O INGRESO SOLAR EM ÁRIES
2022
Antes de começar as previsões, vale ressaltar que; uma regra da Astrologia Mundana, segundo Ramsey entre outros autores, quando o ascendente do evento do Sol em Áries estiver em signo cardinal, é necessário, abrir uma carta dos outros signos cardinais a cada trimestre, quando o ascendente for um signo fixo as previsões são válidas para o ano todo astrológico, não sendo necessário a abertura para os outros ingressos solares, e quando está em um signo mutável, é necessário abrir uma outra carta no próximo semestre, ou seja, quando o Sol estiver em Libra, então este ano, veremos as previsões do Brasil, em dois períodos, agora no Equinócio de Outono (H.S), que marca o Ingresso do Sol em Áries, marcando o ano novo astrológico, e o outro no Equinócio de Primavera (H.S), quando o Sol ingressar em Libra. Isso somado com outras cartas, como as das Lunações, Eclipses, e Grandes Conjunções, principalmente da última que tivemos em 2020, de Júpiter e Saturno, que está bem explicada aqui nesse link: https://brunobernardes-astrologia.blogspot.com/2020/12/a-grande-conjuncao-de-jupiter-e-saturno.html
Olhem o mapa do Ingresso (ISA) abaixo:
Para definir o regente desses próximos 06 meses, temos que analisar o planeta que está mais forte e angular, no caso aqui, temos dois planetas, o Sol e Júpiter, pois ao meu ver, não somente o Sol, mas também Júpiter que está em domicílio e angular e em Ascenção Heliacal. Como ele passou pelos raios do Sol, ficando combusto, cazimi, e depois combusto novamente, e quando “se livrou” dos raios solares, poderemos ver tanto ele, quanto Mercúrio nascendo visíveis durantes as manhãs. Isso se chama Ascenção Heliacal.
Júpiter conjunto a Mercúrio (regente do ascendente) indica mudanças benéficas. Se analisarmos os anos de 2020 e 2021 (sendo 2020 regido por Saturno e Marte, e 2021 regido por Sol e Marte) Agora em 2022, um inicio do ano astrológico, sendo regido pelo Sol (doador de vida) e Júpiter (o Grande benéfico) traz melhorias, ou a resolução de todos os danos causados até agora de 2019 para cá. Ou pelo menos, iremos ter as ferramentas (Mercúrio) para deliberar estratégias de melhorias. Além da esperança e cura.
Júpiter na Casa 10 conjunto ao regente do Ascendente da carta, (Mercúrio), promete mudanças de Governo, sim – a oposição do atual governo, (do atual presidente), essa regida por Mercúrio, por ser senhor da Casa 4 (casa que se opõe a 10 – poder executivo) estando conjunto a Júpiter, indica vitória dos opositores do atual chefe de Estado, e uma mudança significativa de Governo. Porém, vejo isso ocorrendo somente nas eleições, até lá, o atual presidente Bolsonaro, ele permanece no poder devido à presença do Sol dignificado no MC, e o regente do MC estar em um signo fixo. Sua popularidade cresce, tanto na forma positiva, quanto na negativa, também indica vitalidade ao presidente, uma vez que o Sol, está no MC e exaltado.
Adicionando mais dois fatores, Marte, significador do presidente, por reger o MC, está em Antiscia com o Nodo Sul (apesar de Ansticia, ser um fator de conjunção oculta, sendo mais positiva do a Contra-Antiscia) quando a conjunção oculta ocorre com um ponto maléfico, ela se torna danosa ao planeta, nesse caso, o Nodo Sul destrói e diminui o poder do atual presidente, mas como a orbe é torta, isso não ocorre de imediato, ocorre mesmo no segundo semestre. Um outro fator, é que Marte está na Casa 12 derivado da Casa 10, além de Marte estar em aplicação a Saturno - que é regente da Casa 08 (ruínas, perdas, derrotas) indicando uma forte promessa de sua derrota.
Sobrepondo o Ingresso Solar em Áries, ao mapa que eu uso do Brasil, o regente do ascendente do ISA, cai na Casa 2 do Mapa do Brasil junto com Júpiter – o que em primeira instância poderia sim, indicar melhorias na economia do país, mas uma outra coisa, que não podemos ignorar é que Júpiter, ele aumenta (especialmente quando está forte e domiciliado e em Ascenção Heliacal) o que indica aumento nos valores sob os recursos de substância do país; Porém haverá sim, pelo menos estratégias significativas e mudanças que podem melhorar a situação financeira do Brasil a longo prazo.
