CASA 12 SEGUNDO RHETORIUS O EGIPCIO E O MAPA NATAL DE MARCOS MATSUNAGA

CASA 12 SEGUNDO RHETORIUS   O EGÍPCIO

A Casa 12  é chamada de Mal Espírito e ela se "ascende antes do ASC" e é uma casa metacósmica (A palavra metakosmos 'metacósmico' é incomum. Mas o termo 'metacósmico' é aplicado a todas as casas cadentes, então provavelmente significa simplesmente 'após a casa cósmica', ou seja, 'após a casa angular', já que a palavra kosmikos se refere às casas angulares). Notem que após a Casa Angular o cosmo se organiza ao movimento horário dos planetas, e não anti-horário, por exemplo, o Sol nasce na Casa 1 (casa cósmica e angular) quando o ascendente muda de signo, o Sol vai para a Casa 12 (Casa metacósmica e cadente) e assim por diante, até as estrelas chegarem no seu local de descida (Casa 8) e depois morrerem simbolicamente na Casa 4 (o local de Hades - fim da vida)



A Casa 12 significa problemas relacionados a inimigos ocultos, emboscadas, escravos e animais quadrúpedes, e todas as coisas que acontecem antes da hora do nascimento, tanto para a mãe quanto para aquele que está prestes a nascer, já que este signo ascende antes da expulsão do feto.

E é escolhida como a casa de Saturno, visto que através do fluxo das águas o feto é expelido, e porque o recém-nascido é colocado no meio da vida e da morte, sendo observado por Saturno e Marte em oposição. (creio que, observado por Saturno, porque a Casa 12 é a alegria de Saturno, e Marte por oposição, pelo fato de que Marte se jubila na Casa 06, então se opondo a casa 12, Rhetorius vê como esses planetas fosses observadores de um evento)

Agora, se os maléficos estiverem na Casa 12, causam nascimentos desfavoráveis com doenças corporais graves, com possíveis cortes ou ferimentos nos pés (Casa 12 é associada aos pés na Astrologia Médica) e causa a destruição de escravos e inimigos. (Aqui vejo algo interessante, para Rhetorius os maléficos nesta casa, apesar de causar doenças e nascimentos defeituosos, eles aqui, destroem os inimigos do nativo) 

Mas se a Fortuna estiver aqui nessa Casa e os maléficos a aspectarem, eles irão causar danos ainda maiores como danos físicos e (psíquicos) ao mesmo tempo. 

Da mesma forma, os benéficos causam danos se estiverem na Casa 12, e todo seu benefício é anulado. A presença do Sol declara que o nativo nasceu de um pai que é escravo (hoje, podemos dizer um pai que nasceu pobre, que é refém da marginalidade, e trabalha muito ao ponto de não conseguir sustentar o nativo) ou que o pai foi expulso da sua própria família, sem pátria, ou que o pai passa por muitas injustiças. A Lua causa o mesmo, só que com a mãe. E a presença de Júpiter nessa casa provoca a revolta dos inimigos. Vênus aqui na Casa 12 causa danos ao baço, “dá depressão nervosa e hipocondria”. E se o Sol estiver com Marte e Mercúrio em aspecto com Saturno nessa casa, o nativo será infeliz por toda a sua vida. 

Saturno no signo ou na casa do Mal Espirito em um mapa noturno, causa a perda de heranças, além de provocar perigos e conspirações de escravos e inimigos ocultos, causa perseguição ao nativo, daqueles que são mentalmente perturbados e pervertidos (ou seja, aqui, pode ser muito bem aquele Stalker que lhe persegue de forma criminosa, ou emboscadas de pessoas mentalmente erráticas e paranoicas). Mas, se Saturno estiver aqui e o mapa for diurno, Deus terá misericórdia da sua alma. Mas, se ele estiver em quadratura ou oposição a Lua, o nativo cairá em puro declínio psíquico e corpóreo sendo totalmente inconstante não tendo controle de sua mente a não ser que Júpiter aspecte todos estes mencionados e mitigue os males mencionados, porém, eles podem sofrer de doenças crônicas, de dores internas que causam males mentais. 

Júpiter na Casa 12 causa conflitos, perigos e conflitos de interesses com superiores. 

Marte na Casa 12 é a maior causa de doenças de todos os tipos, causam perigos (assassinatos e emboscadas) traições, condenações, problemas com subordinados e funcionários. Porém se o Mapa for noturno esses males mencionados são diminuídos e moderados. Porem, se Marte estiver no Fundo do Céu e o Sol estiver acima do horizonte, ele se torna um Deus cheio de angústia, causando destruições.

O Sol na Casa 12, como já fora mencionado, torna o pai inferior, subordinado, pode sofrer ferimentos graves e doenças crônicas, ou pode ser preso de forma injusta (se tornando cativos)

Mercúrio na Casa 12, dá poder ao nativo à assuntos importantes, cuidam e administram empregados e subordinados. Mercúrio neste local pode causar danos ao nativo devido aos assuntos alheios (ou seja, o nativo pode vir a sofrer de fofocas, vão falar dele pelas costas, isso é relativamente comum hoje com tantas redes sociais, mas aqui, no caso, eu vejo algo mais pesado, ao ponto de inventarem mentiras, calúnias e injurias contra o nativo, algo bem mais grave do que uma fofoquinha) mas, o nativo irá se beneficiar desses assuntos (talvez os assuntos alheios lhe denote algum tipo de notoriedade oculta repleta de inveja, comentarão sobre ele, mas de alguma forma, ele instigará a curiosidade alheia) Se Mercúrio estiver vespertino (isso é, estiver ocidental ao Sol) o nativo será um intrometido (sim, o vizinho ou vizinha fofoqueira, mas também pode ser um ótimo jornalista que com sua audácia consegue descobrir informações valiosas ao seu oficio, como vimos no filme o Abutre)

