SATURNO POR ABRAHAM IBN EZRA
Saturno é o planeta superior, e todos os ⟨outros⟩ planetas
dão seu poder a ele quando o conjugarem ou o aspectarem. (Creio eu, que qualquer planeta que toca Saturno, o poder do outro planeta é diminuído)
Ele rege o chumbo puro, túmulo e latrinas, e qualquer árvore cujo fruto seja de odor ruim ou fedorento.
Seu sabor é azedo e amargo, é frio e úmido quando está no perigeu, e frio e seco quanto está no apogeu.
É o planeta do engano (por isso rege a simulação, a mentira, o personagem, as mascaras - as artes cênicas)
É o planeta do pensamento excessivo que causa preocupação, medo e pavor (Saturno está ligado ao pânico, ao medo que nos paralisa)
No corpo humano rege principalmente o baço, a parte escura do olho e a orelha direita.
Das pessoas rege os idosos, os indigentes. No oficio rege os pedreiros, coveiros, os artesãos e os curtidores (curtidores são pessoas que trabalham com as peles de animais mortos, arrancando a mesma para fazer algum tecido como o couro, ou manter sua imagem intacta conservando sua imagem - ou seja, Saturno rege a taxidermia)
Saturno rege os demônios (nesse sentindo, é devido a Saturno se alegrar na casa 12 - conhecida como Mau Espirito - logo Saturno rege os espíritos nefastos) além de reger a melancolia e todas as doenças da mesma. Rege as deformidades do corpo e da mente, e todas as doenças que não tem cura (doenças crônicas) Saturno também rege os furúnculos secos (doenças da pele).
Sua imagem, é um anjo da morte em queda do céu, causando mortes em avalanches e afogamentos.
Rege as pessoas de peles morena (caso Saturno seja o dominador da natividade ou do ascendente) seus olhos sempre estão com a pálpebra baixa, os olhos quase que fechados, uma postura como se tivesse algo em suas costas, como uma sombra ao entorno, devido a sua melancolia.
Das ciências rege a teologia, a filosofia e a metafisica. Com o Sol, indica pessoas digas de suas crenças. Com a Lua indica pessoas que respeitam suas tradições.
Rege o Sabbath ( os sábados) e as quartas feiras a noite. Rege os burros entre outros animais, como os camelos, é um planeta masculino.
- Abraham Ibn Ezra’s Introductions to Astrology