Abaixo o Mapa do ISA externo, sobreposto ao Mapa do Brasil interno
Além de que, olhando a Casa 02 do mapa do ISA, vemos o seu regente que é a Lua, na via combusta, indo para o signo de sua queda, na Casa 06, e o primeiro aspecto que ela faz em sua direção, é uma quadratura com Marte, o que traz grandes problemas financeiros para o país, principalmente para nós, a população, além de que a Lua, está em uma Mansão Lunar, que sugere e nos aconselha a buscar segurança financeira, sendo até positiva para o assunto, desde que; tenhamos cautela com o nosso “bolso” – com o nosso dinheiro. Vejo uma melhoria na economia do país mais significativa, no segundo semestre, ou no começo do ano que vem.
Ainda analisando o mapa do Brasil sobreposto com o mapa do ISA, vemos Mercúrio do Isa oposto ao Mercúrio do mapa do Brasil, e em quadratura com a Lua do Mapa do Brasil, e Mercúrio sendo regente do mapa do ISA, e significador da mente junto com Lua, vejo um agravamento, a longo prazo de doenças psicológicas – isso não é novidade, mas vejo um cenário ficando cada vez pior, aumentando o número de suicídio, e mortes por doenças decorrentes de problemas psicológicos. E enfim a depressão e outras doenças da mente deixarão de ser mera “frescura”.
Sobre a pandemia, o vírus ainda faz o seu papel de adoecer e causar mortes, e ainda não se encerra a pandemia, pois o regente da Casa 06 que é Marte, está no signo de Saturno que é regente da Casa 08 e está no grau do Ascendente do Brasil, podemos ter mais variantes no decorrer desse semestre, e o numero de mortes pode vir a aumentar, principalmente quando Marte alcançar o grau de Saturno, já que Marte está em aplicação – isso ocorre já no dia 4 de Abril, e como Saturno rege a Casa 08, enfim a morte. Continuem com as medidas preventivas, mas ressalto que; a presença de Júpiter, sendo soberano e um dos regentes do período, a pandemia, não será tão grave como 2020 e 2021, além também de que, talvez novas aplicações de vacinas de reforço, serão oferecidas no decorrer do ano.
A presença de Marte e Saturno na Casa 09, junto com Vênus, vemos muitos conflitos e muitos danos aos assuntos que se refere a Justiça, Saturno está mais forte, enfraquecendo a diplomacia (Vênus) – envolvendo juízes e denúncias significativas à essas figuras, além de possíveis escândalos envolvendo líderes religiosos, Vênus rege a Casa 12, alguma ruína envolvendo juízes e líderes religiosos lhes é prometida.
Como a casa 09 sinaliza o estrangeiro, com os dois maléficos ali, a guerra entre Rússia e Ucrânia, impacta no Brasil de forma indireta, já que não aspecta o regente do ascendente. O principal impacto será Financeiro, já que o regente da Casa 2, ao entrar em Escorpião, fará quadratura com todos os planetas na Casa 09.
Quando a guerra acaba? Para uma resposta mais precisa, seria necessário estudar os mapas e os ingressos solares das nações envolvidas, a Astrologia Horária, também é uma ótima técnica que podemos usar, para obter essa resposta. Porém, não é impossível de ver uma promessa de pelo menos uma amenização mesmo que pequena, nessa guerra. Podemos ver isso, quando Vênus sair do sitiamento dos maléficos, e alcançar o grau de Júpiter, que ocorre no dia 30 de abril. No Brasil, a guerra afeta a economia, no entanto apesar dos pesares, Júpiter regente da Casa 07 (uma casa que também fala de alianças estrangeiras) estando na Casa 10 em domicilio, mostra uma proteção ao país, a guerra não chegará aqui, e as relações com as nações estrangeiras melhoram, podendo até mesmo criarem acordos para melhorar a economia do país, já que o regente da casa 2, está na Casa 11 a partir da 7, e Júpiter está na 2 a partir da 9.
Sobre o clima, vemos o regente do ascendente conjunto a Júpiter em signo frio e úmido, prometendo chuvas fortes e inundações, e muitos ventos. Aqui no Brasil podemos sentir um inverno precoce, porém com a entrada de Júpiter em Áries em Maio, podemos também ter um momento de seca em algumas regiões, ou incêndios, queimadas e etc, já que Áries é um signo quente e seco, porém em Outubro, as chuvas e ventos tendem a voltar com mais intensidade, causando tufões em algumas regiões.
Essas previsões ganharão novos moldes nas próximas lunações, juntamente com o Eclipse Lunar que vai ocorrer em Maio, e mais posteriormente junto com o Ingresso Solar em Libra em Setembro, todo mês as Lunações serão previstas aqui na página. Até lá, gosto de ver, de como o cenário do país vai reagir aos acontecimentos para trazer testemunhos mais precisos.
- Bruno Bernardes.