quinta-feira, 20 de setembro de 2018

QUADRATURA

A palavra Aspecto nada mais significa do que ‘Observar’, ou seja, é quando um planeta em um determinado signo observa o outro e vice versa, eventualmente transmitindo seus significados e essências entre si, como uma luz simbólica. Começarei uma série falando dos aspectos ptolomaicos, e hoje falarei do aspecto de Quadratura. Muitos temem este aspecto, pois ele é maléfico, mas dependendo dos planetas e signos envolvidos, o malefício pode ser diminuído por uma recepção mútua, algo que falarei mais adiante.



Primeiramente, o que é quadratura? É quando os signos estão em uma distância de ângulo de 90° entre si. A quadratura é formada por signos opostos e não opostos, que essencialmente precisam ser da mesma modalidade, independente da orbe, os signos precisam ser da mesma modalidade,a orbe só reforça o aspecto. Existem 03 modalidades: Cardinal, Fixo e Mutável, os signos da modalidade cardinal são: Áries, Câncer, Libra e Capricórnio. Os signos da modalidade fixa são: Touro, Leão, Escorpião e Aquário. Os signos da modalidade mutável são: Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes.

O que uma quadratura causa? Conflito! Esta é a palavra chave! Conflito, bloqueios que podem trazer tensão e atrasos nos assuntos dos planetas e signos envolvidos. Quadratura, é aquela pedra no caminho, é o trânsito engarrafado, é tudo aquilo que causa bloqueio, desarmonia e grandes dificuldades. Um exemplo: Marte em Capricórnio em quadratura com Ascendente em Áries. O bloqueio pode ocorrer exatamente na mente do nativo, podendo sofrer de irritação e ansiedade, as ações do nativo tendem a sofrer atrasos, levando o mesmo ao estresse, qualquer atitude é barrada por uma consequência inesperada, causando desarmonia e conflito nele mesmo e em seu corpo físico (ascendente), podendo até mesmo surgir doenças a nível psicológico e físico dependendo do caso.

Outro exemplo: Vênus em Leão em quadratura com Marte em Escorpião: Bloqueios nas relações, podendo até mesmo acontecer o abuso, moldado por necessidade de dominar, controlar, ou até mesmo agredir, pode haver violência nas relações sexuais. Podendo causar definitivamente a ruptura do relacionamento entre os envolvidos. Obviamente isso vai depender de cada caso, de cada mapa.

Os signos que formam quadratura entre si naturalmente, da modalidade mutável:
Gêmeos sempre vai fazer quadratura com Virgem
Virgem sempre vai fazer quadratura com Sagitário
E Sagitário sempre vai fazer quadratura com Peixes

Os signos que formam quadratura entre si naturalmente, da modalidade fixa:
Touro sempre vai fazer quadratura com Leão
Leão sempre vai fazer quadratura com Escorpião
E Escorpião sempre vai fazer quadratura com Aquário

Os signos que formam quadratura entre si, da modalidade cardinal:
Áries sempre vai fazer quadratura com Câncer
Câncer sempre vai fazer quadratura com Libra
e Libra sempre vai fazer quadratura com Capricórnio

No entanto, outro aspecto tenso, a Oposição também é formada por signos da mesma modalidade. Se você somar 90+90, o resultado é 180. 180° é o ângulo de distância que forma a oposição entre os signos, então na lógica, a quadratura nada mais é do que a metade de uma oposição. Só que na quadratura, a divisão dos 12 signos zodiacais, é feita 03 por 03, na oposição 06 por 06 – formando assim um eixo, que é chamado de oposição, um aspecto muito mais tenso que será mais bem explicada na próxima postagem.

No entanto, pode haver as recepções mútuas, devido aos planetas envolvidos. Um exemplo é: Mercúrio em Sagitário em quadratura com Júpiter em Virgem, os planetas além de debilitados neste caso, estão em quadratura, no entanto estão em recepção mútua; Mercúrio está no domicílio de Júpiter, e Júpiter está no domicílio e exaltação de Mercúrio, neste caso a desarmonia da quadratura é diminuída por causa da “amizade e da luz” que os planetas irradiam entre si. Neste caso, a quadratura podem nos trazer mais soluções do que problemas.

A quadratura é um aspecto desafiador, que faz o nativo buscar soluções para o problema. Quando há um bloqueio, o nativo tende a tentar superar, passar por cima deste bloqueio. Faz parte da essência humana reagir contra problemas que aparecem no caminho, a quadratura na astrologia, é uma catapulta que leva o nativo a reação necessária, mesmo que passe por dificuldades.

No entanto, em casos mais tensos, quando os planetas envolvidos além de estarem em quadratura eles podem também estar fracos e debilitados e sem nenhuma recepção, como, por exemplo, Vênus em Áries em quadratura com Saturno em Câncer; Nestes casos mais tensos; Pode ser que o nativo não consiga reagir, podendo causar momentos de estagnação, fraqueza, depressão, melancolia e apatia, e até mesmo a paralisação total dos assuntos envolvidos, e quando ocorre isso, é sempre recomendável procurar o seu astrólogo.

JÚPITER EM TOURO 2023

Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da L...