Reflexão sobre Aforismos Astrológicos - Marte em Capricórnio e o deleite pelo derramamento de sangue
Reflexão sobre Aforismos Astrológicos
Marte em Capricórnio e o deleite pelo derramamento de sangue
“Marte ocidental em Caranguejo, não contemplado por Saturno, Júpiter, Vénus ou pelo Sol faz um bom flebotomista; mas, se Marte estiver em Capricórnio, faz um destruidor de homens e alguém que se deleita em derramamento de sangue. - O Centiloquium de Hermes”
Vamos a algumas considerações sobre aforismos.
Aforismos não são sentenças, nem toda pessoa de Marte em Capricórnio irá gostar de ver o sangue jorrando de forma literal pelas suas próprias mãos, mas, pode, por exemplo, gostar de filmes de terror de slasher e gore, ou simplesmente o nativo pode ser um ótimo cirurgião, pois em boa parte do seu tempo, vai estar contato com sangue e com o interior do corpo humano, e está tudo bem. Além, também de que, uma posição sozinha não define uma atividade, ou uma ação ou qualquer testemunho. O aforismo é uma pista, um ponto de partida para que nós astrólogos juntemos as peças do restante do Mapa Natal. Eu quero acabar com a fama que Astrologia Tradicional é determinismo ou uma às caça as bruxas
Pra explicar isso, é necessário um livro. Mas, me surpreendi ao buscar no Astro Databank do Astro-Seek a quantidades de assassinos que tem Marte em Capricórnio, mas, mesmo assim, eu mesmo tenho essa posição celeste e sempre me interessei pela área da perícia, já tirei sangue das pessoas em um curso de análises clinicas pelo Flebotomia que é o ato de tirar sangue para fins de exames clínicos, para fins de estudo e oficio. Meus caros, contexto é tudo.
Vamos a ume exemplo de uma figura história e controversa, que serviu de inspiração para os filmes, livros e todo tipo de arte ligada à vampiros, estou falando de Vlad III, o empalador, o seu sobrenome é Drăculea que significa Dragão, isso devido a sua família pertencer a uma ordem de guerreiros chamada de Ordem do Dragão, com modus operandi semelhante da Ordem de São Jorge. Lembrando que Vlad antes de ser “vampiro dos filmes hollydianos” ele era um político, veio de uma família real de governantes e líderes de exércitos e generais. Em outras palavras, Vlad III era um guerreiro. Porém, ele não era muito misericordioso com seus inimigos, especialmente com os turcos. Ele empalava com suas próprias mãos todos seus inimigos de forma lenta e tortuosa, o que gerava muito derramamento de sangue. Mas, lembrando aqui, pessoal, que o contexto de Vlad, naquela época, esses atos, até certo ponto “fazia parte da normalidade”, Porém, seus métodos de tortura, assustou até os outros guerreiros mais sanguinários. Vejam o mapa abaixo
O Ascendente está a 29 grau de Leão, interessante que o Ascendente está conjunto a uma estrela chamada Thuban, que é a estrela Alfa da constelação do Dragão. Sim, ele nasceu em 1431 e as estrelas fixas estavam em graus diferentes, hoje é Régulos que fica nesse grau.
O Ascendente se encontra nos termos e face de Marte, que segundo Valens, esse local vai indicar “homens” vis, hediondos, monstruosos e destrutivos. A Fortuna se encontra também nos termos de Marte, enfatizando ainda mais o lado sanguinário de Marte em Capricórnio.
O Regente do Ascendente (o principalmente motivador do nativo), o Sol está no signo noturno de Marte, em Escorpião, na casa do Subterrâneo, e está em aspecto exato com Marte em Capricórnio (tendo uma recepção simples) Marte gosta do Sol, e Marte está na Dodecatemoria de Leão, no signo do Sol, assim unindo a violência exaltada de Marte em Capricórnio ao seu Espirito.
Porém, o Lote de Eros (algo relacionado a prazer e deleite) se encontra na Casa 8 e também nos termos de Marte e Face de Marte, apesar de Lote do Eros estar no signo de Júpiter, Júpiter se encontra exilado e também na Face de Marte, e na Dodecatemoria de Escorpião (signo de Marte)
O Lote da Ousadia (Lote pra detectar a capacidade do nativo a derramar sangue) se encontra também nos termos e triplicidade participativa de Marte, a Lua que é co-significadora da alma e da mente do nativo está no signo de Vênus e Vênus está co-presente a Marte e Saturno, Vênus fica então na exaltação de Marte e no domicilio de Saturno, na Casa 6, uma casa ligada a militares, guerras e infortúnio, e tanto Vênus, Marte e Saturno se alinham na Casa 5 a partir da Fortuna, então criando então o deleite e o prazer pelo derramamento de sangue e pela guerra.
Marte troca recepção com o maléfico maior, Marte está no domicílio noturno de Saturno enquanto Saturno está na exaltação de Marte, em aspecto com o Sol, ou seja, derramar sangue era uma motivação do seu espírito .
Notem que foi preciso fazer várias conexões e mapeamento de pontos no Mapa, para comprovar o aforismo, pois ele em si só, isoladamente não vai testemunhar sua citação em si.
Conclusões e reflexões. Aforismos não são pontos de fatalismo e sim pontos de direção, Firmicus Maternus em seus vários exemplos de posições isoladas, reforçava sempre que era obrigatório ver o Gráfico (o MAPA) como um todo. Então, a ideia do Aforismo é um exercício de delineação, e não algo DETERMINADO, E DIGO MAIS, o aforismo, sendo bom ou ruim, é apenas um viés de complementação depois de uma análise criteriosa do Mapa e do contexto social do individuo/consulente.
- Bruno Rafael Bernardes.



