sexta-feira, 22 de novembro de 2019

𝐄𝐬𝐩𝐢𝐫𝐢𝐭𝐮𝐚𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐞 𝐚 𝐀𝐬𝐭𝐫𝐨𝐥𝐨𝐠𝐢𝐚

 Espiritualidade é um assunto delicado na vida de muitas pessoas, muitos estão em uma maré de problemas e não sabem de onde vem, e em muitos casos, o problema é de ordem espiritual. Lembrando que o ato de se conectar com a sua espiritualidade não é necessariamente seguir uma determinada religião, apesar de que algumas religiões e seus fundamentos e preceitos podem ajudar o nativo com direções de como se conectar com sua espiritualidade, mas isso não é uma regra.



Na astrologia, temos alguns pontos importantes mediante a espiritualidade a se analisar, mas os planetas que mais nos elevam e nos ajudam a nos conectarmos com Deus são o Sol, a Lua, Júpiter e Vênus, as Casas 03, 09, e respectivamente casas que vão depender da intenção do nativo, como a Casa 04. Temos a Casa 12 que nos alerta da espiritualidade negativa, e a Casa 11 que fala de libertação.
Mas não é a Casa 12 que é o local da digna espiritualidade que transcende o Ser? Vejam bem, pelo movimento do Sol, assim que ele nasce no Ascendente trazendo vida, vitalidade e consciência ao nativo, ele caminha no sentido horário, e passa pela Casa 12, e perde sua visão ao Ascendente, perdendo a luz; e a Casa 12 como já foi mencionado na série de Casas Astrológicas, é uma casa que vai nos alertar dos ataques secretos e invisíveis que são aversivos ao nativo, sendo um local de prisão tanto física quanto espiritual; porém o Sol continua o seu movimento e se adentra na Casa 11 que é o Júbilo de Júpiter, libertando-se do aprisionamento, ou seja, na Casa 12 conhecemos nossos demônios internos, mas a libertação destes mesmos monstros internos é na Casa 11, a casa das bênçãos, e a alegria de Júpiter.
O Sol em si já é a própria consciência, é o próprio espírito que o nosso corpo carrega, Sol tem jubilo na Casa de Deus, na Casa 09, chegar ou tocar pelo menos uma parte do Céu cura qualquer aflição da alma. A Casa 09 é a casa da espiritualidade benéfica, onde o Sol (Theos, Deus) se alegra, se jubila. Aqui estão as manifestações espirituais superiores, que vem de uma evolução celeste e maior, é o astro que ilumina qualquer sombra e escuridão, trazendo a chama da consciência e do espírito. A Casa 09 faz trígono ao Ascendente (corpo e vida do nativo) onde o mesmo tem a consciência daquilo que ele segue como religiosidade ou como valor espiritual.
Lua é um oráculo e de extrema importância para qualquer atividade mágica espiritual, sendo que a mesma pode se manifestar através de fontes invisíveis do plano astral que eventualmente se concretiza no plano físico/material. A mesma é o Jubilo da Casa 03, conhecida como a Casa da Deusa, que é a polaridade feminina de Deus; representa situações em que o nativo pode ficar mais sensitivo, e experimentar essas percepções através de orações e sensações corpóreas que são causadas por um sintoma extra sensorial, como algum tipo de Mediunidade; através de visões premonitórias, ou como por exemplo o sonho, em que o espírito se desprende do corpo no sono através do inconsciente (Lua) e muitas vezes vamos para lugares e situações que nos ajudam a conhecer melhor a nossa missão espiritual. A Casa 03 fala de comunicação, está ligada a concentração necessária que devemos ter para nos conectarmos ao mundo divino superior (Casa 09 – casa de Deus) um ponto se liga ao outro, assim na terra como no céu. Do invisível inconsciente à visão iluminada do consciente.
Júpiter e Vênus representam os processos de purificação do corpo e da alma, Júpiter é o Jubilo da Casa do Bom Espírito, que é a Casa 11 como citamos acima, local onde podemos nos conectar com nossos amigos espirituais e obter o perdão e a libertação de prisões mentais e espirituais, Júpiter está na esfera diurna superior pertencente aos céus, que pode nos mostrar quais são as nossas bençãos regendo a esfera espiritual por meios de processos de cura e regeneração do corpo, mente e espírito, através do perdão, da esperança e da libertação; Vênus, alegria da Boa Fortuna; está na esfera inferior terrena, nos mostra os meios de conexão que nos fazem alcançar a Deus, que é o Amor, a fé, a amizade e a compreensão entre as pessoas; os benéficos regem esta esfera de bondade, que podem afastar o mal espírito, facilitando a nossa conexão com a boa espiritualidade.
