domingo, 17 de janeiro de 2021

SAÚDE E DOENÇAS NO MAPA NATAL

 SAÚDE E DOENÇAS NO MAPA NATAL




Série: Desmitificação.
Início esse texto, com uma pergunta para vocês: Vocês acham que a Casa 06 e o signo de virgem, representam a saúde no mapa natal? E continuo com uma ressalva extremamente importante: Nós astrólogos não damos diagnósticos de doenças, na verdade ao consultar um astrólogo, para ver a saúde corpórea ou mental, pela narrativa celeste, a depender de técnicas de leitura e de previsão, nós astrólogos podemos apenas alertar o nativo, que esse ano/período ele pode vir a ficar doente, que uma parte do corpo, pode estar mais sensível do que as outras, não é à toa que cada signo rege uma parte do corpo, e planetas também, mediante ao alerta do astrólogo, o nativo procura o médico, e confirma se a previsão foi certa ou não, porque às vezes estamos doentes e não percebemos, porque algumas doenças são silenciosas e não demonstram sintomas alarmantes, principalmente quando o regente da doença está em casas que não enxergam o ascendente, uma outra ressalva que quero deixar, é que a análise do astrólogo não substitui o diagnóstico do médico, é necessário sempre ir ao médico e realizar os exames, nunca comece um tratamento usando apenas o oráculo, porque nós astrólogos e qualquer oraculista podemos errar sim. Mas qual é casa da doença e a casa da saúde, quais os planetas que curam, e quais os planetas que adoecem?
Desmistificando: Os planetas andam no sentido horário, e isso não é diferente com o Sol, ele nasce todos os dias, no ângulo do ascendente (na Casa 01), o Sol é vitalidade, vida, saúde e consciência, além de representar o espírito. Logo a casa ligada a saúde, é a Casa 01, o Ascendente e não a Casa 06, se o regente do ascendente estiver forte em casa na angular, a priori o nativo terá boa saúde, se estiver debilitado em casa cadente, pode ficar doente facilmente, falando a grosso modo.
O Sol que representa a vitalidade do nativo, quando ele nasce no ascendente, ele vai transitando em sentido horário, ou seja, da Casa 01 (na primeira hora do dia) depois ele vai para Casa 12 (na segunda hora do dia) e assim por diante, quando ele chega na Casa 08, ele vai perdendo sua luz (por isso a Casa 08 testemunha a morte, porque o Sol, astro da vida perde sua luz, na Casa 08) ao passar na Casa 07, ele é engolido pela noite, ou seja, já está escuro, e onde não há luz, há malefícios, e um deles é a doença, continuando com sua transição, ele passa na Casa 06, já sem luz, em uma casa cadente que não enxerga o ascendente, logo a Casa 06 é uma casa que representa as doenças e não a saúde, ponto!
Mas pela Casa 06, podemos detectar doenças, (detectar – e não diagnosticar – deixando claro isso novamente), e uma vez que detectamos uma doença, (a gente toma consciência, Sol/Ascendente) devido a isso, vamos atrás dos possíveis prejuízos com tratamentos médicos, e assim podemos amenizar e nos curarmos de doenças, a depender de nossas justas ações com o destino.
Os planetas que promovem a cura são Vênus e Júpiter, mas até mesmo Marte tem seu papel de cura, pois ele rege os médicos cirurgiões, mas ao contrário de Vênus e Júpiter, é através de riscos e através da dor, ao arrancar um tumor de dentro do corpo, quem faz isso é o médico cirurgião (marte) através de objetos cortantes de cirurgia (marte) Marte abre o corpo, arranca a doença que está matando o corpo, e depois costura novamente (um processo de Marte) que tem Jubilo na Casa 06.
Na verdade, todos os planetas podem promover doenças quando debilitados, principalmente se esses estiverem conjuntos a estrelas fixas ou partes arábicas maléficas, mas ao mesmo tempo todos os planetas podem promover a cura quando ajudam o regente do ascendente (corpo do nativo), depende de aspectos e um conjunto de fatores:
Vênus por exemplo, quando debilitada pode trazer doenças venéreas e nas partes intimas/genitais, problemas de fertilidade, no sêmen tanto feminino, quanto masculino, o Sol pode trazer problemas no coração ou nos olhos, ou até mesmo no cérebro, Júpiter nos pulmões, fígado, nas cartilagens ou nas costelas, flatulências ou problemas de fertilidade, nos hormônios e no sêmen, Mercúrio pode trazer doenças neurológicas, psicológicas e problemas na fala ou na coordenação dos braços e dedos, Lua pode trazer problemas no útero, estômago, seios e mama, além de doenças emocionais/psicológicas e problemas na visão, também pode promover a loucura por ser um regente da mente, além de cólica, problemas na menstruação, e Saturno pode promover a loucura e a insanidade e problemas nos ouvidos, na bexiga, na pele e nos ossos. Marte pode trazer infecções e inflamações, problemas na vesícula, rins, pode trazer febres (porque esquenta) diarreias e etc.
Falando a grosso modo, Marte e Saturno traz o alerta através da dor, e Vênus e Júpiter curam com tratamentos adequados. Mercúrio fala dos medicamentos que tomamos, e Lua fala dos processos psicos e emocionais (a parte psicológica, terapias) para evitar doenças da mente, corpo e alma, a Lua também pode promover cura através de uma boa alimentação e nutrição, Marte cura através de cirurgias de risco ou até mesmo através de esportes que melhoram a condição física, ou de fisioterapia. Saturno, pode ajudar a gente emagrecer em conjunto a Lua, dentro de uma eletiva.
Soma a isso ao temperamento do nativo, podemos detectar problemas de saúde que o nativo pode vir a passar em vida, pessoas coléricas por exemplo tendem a ter pressão alta ou problemas cardíacos quando estagnados, fleumáticos, podem sofrer com gripes e resfriados ou problemas com sobrepeso, depende muito dos regentes de cada temperamento, em qual casa e signo está para dar um testemunho, e mesmo assim, o astrólogo deve sempre encaminhar o consulente ao médico.
- Bruno Bernardes

JÚPITER EM TOURO 2023

Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da L...