domingo, 23 de setembro de 2018

OPOSIÇÃO

A palavra Aspecto nada mais significa do que ‘Observar’, ou seja, é quando um planeta em um determinado signo observa o outro e vice versa, eventualmente transmitindo seus significados e essências entre si, como uma luz simbólica. Hoje falarei do aspecto de Oposição, que é bem fácil e simples de detectar em um mapa astrológico. Sabendo que o zodíaco, possui 360°, a oposição é a metade deste valor, ou seja, são quando dois signos estão distantes a 180° um do outro, ou seja, fazem parte do mesmo eixo.

Independente dos planetas envolvidos, a oposição ocorre naturalmente em signos da mesma polaridade e da mesma modalidade. Sabendo das modalidades que são (cardinal, fixo e mutável) e sabendo que signos os masculinos são os pertencentes à triplicidade do fogo e do ar, e os signos femininos são os pertencentes à triplicidade da terra e da água, fica ainda mais simples detectar uma oposição no mapa. Seguindo esta lógica, temos abaixo os pares de signos que formam naturalmente uma oposição.

Áries faz oposição a Libra: (mesma polaridade e mesma modalidade: pois ambos os signos são masculinos e cardinais)

Touro faz oposição a Escorpião: (mesma polaridade e mesma modalidade: pois ambos os signos são femininos e fixos)

Gêmeos faz oposição a Sagitário: (mesma polaridade e mesma modalidade: pois ambos os signos são masculinos e mutáveis)

Câncer faz oposição a Capricórnio: (mesma polaridade e mesma modalidade: pois ambos os signos são femininos e cardinais)

Leão faz oposição a Aquário: (mesma polaridade e mesma modalidade: pois ambos os signos são masculinos e fixos)

Virgem faz oposição com Peixes (mesma polaridade e mesma modalidade: pois ambos os signos são femininos e mutáveis)

Lembrando que a regra da polaridade e modalidade, só cabe se os planetas envolvidos estiverem em signos que estão em uma distância oposta de 180°, isso fica ainda mais fácil se analisarmos as casas que formam os eixos (casa 01 sempre faz oposição com a casa 07, a casa 02 sempre faz oposição com a casa 08, a casa 03 sempre faz oposição com a casa 09, a casa 04 sempre faz oposição com a casa 10, a casa 05 sempre faz oposição com a casa 11, e a casa 06 sempre faz oposição com a casa 12). Principalmente se você usa o método de casas signos inteiros, não tem erro.





A oposição é um aspecto considerado maléfico, principalmente se envolver planetas maléficos em casas maléficas. No entanto, assim como foi dito na explicação dos outros aspectos, a oposição pode se tornar menos “danosa” digamos assim, se houver recepção mútua entre os planetas envolvidos, para isso devemos saber onde cada planeta possui as suas dignidades essenciais, isto é (domicílio, exaltação, detrimento, queda, triplicidade, termos e face).

Por exemplo, Saturno em Áries fazendo oposição com Marte em Libra, neste caso; Existe a recepção mútua dos planetas citados: Saturno está no domicílio de Marte, e Marte está na exaltação de Saturno. A oposição se torna menos “danosa” porque ambos os planetas ajudam um ao outro, se enxergam, e dependendo do assunto, ou questão, a oposição pode até ajudar o nativo a tomar uma boa decisão.

Outro exemplo: Marte em Câncer se opondo a Lua em Capricórnio, apesar de ambos os planetas estarem debilitados, Marte está no domicílio da Lua, e Lua na exaltação de Marte, ou seja, isso é; apesar do malefício da oposição, os planetas se enxergam, e acabam um ajudando ao outro, mediante seus assuntos, a Lua ajuda Marte e Marte ajuda a Lua.

Para concluir; O mapa astrológico a meu ver possui uma infinita complexidade de variáveis, que se calcularmos corretamente podemos chegar a uma constante precisa, dando ao consulente uma solução para a sua dúvida ou problema, pois vejo muitas pessoas desesperadas ao ver uma oposição em seus mapas natais, ou na revolução solar, e já entrarem em pânico ou até mesmo já decretarem sua morte, principalmente se os planetas estiveram nos eixos casa 02 e casa 08; E não é bem por aí, estas casas falam também de dinheiro, para pagar ou receber, heranças, carmas, débitos, ou seja, você talvez só vai passar por período de situação financeira difícil, ou dependendo dos planetas envolvidos, você pode até receber uma herança; e para finalizar; para se chegar a um testemunho final trágico, há outras técnicas preditivas necessárias a serem aplicadas, para se ter certeza de algo terrível, e mesmo assim, deve-se ter muita sensibilidade ao calcular, seja um período de infortúnio ou de boa fortuna.

JÚPITER EM TOURO 2023

Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da L...