quarta-feira, 25 de maio de 2022

ALGOL

 ALGOL

- Estrelas fixas

Escrevi esse artigo em 2019, e aproveitando que Mercurio em breve irá se juntar a Algol, trouxe pra vocês de uma forma mais resumida. O mito de Medusa e como Algol se espelha dentro da Astrologia Tradicional, junto com algumas complementações.



1- Caput Algol, a estrela beta da constelação de Perseu; atualmente se alinha a 26°25’ de Touro. Na Astrologia, é uma das estrelas mais temidas ao se deparar com a mesma em um mapa, independente do tipo da questão ou leitura; ela é temida, pelo fato de representar a Cabeça de Medusa, ou na sua tradução mais crua, o Olho do Demônio (do árabe Ras Al’Gul); Segundo o mito de Ovídio; Medusa era uma bela jovem, era sacerdotisa de Athena, era bela e todos os homens a desejavam; era invejada por outras mulheres, mas o Deus dos Mares; Poseidon a possuiu, enlouquecido pelo desejo que tinha por Medusa, invadiu seu íntimo; violando o seu corpo dentro do templo de Athena, e como lição, Athena joga em Medusa uma maldição a transformando em um monstro diabólico, seus cabelos se tornaram serpentes e quem olhasse em seus olhos, se transformaria em pedra. Assim ninguém mais olharia para Medusa e nem sentiria atração pela mesma. 

2- Porém, em outra versão, segundo Hesíodo, Medusa já era monstro, era uma das Gorgonas, tendo duas irmãs, Esteno e Euríale, filhas de Forcis e Cetus, consideradas divindades marinhas. As Gorgonas também eram irmãs das Greias, outras três irmãs, filhas também de Forcis e Cetus, muitas vezes confundida com as Gorgonas, as Greias tinham cabelos brancos, um aspecto ainda mais monstruoso e possuíam somente um olho e um dente. Em uma outra versão, Perseu decapita Medusa e dá a sua cabeça de presente a Athena. Pois a mesma tinha se deitado com Poseidon por livre e espontânea vontade. Na realidade, temos várias versões. Em outra versão, Athena transformou Medusa em um monstro para proteger a mesma dos abusos dos homens e dos deuses e que na verdade ela era bela e que qualquer homem que se aproximasse dela, se tornava pedra.  Em outra versão, Na Teogonia de Hesíodo, ele conta como Perseu cortou a cabeça de Medusa e de seu sangue nasceram Chrysaor e Pégaso, sendo o Chrysaor um gigante de ouro e Pégaso o famoso cavalo alado branco.

3 -Então fica a dúvida, como interpretar Algol, a estrela relacionada ao mito de Medusa, dentro da Astrologia Tradicional? Sendo bem sincero eu não sou doutor em mitologia grega, quem quiser comentar, falando das versões e autores, fiquem a vontade. Independente das versões que eu li em todas ela acaba sendo decapitada, sendo a única mortal das Gorgonas. Então, é considerada uma estrela infeliz para muitos autores clássicos. Uma estrela maléfica. Ptolomeu colocou Algol sendo de natureza de Saturno e Júpiter. Sendo um estrela tanto de destruição e morte (Saturno) quanto de proteção espiritual (Júpiter).

4- Por outro lado, a Cabeça de Medusa, se tornou uma figura simbólica de proteção, inclusive Medusa do grego significa A Guardiã ou a Protetora; os antigos esculpiam sua cabeça e colocavam em suas portas para afastar o mal e os inimigos, e também os maus espíritos. No submundo de Hades em seus portões, também havia a cabeça da Medusa, pra que nenhuma alma saísse dali. Nas guerras, nos escudos dos guerreiros sua cabeça esculpida ia de frente contra os inimigos, guerras tais quais expandiam um grande rio de sangue; alguns venciam, outros perdiam, em um cenário. Algol mira seu olhar nesta justiça cruel, alguns se libertam da guerra através da vitória, enquanto que outros devem morrer; faz parte de um equilíbrio que nós seres humanos ainda não entendemos, pois estamos longe de sermos deuses.