Mercúrio é outro fator importante, ele é o Jubilo do Ascendente, local que separa o mundo físico do mundo celestial, sendo então um astro que é o mediador, podendo incorporar sua natureza de forma excelente, se adaptando à frequência e vibração; que o mesmo se encontra, Mercúrio é comunicação, concentração e foco, é o astro que vai nos levar a falar com entidades de outras vibrações e mundos, podendo ser espíritos tanto bom quanto maus, pois tudo vai depender da intenção do nativo, um exemplo era Chico Xavier que tinha Mercúrio no Fundo do Céu (local dos mortos) conjunto ao Sol (Espírito), o mesmo conversava psicografando (escrevendo o que os espíritos lhe intuía e dizia – escrever é um ato Mercurial) além de Mercúrio reger a Casa 09 (Casa de Deus), logo o mesmo tinha uma grande mediunidade e uma fácil conexão com o mundo dos mortos, a sua espiritualidade é nítida em seu mapa, que eventualmente será analisado com mais detalhes aqui na página.
Até mesmo os maléficos tem o seu papel no mundo espiritual, mas tudo vai depender da intenção e do conhecimento do nativo, Marte e Saturno não são brincadeira, mas existe uma técnica que se chama astrologia eletiva, em que se usarmos dias e horários dos planetas, você pode usar a energia do planeta elegido, através de rituais, talismãs, incensos, velas e orações, por exemplo, usar a energia de Marte para vencer um inimigo, para atrair força nas batalhas da vida. Saturno para lidar com energias mais densas, como por exemplo ir ao hospital para trabalhar ou visitar uma pessoa doente, ou para cuidar de uma pessoa mais velha, conversar com os mortos e com entidades que cuidam das almas; como ir a um cemitério por exemplo, saudar um ente querido que já se foi; ou pedir para que o espírito do mesmo encontre o caminho certo, caso o mesmo esteja perdido, pedindo licença ao senhor que guarda os portões da vida (Casa 01) e da Morte (Casa 08), casas onde Saturno tem seu domínio pela ordem Caldaica.
Para encerrar, falo da Casa 04 que é pertencente ao Sol na ordem Caldaica, é o subterrâneo, tudo aquilo que está abaixo de nós; representa nossas raízes e a nossa ancestralidade; e o Sol como já dito é o próprio Espírito. Estas raízes podem ser tão profundas que nos levam ao conhecimento oculto, ou seja, a Casa 04 fala de ocultismo, que visa os rituais necessários para nos conectarmos ao mundo da magia. Aqui usamos a nossa mediunidade (Casa 03) para realizarmos rituais mágicos, como oferendas, velas, incensos, como um meio de conexão para fortalecer a nossa energia e conexão com o mundo espiritual, como se trata de uma casa que fala do submundo, aqui podemos nos conectar com os mortos, e espíritos que ainda estão em evolução; alguns podem ter ainda uma energia mais densa e rígida, pois recém desencarnaram da matéria, mas que nos ajudam mutuamente, aliás no caminho da esfera terrestre até a esfera celestial existe uma grande escada, e cada degrau é um ponto de evolução de nosso espírito, é a ponte que liga a terra ao céu.
Mas como acessar toda essa magia espiritual? Como dito; existe a Astrologia Eletiva para se conectar com a energia ou entidade do planeta de sua escolha e intenção, além disso analisar o seu próprio mapa natal como um todo. Todos podem acessar o mundo espiritual, sugiro apenas que tenham uma boa intenção e uma boa orientação, e claro que tenham grande conhecimento astrológico. Em qualquer caso, é sempre recomendável contratar um astrólogo profissional.
- 𝐁𝐫𝐮𝐧𝐨 𝐁𝐞𝐫𝐧𝐚𝐫𝐝𝐞𝐬.
𝐈𝐌𝐀𝐆𝐄𝐌: 𝐂𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐞-𝐭𝐞 𝐚 𝐭𝐢 𝐦𝐞𝐬𝐦𝐨 𝐩𝐨𝐫 𝐓𝐮𝐜𝐨 𝐀𝐦𝐚𝐥𝐟𝐢