Mercúrio em boas condições na Casa 12 indica bons grafólogos, oradores, geômetras e poliglotas (que são eficazes em estudar várias linguagens) no entanto, Mercúrio na Casa 12 independente do signo o nativo pode vir a ter problemas na fala, mas, serão considerados mais sábios do que os demais (outros autores mais  como Maternus, dizia que Mercúrio na Casa 12 denota um nativo inteligentes) ao meu ver, também pode indicar superdotação. Mas se Mercúrio na Casa 12 for contrariado por Marte por oposição, quadratura ou má recepção, o nativo se torna maligno, e ele irá condenar os outros através de mentiras e falsificações, acusando inocentes e empregados, fazendo com que estes sejam acusados de forma injusta.  (aqui eu vejo, alguém plantando provas contra o outro para se safar, causando intrigas pesadas para se sobressair sob os outros, como cometer um delito e ao invés dele pagar a multa, ele usa o sistema para a passar a multa para uma outra pessoa inocente)

Vênus na Casa 12 causa inimizade com mulheres e são atingidos(as) por elas, pode indicar aqueles envolvidos com lascívia ou doenças mentais de natureza erótica (Parafilias). Vênus na Casa 12 também pode indicar que o nativo irá se casar com uma escrava, mas se Vênus estiver em boas condições, ele irá se casar com uma cortesã, razão pela qual esses nativos não possuem filhos e descendentes. Vênus na Casa 12 em um mapa diurno, os nativos são gravemente e violentamente arruinados por mulheres (ao meu ver, o nativo pode ser assassinado ou viver agressões físicas por uma mulher) o ferimento e o tipo de agressão vai depender da natureza física (do regente) do signo do qual é se encontra a Vênus na Casa 12. Olhem um exemplo de um mapa no próximo slide, de Marcos Matsunaga que foi morto pela sua ex companheira Elize Matsunaga

O regente do ascendente é um planeta benéfico que está na Casa 12 com Vênus, que segundo Rhetorius, “Vênus e Júpiter na casa 12 tem todos seus benefícios e alegria anulados” como fora mencionado anteriormente em destaque.

Vênus e Júpiter na Casa 12 estão à disposição de Marte, Marte oferece repulsa a Vênus e Júpiter, pelo fato de Marte estar no exílio de Júpiter e na queda de Vênus (Marte em Virgem) Marte está conjunto a Mercúrio, Mercúrio é o regente da Casa 07 – que é a Elize (Marte e Mercúrio em signo frio, indica uma pessoa fria e astuta) 

Rhetorius disse que Vênus na Casa 12 indicaria que o nativo se casaria com uma escrava ou cortesã (no mundo moderno – não há escravidão como no mundo antigo e Elize não era uma escrava) ela era prostituta de luxo e formada em técnico de enfermagem e muito bem estudada, ou seja uma cortesã, e ela ficou como amante dele, durante dois anos antes dele assumir ela companheira oficial, vale lembrar que Vênus na Casa 12 em conexão com algum maléfico (aqui temos Vênus em oposição a Saturno) causa lascívia e casos extraconjugais, o que foi exatamente o que aconteceu aqui. Marcos costumava a sair com várias prostitutas de forma desenfreada (dormir com prostitutas não é algo que eu acho negativo se realizado de forma consentida e tranquila, o problema sempre está no excesso, não sou moralista ao ponto, mas, Marcos era Lascivo e ele via essas mulheres como objetos e troféus)


Dez anos depois, Marcos teve outro caso extraconjungal (Elize agora era a mulher traída, já com uma filha com Marcos) Eliza planejou o assassinato dele, e o esquartejou. Ela é essa Vênus no signo Marte (o corte) Júpiter em oposição a Saturno e Saturno em oposição exata ao Lote do Espirito e Vênus, indicava que Marcos tinha problemas mentais de natureza erótica como Rhetorius indica (ele era diagnosticado como Ninfomaníaco) Vênus é o regente da Casa 06 e está na 12 (casas relacionadas a animais) Vênus está no signo noturno de Marte na Casa 10, Marcos tinha prazer (Vênus) de abater animais através da caça e pendurar seus crânios como troféus (Marte na 10) Algo que pessoalmente acho repulsivo. 

O regente do ascendente é Júpiter, planeta então que representa o corpo de Marcos, e Júpiter rege o Lote da Morte (As+R8-Cusp8) a Casa 8 derivada do Sol que é uma forma de ver como o nativo vai morrer é regida por Vênus, como Júpiter está na Casa 12 com Vênus, literalmente indica a ocultação do seu próprio corpo abatido por uma mulher (Vênus)  por uma mulher assassina e fria (Vênus em um signo frio e no signo de Marte e Marte conjunto a Mercúrio, ambos em signos frios – Premeditação calculada) Marte e Mercúrio na Casa 10, um assassinato notório que repercute até hoje nas notícias, em documentários e streamings.

Referências
Mathesis de Firmicus Maternus
Astrological Compendium de Rhetorius
Imagem: Judite e Holofernes é um quadro de inspiração bíblica, de Caravaggio, pintado em 1599.






Postagens mais visitadas