Casa 04 conhecida como Imum Coeli, que do latim significa o Abaixo do Céu, aquilo que está abaixo, devido a isso chamamos esta casa de Fundo do Céu, sendo esta casa uma dimensão inferior. Enquanto que a Casa 10 fala do ponto mais alto, a Casa 04 fala do ponto mais baixo – “Assim na terra como no céu”, no entanto, a Casa 04 fala diretamente da terra, do solo e subsolo, daquilo que está enterrado, da esfera terrestre em que caminhamos, e de tudo aquilo que está abaixo de nós; “o que se eleva no alto, também jaz aqui em baixo”.
E o que está abaixo de nós mediante a nossa vida? As nossas raízes, é claro! Logo a Casa 04 fala de uma arvore genealógica da qual viemos, ou seja, de nossa família; principalmente do Pai; isso porque o Sol se associa a Casa 04 pela ordem caldaica; principalmente se o mapa astrológico for diurno. O Sol indica o Espírito, o nosso espírito; mas em seu trajeto, quando o Sol toca o Fundo do Céu, ele fica escondido em um mundo de sombras; ou seja, o Fundo do Céu fala do submundo ou subterrâneo, o que está abaixo da terra, fala dos mortos e de seus espíritos. Nascemos no ascendente, e somos enterrados na Casa 04, logo o Fundo do Céu, juntamente com a Casa 08, fala da morte, do fim da vida.
Como dito acima, a Casa 04 rege tudo que está enraizado no chão, fala de nossa casa, nosso lar, nossos imóveis, fala de locais que vamos passar a nossa vida, indicando a nossa nacionalidade, ou seja, do local onde nascemos como o país, cidade e estado, mas como também fala de finais de ciclos, a Casa 04 fala também de nosso túmulo, do local onde seremos enterrados, tal lugar que seremos guardados como um memorial, um dia também seremos um antepassado, e assim o ciclo continua, vivemos e morremos, enterramos e somos enterrados,conhecemos nossas raízes e nossas heranças familiares, e deixamos ao morrer estas mesmas raízes e heranças para os próximos herdeiros.
Segundo os antigos a Casa 04 é uma espécie de portal que se abre e se fecha simultaneamente onde as almas são conduzidas para morrer e renascer. A Casa 04 também fala da morte e do renascimento, em um processo simultâneo de inicio e encerramento de ciclos, isso fica mais evidente, pois a Casa 04 faz trígono com a Casa 08 (casa da morte, perdas, heranças) Logo a Casa 04 também fala de heranças que nossos antepassados nos deixaram, podendo ser tesouros, heranças espirituais ou materiais. Isso fica mais evidente porque a Casa 04 também faz sextil com a Casa 02; tal casa que fala de posses e bens.
No entanto, por ser o Fundo do Céu, são tesouros e heranças de difícil acesso; nativos que possuem os benéficos dentro desta casa, principalmente Júpiter, podem facilmente receber heranças familiares; e pessoas que tem os luminares e regentes mentais nessa casa (Sol, Lua e Mercúrio) podem facilmente ter uma conexão com os mortos, ou seja, com os espíritos e com entidades, logo esta casa fala de dons espirituais/mediúnicos, Chico Xavier era um exemplo de Casa 04, tinha Mercúrio conjunto ao Sol no Fundo do Céu, e Saturno, o mesmo tinha contato direto com o submundo dos mortos, vivia em uma ponte que separa a vida e a morte, foi um grande médium.
Sim a Casa 04 também fala do processo da vida e da morte, quando fiz a leitura do mapa astrológico do Serial Killer; Jeffrey Dahmer, muitos se assustaram ao saber que o Fundo do Céu, também falava de coisas enterradas, dos mortos; no caso de Dahmer, a Casa 04 se destaca, porque ele enterrava simbolicamente, isto é; ele escondia suas vítimas dentro do seu próprio lar, o regente da casa 06 (pequenos animais) estava na Casa 04 em detrimento servindo Saturno – o senhor da morte; Dahmer na infância matava e enterrava animais de estimação no quintal de sua casa. Confiram neste link, o mapa do Jeffrey Dahmer -> https://www.facebook.com/
Como dito acima a Casa 04 fala do fim da vida; isso porque ela tem uma relação de amizade com casas que corrompem a vida do nativo, faz sextil com a Casa 06, tal casa que fala de doenças e desgraças, faz trígono com a Casa 08, tal casa que fala de aflição, perdas e morte, e trígono com a Casa 12; tal casa que fala de escassez e loucura. Uma curiosidade: A Casa 04 faz um trígono com a Casa 12, tal casa que fala de nossos medos irracionais; por isso muitas pessoas tem muito medo dos mortos e dos espíritos.
O Sol quando toca o Fundo do Céu, ele encerra o seu ciclo definitivamente, para recomeçar do princípio o seu trajeto, até nascer de manhã novamente no horizonte leste/Casa 01 (Ascendente), logo a Casa 04 é um processo de vida, morte e renascimento. O Sol nasce todas as manhãs na Casa 01 (o ascendente, casa que sugere a nossa vida e vitalidade) Ele alcança o Meio do Céu, ao meio dia, no ponto mais alto do mapa, e se põe no Horizonte Oeste ao anoitecer (Casa 07) Na Casa 04, o Sol passa pela conhecida hora grande, é a madrugada, neste período o Sol fica sob as sombras, ele morre para renascer e se pôr em seu amanhecer na Casa 01/horizonte leste, logo a Casa 04 indica uma esfera inferior onde a vida e a morte se separam e se encontram simultaneamente.
Palavra chaves da Casa 04: O lar, nossas raízes, família, o nosso lar e imóveis, o Pai; inicio e fim de ciclos, coisas enterradas, heranças e tesouros escondidos.
- Bruno Bernardes.
Referências:
Introductions to Traditional Astrology by Abu Ma’shar – al Qabísí (Traduzido e editado por Benjamin N Dykes)
The houses, Temples of the Sky by Deborah Houlding
Hellenistic Astrology: The Study of Fate and Fortune by Chris Brennan
Os Júbilos Planetários e a Origem do Significado das Casas e das Triplicidades, por Chris Brennan - Tradução de Lucas Barreto.