sexta-feira, 10 de agosto de 2018

SOL - e seus significados na Astrologia Tradicional






O Sol é quente e seco, o seu temperamento é essencialmente colérico, e ele pode ser tanto maléfico, quanto benéfico a depender de sua condição celeste, o  Sol pode ser um problema - se qualquer planeta estiver próximo demais dele, pois o mesmo pode causar a combustão ou deixar o planeta sob seus raios de sol, corrompendo os assuntos do astro tocado por ele, o Sol é benéfico de longe, maléfico se muito perto, a grosso modo falando. O domicílio do Sol é no signo de Leão, a exaltação é no o signo de Áries, o astro rei encontra sua queda e seu detrimento em signos onde Saturno impera, a queda no signo de Libra e o detrimento no signo de Aquário.

O Sol move-se a 01° grau por dia, passando por todos os signos em um período de 30 dias, fazendo o seu ciclo completo em 365 dias (01 ano), inclusive quando o Sol completa o seu ciclo na vida de um nativo a partir do seu aniversário, é calculada a Revolução Solar, uma das técnicas de predição utilizada nos dias de hoje.

O Sol é o doador de vida, pois ele nasce todas as amanhãs no ângulo leste, trazendo o amanhecer, logo ele representa a vida, a vitalidade, a consciência e o Espírito. ele representa a prosperidade, as riquezas, o Sol também está representado ao poder de mais alto escalão, as figuras de autoridade, como governantes, líderes e comandantes, reis, imperadores que são justos e sóbrios em sua governança, ao contrário de Saturno que rege o poder tirânico, que arranca do seu povo, deixando-o em escassez, um líder solar, distribuir riqueza ao reinado, para todos, além disso o Sol rege barões, príncipes, magistrados, duques, e etc segundo William Lilly

O Sol também representa a figura paterna, a relação entre um pai e um filho, em mapas diurnos, enquanto em mapas noturnos, o significador será Saturno, pois o pai é uma figura de autoridade relacionado ao Sol, o modelo de uma figura masculina na vida do nativo. Isso pelo fato de o Sol de alinhar na Casa 04 na ordem Caldaica. Casa relacionada a figura paterna. 

O Sol culmina toda sua luz na Casa 10, um local de fala de vitória, liderança, carreira e ascensão. Também rege as ambições e as vontades de um nativo, a vocação do mesmo (pois como já mencionado o mesmo culmina a sua luz na Casa 10), o Sol rege tudo que o nosso coração anseia, sendo o planeta correspondente ao Lote do Espírito, aquilo que nos motiva, e o que faz a nossa vontade ser manifestada no plano físico/matéria.

Por ser alegrar na Casa 09, o Sol também rege templos espirituais, e a sabedoria superior celeste, é o astro que nos conecta ao Espírito. O Sol também é a substância de nossa existência por ser alinhar na Casa 02 do Thema Mundi. O Sol, juntamente com Júpiter rege a cura. 

Tudo que é vigoroso e belo está relacionado ao Sol a verdade a honestidade, a generosidade e a nobreza, os talentos, e também está relacionado a boa saúde e a bons hábitos como uma boa nutrição se em boa conexão com a Lua, como ele é o doador de vida, o Sol rege a vitalidade, a consciência e o Espírito. No corpo, o Sol não rege somente o coração, mas também rege o cérebro e as calorias do corpo, também rege o plexo solar. Também rege o nosso olho direito, enquanto a Lua rege o olho esquerdo.

O Sol também rege produtos de grande valor material, o Sol rege todo tipo de riqueza, joias banhadas em ouro, douradas, tudo que é de alto valor está relacionado ao Sol. Tudo que é forte e vital, como animais belos e fortes como o Leão, Cavalos e Falcões são representados pelo Sol. O Sol representa tudo que é admirável. O Ouro, a folha de louro, o açafrão, o olíbano. o Sol rege tudo que é dourado, amarelo e tudo que brilha. O Sol também rege a eletricidade, a luz que ilumina o mundo físico, e também o metafísico, rege a triplicidade do fogo, o elemento que ilumina e purifica.

O Sol rege os domingos, e o seu temperamento varia de acordo com as estações, na Primavera, ele é quente e úmido - sanguíneo, no verão ele é quente e seco - colérico, no outono ele é frio e seco - melancólico, e no inverno ele é frio e úmido - fleumático.

Uma vez que o Sol rege as riquezas, ele está relacionado a ambição, dependendo de como o Sol estiver no mapa natal, o Sol pode sugerir nativos vigorosos, que sempre estão em busca de poder e vitória. Vou fazer uma analogia, Marte outro astro quente e seco/colérico representa a luta e as competições,  mas aquele que vence a competição é representado pelo Sol, é quando o mesmo está sendo premiado e reconhecido pela sua glória, o primeiro lugar em um pódio pode ser associado ao Sol, pois está no topo, todos o admiram, e enxergam o seu talento e o seu brilho, tudo que é notável está relacionado ao Sol. Logo o Sol representa a glória, a notoriedade a vitória.

“Enquanto ele cavalga em sua carruagem, ele brilha sobre homens e deuses imortais, ele olha de forma penetrante com seus olhos e elmo dourado. Raios brilhantes irradiam deslumbrantemente dele, e seus cachos brilhantes flui das têmporas de sua cabeça envolvendo graciosamente seu rosto visível: uma vestimenta rica e finamente tecida brilha sobre seu corpo e flutua ao vento: e cavalos alados o carregam.”

- Bruno Bernardes

Pessoas que tem o Sol como o Almuten Figuris na Carta Natal, normalmente são pessoas generosas, que sempre estão dispostas a ajudar os outros, principalmente quando se deparam com uma pessoa enferma ou doente, são pessoas nobres e leais, podendo ser coléricas e ásperas, sinceras e honestas, mas que sempre estão tentando buscar a paz de espírito para com elas próprias e para com os outros, possuem sempre uma boa alta estima, sempre otimistas e saudáveis. Negativamente, pode representar o egoísmo, o narcisismo e o exibicionismo exacerbado, o orgulho e a vaidade. Porém, sempre vão estar em busca da vitória, do prestígio, do reconhecimento e do sucesso.

JÚPITER EM TOURO 2023

Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da L...