A CASA 08
A Casa 08 é uma casa feminina e sucedente; possui seus nomes tais como; Epicataphora que do grego significa, “cair em um mundo inferior”; também conhecida como a Morada de Typhon e Portal do Inferno, para alguns outros autores, esta casa é chamada de “Lugar Inativo”. Sua relação com a Morte é bem simples, porque assim quando o Sol nasce no Ângulo Ascendente (Vida, Vitalidade) na roda zodiacal, ele caminha em sentido anti-horário, e ao passar na Casa 08, o Sol vai perdendo sua Luz; para depois cair na escuridão da noite no Ângulo Oeste (Casa 07).
Logo não é somente a Casa 08 que fala sobre a Morte, mas a Casa 07 e 04 também, pois no Horizonte Oeste, o Sol perde sua vitalidade, representando perigos ao nativo, o que ocorre também na Casa 04, quando o Sol se adentra ao subterrâneo dos céus, ficando sem luz, tanto a Casa 07 e Casa 04 formam aspectos de inimizade com o Ascendente (vida do nativo) que; dependendo de outros variados fatores astrológicos, estas casas citadas, também podem trazer perdas e morte.
Nenhum planeta se alegra nesta casa, mas Firmicus diz que a Lua, astro da noite, a mesma se rejubila na Casa 08 em Mapas Noturnos, porém vai depender da condição astrológica da Lua, principalmente se a mesma estiver dentro do seu próprio sect e dignificada.
No entanto, pela ordem Caldaica, Saturno se associa a Casa 08; o Grande Maléfico; logo a Casa 08 representa a morte literal da matéria, o desencarne. Uma vez que nascemos na Casa 01 se ascendendo no mundo com vida e vitalidade, onde o nosso corpo ganha a forma da matéria, na Casa 08 o corpo entra em sua deterioração, perdendo sua forma, até que a decomposição nos deixe em apenas ossos e pó. A Casa 08 vai decretar a causa da morte do nativo.
Casa 08 também conhecida como “Lugar Inativo”, traz assuntos que não são mais frutíferos para o nativo, todos os assuntos que não trazem atividade vital mais ao nativo, que de alguma forma ou de outra, o universo vem e o encerra, trazendo sofrimento ao nativo, além de angústias mentais e emocionais, questões existenciais ocultas e medos irracionais. Logo a Casa 08 não fala somente da morte literal, mas representa grandes perdas que trazem ao nativo muito sofrimento.
Por estar no mesmo eixo da Casa 02 (bens materiais do nativo, o alimento). A Casa 08 representa as dívidas, impostos, o dinheiro da outra pessoa, podendo ser os recursos financeiros do cônjuge ou de qualquer outra parte envolvida. Se na Casa 08 estiverem os benéficos Júpiter e Vênus sem estarem afligidos por debilidades ou pelos maléficos (Marte e Saturno), a Casa 08 anuncia uma boa vida financeira do parceiro(a) afetivo, boas parcerias em negócios e empresas, e também representa uma morte indolor.
A Casa 02 faz trígono com o MC e Casa 06; que representa o dinheiro do nativo conquistado pelo seu próprio suor e trabalho, já a Casa 08 representa empréstimos e o dinheiro de terceiros. Como ela se sucede da Casa 07, representa também os recursos financeiros dos inimigos que são usados contra o nativo, seja dentro ou fora da lei. A Casa 08 em um processo judicial representa os aliados do réu/ do oponente.
No entanto, a Casa 08 também fala das heranças de uma pessoa falecida, que se na configuração astrológica do mapa do nativo, os fatores estiverem favoráveis, o nativo pode vir a receber grandes ou pequenas heranças, receber dinheiro ou bens materiais de processos judiciais. Um exemplo, se uma outra pessoa (Casa 07) causa um dano moral ao nativo (Casa 01) em um processo judicial é decretado (Casa 08 - decreto) o valor em dinheiro em que a outra pessoa deverá dar o nativo, por sentença. A Casa 08 sempre vai dar uma sentença, mesmo que uma parte vença, uma outra parte sempre terá que perder, terá que ser sentenciada.
Na astrologia mundana, fala-se das dívidas e negociações que o país faz para com o outro, da taxa de mortalidade e dos recursos dos países inimigos, anunciando guerras ou desastres. Na astrologia horária a Casa 08 traz assuntos que anunciam medos, ansiedade e angústia ao nativo, também fala do dinheiro do marido ou esposa, fala dos problemas dolorosos que impactam ali naquele momento da vida do nativo, e de possíveis perigos como a morte.
No corpo humano rege a bexiga, o ânus, o reto e a virilha, os orifícios de onde expele a urina e as fezes, os órgãos genitais, hemorroidas; em Astrologia Médica fala-se também de venenos mortais, cálculos renais e biliares e da menstruação.
A Casa 08 representa coisas ocultas e escondidas, é uma casa de cor escura, que está inconjunta ao Ascendente, no ascendente vemos e enxergamos com clareza, porque é lá que o Sol nasce trazendo a Luz, a Casa 08 fala de situações nebulosas como crimes sem soluções, logo a Casa 08 também fala de investigações frisando o detetive, tentando descobrir um crime que está sem soluções (sem culpados), a Casa 08 fala de coisas ocultas e escondidas, mas que até então, ainda não existem provas para decretar e comprovar os fatos. A Casa 08 vai dar pistas sobre a vítima e o assassino.
Aqui está um pequeno poema sobre a Casa 08 que frisa esta parte da investigação que poucos sabem: https://www.facebook.com/brunobernardesastrologia/posts/331582170713631
E aqui uma canção que por excelência representa a Casa 08, e sua relação com Saturno.
https://www.youtube.com/watch?v=sg3DsKtZVHM
Alguns planetas na Casa 08 podem indicar as devidas situações: Lua com Mercúrio na Casa 08 indica uma mente muito investigativa e perspicaz, uma pessoa que sabe de tudo, mas que sabe guardar muitos segredos, mas se ambos estiverem debilitados pode indicar ansiedade e angústia mental e emocional .O Sol na casa 08 indica poder no mundo financeiro e nos negócios, mas também pode indicar pouca vitalidade. Vênus e Júpiter denotam boa vida financeira do marido e esposa, uma morte indolor, parcerias positivas com negócios financeiros, e possíveis heranças. Marte na Casa 08 indica inimigos temerosos que usam recursos ocultos contra o nativo, se outros fatores confirmarem é claro. Saturno na Casa 08 pode trazer muito sofrimento, ou uma grande resistência a perdas e à própria morte, ou se outros fatores confirmarem, Saturno na Casa 08 pode indicar um longo período de vida.
Referências:
Introductions to Traditional Astrology by Abu Ma’shar – al Qabísí (Traduzido e editado por Benjamin N Dykes)
The houses, Temples of the Sky by Deborah Houlding
Hellenistic Astrology: The Study of Fate and Fortune by Chris Brennan
Os Júbilos Planetários e a Origem do Significado das Casas e das Triplicidades, por Chris Brennan - Tradução de Lucas Barreto.
- Bruno Bernardes
Na foto: La barca de Caront, Josep Benlliure Gil, Museu de Belles Arts de València