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

CASA 12: e seus significados na Astrologia Tradicional

 


CASA 12
“Mal Espírito”

A Casa 12 é conhecida pelos antigos como “Kakos Daimōn” que traduzida para o português, significa Mal Espírito, a mesma está no mesmo eixo da Casa 06 conhecida como “Kakē Tuchē” que significa Má Fortuna, são duas casas que não aspectam o ascendente, devido a isso representam tudo aquilo que pode afligir o nativo, podendo trazer doenças a nível físico e a nível mental e espiritual. A Casa 12 é uma casa escura, cadente e considerada por alguns autores o local mais infeliz das doze casas mundanas.

A Casa 12 é a alegria de Saturno; senhor dos mortos e de tudo aquilo que está ao seu fim, a velhice, a putrificarão e a morte; ou seja, a Casa 12 pode afligir e ameaçar a nossa vitalidade. Os planetas se movimentam no sentido horário, que ao transitarem pelo ascendente, o nativo possui a consciência do seus respectivos assuntos, mas quando os mesmos caem na Casa 12, eles sofrem uma queda acidental, pois é uma casa invisível e escura aos olhos do nativo, representando a inconsciência, tudo aquilo que está oculto e escondido de nós, tramas que refletem situações antagônicas ao nativo, como ataques a nível espiritual e a nível físico.

Na Casa 11 vimos o “Bom Espírito” que são entidades que possuem uma ligação ao mundo espiritual superior divino, que estão aqui para nos ajudar e proteger, como guias e amigos. Na Casa 12 fala-se dos espíritos infelizes, que sofreram uma morte trágica ou repentina, que ficarem presos na esfera terrestre, e devido a isso não conseguem descer para o mundo dos mortos. Estes espíritos afligem nosso íntimo, com ataques, causando ansiedade, medo, angústia, pânico, e até mesmo vícios que causam prazer, mas que não passam de uma grande auto sabotagem e armadilha para destruir o nativo, isso devido por Vênus estar associada a Casa 12 pela ordem Caldaica, representando vícios prazerosos que destroem o corpo e a alma do nativo. A Casa 12 representa o vício com qualquer droga ou substância que altera o estado consciente do nativo, abrindo brechas para maus espíritos invadirem o seu campo mental, causando problemas mentais e espirituais.

Como já dito, a Casa 12 é a alegria de Saturno, Jubila-se o grande maléfico na décima segunda casa; Lilly cita que “Saturno é o senhor das travessuras” fazendo esta correlação com o Mal Espírito que reside na Casa 12, podemos associar a espíritos zombeteiros, sofredores e obsessores que usam da mente inconsciente do nativo, pregando peças, representando a loucura e a perda da sanidade mental. Compulsões, epilepsia, auto aflição, isolamento, prisões a nível mental e a nível físico, internações em hospitais em que o nativo fica recluso de visitas, hospícios e a insanidade são assuntos da Casa 12.

A Casa 12 fala de inimigos que tramam contra o nativo de forma oculta; enquanto que na Casa 09 fala da espiritualidade benéfica, que ajuda o nativo a se conectar com o divino, a Casa 12 fala da espiritualidade maléfica, onde magias e trabalhos espirituais são realizados com o propósito de destruir, amarrar, controlar ou enlouquecer a outra pessoa, por isso a Casa 12 também é uma forma de prisão simbólica, não somente física. A Casa 12 juntamente com a Casa 08, se todos os aspectos confirmarem, o nativo pode ter ideias suicidas.

