segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

QUALIDADES PRIMITIVAS.

 QUALIDADES PRIMITIVAS.




As qualidades primitivas são de extrema importância para descobrir como é a natureza primordial de todas as coisas, desde um simples alimento até um grande planeta no espaço, temos quatros qualidades primitivas primordiais (quente, seca, fria, úmida) que quando combinadas entre si, forma-se as estações do ano e seus devidos climas e a natureza das fases da lua, forma-se a natureza de cada signo, e de cada planeta, de cada ser vivente no mundo, de cada ser humano, animal e planta, assim podemos detectar nos mapas natais as dignidades celestes através das qualidades primitivas, e entender o equilíbrio da natureza e a criação como um todo, é pelas qualidades primitivas que chegamos a um temperamento que visa o tecido físico de um indivíduo, um corpo muito quente e seco por exemplo, precisa da qualidade fria e úmida para viver em equilíbrio. As qualidades primitivas também são importantes para a magia e rituais, tanto para o bem quanto o mal, o fogo que é quente e seco purifica, mas ao mesmo pode queimar e destruir, a água que é fria e úmida, pode regenerar e criar, mas ao tempo pode sufocar, e etc...
Segundo Helena Avelar e Luis Ribeiro, as qualidades primitivas representam a dinâmica de todo o comportamento das substâncias: energia, densidade, resistência e maleabilidade, assim explicando a essência dos elementos (fogo, água, terra e ar) e, por consequência da matéria e do mundo material.
Leiam Abaixo e vejam as características de cada qualidade primitiva.
QUENTE: É uma qualidade móvel; ela é responsável de criar energia e movimento, representa as mudanças necessárias que são feitas a partir de atitudes, - sugere energia com o intuito de abrir caminhos, de animar, de impulsionar, e como é quente, obviamente traz calor, às vezes excessivo dependendo de outros fatores; serve para quebrar qualquer corrente que esteja estagnando qualquer projeto, é mobilidade, ação, assertividade, e em casos mais graves, produz agressividade, autoritarismo e tensão; no organismo esta qualidade quente gera uma energia mais elevada, causando reações que podem causar ansiedade e mal estar, porém se for ponderada esta qualidade, no campo físico ela modula o corpo físico destacando os músculos, pele avermelhada, e uma grande quantidade de força. No campo espiritual, serve para purificar através de instintos, assim como uma fera ataca sua presa pelo seu instinto natural. É rápido, eficaz, podendo ser letal em alguns casos: Quente serve para expandir, assim como o fogo, ele se espalha, o desafio é conter e manter, para que a energia não destrua o objetivo. O Sol, por exemplo, ele é quente, e o Sol é energia vital, Marte também é quente, e Marte é agressividade, ruptura e quebras necessárias.
Estações do ano: Verão e Primavera
Signos: Áries, Leão, Sagitário – Gêmeos, Libra e Aquário, são signos quentes.
Planetas – Marte (Agressividade, Tensão), Sol (Energia Vital, Calor) Júpiter (Expansão)
Fases da Lua: Lua Crescente e Lua Nova.
Temperamentos Quentes: Colérico e Sanguíneo
Elementos: Fogo e Ar
Polaridade: Masculino.
SECO: Esta qualidade produz tensão, principalmente quando é combinando com o quente; tudo é difícil, penoso, resistente; produz rigidez, indica a dureza das coisas, coisas difíceis, que trazem um certo tipo de dor; implica nos nervos, trazendo nervosismo; irritação; inflamações, infecções, produz o momento do impulso através de um rompante; por isso muitas pessoas que são quentes e secas/coléricas, às vezes são bem curtas e grossas, produz dor aos mais sensíveis, indica pessoas rígidas, práticas que realizam as coisas com comando, levando em conta coisas e fatos concretos, pés firmes no chão. Fisicamente podem ter os músculos bem modulados, assim como o quente, principalmente quando o quente está combinando com o seco; porém produz tensão muscular, e problemas nos nervos. Rompantes passionais, agressões, tensões, dor, energia exagerada, sinceridade, severidade. Atitudes rudes acompanhadas com teimosia, insensibilidade, principalmente quando o seco está combinado com o frio (frio e seco – melancólicos).
