terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

PLUTÃO - e seus significados na Astrologia

Plutão foi descoberto em 1930, é o nono planeta a partir do Sol, sendo o planeta mais lento, pois ele leva 248 anos ou mais para completar a sua órbita no zodíaco. A sua órbita é irregular, pois ele pode transitar em um signo durante 12 anos ou até mesmo durante 30 anos, dependendo do signo. Nos signos de Libra, Escorpião e Sagitário, o mesmo fica transitando durante 12 anos, nos signos de Virgem e Capricórnio fica durante 15 anos, nos signos de Leão e Aquário fica durante 20 anos, nos signos de Câncer e Peixes fica durante 25 anos, e no signo de Áries transita por 30 anos, e mesmo assim a sua translação em cada signo pode mudar no decorrer dos próximos anos. Ou seja, um ser humano, é incapaz de viver a órbita zodiacal completa de Plutão.




Devido a isso, também é considerado um planeta geracional, somente aplicado em temas que envolvem o coletivo, e somente alguns astrólogos, principalmente os mais modernos, o usam na astrologia natal, e como já foi dito nos artigos de Urano e Netuno, este planeta influencia com mais impacto a nossa vida pessoal quando o mesmo transita em conjunção com planetas pessoais na nossa carta natal. Na astrologia moderna, Plutão rege o signo de Escorpião, e se exalta no signo de Gêmeos, encontrando o seu exílio no signo de Touro e sua queda no signo de Sagitário. Na astrologia tradicional este planeta além de ser pouco utilizado nas leituras astrológicas, ele não foi atribuído como regente de nenhum signo.


Se Urano e Netuno nos mostram a oportunidade de mudanças necessárias para elevarmos os nossos pensamentos de forma transcendente evoluindo a nossa alma. Em um trânsito de Plutão, a gente conhece o lado negro desta consciência elevada, ele nos mostra que lá fora no universo e em volta de nós ou até mesmo abaixo, nem sempre há luz, Plutão nos mostra que existe escuridão, e que sua energia é densa e pesada. E que temos que lidar com este lado obscuro das camadas do universo que estão indiretamente ligadas ao nosso inconsciente.

Quando Plutão toca um luminar, ele pode nos fazer enxergar a escuridão, para percebemos que não existe somente luz e alegria, mas que também existe a escuridão, a obscuridade necessária para que a luz possa existir; E que dentro desta escuridão, existem demônios, medos, monstros interiores como o ego, por exemplo; Que deve ser destruído a qualquer custo, penitências severas e almas regredidas. Em alguns casos, se o nativo não souber discernir muito bem, o mesmo pode enlouquecer. Plutão indiretamente representa os perturbados dentro em um hospício, que na verdade não são loucos, e que suas visões por mais distorcidas que sejam, elas são verdadeiras, mas intensamente perturbadoras. Plutão nos alerta diretamente para aceitarmos que existe o mal e que na maioria das vezes ele vence, ele nos mostra o lado podre da essência humana.

Por outro lado, Plutão representa pessoas de grande poder, aquelas que são temidas, grandes líderes que trazem destruição e guerra, devido as suas grandes ambições. Plutão também representa a nossa ambição, àquela que devemos buscar para nos transformar, também representando a morte simbólica de certos períodos de nossas vidas, para alcançarmos aquilo que desejamos obter como meio de poder. O lado obscuro da mente humana é regido por Plutão, todo mundo tem um lado bom e um lado mal, o lado mal ganha a influência plutoniana, que vive dentro de todos nós, um mal, um lado obscuro, que está ali adormecido, onde Plutão pode servir metaforicamente como um gatilho quando o mesmo transita por planetas pessoais em nossos mapas natais, e consequentemente este gatilho serve para “atirarmos” e colocarmos para fora o nosso lado mais malvado e diabólico.

Exemplo: Se o astro rei luminar, o Sol representa o nosso ego e nossas forças de vontade, Plutão representa a destruição de nosso ego para que nossas vontades sejam realizadas não da forma que desejamos, mas como Plutão vai demandar em determinado trânsito; estilhaçando a nossa existência, nos causando um período de grande terror psicológico, onde há sensação de morte e destruição, devido a isso entra a interpretação de que Plutão representa a transformação e a Ave Fênix, o pássaro mitológico egípcio que morre e que renasce de suas próprias cinzas. E para morrermos, precisamos ir a fundo da nossa psique e conhecer e superar todos os nossos monstros interiores, todos os nossos medos e lidar com todos os nossos demônios interiores, assim que superarmos tudo isso, renasceremos de nossas próprias cinzas. E este processo é doloroso e lento, dói e machuca a alma, mas é necessário para que nosso ego atue de forma disciplinada neste plano.

O símbolo de Plutão é um círculo sobre uma cruz e um semicírculo apontado para cima. O círculo representa a alma que já se transcendeu sobre a cruz que representa a matéria/plano físico, uma alma que já superou seus medos e desejos mundanos representados pelo semicírculo.

Na mitologia, Plutão é correlacionado ao Deus do Submundo, Hades. Hades foi escolhido para cuidar da energia densa e difícil do mundo, do submundo e dos mortos. Plutão é o único que lida perfeitamente bem esta energia. Logo, Plutão então representa tudo que está no submundo do próprio mundo. Na astrologia mundial, Plutão representa o poder usado de forma negativa, por grandes lideres: Como políticos corruptos, predadores sexuais que se disfarçam de líderes religiosos, doenças sexuais como a Aids, e pestes que matam uma geração, para então buscar e encontrar uma cura/renascimento

Plutão também está associado aos jogos de poder que envolvem muito dinheiro, como cassinos, bolsa de valores, grandes empresas que desviam verbas, entre outros que podem levar o ser humano a cometer atos horrendos. Ele está ligado ao submundo de todas as coisas, como por exemplo, na internet, Plutão indiretamente representa os crimes ocultos das camadas mais profundas da Deep Web, onde ficam os hackers mais perigosos, onde o poder e controle são saciados de forma escondida, onde os usuários tem acesso a prazeres doentios e ao dinheiro sujo.

Devido a isso Plutão quase sempre é considerado um planeta “maléfico”. Porém depende do trânsito em questão. Plutão está ligado a tudo que é oculto, às religiões ocultistas, seitas secretas, magia e mistério, ao sexo visceral, mas também ele representa a chance da cura, para alcançarmos transformações que devem acontecer em nossas vidas, Plutão é a morte em vida, ele representa a superação de algo extremamente difícil. Plutão nos inclina a dominar, a conhecer o nosso poder, ele representa a transmutação, a redenção e a transformação. Ele representa o poder absoluto, que não segue as regras terrenas, muito menos às do próprio ser humano. Tudo que envolve o oculto, Plutão está ali agindo de forma inconsciente coletiva. Violência, gangues, doenças, guerras, terrorismo e morte, tudo está ligado a Plutão, ele lida com assuntos de vida e morte, ele sentencia e decide quem deve morrer ou sobreviver/renascer.

JÚPITER EM TOURO 2023

Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da L...