A Casa 12 representa as decisões que tomamos de forma inconsciente, a imprevisibilidade da consequência de nossas ações, uma vez que o Sol nasce no ascendente, o mesmo passa pela escuridão da Casa 12, perdendo a consciência; processo em que o Espírito (Sol) fica confuso; causando perturbações e deixando o nativo à mercê de todos os tipos de perigos que ameaçam sua integridade física, mental e espiritual.

Qualquer planeta posicionado dentro desta casa sofrerá uma debilidade acidental, até mesmo os benéficos, Vênus por exemplo, se estiver debilitada, pode indicar problemas de ordem sexual, traições e relações extraconjugais, baixa autoestima e uma grande dificuldade de se relacionar e de amar a si mesmo(a). Júpiter pode indicar magos que usam da magia negativa para manipular energias densas devido a crenças que prejudicam tanto ele próprio quanto aos outros. No entanto, segundo alguns autores, se Júpiter estiver aqui, ele pode indicar que os inimigos do nativo não têm força o suficiente de atingi-lo, que o mesmo irá conseguir se beneficiar e vencer mediante a estes ataques.

Outro fato interessante, por ser uma Casa que representa o inconsciente, o oculto e a escuridão, em alguns casos; se o Sol (luz) estiver posicionado na Casa 12, mas regendo o ascendente (que é o consciente) e sem estar aflito pelos maléficos, o nativo terá a consciência de seus medos e ansiedades, saberá lidar melhor com seus demônios internos; e eventualmente conseguirá tomar as medidas necessárias para cuidar da mente e do espírito, porém mesmo assim, se o mapa for diurno, a chance de o nativo ter problemas sérios com o pai é muito grande, ou outros traumas. Mas é necessário sempre analisar a configuração completa do mapa natal, para obter o testemunho preciso.

Enquanto que na Casa 06 fala de animais de pequeno porte, tais animais que nós temos o controle, a Casa 12 fala de animais de grande porte, como cavalos, bois, elefantes, e grandes animais marinhos que podem ameaçar a vida do nativo, qualquer animal em que o nativo não tenha o controle, pois a Casa 12 fala de todas as coisas em que o nativo não possui o controle; a Casa 12 também fala do trabalho árduo, da servidão, pois o ato de escravizar o outro é criar uma prisão em volta de si mesmo.

Na astrologia mundana a Casa 12 representa o sistema prisional do país, cativeiros, criminosos que estão escondidos, longe dos olhos das autoridades, pessoas que vivem nas ruas, mendigos, sociedades e seitas secretas de crenças duvidosas. Representa também instituições que são responsáveis por cuidar de pessoas debilitadas e enfermas, como os asilos, hospícios e hospitais. A Casa 12 por ser o Júbilo de Saturno também fala da velhice e do fim da vida.

A Casa 12 é complexa em seus significados, pois é uma multiplicidade de assuntos que podemos analisar; em resumo a Casa 12 juntamente com a Casa 06 para a Astrologia Tradicional, são locais que podem trazer todo tipo de infortúnio ao nativo, pois ambas são os Júbilos dos maléficos.

Para encerrar, deixo aqui uma cena do filme Possession de Andrzej Zuławski produzido em 1981. https://www.youtube.com/watch?v=l7PuXAsPl9c – Uma cena que relata um estado mental perturbado que por excelência reflete perfeitamente a Casa 12.

- Bruno Bernardes

--------------

"A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência."
-Mahatma Gandhi

Foto: A loucura, de Agnolo Bronzino.

Referências:
The houses, Temples of the Sky by Deborah Houlding
Hellenistic Astrology: The Study of Fate and Fortune by Chris Brennan
Os Júbilos Planetários e a Origem do Significado das Casas e das Triplicidades, por Chris Brennan - Tradução de Lucas Barreto.



domingo, 10 de novembro de 2019

CASA 11: e seus significados na Astrologia Tradicional

 




CASA 11
Bom Espírito

A Casa 11 é a alegria de Júpiter e é associada ao Sol pela ordem Caldaica, conhecida como Agathos Daimōn que traduzido para o português significa Bom Espírito, e como foi dito no texto sobre a Casa 05, a mesma está relacionada a Agathe Tyche, ambos eram companheiros, correlacionados aos Deuses Egípcios Isis e Osíris, divindades superiores. São casas afortunadas por fazerem aspectos harmoniosos com o Ascendente (Casa 01).