Estações do Ano: Verão e Outono
Signos secos: Áries, Leão, Sagitário – Touro, Virgem e Capricórnio
Planetas: Marte (tensão, impulso) Sol (energia) Mercúrio e Saturno (rigidez, dor, teimosia)
Fases da Lua: Lua Crescente e Lua Cheia
Elementos: Fogo e Terra
Temperamentos secos: Coléricos e Melancólicos
Polaridade: Tanto masculina quanto feminina.
FRIO: Não é preciso ter estudo astrológico para saber que Frio é o extremo oposto do Quente; enquanto que o quente representa energia; movimento e vitalidade; o Frio denota falta de movimento, lentidão, inércia, distanciamento, paralisia, passividade, falta de vitalidade, morte; principalmente se tiver combinado com o seco. Por outro lado indica paciência e cautela, a calma, o estudo analítico, tem a capacidade de conservar as coisas, fixa, condensa e absorve, a sua falta de movimento causa estagnação mas ao mesmo tempo busca refúgio, segurança e proteção, cuida, conserva e protege, principalmente se o frio estiver combinado com o úmido. Fisicamente pode indicar a magreza, pessoas magras, introspectivas, retraídas, silenciosas, de poucas palavras, observadoras, reflexivas e indiferentes, o lado mais negativo do Frio é a tendência da bílis negra, a depressão; a melancolia, pesar e renúncia, apatia e falta de esperança.
Estações do ano: Inverno e Outono
Signos frios: Touro, Virgem, Capricórnio – Câncer, Escorpião e Peixes
Planetas frios: Saturno, Mercúrio, Vênus e Lua.
Temperamentos: Fleumático e Melancólico
Fases da Lua: Lua Cheia e Lua Minguante
Elementos: Água e Terra
Polaridade: Feminina
ÚMIDO: Enquanto que o seco produz rigidez, dureza, tensão, dor; o Úmido que é extremo oposto de Seco; ele flui o movimento das coisas de uma forma mais agradável, denota passividade, compreensão, mudanças, e relaxamento; dissolve e coagula as coisas para mudar as formas e as energias para moderá-las; principalmente o líquido; causando uma nova forma, materialização; acumula energias e as distribuem para tomar novas vidas e novos formatos. Fisicamente podem denotar um corpo arredondado, mole e flácido. Esta qualidade sente de forma mais intensa as coisas ao redor; denotando pessoas sensíveis e sensitivas, aquelas que chamamos de pessoas “esponja” pois o Úmido absorve tudo, está ligado ao elemento água, indicando fertilidade e fecundação, (principalmente se o frio estiver combinado com o úmido). Denota compreensão, esperança, libertação, fé, amizade, prazeres, receptividade, fluidez, mas podem denotar submissão, passividade exagerada e ingenuidade. O ato de aliviar a tensão, e de transformar uma coisa ruim em uma coisa que alivia vem dessa qualidade, do Úmido, por exemplo, é verão e o dia todo está quente e seco; mas a Lua está na sua fase Fria e Úmida e está em um signo Frio e Úmido, no mais tardar, escurece e chove, trazendo alivio do extremo calor.
Estações do ano: Primavera e Inverno
Signos úmidos: Gêmeos, Libra, Aquário – Câncer, Escorpião e Peixes
Planetas: Lua, Vênus e Júpiter
Temperamentos: Fleumático e Sanguíneo
Fases da Lua: Lua Nova e Lua Minguante
Elementos: Ar e Água
Polaridade: Tanto masculina quanto feminina.
- Bruno Bernardes

JÚPITER EM TOURO 2023

Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da L...