O MAPA ASTRAL DE UM LUNÁTICO - CASOS DE INSANIDADE SEGUNDO VETTIUS VALENS, PARTE 1

 O MAPA ASTRAL DE UM LUNÁTICO

CASOS DE INSANIDADE
SEGUNDO VETTIUS VALENS,
PARTE 1



É muito interessante quando começamos sair do básico da astrologia, e começamos ir para camadas mais profundas dos astrólogos clássicos, isso ocorreu-me em 2017, quando ao ler a obra de Valens, me deparei com as quase centenas de exemplos de mapas que ele nos mostra aplicando todos os assuntos de um mapa, quando ele chega na parte de doenças e partes afetadas do corpo no seu segundo livro de sua antologia, ele dá pistas de uma como pessoa nasce com traços inconstantes mentais (com traços de loucura, possessão, de aspectos que levam o nativo a ter convulsões, delírios, e visões “fantasmagóricas”, ou nativos que sofrerão de insanidade)
Valens relacionou aflições à Lua com condições que hoje seriam chamadas de "loucura" ou "doença mental". Ou simplesmente termos como Lunáticos. Em suas Antologias, ele descreveu a Lua como significadora da natureza mutável do corpo e da mente, que quando afligida por planetas maléficos como Saturno e Marte, poderia levar à estados emocionais e mentais instáveis.
Meu comentário: Creio que as pessoas ditas como Lunáticas antigamente, estavam na linha tênue da alta inteligência e mediunidade, que quando não bem canalizada, leva o nativo a loucura. Outro Astrólogo, Ficinio. Diz que a inteligência só é "alta" em pessoas que tem um grau de loucura, na sua obra Três Livros sobre a Vida. (De vita libri tres)
E um dos casos mais conhecidos, é quando Valens dá um exemplo de uma natividade, de um homem lunático. Antes do exemplo ele cita alguns aforismos para ligarmos os pontos mediante suas técnicas, um deles são:
“Se o regente da Fortuna ou do Daimon estiverem na Casa 3 da Deusa ou na Casa 09 de Deus, e estes forem aspectados por Marte e Saturno, os nativos dessa carta serão lunáticos ou delirantes, ou serão videntes”.
Ou seja, no caso aqui, o nativo pode ser um louco desvairado sem controle nenhum de sua mente, mas ao meu ver, também pode ser um médium muito bem treinado com suas faculdades mentais, tendo visões mediúnicas, como Chico Xavier por exemplo,
Mais adiante ele cita outro aforismo: “Se Saturno ou Marte aspectar o grau da Lunação Anterior ao nascimento (Lua cheia ou nova) os nativos sofrerão de possessão e loucura”
O termo Daimon qual ele se refere é o Lote do Espirito, Lote relacionado ao Sol, ligado a consciência, intelecto, alma e espírito.
O exemplo que Valens dá é o seguinte mapa: “Sol, Saturno em Capricórnio, Lua em Escorpião, Júpiter em Leão, Marte em Peixes, Vênus e Mercúrio em Aquário, Ascendente em Virgem, Fortuna em Escorpião, Daimon em Câncer. Saturno aqui está em oposição ao Daimon, que influencia as qualidades intelectuais e espirituais, e Saturno aspectou a Lua Cheia, que era a fase anterior ao nascimento. O governante do Lote da Fortuna estava em oposição ao Ascendente. O nativo tinha um ferimento nos lugares predestinados, pés doloridos ou inchados ou é – mais significativamente – ele era um lunático.
O que ele quis dizer? O Lote do Espirito estava em oposição a Saturno na hora do nascimento, e a ultima Lunação antes do nativo nascer, Saturno aspectou o grau da Lunação, indicando então problemas que alteram o estado comum da mente, fazendo do nativo um lunático, aqui ele não fala que o nativo foi uma pessoa boa ou má, apenas diz que ele foi lunático. Lunático é um termo que é usado para definir pessoas que vivem no mundo da lua, mas, que também pode ser uma pessoa que tem assim dizer “dons lunares”, de profecia, de ter facilidade com oráculos, mediunidade ou de pessoas que tem "doenças psíquicas graves". Olhem o mapa que Valens cita no próximo gráfico.



Seguindo as regras de Valens, o regente da Fortuna é Marte (um maléfico) e se opõe ao Ascendente. Marte está em Peixes, por isso o nativo tinha problemas nos pés.
O regente do Lote do Espirito é a Lua que está na Casa da Deusa, em queda, porém dentro de seita. Aqui já mostra a capacidade do indivíduo a assuntos místicos e lunares, contato com a linguagem de outras inteligências, ainda mais por estar conjunta ao Lote da Fortuna.
Saturno em Capricórnio está em oposição ao Lote do Espirito em Câncer e se analisar o mapa, a Lunação anterior ao nascimento a Lua era cheia e estava em Câncer, se opondo a Saturno, que para Valens era um caso que leva o nativo a loucura e insanidade.
Outras complementações: Mercúrio que rege o ascendente, está na Casa 4 a partir do Lote da Fortuna com Vênus, o que indica sua capacidade de falar com os mortos através de crises e desconforto, só que essa capacidade o adoecia (Casa 6), e provavelmente o levava a crises “lunáticas” (pois Mercúrio e Vênus estão na Casa 12 derivada do regente do Lote da Fortuna e estão na Casa 6 a partir do Ascendente, ambos fazendo oposição a Júpiter na 12 e regente da Casa 4.
Se trata de um mapa de uma pessoa que tinha as faculdades mentais afligidas devido a alguma alteração no sistema nervoso, que levava o nativo a ter comportamentos lunáticos, devido uma mediunidade não tratada adequadamente. Então provavelmente a pessoa poderia ter convulsões, crises profundas mentais, que eram confundidas com possessão. Mas, somado a outros fatores, o possível lunático era um indivíduo que possivelmente tinha capacidade oracular, capacidade mediúnica e acesso a mensagens do mundo espiritual.
Conclusão: Valens colocou esse exemplo na parte que se refere às aflições sejam físicas ou mentais, das partes afetadas do corpo e da mente, cada signo vai predizer uma ou algumas partes do corpo humano. O termo lunático é exatamente essa linha tênue entre uma mente muito prolífera e fértil à imaginação, à alta inteligência e sensibilidade psíquica e emocional que senão tratada adequadamente, mesmo que o indivíduo seja um gênio, o mesmo pode perder o controle das suas faculdades mentais. Muitos astrólogos e oraculistas são lunáticos, pois conseguem alterar o estado mental para uma observação celeste que somente um louco pode conseguir. Mas, a minha pergunta é: Vocês estão cuidando bem da saúde mental e emocional de vocês? Nesses tempos tão modernos e adoecedores?
- Bruno Rafael Bernardes
ME SIGAM LÁ NO INSTAGRAM: instagram.com/brunobernardes.astrologia

Postagens mais visitadas