Em uma natividade, existe ainda uma grande curiosidade de saber como uma pessoa se comporta, de quais são seus costumes, seu jeito de ser, suas atitudes e até mesmo gostos pessoais, em vertentes astrológicas mais modernas o signo que se ascende no horizonte leste, é eleito como um significador de “impressão “ que passamos ao mundo, sem levar em consideração outros fatores, o que é extremamente errado, como por exemplo se o nativo ter ascendente em Áries, será forte, gostará de assuntos militares, e viverá em conflitos, só que se na natividade o temperamento tiver mais melancolia, este arquétipo é quase totalmente anulado, e se o Senhor das Maneiras for um planeta como Vênus, é bem provável que essa natividade de ascendente em Áries não tenha nada do arquétipo do signo de Áries, além também de ignorarem a condição celeste de Marte.
O Senhor das Maneiras como seu próprio termo soa, indicará a maneira de ser do nativo, não o limitando somente em uma pobre “impressão social”, mas sim falará de seus modos, maneiras, gostos e costumes, em complemento com o temperamento do nativo teremos uma precisão sobre os modos, o corpo e a mente do nativo.
William Lilly em sua obra Astrologia Cristã, cita no capítulo 534 sobre o Comportamento do Nativo ou da Criança “Não há dúvida que o comportamento e as funções da mente, e a maior parte dos nossos atos humanos e acontecimentos de vida acompanham ou são concomitantes e realizados de acordo com a qualidade da temperatura e das inclinações; pois os acidentes da mente são de dois tipos, alguns racionais, outros irracionais, ou mais próprios do poder sensitivo” (Tradução de Marcos Monteiro)
Para eleger o senhor das maneiras, é necessário identificar os seguintes fatores abaixo:
- Verificar se há um planeta no ângulo do ascendente (isto é, estar em conjunção, em orbe pertinente ao ascendente), se houver um planeta no ângulo do ascendente, eleger o mesmo como o Senhor das Maneiras, caso não tenha, verificar se há um planeta no signo ascendente (se o mesmo gozar de dignidades celestes o suficiente, isto é (domicílio, exaltação, triplicidade, termo e face) eleger o mesmo como o Senhor das Maneiras;
- Caso não haja nenhum planeta no ângulo ascendente e nem no signo ascendente; verificar se há um planeta que faça aspecto simultâneo tanto aplicativo e separativo com Mercúrio e Lua. Se houver, eleger este mesmo planeta como o Senhor das Maneiras.
- Caso nenhum planeta faça aspecto com a Lua e Mercúrio, verificar o planeta que tenha mais dignidades no grau da Lua e de Mercúrio, isto analisar os dispositores de Lua e Mercúrio e analisar suas dignidades celestes, aquele que tiver mais pontuação, pode ser eleito o Senhor das Maneiras. (No capítulo 530, Lilly diz; Os Gregos consideravam como regente da Genitura aquele planeta que tivesse mais dignidades no grau da Lua e de Mercúrio, pois Mercúrio é regente ou tem domínio sobre o espírito e sobre o vigor da mente e a Lua afeta o corpo.” - Tradução de Marcos Monteiro), Ou seja, o planeta que estiver conectado a Lua e a Mercúrio receberá a qualidade intuitiva, mental e corpórea, assim criando seus modos; Claudio Ptolomeu chamava este senhor, de o Governante da Alma.
- Caso nenhum dos critérios acima seja estabelecido, eleger o regente do ascendente como o Senhor das Maneiras.
Olhem um exemplo abaixo, da natividade de Anton Lavey
Vejamos agora se há um planeta que aspecta Lua e Mercúrio em aspecto simultâneo. Temos Marte, a Lua faz um aspecto separativo de oposição com o Marte, mas Mercúrio não aspecta Marte, descartamos então Marte. Mercúrio está em conjunção com Vênus, porém Vênus não aspecta a orbe da Lua, então descartamos Vênus por ora, pois ela ainda é uma forte candidata, pois a mesma é o Almuten de Mercúrio.
Vamos então ao terceiro critério, que é detectar o planeta que tem mais dignidades no grau da Lua e no grau de Mercúrio, cada dignidade recebe uma pontuação específica, abaixo as pontuações a serem distribuídas.
Domicílio: 05 pontos
Exaltação: 04 Pontos
Triplicidades: 03 pontos para cada
Termo: 02 pontos
Face: 01 ponto
A Lua está em Virgem, que é domicílio e exaltação de Mercúrio (Mercúrio ganha 5+4 pontos) os senhores da triplicidade são; Vênus, Lua e Marte (Cada um recebe 03 pontos) A Lua está nos Termos de Marte (Marte ganha 02 pontos) e para concluir, a Lua está na Face de Mercúrio (Mercúrio ganha 01 ponto)
Mercúrio está em Touro, que é domicílio de Vênus (Vênus ganha 05 pontos) Mercúrio está na exaltação da Lua (Lua ganha 04 pontos) os senhores da triplicidade também são Vênus, Lua e Marte (cada um recebe 03 pontos) Mercúrio está nos termos de Vênus (Vênus ganha 02 pontos) e está na sua própria Face (Mercúrio ganha 01 ponto)
Resultado. Marte ficou com 8 pontos, a Lua ficou com 10 pontos, Mercúrio ficou com 11 pontos, e Vênus com 13 pontos. Devido a isso; o planeta elegido com mais dignidades no grau de Mercúrio e da Lua, é o planeta Vênus. Vênus é a senhora das maneiras da Carta Natal de Anton Lavey.
E de fato, na biografia de Lavey, testemunha que o mesmo tinha costumes venusianos, em idade tenra, se interessou pela música, tocava violino entre outros instrumentos, a música é de Vênus; usou a arte da Fotografia que também é assunto de Vênus, para fotografar mulheres em show de Strip-tease (mulheres e shows de nudez - ambos assuntos de Vênus); logo mais tarde, Anton Lavey virou sacerdote e fundou a sua Igreja Satânica; os seus primeiros ritos eram realizados em uma sexta-feira dia de Vênus; em alguns de seus rituais, ele usava a luxúria (sexo que é assunto de Vênus) a admiração (assunto também de Vênus) e a compaixão (assunto também de Vênus) que tinha como objetivo o gozo; o orgasmo, que também é assunto de Vênus.
Adicional: Como já dito; Ptolomeu, chamava o planeta que se conectava com Lua e Mercúrio, (a mente intuitiva e racional) de o Governante da Alma, Vênus é o planeta com mais dignidades no mapa, rege a casa 09 (casa que fala de sacerdotes) Vênus está no Fundo do Céu, local que fala do submundo dos mortos, no caso de Lavey, Vênus conjunto ao Nodo Norte, tendo bastante dignidade no local da Lua que está na Casa 08, um de seus modos, não apenas externo, mas também algo que estava conectado em sua alma, era o ocultismo. Anton Lavey, ocultista e sacerdote.
Junte isso ao temperamento e ao Almuten Figuris, que terá uma completa visão do todo complexo de um ser humano.
Neste vídeo meu no Youtube, está todo o processo de explicação e cálculo do Senhor das Maneiras; https://www.youtube.com/watch?v=u7cYWHPVFDQ&t=7s