A Casa 06, tem os seus nomes (κακός τύχη - Kakos Tuchē, Kakē Tuchē, Mala Fortuna) que traduzido para o português, significa Má Sorte, ou Má Fortuna. A Casa 06 é cadente, não emite luz ao Ascendente, é o Júbilo de Marte, devido a isso ela é considerada maléfica. Pois além de ter associação ao pequeno maléfico (Marte) ela não emite luz ao Ascendente, (como já dito nos textos anteriores) o Ascendente é a vida, o corpo do nativo, e como a Casa 06 não enxerga o Ascendente, a casa pode trazer malefícios ao corpo, como as doenças, os ferimentos, acidentes, dores e aflição.
Vimos na Casa 03, que a mesma é nossa rotina diária, e pela ordem das casas a Casa 06 faz quadratura com a Casa 03, indicando também que na Casa 06 é a nosso trabalho árduo, indicando tarefas diárias que desgastam o nosso corpo físico, que nos leva ao estresse mental e ao cansaço. Como a Casa 06 não aspecta o Ascendente, a Casa 06 representa as tarefas e o trabalho do qual não temos o nosso controle próprio, indicando perigos, dores e possíveis doenças que podem surgir com o tempo.
É na Casa 06 que detectamos se a doença será física ou psicológica, se ela será longa ou se será de curto prazo, se será curável ou se será crônica. Como a Casa 06 é o Júbilo de Marte – esta setor também fala de cirurgias, pois Marte representa objetos pontiagudos, como tesouras, bisturi, agulhas, ou seja, esta casa fala também de cortes necessários para a nossa sobrevivência, se por exemplo, um nativo está com um tumor no intestino[1], e ele pode se espalhar para os outros órgãos que pode causar a morte do nativo, é necessário uma cirurgia onde será usada agulhas, bisturi, tesouras, entre outros objetos adequados para cortar o tumor e arrancá-lo em um corte preciso, assim livrando o nativo da morte.
No mapa Thema Mundi, a sexta casa é de Júpiter, planeta que traz a cura; ou seja, Marte traz o malefício, o aviso, o corte, Júpiter traz a cura. Por isso também A casa 06 também fala da recuperação de uma doença, ferimento ou acidente, assim trazendo a cura (Júpiter) e se será recuperável ou não, dependerá de outros fatores do mapa do nativo ou da questão levantada.
Como a Casa 06 fala de doenças, ela também fala dos funcionários que trabalham neste setor, como médicos cirurgiões, clínicos, veterinários, dentistas, enfermeiros. A Casa 06 também fala de servidão, se seremos nós que vamos servir, ou se seremos servidos, a Casa 06 fala da escravidão, do trabalho árduo, ou seja, a Casa 06 fala de inquilinos, cuidadores de pessoas debilitadas e idosas, de pessoas que moram na casa de seus patrões, para realizar serviços domésticos árduos. A Casa 06 fala de funcionários públicos que devem servir ao estado, que possuem pouco ou nenhum reconhecimento.
A Casa 06 também dá pistas do nosso trabalho, pois faz aspectos de amizade (trígono) com o MC (profissão, imagem) e com a Casa 02 (nossas finanças). Se o trabalho será bom ou não, será necessário ver todos os regentes das casas citadas e as situações dos mesmos. Porém ao mesmo tempo pode falar de doenças que nos levam a morte, pois faz sextil com a Casa 04 e Casa 08, tais casas que falam de finais de ciclos, e da morte.
A Casa 06 por ser o eixo da Casa 12, também fala de hospitais, porém em uma situação em que o doente não está isolado de outros pacientes e de seus familiares, a Casa 06 fala de atendimentos rápidos como ocorre nos prontos socorros, fala de internações padrões, já a Casa 12 refere-se à UTI, local onde o paciente fica isolado de outros pacientes e dos familiares, situações em que somente o médico responsável pode interagir com ele.
O co-significador da sexta casa é Mercúrio, pois o mesmo está associado a sexta casa pela ordem caldaica; logo a Casa 06 também fala das medicações, tratamentos medicamentosos necessários para recuperação do nativo, seja a curto ou a longo prazo.
A Casa 06 também fala de animais de pequenos porte, como; porcos, ovelhas, cabras, coelhos, gatos, cães, isto porque estes animais cuidam de nós e nos servem de alguma forma, o cão por exemplo é um ótimo guia e cuida muito bem da segurança da casa e do seu dono, o gato cuida da nossa energia, transmutando-a; mas ao mesmo tempo temos que serví-los, cuidando dos mesmos, alimentando-os, nutrindo-os de forma adequada para que os mesmos não adoeçam ou morram.
Casa 06; uma casa feminina, cadente, noturna; representa o final do dia, no período entre o final da tarde e o começo da noite, a sua direção é do Norte para Oeste, quando o Sol sai desta direção, ele vai para o Oeste, onde acontece o anoitecer.
[1] Usei o “intestino” como exemplo, porque na astrologia médica, a Casa 06 representa os intestinos, o ventre, o abdome no corpo humano.
Foto: A French underground hospital at Verdun, 1917, Ugo Matania,
- Bruno Bernardes
Referências:
Introductions to Traditional Astrology by Abu Ma’shar – al Qabísí (Traduzido e editado por Benjamin N Dykes)
The houses, Temples of the Sky by Deborah Houlding
Hellenistic Astrology: The Study of Fate and Fortune by Chris Brennan
Os Júbilos Planetários e a Origem do Significado das Casas e das Triplicidades, por Chris Brennan - Tradução de Lucas Barreto.