segunda-feira, 24 de setembro de 2018

TRÍGONO

A palavra Aspecto nada mais significa do que ‘Observar’, ou seja, é quando um planeta em um determinado signo observa o outro e vice versa, eventualmente transmitindo seus significados e essências entre si, como uma luz simbólica. Continuando a série, hoje falarei do aspecto de trígono. Este aspecto é considerado benéfico, sendo forte e harmonioso. O trígono é quando os planetas se encontram em uma distância de ângulo de 120° entre si. Para ficar mais fácil, para saber quando um planeta está em trígono com o outro, deve-se saber o elemento dos signos, pois o trígono sempre se aplica/separa sempre em signos do mesmo elemento.




Para ficar ainda mais fácil; Bastam saber que os signos do elemento fogo são Áries, Leão e Sagitário, os signos do elemento terra são: Touro, Virgem e Capricórnio, os signos do elemento ar são: Gêmeos, Libra e Aquário, e os signos do elemento água são: Câncer, Peixes e Escorpião. Seguindo esta lógica do elemento de cada signo, fica mais fácil de saber se um planeta está em trígono ou não. Abaixo segue uma tabela para ficar fácil.

Áries sempre fará trígono com Leão, Leão sempre fará trígono com Sagitário, e Sagitário sempre fará trígono com Áries. Touro sempre fará trígono com Virgem, Virgem sempre fará trígono com Capricórnio. Gêmeos sempre fará trígono com Libra, Libra sempre fará trígono com Aquário, Câncer sempre fará trígono com Escorpião, Escorpião sempre fará trígono com Peixes. Nota-se que o trígono, sempre ocorre em signos que pertencem à mesma triplicidade.

O trígono reflete harmonia entre os planetas envolvidos, é bastante benéfica a conexão, e reflete facilidade nos assuntos envolvidos. Por ter a natureza de Júpiter, este aspecto representa sorte, facilidade, riqueza e crescimento nos assuntos dos planetas envolvidos. No entanto a facilidade dos assuntos podem refletir uma falta de esforço, porque é fácil demais, e dependendo dos assuntos, não há valorização nos mesmos, porque é como se não houvesse sequer uma dificuldade.

Um exemplo: Lua em Câncer em trígono com Marte em Escorpião, ambos os astros estão dignificados e dentro de seus domicílios. No entanto, a Lua está na queda de Marte, e Marte na queda da Lua, apesar do trígono, dependendo dos assuntos, ou da questão levantada, ainda haverá uma dificuldade entre os planetas,a conexão entre os mesmos não vai ser tão amigável, e pode haver atrasos ou bloqueios nos assuntos e questões levantadas.

O trígono às vezes pode ser tão prejudicial quanto uma quadratura ou oposição, pois no exemplo citado, a Lua está em domicílio em Câncer, e Marte em seu domicílio noturno em Escorpião, ambos formando trígono na triplicidade de água, as dificuldades podem não ser enxergadas pois a facilidade e a força do trígono anulam bastante a visão de possíveis atrasos e bloqueios. Principalmente se Marte reger casas maléficas. Porém, na maiorias das vezes, o aspecto de trígono, anula muito as dificuldades, facilitando os assuntos, e quebrando certos bloqueios.

Há também a importância de saber, se o trígono é aplicativo ou separativo. Aplicativo é quando um planeta mais rápido se aproxima do planeta mais lento, e separativo é quando um planeta mais rápido se afasta do planeta mais lento.

Por exemplo, Júpiter em trígono com Lua, Lua está a 12° graus, e Júpiter a 13° graus, neste caso o planeta mais rápido que é Lua ainda se aproxima do planeta mais lento que é Júpiter, e o aspecto exato ainda não ocorreu, no entanto o aspecto é aplicativo/minguante, ou seja, o aspecto exato ainda vai ocorrer, pois Lua está se aplicando a Júpiter. No aspecto aplicativo, a conexão dos planetas é mais positiva, pois neste caso a Lua entrega seus assuntos para Júpiter, e Júpiter cuida dos mesmos.

O aspecto separativo, é quando o aspecto exato já ocorreu, continuando no mesmo exemplo: é quando a Lua que é o planeta mais rápido se afastou já do grau de Júpiter que é mais lento, a Lua está a 22° e Júpiter como é bem mais lento do que a Lua; ainda está a 13°, neste caso o aspecto é separativo/crescente. A conexão dos planetas vai perdendo a força, podendo agir de maneira mais fraca e lenta, mesmo que ambos os planetas estejam em aspecto benéfico.

Planetas em trígono no mesmo grau, por exemplo, Mercúrio em Áries a 03°graus e Saturno em Leão também a 03° graus, estão em aspecto de trígono exato, chamado também de aspecto partil, reforçando ainda mais a benevolência do aspecto. Porém, tudo vai depender dos assuntos envolvidos, dos planetas e das casas onde os mesmos se encontram e regem.

No mais, o aspecto de trígono é visto como benéfico, forte e que nos traz facilidades e bênçãos, ele ocorre em signos que pertencem à mesma triplicidade, ou seja, os signos precisam ser do mesmo elemento, independente da orbe.

JÚPITER EM TOURO 2023

Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da L...