quarta-feira, 10 de maio de 2023

DODECATEMORIA




Dodecatemoria (ou duodécimo) ou simplesmente doze partes ou doze porções, é a subdivisão de cada signo zodiacal dividido por 12 partes, cada signo tem um espaço de trinta graus, dividindo 30 por 12, chegamos a uma fração de 2,5 cada, assim encontramos uma micro divisão no mapa zodiacal. Para descobrir a Dodecatemoria de um planeta ou ângulo, pegamos o grau e os minutos da longitude e multiplicamos por 12, o resultado do grau somamos com o resultado dos minutos divididos por 60, assim criando os graus de distância do planeta radical à sua dodecatemória. A partir deste cálculo podemos analisar as dodecatemórias de todos os planetas na carta natal, incluindo os ângulos (Ascendente, Meio do Céu, Fundo do Céu, e Descendente), assim vamos descobrir uma camada “secreta” do mapa, para chegarmos a testemunhos que não são visíveis a olho nu na carta natal radical. Assim cada planeta vai alcançar uma fração da dodecatemória na eclíptica, mostrando então uma camada nova para testemunhos complementares refinando a análise com mais detalhes.

A Dodecatemoria pode ser usada em cartas natais, eletivas, horárias, revoluções e até em mapas de nações – o que importa mesmo é a interpretação. A Dodecatemoria surgiu antes da era helenística na Babilônia, e muitos autores como Manilius, Dorotheus de Sidon, Vettius Valens, Paulus Alexandrinos, Ptolomeu e principalmente Firmicus Maternus usaram as dodecatemórias em suas obras, “Firmicus afirma que tudo que está oculto no gráfico pode ser revelado pelas dodecatemórias”. Masha’llah, um astrólogo judeu persa, usava a dodecatemória do ascendente e do regente do ascendente, para descobrir intenções ocultas do consulente em horárias.

A interpretação varia de autor para autor, o jeito mais simples é ver as Dodecatemorias dos planetas e como elas se aspectam com os planetas e ângulos natais, além também de ver a força e dignidades que o planeta ganha ou perde, (domicílio, exaltação triplicidade, termos, face, ou exílio e queda) – Exemplo fictício bem simples; um governante da nação, analisa-se o Sol como seu reinado, mas o mesmo tem Sol em exílio e cadente e ainda sofrendo aflição dos maléficos, mas pela dodecatemória do Sol, o mesmo cai no ângulo do MC e fica em domicilio recebendo aspectos das fortunas Vênus e Júpiter natais e em trígono com a Lua natal, assim ganhando a notoriedade pública, mesmo tendo significadores de governança e liderança ruins no mapa radical.

De qualquer forma é preferível que Vênus e Júpiter fiquem em casas angulares em relação ao mapa Natal radical, ou caia nos signos da Lunação anterior ao Nascimento, Lua, Sol, Parte da Fortuna ou Mercúrio, e que os planetas maléficos não se interajam com os doadores de vida (Lua e Sol) ou com o regente do ascendente e Parte da Fortuna, e com os regentes da mente (Mercúrio e Lua), também é preferível que os maléficos não caiam em casas angulares. (1,4,7,10). 

Um exemplo que posso dar é de Helena Blavatsky, uma ocultista do século 19 que formou a Sociedade Teosófica que visa sobre “doutrina, lei, dever, direito, justiça, virtude, carregando o lema “Não há Religião superior à Verdade” (o que no mínimo são palavras chaves para Júpiter e Sol) Blavatsky nasceu com o regente da 9 sendo Júpiter, e a dodecatemória de Júpiter conjunto ao Sol em Leão, testemunhando a espiritualidade e seus ensinamentos. Outra curiosidade no mapa dela, é a morte precoce da mãe, que morreu quando ela tinha 11 anos de idade, a Lua é a mãe, e a Dodecatemoria da Lua está no signo de Saturno (Regente da 8), segundo Rhetorius quando a Lua cai em signo de Saturno ou sobre Saturno a mãe será subjugada ou vítima, ou sofrerá algum tipo de dano, e a Dodecatemória de Saturno cai sobre a Lua Natal, testemunhando a morte precoce da mãe; olhem o mapa abaixo - (os planetas exteriores são as posições das Dodecatemorias)


Outra coisa interessante é que Blavatsky era médium e tinha contato com os mortos entre outros seres como Anjos e Daimons, ela nasceu com o regente do ascendente e da Fortuna na Casa 04 (um local que segundo Valens fala de magos que vão ter "revelações de deuses através de visões de formas fantasmagóricas"). Junta-se isto ao fato da Lua estar fazendo trígono a Júpiter Natal e aspectando a dodecatemória de Júpiter, testemunha-se seus dons psíquicos e mágicos, e como está recebendo conjunção da Dodecatemoria de Saturno – regente da 08 e 07, locais que falam da morte, mostra-se o seu contato com o mundo oculto e com os espíritos.

De qualquer forma é preferível que Vênus e Júpiter fiquem em casas angulares em relação ao mapa Natal radical, ou caia nos signos da Lunação anterior ao Nascimento, Lua, Sol, Parte da Fortuna ou Mercúrio, e que os planetas maléficos não se interajam com os doadores de vida (Lua e Sol) ou com o regente do ascendente e Parte da Fortuna, e com os regentes da mente (Mercúrio e Lua), também é preferível que os maléficos não caiam em casas angulares. (1,4,7,10). 


- Bruno Bernardes


Referências: 

Astronomica de Marcus Manilius 

Mathesis de Firmicus Maternus

Anthology de Vetius Vallens

Carmen Astrologicum de Dorotheus de Sidon

On Hidden Things de Masha'llah

Se você gostou do artigo, comente, compartilhe nos stories. Comentem abaixo quem gostaria de uma mini-aula do cálculo da dodecatemória gravado em vídeo, de como é feito detalhadamente e como interpretar.


JÚPITER EM TOURO 2023

Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da L...