domingo, 4 de dezembro de 2022

IANSÃ! - OYÁ ! ! !

 Hoje é 4 de Dezembro, dia que se refere a Iansã. Oyá, Orixá feminina, que carrega a Justiça e a Verdade, e também a Liberdade, Independência e Luta, Iansã está ligada a Lua Nova, a fase Quente e Úmida, regida por Júpiter, planeta ligado a liberdade, é o sangue quente, que corre nas veias bombeando o ânimo e o coração. Iansã domina três elementos simultaneamente, o fogo, que inova as situações, trazendo o sabor do Dendê, que é quente e seco, o fogo fala de sua forma destemida, ousada, moldada por coragem, tão guerreira quanto Ogum, mulher que se transforma em Búfalo, refere-se também ao empoderamento feminino, de impor seus direitos ao mundo, indo na linha de frente na luta pelas mulheres e por todos aqueles que são justos, também governa o Elemento Ar por buscar a liberdade e a independência e por carregar o simbolismo da Borboleta que é leve e livre, e ser rainha dos ventos, e a água por reger as tempestades e governar o Rio Niger. Oyá, também é a condutora dos "eguns" dos Espíritos e dos antepassados, ganhou esse poder de Omulu, carregando os ebós aos seus devidos destinos para que a Magia se  funda com a matéria, levando os Espíritos para os Nove Céus entre a Casa 3 para a Casa 9, Oyá também permeia nas esferas da Casa 8 e Casa 7 que é quando o dia começa a Entardecer, devido ao movimento horário do Sol que prenuncia o fim do dia, que é quando o céu está rosado, o fogo queima mesmo indo embora. Por isso seu nome Iansã significa a Rainha do Entardecer ou simplesmente Mãe do Céu Rosado, Iansã, rainha dos ventos e dos trovões, é aquela que traz o movimento necessário para que possa se criar um elo com o divino, Iansã é um orixá feminino, mas que possui uma energia Yang bastante evidente, ela é também guerreira, aprendeu as artes da guerra com Ogum, Iansã defende a liberdade e produz o crescimento e o movimento a qualquer nível, seja emocional, mental e espiritual, Iansã por ser um orixá feminino, também é Vênus, mas por possuir uma energia masculina de ação muito forte em seu axé, ela também é Júpiter, criando o seu tão famoso elo com Xangô. Eparrey Iansã. Oyá! A ti, minha fé, meu respeito e minha devoção.




- Bruno Bernardes

Fotografia de Márvila Araújo - O Instagram dela aqui: https://instagram.com/eumarvilaaraujo?igshid=ZmVmZTY5ZGE= Sigam, vão amar. 

#iansã #iansãguerreira #oyá #iuroba #africa #orixa

JÚPITER EM TOURO 2023

Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da L...