quarta-feira, 8 de agosto de 2018

JÚPITER - e seus significados na Astrologia Tradicional

Júpiter, o grande benéfico. Primeiramente vamos falar do básico: Júpiter rege os signos de Sagitário, Peixes e Câncer; Câncer porque Júpiter se exalta no signo da Lua. Devido a isso, Júpiter encontra o seu detrimento nos signos de Virgem e Gêmeos, e sua queda no signo de Capricórnio. É um planeta quente e úmido, de temperamento sanguíneo, de polaridade masculina e diurno. O seu movimento é lento, ele se move a 00,5° por dia, podendo permanecer em um signo durante um ano, ele leva 12 anos para dar a volta completa no zodíaco. Júpiter rege as Quintas-Feiras e as Segundas-Feiras a noite. Ele tem os mesmos anéis de Saturno, porém é difícil a observação dos mesmos, devido aos anéis serem formados por um poeira muito fina.



Júpiter tem jubilo na Casa 11, local conhecido como Agathos Daimon, que significa O Bom Espírito, devido a isso ele rege as bênçãos que ganhamos, as coisas que nos são enviadas dos céus, de algo maior do que nós. Palavras chaves como crescimento, sorte, expansão, esperança e otimismo estão relacionadas a Júpiter. Júpiter é considerado o grande benéfico na astrologia tradicional. Ele rege o conhecimento superior, pois na ordem Caldaica ele está associado à Casa 09, casa que nos reflete não somente o conhecimento superior, mas também a nossa religiosidade e à espiritualidade, a Casa 09 chamada de Theos (Casa de Deus) reflete que Júpiter nos conecta em alinhamento com algo maior, além disso também rege o estrangeiro, as viagens ao estrangeiro, viagens que nos levam a conhecer outros tipos de cultura e filosofia. 

Júpiter rege a riquezas materiais, por ter associação a Casa 02 pela ordem Caldaica, e rege as riquezas espirituais por ter conexão também com a Casa 09 na Ordem dos Caldeus. Júpiter também rege os raios e as tempestades, e os grandes ventos.

Por ser um planeta quente e úmido, no corpo humano, Júpiter rege o nosso sangue, toda a nossa corrente sanguínea, rege também o coração, que é onde se bombeia o sangue. Rege também as artérias maiores e a nossa respiração, rege o Pulmão, e o nosso ouvido esquerdo, enquanto Saturno rege o ouvindo direito segundo Al-Biruni. Rege o nosso quadril, as nádegas, e as coxas. Inclusive uma pessoa jupteriana tende a ter essas partes bem desenvolvidas e grandes. Júpiter também rege o sêmen/esperma, devido a isso, ele é um planeta que representa fertilização/fecundação, ou seja, Júpiter também está relacionado a crianças pequenas, rege os filhos, uma gravidez saudável e abençoada.

Júpiter representa profissões como o Direito: advogados e juízes; regendo lugares como o tribunal, grandes palácios do governo. Rege também as pessoas que estão em contato com o mundo espiritual e divino, regendo padres, pastores, freiras, monges, sacerdotes e sacerdotisas, magos, pais e mães de santo, regendo lugares como igrejas, templos, mesquitas, palácios, mansões e terreiros, locais sagrados em geral. Júpiter rege uma corrente mediúnica, uma boa ação manifestada do superior na matéria, criando a caridade e a cura. Júpiter rege os grandes governantes, o governo, as leis, pessoas religiosas, pessoas aristocratas, filantropas e altruístas. E claro, Júpiter rege os professores de todos os ofícios. Sabedoria e Conhecimento são sinônimos de Júpiter. 

Assim como Vênus, Júpiter rege tudo que é agradável, as boas frutas e comidas, e as boas bebidas, como a maçã, figo, romãs, e o vinho doce e suave - Al Biruni colocou que Júpiter rege o Homem, e não Marte, enquanto Vênus rege a Mulher, já que Júpiter rege o sêmen que penetra na vagina chegando nos óvulos da Mulher (Venus), assim gerando filhos e crianças. 

Júpiter também rege a gordura do corpo, que dependendo de seu aspecto no mapa, pode apresentar indivíduos com sobrepeso ou obesidade ou indivíduos que possuem um grande porte que podem engordar com mais facilidade. Nas relações Júpiter rege o contato entre filhos e netos, entre um advogado e seu cliente, entre o pecador e o padre que ouve suas confissões, entre um fiel e um pastor, entre um aluno e o seu professor.

Júpiter se estiver muito bem colocado, trará muita facilidade de reconhecimento e crescimento na vida do nativo, ou seja, por ser o grande benéfico, posso dizer que tudo que é em excesso faz mal, até mesmo o excesso do bem, podendo apresentar indivíduos preguiçosos, que não sabem lidar com dificuldades, indicando sedentarismo e vícios. Isso se confirma ao observar o glifo de Júpiter, o seu semicírculo está para cima, para o alto, para as bênçãos que recebemos sem esforço dos céus que se concretizam no mundo físico/matéria (semicírculo acima da cruz), ao contrário do semicírculo de Saturno que está para baixo, (cruz acima do semicírculo), ou seja, as dificuldades da matéria que carregamos em nossas almas aqui no mundo físico.

Júpiter por se exaltar no signo da Lua, o grande benéfico pode representar grandes oraculistas, se aspectar Mercúrio e  de forma positiva, formam ótimos astrólogos. Por ter uma relação com aquilo que está acima/superior, nos céus, Júpiter representa indivíduos que podem muito bem analisar os corpos celestes e traduzi-los para o mundo físico. Porém, isso só vai se confirmar com outros fatores do mapa, que devem estar em força mútua com Júpiter, principalmente se, Mercúrio Lua e Júpiter estiverem se enxergando beneficamente no mapa.

Júpiter é juiz dos céus, rege as leis celestes que refletem, nas leis do mundo, enquanto a sentença em si é regida por Saturno, por isso Saturno também rege locais prisionais tanto a nível físico quanto a nível espiritual. Saturno é a aprisionador, enquanto Júpiter é a soltura, a libertação, o cumprimento da sentença, o perdão dos pecados.

- Bruno Bernardes

JÚPITER EM TOURO 2023

Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da L...