A Casa 11 é conhecida como umas das casas mais afortunadas, por ser a alegria de Júpiter e ser associada ao Sol, a mesma faz um aspecto de sextil com a Casa 01/Ascendente e com a Casa 09/Casa de Deus. A casa 11 representa nossas bençãos que vem dos céus, a proteção divina, amizades, guias e protetores, sorte e ganhos tanto materiais quanto espirituais. Por ser a alegria de Júpiter, a Casa 11 também fala de filhos, também fala dos filhos adotivos, de milagres, fé e libertação. Por outro lado, por ser a Oitava Casa derivada da Casa do Pai (Casa 04) fala da possível morte do Pai.

Sobre ser chamada de “Bom Espírito”, sempre associo o movimento do Sol, ele nasce no ascendente, depois passa pela Casa 12 que deixa de enxergar o nativo representando perigos e inimigos ocultos (mal espírito), mas depois ganha força na Casa 11, pois enxerga o ascendente por aspecto harmonioso, indicando liberdade e libertação, proteção e sorte, o termo “Bom Espírito” alguns autores associa ao Anjo Guardião que é uma entidade que provém proteção a favor do nativo contra o mal..

Casa 11 é relacionada aos amigos, mas é aquela amizade onde o outro se sacrifica por você, para ajudar e proteger (Júpiter), esta casa também está associada aos guias e mentores espirituais que podem nos auxiliar aos processos de purificação do corpo e do espírito, estes mesmos que são enviados por Deus (Sol). A Casa 11 é um local de proteção enviada dos céus, ao bom espírito que nos protege.

A Casa 11 sugere o bom destino, mediante uma esperança benéfica, indicando nossa confiança, louvor e bom agouro. Representa os bons conselheiros, a liberdade, o otimismo, a esperança, a fé e uma grande força pessoal, os benéficos posicionados aqui, pode sugerir muitos ganhos e bençãos a nível material e espiritual, amigos fiéis e verdadeiros. Por ser a casa que sucede a Casa 10, também está relacionada aos ganhos financeiros, aumento e crescimento na renda, e promoções no trabalho.

Um exemplo de aspectos: A Casa 11 faz trígono com a Casa 03 conhecida como a Casa da Deusa, que fala sobre espiritualidade e pequenos conhecimentos, nossa concentração, onde nos comunicamos com o divino com orações e preces através de meditações pois a mesma está no mesmo eixo da Casa 09 que faz sextil com a Casa 11 e trígono com o Ascendente (ponto que representa o próprio nativo) nessa associação podemos dizer que a Casa 11 representa nossas orações que serão ouvidas e que nossos pedidos serão realizados por uma força maior. É apenas um exemplo de aspectos entre casas, para isso ocorrer de forma digna, é necessário que planetas estejam regendo ou ocupando essas mesmas casas, facilitando esta conexão.

Outra coisa interessante, é que quando o Sol passa pela 12, o nativo fica a mercê de aflições, dores e doenças, e muitas vezes devido a isso, representa hospitais, mas quando o Sol passa pela Casa 11, traz o alívio e conforto. A Casa 11 representas todos os locais que nos trazem alívio, conforto, proteção, segurança e restauração das aflições do corpo e da alma.

"A alegria de seu espírito é o indício de sua força."
- Paulo Coelho.


Referências:
Introductions to Traditional Astrology by Abu Ma’shar – al Qabísí (Traduzido e editado por Benjamin N Dykes)
The houses, Temples of the Sky by Deborah Houlding
Hellenistic Astrology: The Study of Fate and Fortune by Chris Brennan
Os Júbilos Planetários e a Origem do Significado das Casas e das Triplicidades, por Chris Brennan - Tradução de Lucas Barreto.



