terça-feira, 27 de agosto de 2019

EDGAR ALLAN POE E A SUA ESCRITA

Edgar Allan Poe foi um escritor, inventor da ficção policial que envolvia seus contos macabros, sempre relacionados à morte e ao macabro, em um estilo gótico moldado por suspense e terror. Edgar Allan Poe afirmou no fim de sua vida, que seus contos eram reflexos de suas próprias perturbações mentais, de sua própria obscuridade que ele tinha dentro dele.

Poe nasceu dia 19 de janeiro de 1809 às 01:00, em Boston, Massachusetts, olhe o mapa dele na postagem.



Vou começar a analisar o estudo deste mapa pelo Lote da Fortuna de Poe, o mesmo se encontra no signo de Virgem na Casa 11 (Casa do Bom Espírito, da sorte, dos ganhos); O Lote da Fortuna está na Face de Mercúrio e Virgem é um signo noturno de Mercúrio. Mercúrio está em conjunção exata com o Sol no coração do Sol (Cazimi) – Cazimi para quem não sabe; é quando um planeta está no mesmo grau do Sol, exatamente no núcleo do Sol, os raios do sol neste caso não queimam Mercúrio, pelo ao contrário, deixam Mercúrio em evidência, em plena luz no coração do Sol, logo os assuntos de Mercúrio; fala, escrita, pensamento e mente racional, refletiu em Poe um dom magnífico para escrever e para ter notoriedade (Sol, este que é o dispositor do MC de Poe) através da literatura e da escrita. Tanto Sol quanto Mercúrio estão na Casa 03, casa referente a comunicação, cartas, mensagens, logo a maior Fortuna de Poe, foi a sua escrita, os seus contos e poemas que até nos dias de hoje, faz de Edgar Allan Poe ser notório para muitos outros escritores, sua arte, seu dom era a escrita.

Mercúrio rege a Casa 08, o que testemunha seus contos sobre a Morte, e sua fascinação por coisas ocultas, pelo mistério, pelo suspense, e de certa forma pelo desespero, pela angústia e sofrimento, que são assuntos da Casa 08. Mercúrio está no signo da Cabra da Montanha, no signo de Capricórnio, filho de Saturno, Saturno o senhor da morte, dos moribundos, do pânico, da dor, assuntos das escrituras de Poe. O mais interessante, é que Mercúrio e Saturno, um está na sombra do outro, em um aspecto de Antíscia, a conjunção oculta do astro da escrita, das mãos, do pensamento (Mercúrio) com o astro da morte, da dor, da aflição (Saturno). O terror nu e cru e fantástico ao mesmo tempo.

Além deste aspecto, Mercúrio e Saturno estão em mútua recepção: Mercúrio está no domicílio de Saturno, e Saturno está na Face de Mercúrio; o que testemunha os temas de Poe em sua escrita, os aspectos da morte, a decomposição, o luto, e até mesmo escrevia contos de pessoas que eram enterradas vivas, Saturno rege a Casa 04, local onde as coisas estão enterradas, e que Poe de certa forma, trazia a tona com sua escrita. Mercúrio regendo a Casa 08 também testemunha os contos de ficção policial, a investigação daquilo que os outros escondem.

No entanto, todo dom vem acompanhado com uma maldição, digamos assim num tom poético. Sol e Mercúrio estão no signo de Capricórnio, sendo recebidos pelo Senhor do Submundo, Saturno, planeta que está ligado à morte e ao mundo físico, Saturno está na Casa 02 (dinheiro, sustento), indicando que mesmo escrevendo contos magníficos, sua carreira como escritor, nunca lhe proporcionou uma vida financeira rica e digna. Mercúrio e Saturno estão em uma recepção mútua por domicílio e face; indicando uma forte ligação (Mercúrio – pensamento, fala e escrita) com as coisas obscuras, mórbidas relacionadas à morte (Saturno). Um testemunho que Poe nasceu para expressar em palavras, o lado mais escuro do ser humano, da vida, e da realidade em que vivemos (Mercúrio/Saturno – Recepção Mútua).

Sol e Mercúrio estão em conjunção a Estrela Fixa Altair – Altair é uma estrela pássaro, significa “aquele que voa”, esta estrela refletia em Poe, uma paixão moldada por coragem de expressar e dar vida aos seus pensamentos, através de sua escrita, mas como bem sabemos, seus contos eram poetizados através do suspense e terror, algo que Poe mesmo disse, que tudo aquilo que escreveu, era algo que ele tirava de dentro de dele mesmo, de sua própria escuridão e do seu intimo: Para alguns autores, Altair reflete perturbações e revoltas e conjunta a Mercúrio e ao Sol, Poe expressou suas perturbações internas através de sua bela escrita fantástica, que refletia terror gótico, fantasia, mistério e morte.

Mercúrio que é o regente do Lote da Fortuna de Poe rege a Casa 08 (morte), casa que se refere também ao Portal do Inferno segundo Firmicus, que além de reger a morte, também fala de assassinatos. Mercúrio regendo esta casa reflete os contos de ficções policiais de Poe, que eram moldados por suspense e terror. Mercúrio: A mente de Poe estando no coração do Sol, regendo a casa 08, indica que Poe tinha uma mente excelente para escrever sobre a morte. O conto “Os assassinatos da Rua Morgue” é uma grande prova que testemunha isso, onde Poe começa seu conto, falando de como usar a mente, em um tom intelectual, onde ele explica primeiramente que há diferenças entre calcular e analisar, como um jogo de xadrez, narrando seu gosto por desvendar enigmas, mesmo que estes sejam bizarros. (Mercúrio regendo a 08 e disposto por Saturno). (Mercúrio conjunto ao Sol regendo a Casa da Morte, dando vida para a morte se expressar de forma poética, precisa e intelectual).

Sobre os vícios de Poe: Poe sempre foi conhecido por ter uma alma perturbada, levava uma vida regada de boemia e depravação com mulheres e sempre se metia em confusão, devido a vícios: Vemos Marte em detrimento no signo de Libra na casa 12 (casa que representa doenças mentais e espirituais, loucura, autossabotagem, obsessores e vícios). Marte em Libra, no signo de Vênus, e Vênus na casa 05 (casa relacionada a prazeres e jogos), Poe era escravo de seus vícios, pois estes mesmos lhe davam prazer, porém ao mesmo tempo, Marte que é o regente do seu ascendente, estes prazeres em excesso (Vênus exaltada) destruía não somente o corpo e a mente de Poe, mas também perturbava o seu espírito. Marte regendo o ascendente e a casa 06 (casa desafortunada, que reflete doenças) e ocupando a Casa 12 testemunha os vícios que trouxeram a Poe doenças mentais e espirituais, que destruíram o seu corpo físico, levando-o à morte.

Edgar Allan Poe era de temperamento frio e seco (Melancólico) este temperamento é regido por Mercúrio e Saturno, o lado negativo deste comportamento reflete morbidez, doenças associadas a este temperamento está principalmente a depressão, uma doença que acompanhou Poe praticamente sua vida toda; Poe era pessimista e enxergava a realidade em sua volta como um mundo sem salvação, sem vida, sem esperança; podemos notar até mesmo um traço físico no Edgar Allan Poe, os olhos sempre estão com as pálpebras cansadas, em olhar distante e triste. E a Morte Rubra, e ela “rubrou” o seu tom escarlate no comportamento, na mente e na espírito de Poe.

- Bruno Bernardes.

JÚPITER EM TOURO 2023

Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da L...