto, é viável analisar todos os outros aspectos.
Se no Fundo do Céu está as raízes do nativo e tudo aquilo que está oculto, local que reflete o submundo dos mortos, tudo aquilo que está enterrado e enraizado, o MC é o local onde o Sol culmina toda a sua Luz, tudo aquilo que cresceu e progrediu. Logo o MC representa o crescimento, a honra, a glória, o poder, reputação, dignidade, o progresso do nativo, é algo que culminou, cresceu ao seu máximo, no ponto mais alto, no pódio, o objetivo alcançado. Como uma árvore que nasce pela raiz (Casa 04) que cresce aos poucos dando seus devidos frutos (Casa 10/MC)
Ou seja; o MC é ativa os assuntos que leva o nativo ao sucesso, pela profissão e carreira, indicando o poder e autoridade do nativo. Se Sol e Júpiter estiverem posicionados aqui sem estarem aflitos, indica pessoas de grande poder e autoridade, a Casa 10 também fala de pessoas que possuem alto cargo na sociedade, representa o governo e as leis, pessoas que aplicam a autoridade em outras pessoas como juízes, policiais, militares, chefes de trabalho, pessoas de comando, chefes do estado, por estar associada a Marte pela ordem Caldaica, indica o ímpeto e a coragem de se alcançar o objetivo.
Se os maléficos estiverem debilitados no MC, pode indicar desonra, pessoas poderosas, mas sem honra, pessoas que transmitem medo ou repulsa através de um poder corrompido, autoridade violenta e temerária, publicidade desfavorável, ruína profissional, imagem imoral ou errática, fama duvidosa. Porém mesmo assim, isso vai depender de todos os outros aspectos do mapa.
Na astrologia mundana o MC representa os governantes do país, governadores, presidentes, reis, ministros e em alguns países, representa os ditadores, aqueles que ditam as leis e as regras de forma severa. A reputação, a imagem do país, o prestigio e o poder nacional e a sua influência sobre o mundo.
“Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer.”
- Confucio
Referências:
Introductions to Traditional Astrology by Abu Ma’shar – al Qabísí (Traduzido e editado por Benjamin N Dykes)
The houses, Temples of the Sky by Deborah Houlding
Hellenistic Astrology: The Study of Fate and Fortune by Chris Brennan
Os Júbilos Planetários e a Origem do Significado das Casas e das Triplicidades, por Chris Brennan - Tradução de Lucas Barreto.
----------------------------
Bruno Bernardes