“Houve um tempo em que éramos nômades. E muito antes de construirmos um lar para nós permanente, primeiramente construímos para nossos mortos. Pois são lugares onde voltaríamos as nossas andanças no sentido de retornar ao pó, então fazíamos isso para descansar, nos recuperar e honrar os mortos” E ao morrer, iríamos para de construir nossos lares, voltaríamos a morar com nossos entes queridos após a morte. Nós os enterrávamos abaixo de nós (Casa 04), sempre honrando-os e de certa forma sendo protegidos e nutridos por eles, mas com o passar o tempo, mudamos os nossos conceitos sobre os mortos, e começamos a temê-los – Livros de Sangue de Clive Barker.
Hoje é dia de Finados, que nos coloca em reflexão a nossa finitude, devido a isso muitos se reúnem em um costume, criando uma festa aos mortos com o intuito de se juntar aos mesmos, com nossos ancestrais e honrá-los. Na antiguidade a linha que separa o mundo físico dos mundos mortos era bem tênue, e ainda é para falar a verdade, e muitos povos e tribos ainda se conectam com seus entes queridos falecidos, no intuito de direcioná-los a paz. Mas devido as mudanças de tempos, a maioria das pessoas se afastou desse costume.
Na astrologia tradicional, as casas ligadas a morte, é a Casa 08, a Casa 07 e a Casa 04. A Casa 08 não aspecta no ascendente, vou explicar esses fatores mediante ao movimento do Sol (que é a vida, consciência e vitalidade) em seu movimento horário, ele nasce no ascendente (Casa 01/vida e consciência) e um pouco antes do anoitecer, ele passa pela casa 08, não aspectando o Ascendente, logo é uma casa aversiva a vida. Por isso a Casa 08 fala sobre testemunhos e decretos sobre a morte. No mapa do Thema Mundi, o Sol fica localizado na segunda Casa, e Saturno (Outro) planeta ligado a morte) rege a Casa 08.
A Casa 07 é o poente (se no ascendente/Casa 01) o Sol amanhece, no seu outro eixo Casa 07, ele cai na noite, pois é devido a isso que essa casa é chamada de Poente, pois ela nos mostra o pôr do sol, da ocultação do Senhor da vida, ou seja da ocultação da luz, devido a isso, a morte também está presente aqui .No mapa do Thema Mundi, Saturno se localiza nessa casa e rege a mesma se opondo ao Ascendente. Logo também é uma casa que também fala da morte, de nossos inimigos que podem nos colocar em perigo, contrariando a nossa vida.
A Casa 04 (O Fundo do Céu) - o Subterrâneo. O Sol em seu sentido horário, quando ele passa pela quarta casa, ele passa pelo Subterrâneo (ou falando de uma forma metafísica) ele transita pelo mundo dos mortos. Muitos autores dizem que é a morte simbólica do Sol. Segundo Vallens, diz que a depender de aspectos benéficos dos senhores dessa Casa, "os nativos receberão revelações de deuses e por meio de visões de formas fantasmagóricas". É uma casa que fala do final da vida. E lá que resiste os nossos mortos, pois a Casa 04 fala de tudo aquilo que está enterrado abaixo da terra.
Marte e Saturno são os planetas que corrompem a vida, por serem secos, um é muito quente, como Marte (inflama, causa doenças, violência, ataques, assassinatos, guerras) e Saturno por ser muito frio (junta isso a secura) fala da paralisação dos membros internos do corpo, fala exclusivamente da própria morte em si, da putrefação, das morte e dos locais onde ficam os mortos, como o cemitério.
Hoje, o dia de finados veio para nos lembrar dos mais de 160 mil mortos pela pandemia, além de outros que partiram do mundo físico devido a outras causas de morte, mas infelizmente o Brasil está em quarto lugar no mundo com mais mortes de Covid-19, e além desses casos o dia de Finados é também para honrar nossos ancestrais de outrora. Nem entrarei no assunto do caos que governa o país, pois quem escolheu esse governo foram nós mesmos, e aqueles que não escolheram, não fazem nada a respeito, todos nós temos uma porcentagem de culpa, sei que a pandemia está ligada a eventos mundanos e isso não está ao nosso controle, devido ao destino, mas a irresponsabilidade com medidas de segurança foi um modus operandi de matar os mais vulneráveis. É proibido em alguns municípios irmos ao cemitério para honrar nossos ancestrais, mas no dia da eleição é obrigatório que todos nós saiamos de nossas casas para votar.
´Luto pelos mortos, e luto pela humanidade”.
Escrevi esse texto, na segunda-feira, dia das almas, com o Saturno (o senhor da morte) se ascendendo no horizonte leste. O Sol está na Casa 11 (Casa do Bom Espírito) e regendo a Casa 08 por domicílio e a Casa 04 por exaltação.
Aos meus ancestrais, meu respeito por vocês, minha devoção.
- Bruno Bernardes