CICLONE E A POSSÍVEL FORMAÇÃO DE TORNADOS (Segundo Ptolomeu)
CICLONE E A POSSÍVEL FORMAÇÃO DE TORNADOS
Algo que eu gosto muito de estudar é Meteorologia, algo que eu não trago muito por aqui. Em previsões para tempo severos temos a Astrometeorologia. Ptolomeu em sua obra Tetrabiblus mencionou bastante a qualidade de eventos climáticos.
Eu vim trazer uma breve análise, analisando a última Lua Cheia que tivemos agora no último dia 4 de dezembro. Olhem o mapa do evento no próximo carrossel
Ptolomeu no Livro 2 no que diz respeito à *Sobre a Natureza dos Signos, parte por parte, e seus efeitos sobre o tempo*. Define a qualidade do clima e dos ventos.
O Ascendente abre em Câncer, e ali temos o planeta Júpiter, planeta que rege tempestades, ventos e trovões. Como está retrógrado, pode criar o que chamamos de ventos que se colidem em direções opostas.
A Lua que rege o grau do ascendente da Lunação está em Gêmeos, na segunda parte do signo, que para Ptolomeu, essa parte representa um clima temperado.
Mas ao se aplicar a uma oposição a Marte, a Lua se dirige para sua terceira parte em Gêmeos indica uma mistura de umidade destrutiva e irregular.
A grande quadratura de Marte que se aplica a Saturno em Peixes, pode ser o aspecto que causa irritabilidade atmosférica. A partir daqui eu mesmo vou dar minhas considerações. Marte é quente, seco, indo para combustão em signo mutável, em Sagitário que para Ptolomeu em sua boa parte sugere ventos, e tempo abrasante.
Saturno é Frio e Seco e está em um signo Frio e Úmido na última parte de Peixes que segundo Ptolomeu é quente. Notem a mistura do ar quente com o frio se formando.
Mercúrio que rege o grau da Lua, está em trígono com Júpiter e Saturno, está em Escorpião que segundo Ptolomeu ele é marcado por trovões e ventos, (aqui também adiciono os granizos)
A Quadratura de Marte com Saturno e Saturno em aspecto com Júpiter acidentalmente debilitado pelo movimento retrógrado pode indicar tempo severo, o que os meteorologistas chamam de "Cisalhamento do Vento": Ventos em diferentes altitudes que sopram em velocidades e direções variadas, podendo criar tempestades e tornados.
Principalmente pelo fato de Marte e Saturno estarem em signos duplos, que indica irregularidades no clima, com ar instável. Criando supercélulas com possibilidade de tempestades significativamente preocupantes
A mistura do ar quente (Marte) e abafado que vem de baixo (por estar no quadrante inferior do mapa) e com a Lua totalmente cheia pela luz do Sol cria uma irritabilidade atmosférica, a Lua é a principal marcadora de tempo e de mudanças climáticas, como ele leva a luz do Sol para Marte em aspecto de oposição, e sendo que a Lua está em um signo também quente e úmido e do Elemento Ar e depois aspecta Saturno por quadratura, é praticamente as massas de ar opostas em colisão, ou seja o clima quente e úmido se colide com a frente fria de Saturno em Peixes que está na parte superior do Mapa (em signo úmido) e em trígono com Júpiter retrógrado, ou seja os ventos quentes que vem de baixo por estar Marte em aplicação, quando encontra Saturno, a frente fria que vem de cima (Saturno é frio e seco), acaba criando o cisalhamento de ventos (que são ventos em direções opostas, ascendentes e descendentes) criando possíveis formações de funil. Com a formação já prevista de um Ciclone, com todos os aspectos mencionados, o clima fica favorável para formação de tornados.
Saturno está na dodecatemoria do seu próprio local, em Capricórnio, um signo de terra, os signos de terra regem a região sul e os de água a região norte. Já há previsão meteorológica de um Ciclone Extratropical que vai causar rajadas de ventos que podem chegar a 100 Km por hora em muitas regiões do Brasil, que vai atingir o Sul, Sudeste e Centro-oeste do país. Aqui no Sul, a preocupação mais alarmante é a de formação de tornados em regiões do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e parte do Litoral Catarinense e algumas cidades do Paraná. O que pode ocorrer em áreas densamente populosas que podem indicar riscos à vida humana.
Conclusão.
Essas considerações não é pra prever um Ciclone, pois ele já está em formação, com as mudanças climáticas dos últimos anos, o Ciclone e os aspectos mencionados pode favorecer para formação de tornados, que podem ser mais perigosos, pois seus ventos são mais violentos e podem destruir cidades inteiras como aconteceu em Rio Bonito do Iguaçu no Paraná em novembro de 2025. Ptolomeu, pela Astrologia pode nos dar pistas para entender fenômenos climáticos e meteorológicos pela ótica da Astrologia Clássica.
- Bruno Bernardes