Bruno Bernardes


sábado, 2 de novembro de 2019

O MUNDO DOS MORTOS E A ASTROLOGIA



Dia de Finados.
Em muitos países é comemorado o dia dos mortos, aonde muitos vão aos túmulos de seus entes queridos já falecidos, levar sua saudade, o seu carinho e o seu afeto; aliás, hoje é dia Saturno, o senhor dos mortos. Na astrologia, gosto de fazer a analogia dos mortos com a Casa 04, e com o senhor Saturno.
A casa 04 fala de finais de ciclos, de encerramentos, e da morte, isso devido ao movimento do Sol, que quando o astro rei passa pela Casa 04; toca o horário da meia noite simbólico. É a penumbra da noite escura, e a Casa 04 simbolicamente é um portal em que o Espirito (Sol) perde sua luz e entra em contato com o subterrâneo dos céus (O fundo do céu – Casa 04) em um reflexo com o mundo dos mortos.
E hoje é dia de Saturno, senhor do cemitério e dos mortos, Saturno é aquele que vai esculpir o nosso nome em nossos túmulos, como uma estrutura simbólica do tempo, que servirá de memorial que refletirá pela eternidade. Uma vez que seremos enterrados e devolvidos à terra (Casa 04) a matéria se desconstrói, e voltamos a pó. Saturno é o senhor da terra, somos como grama, pois estamos sempre morrendo e voltando, em um ciclo com o destino que nos reflete a vida e a morte. A Casa 08 também fala da morte, e a Casa 07 também, que são locais que podem afligir a vida do nativo se ambas estiverem com os regentes aflitos e afligindo o ascendente, sol e lua do nativo, e o hyleg; porém o local aonde seremos enterrados simbolicamente será na Casa 04.
A saudade é um sentimento pertencente a Lua, pois ela reflete o passado, ela também nos inclina a saudar o ente querido que já partiu, mas a lágrima que cai de nossos olhos, é de Saturno. E hoje quando amanheceu, a Lua estava em conjunção com Saturno, a saudade nunca foi tão amarga como o sabor de uma lágrima.
A Casa 03; jubilo da lua nos inclina a nos conectarmos com nossos entes queridos, em uma saudação memorial e espiritual, ou seja, não é um mero dia de apenas nos lembrarmos deles, mas principalmente, de fazer uma prece, uma oração, de elevar aos céus (Casa 09) o nosso sentimento mais verdadeiro e o nosso respeito por aqueles que já se foram.
No entanto, devemos levar a saudação de forma positiva, deixem o passado e as mágoas no passado, e hoje é dia de saudar o ente querido com amor, respeito e fé, com o intuito de nos conectarmos com as almas evoluídas e ajudar aquelas que ainda estão perdidas, Vênus hoje entrou no signo de Júpiter, e Júpiter está em domicílio, que a dimensão material se funda com a dimensão espiritual, com sentimentos de amor, amizade, fé, devoção e perdão.
Uma curiosidade é que aqui no Brasil, nas religiões espiritualistas como a Umbanda e Candomblé entre outras; o Senhor dos cemitérios e da morte é o Orixá Obaluaê, o mesmo é sincretizado a Saturno, no entanto Obaluaê também está ligado a cura, aquele que arranca a doença, logo a morte e o contato com os mortos é uma forma de cura dos anseios de nossa alma.
Nossos ancestrais criaram e nos deixaram tradições, e hoje é um dia de tradição, mesmo que seja o dia de finados, no fundo sabemos que os mortos ainda estão vivos em algum lugar. Defuntos, moribundos, cemitérios, túmulos (locais onde se celebra este dia), também está relacionado ao planeta Saturno, mas hoje Saturno olha para nós, e nos dá um sorriso, e a morte hoje comemora a vida das almas que ainda vivem em nossos corações.
“Hoje é dia de visitar a quarta casa! Voar pelas nuvens do Fundo do Céu”
02/11/2019

JÚPITER EM TOURO 2023

Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da L...