Uma entidade uma vez disse ao um certo Medium em desenvolvimento. "Você não tem nenhum obstáculo no seu caminho, o único obstáculo é a sua própria mente, pois ela é cheia de informações, mas, meu filho ao mesmo tempo, uma mente não pode ser desfeita em um trabalho de descarrego, você terá que saber equilibrar as informações que você capta e guarda na sua mente e aprender a viver com ela"
Complexo não? Isso é uma das facetas de Mercurio em Peixes, um significador da mente em exílio e queda simultaneamente faz com que seus próprios pensamentos sejam seus maiores problemas. Quem carrega Mercurio em Peixes no seu destino, sabe que alguma parte da mente se tornará sua inimiga. Uma fala arrastada, ora come palavras por falar rápido demais ou fala muito pouco, ou não fala nada, ou fala muito baixo, o outro não entende. Peixes é um signo mudo.
Problemas na dicção é uma das características que muitos antigos colocaram nessa posição. Alguns autores dizem que quando Mercurio em Peixes é o significador da natividade, e do destino, o nativo será uma pessoa tola, que dirá coisas sem sentido. Porém, poucos sabem, que o bobo da corte, muitas vezes é o mais esperto de todos e diz o que precisa ser dito pra entreter, ou seja para manipular, só não tem os recursos necessários para ser o rei, mas uma série de informações e segredos que ele possui, se vazados, poderia destruir o império.
Mercurio no domicílio de Júpiter, aumenta as informações da mente, trazendo problemas de foco e atenção. Mercúrio na exaltação de Vênus, seduz e consegue desfazer um argumento puramente racional, dando mel na boca do oponente, fazendo o outro perder a linha do seu raciocínio, é Mercurio vigarista, melindroso e o mais trickster de todos, com sua língua, mesmo em silêncio, pesca informações, e guarda para si, no seu mundo utópico. Mercurio em Peixes carrega esse simbolismo que varia entre eloquência, dissimulação e manipulação.
Mercurio reflete uma mente que não precisa criar fugas da realidade, pois dentro dela já existe tantas outras realidades alternativas em que ele mesma se perde dentro de si ou é exatamente nesses mundos em que ele se encontra e se reencontra.
Mercurio que ignora a burocracia, pula etapas, não edita seus próprios textos, mas quem os lê consegue sentir a profundidade de suas palavras, mesmo que bagunçadas. Mercurio em Peixes da voltas ao mundo até chegar a uma conclusão. Sua mente não é nada linear, vai além da imaginação, por estar na exaltação de Vênus, é uma mente que dança com as palavras criando grandes poetas e escritores.
Mercurio em Peixes reflete o desconhecido, a criatividade que vem dos céus, pois como Freud já dizia, para qualquer ideia ser aceita dentro de um pensamento racional, toda ideia antes, fez parte de um mundo apenas ideal, invisível e escuro, ou seja, nenhuma ideia vem pronta e provada por a+b, e aceita. Ela passa por vários testes até se tornar uma teoria aceita. Mercurio em Peixes não precisa desses testes, e aí que ele se perde dentro da sua própria mente ou em outra instância é exatamente nesse ponto de evitar a burocracia do seu mundo oposto (Virgem) que Mercurio em Peixes pode criar ideias milagrosas que salvam corpos e mentes.
Uma intro que reflete muito bem essa posição mercurial: https://youtu.be/OBTOpQV6dgg
- Bruno Bernardes.