5-Até nos dias de hoje, a cabeça de Medusa, é usada como Amuleto como meio de proteção, para afastar o mal e as energias maléficas; o olhar de Medusa assusta e petrifica, ou seja, ela também é um símbolo de proteção, por ter a natureza de Júpiter (proteção). Mas ao mesmo tempo destrói na mesma proporção que protege. Também possui a natureza de Saturno, planeta dito como o Grande Maléfico, representando tudo àquilo que nos limita, paralisa, entristece, representa a falta, o vazio, a frieza e a secura, representa a petrificação e a putrificação, tudo aquilo que se esvai, é o planeta que faz a nossa carne voltar ao que sempre foi; ou seja; a pó. Saturno é o submundo dos mortos, é a morte em si. Algol é a justiça por ser de natureza de Júpiter, e ao mesmo é uma sentença Cruel (Saturno).

6-Algol, representa a decapitação da cabeça de Medusa, por isso ela também está ligada a perca do controle da mente, está ligada a insanidade e a loucura que nos paralisa, por ser de natureza de Saturno, segundo Freud Medusa está ligada a castração sexual por represália à figura maternal que já ocorre na infância. Também muito presente em mapas de indivíduos que sofrem de transtorno mentais graves. Além também de representar sufocamento, doenças na garganta, cegueira, isolamento, obsessão, e em níveis mágicos, quando o indivíduo está desequilibrado, pode representar possessões ou presença de maus espíritos. Que precisam ser eliminados. Por outro lado, Algol pode representar proteção e mediunidade, devido as suas serpentes trazerem da coroa, do alto da cabeça um conhecimento divino tanto da vida, quanto da morte. Um dom espiritual poderoso de proteção, que pode se tornar uma maldição se o indivíduo usar essa força de forma errada.

7-Algol a Estrela fixa do firmamento que nos indica má sorte, na astrologia tradicional é a estrela mais maligna entre todas as outras; no entanto; Medusa quando fora decapitada, seu sangue que escorreu da veia direita era um remédio que podia ser usado para salvar os doentes ou ressuscitar os mortos, o sangue que escorreu da veia esquerda era um veneno que paralisava e destruía a tudo e a todos. Logo Medusa, tem duas facetas, a que salva e protege (Júpiter) e aquela que mata tragicamente sem piedade (Saturno). Logo chego à conclusão que se usada corretamente a “energia” de Algol; principalmente para nativos que tem no mapa esta estrela no Ascendente, na Lua ou no Sol; o que pode indicar um forte ímpeto de proteção, poder e justiça; mas como tudo na vida precisa de um equilíbrio, quanto mais poder, mais inimigos serão atraídos; não é à toa que pessoas poderosas hoje no mundo, precisam sempre de uma proteção como seguranças, guardas costas e etc, para que nenhum inimigo venha a lhe tirar o seu poder. 

8-Voltando para a versão de Ovídio, percebemos a opressão diante das mulheres, isto porque somente Medusa foi castigada, Poseidon por ser um Deus masculino não fora castigado. Algol sempre está relacionado a estes temas sobre justiça e injustiça, liberdade e prisão/opressão, quem é o oprimido, quem é o opressor na verdade? Algol sempre está ligada a abusos; enforcamentos, decapitação, sufocação, perseguições e injustiças, violências e agressões trágicas; tudo aquilo que tira a voz do poder feminino, é o próprio sufoco, é tudo aquilo que fere o seus direitos, sejam éticos, físicos mentais ou espirituais , é o ato de interferir e invadir, sem o consentimento. Algol também está ligada a estupros e violência contra mulheres.

9-“Quanto ao opressor, não posso dizer nada. Vocês na terra, com certeza, já sentiram sua presença distante – vocês que, sem saber, deram merecidamente ao facho pulsante o nome de Algol, a Estrela-Demônio. É para encontrar e conquistar o opressor que tenho lutado em vão por éons, aprisionado pelos fardos corpóreos. Hoje, irei como Nemesis, impondo a justa, ardente e cataclísmica vingança. Observe-me agora pelo céu junto à Algol”. H.P. Lovecraft

10-Quando um ente querido morre e faz a passagem, costumamos dizer de uma forma bem romantizada; que o céu ganhou uma nova estrela; e foi assim que Medusa/ sua cabeça se transformou em uma estrela após ser decapitada por Perseus, ela se tornou uma estrela no céu; ela se tornou Algol. Mas não olhem muito, a observem com cuidado.

Escutem: https://youtu.be/3giVFBtjBJg

Bruno Bernardes - Astrologia.

JÚPITER EM TOURO 2023

Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da L...