CASA 12
“Mal Espírito”
A Casa 12 é conhecida pelos antigos como “Kakos Daimōn” que traduzida para o português, significa Mal Espírito, a mesma está no mesmo eixo da Casa 06 conhecida como “Kakē Tuchē” que significa Má Fortuna, são duas casas que não aspectam o ascendente, devido a isso representam tudo aquilo que pode afligir o nativo, podendo trazer doenças a nível físico e a nível mental e espiritual. A Casa 12 é uma casa escura, cadente e considerada por alguns autores o local mais infeliz das doze casas mundanas.
A Casa 12 é a alegria de Saturno; senhor dos mortos e de tudo aquilo que está ao seu fim, a velhice, a putrificarão e a morte; ou seja, a Casa 12 pode afligir e ameaçar a nossa vitalidade. Os planetas se movimentam no sentido horário, que ao transitarem pelo ascendente, o nativo possui a consciência do seus respectivos assuntos, mas quando os mesmos caem na Casa 12, eles sofrem uma queda acidental, pois é uma casa invisível e escura aos olhos do nativo, representando a inconsciência, tudo aquilo que está oculto e escondido de nós, tramas que refletem situações antagônicas ao nativo, como ataques a nível espiritual e a nível físico.
Na Casa 11 vimos o “Bom Espírito” que são entidades que possuem uma ligação ao mundo espiritual superior divino, que estão aqui para nos ajudar e proteger, como guias e amigos. Na Casa 12 fala-se dos espíritos infelizes, que sofreram uma morte trágica ou repentina, que ficarem presos na esfera terrestre, e devido a isso não conseguem descer para o mundo dos mortos. Estes espíritos afligem nosso íntimo, com ataques, causando ansiedade, medo, angústia, pânico, e até mesmo vícios que causam prazer, mas que não passam de uma grande auto sabotagem e armadilha para destruir o nativo, isso devido por Vênus estar associada a Casa 12 pela ordem Caldaica, representando vícios prazerosos que destroem o corpo e a alma do nativo. A Casa 12 representa o vício com qualquer droga ou substância que altera o estado consciente do nativo, abrindo brechas para maus espíritos invadirem o seu campo mental, causando problemas mentais e espirituais.
Como já dito, a Casa 12 é a alegria de Saturno, Jubila-se o grande maléfico na décima segunda casa; Lilly cita que “Saturno é o senhor das travessuras” fazendo esta correlação com o Mal Espírito que reside na Casa 12, podemos associar a espíritos zombeteiros, sofredores e obsessores que usam da mente inconsciente do nativo, pregando peças, representando a loucura e a perda da sanidade mental. Compulsões, epilepsia, auto aflição, isolamento, prisões a nível mental e a nível físico, internações em hospitais em que o nativo fica recluso de visitas, hospícios e a insanidade são assuntos da Casa 12.
A Casa 12 fala de inimigos que tramam contra o nativo de forma oculta; enquanto que na Casa 09 fala da espiritualidade benéfica, que ajuda o nativo a se conectar com o divino, a Casa 12 fala da espiritualidade maléfica, onde magias e trabalhos espirituais são realizados com o propósito de destruir, amarrar, controlar ou enlouquecer a outra pessoa, por isso a Casa 12 também é uma forma de prisão simbólica, não somente física. A Casa 12 juntamente com a Casa 08, se todos os aspectos confirmarem, o nativo pode ter ideias suicidas.
A Casa 12 representa as decisões que tomamos de forma inconsciente, a imprevisibilidade da consequência de nossas ações, uma vez que o Sol nasce no ascendente, o mesmo passa pela escuridão da Casa 12, perdendo a consciência; processo em que o Espírito (Sol) fica confuso; causando perturbações e deixando o nativo à mercê de todos os tipos de perigos que ameaçam sua integridade física, mental e espiritual.
Qualquer planeta posicionado dentro desta casa sofrerá uma debilidade acidental, até mesmo os benéficos, Vênus por exemplo, se estiver debilitada, pode indicar problemas de ordem sexual, traições e relações extraconjugais, baixa autoestima e uma grande dificuldade de se relacionar e de amar a si mesmo(a). Júpiter pode indicar magos que usam da magia negativa para manipular energias densas devido a crenças que prejudicam tanto ele próprio quanto aos outros. No entanto, segundo alguns autores, se Júpiter estiver aqui, ele pode indicar que os inimigos do nativo não têm força o suficiente de atingi-lo, que o mesmo irá conseguir se beneficiar e vencer mediante a estes ataques.
Outro fato interessante, por ser uma Casa que representa o inconsciente, o oculto e a escuridão, em alguns casos; se o Sol (luz) estiver posicionado na Casa 12, mas regendo o ascendente (que é o consciente) e sem estar aflito pelos maléficos, o nativo terá a consciência de seus medos e ansiedades, saberá lidar melhor com seus demônios internos; e eventualmente conseguirá tomar as medidas necessárias para cuidar da mente e do espírito, porém mesmo assim, se o mapa for diurno, a chance de o nativo ter problemas sérios com o pai é muito grande, ou outros traumas. Mas é necessário sempre analisar a configuração completa do mapa natal, para obter o testemunho preciso.
Enquanto que na Casa 06 fala de animais de pequeno porte, tais animais que nós temos o controle, a Casa 12 fala de animais de grande porte, como cavalos, bois, elefantes, e grandes animais marinhos que podem ameaçar a vida do nativo, qualquer animal em que o nativo não tenha o controle, pois a Casa 12 fala de todas as coisas em que o nativo não possui o controle; a Casa 12 também fala do trabalho árduo, da servidão, pois o ato de escravizar o outro é criar uma prisão em volta de si mesmo.
Na astrologia mundana a Casa 12 representa o sistema prisional do país, cativeiros, criminosos que estão escondidos, longe dos olhos das autoridades, pessoas que vivem nas ruas, mendigos, sociedades e seitas secretas de crenças duvidosas. Representa também instituições que são responsáveis por cuidar de pessoas debilitadas e enfermas, como os asilos, hospícios e hospitais. A Casa 12 por ser o Júbilo de Saturno também fala da velhice e do fim da vida.
A Casa 12 é complexa em seus significados, pois é uma multiplicidade de assuntos que podemos analisar; em resumo a Casa 12 juntamente com a Casa 06 para a Astrologia Tradicional, são locais que podem trazer todo tipo de infortúnio ao nativo, pois ambas são os Júbilos dos maléficos.
Para encerrar, deixo aqui uma cena do filme Possession de Andrzej Zuławski produzido em 1981. https://www.youtube.com/watch?v=l7PuXAsPl9c – Uma cena que relata um estado mental perturbado que por excelência reflete perfeitamente a Casa 12.
- Bruno Bernardes
--------------
"A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência."
-Mahatma Gandhi
Foto: A loucura, de Agnolo Bronzino.
Referências:
The houses, Temples of the Sky by Deborah Houlding
Hellenistic Astrology: The Study of Fate and Fortune by Chris Brennan
Os Júbilos Planetários e a Origem do Significado das Casas e das Triplicidades, por Chris Brennan - Tradução de Lucas Barreto.