segunda-feira, 25 de junho de 2018

CÁLCULO DO TEMPERAMENTO

Bom como eu escrevi sobre os quatro tipos de temperamento, hoje trago um cálculo de exemplo para chegarmos a um temperamento predominante, mediante a nossa carta natal antes de tudo o que é temperamento? Resumidamente falando. O temperamento é a constituição que serve como base do ser humano, indicando o nosso caráter mediante aos nossos comportamentos básicos, que surgem desde quando nascemos que nos influencia até a morte, através de nossas ações e reações, sendo de pouca ou muita intensidade. Estas reações comportamentais sugerem o equilíbrio e o desequilíbrio que nosso temperamento pode causar em nossas vidas e em nós próprios, principalmente atuando no corpo físico, cada temperamento é uma secreção que fica em nossos corpos, que dependendo do excesso ou falta do mesmo, pode causar doenças físicas. Sabendo o nosso temperamento, podemos ponderar nossos hábitos físicos e alimentares, e também comportamentais, para que possamos cuidar melhor de nós mesmos. Há quatro tipos de temperamentos: Colérico, Sanguíneo, Fleumático e Melancólico.





Antes do cálculo, devemos saber as qualidades e as naturezas dos signos, planetas, estações e das fases da lua. 

Os Signos:
Os signos de fogo são de natureza quente e seca: portanto são coléricos
Os signos de terra são de natureza fria e seca: portanto são melancólicos
Os signos de ar são de natureza quente e úmida: portanto são sanguíneos
Os signos de água são de natureza fria e úmida: portanto são fleumáticos

Planetas:
Lua e Vênus são de natureza fria e úmida, portanto, são fleumáticos
Mercúrio e Saturno são de natureza fria e seca, portanto são melancólicos. Mercúrio pode ganhar outro temperamento se estiver aspectado fortemente com outro planeta.
Sol e Marte são de natureza quente e seca, portanto são coléricos.
Júpiter é de natureza quente e úmida, portanto é sanguíneo. 
 
As Estações do Ano: 
A primeira estação do ano é quente e úmida, portanto, é Sanguínea.
Ou seja, desde quando o Sol está em Áries, Touro e Gêmeos. 
A segunda estação do ano é quente e seca, portanto é Colérica.
Ou seja, quando o Sol está em Câncer, Leão e Virgem.
A terceira estação do ano é fria e seca, portanto é Melancólica.
Ou seja, quando o Sol está em Libra, Escorpião e Sagitário.
A quarta estação do ano é fria e úmida, portanto, é Fleumática.
Ou seja, quando o Sol está em Capricórnio, Aquário e Peixes.

Há alguns cálculos que diferenciam a natureza das estações de acordo com o hemisfério, no meu cálculo, ignoro isto.

As Fases da Lua:
Da Lua Nova até o Quarto Crescente é Sanguínea (quente e úmida)
De Lua Crescente até a Lua Cheia é Colérica (quente e seca)
De Lua Cheia até a Lua Minguante é Melancólica (fria e seca)
De Lua Minguante até Lua Nova é Fleumática (fria e úmida)
 
Existem vários cálculos para se calcular o temperamento do nativo, os mais famosos são as técnicas de Robert Zoller e Dorian Greenbaum, no entanto há algumas sutis diferenças em seus cálculos, por exemplo, no cálculo de Zoller, Vênus é quente e úmida, portanto, é sanguínea. O cálculo que vou deixar aqui como exemplo é seguindo à risca as naturezas tradicionais dos planetas. Segue abaixo as considerações do cálculo a serem consideradas na soma.

O signo Ascendente
O regente do Ascendente
O signo da Lua
A fase da Lua 
O signo do Sol
A fase do Sol
Planetas que aspectam ou que estão em conjunção ao Ascendente
Almuten do Ascendente
Almuten Figuris


Abaixo segue a carta natal de um ditador “aparentemente” bastante colérico
Adolf Hitler, nascido dia 20 de Abril de 1889, em Braunau, Austria, às 18:30



Vamos ao cálculo:

O signo Ascendente – Libra – Quente e Úmido (Sanguíneo +)
O regente do Ascendente – Vênus – Fria e Úmida (Fleumático +)
O signo da Lua – Capricórnio – Frio e Seco (Melancólico +)
A fase da Lua – Lua Cheia até minguante – Fria e Seca (Melancólico +)
O signo do Sol – Touro – Frio e Seco (Melancólico +)
A estação do ano – Primeira estação – Quente e Úmida (Sanguíneo +)
Planetas que aspectam o Ascendente – Mercúrio em oposição com o ascendente – Frio e Seco (Melancólico +). Sol em Oposição ao ascendente – Quente e Seco (Colérico +)
O Almuten do Ascendente – Saturno – Frio e Seco (Melancólico +)
O Almuten Figuris – Vênus – Fria e Úmida (Fleumático +)


O temperamento que predomina é o Melancólico, e de fato Adolf Hitler, apesar de seu ímpeto e de sua extrema autoridade aos confins da guerra, ele foi Melancólico, era frio, calculista e estratégico, e tinha uma vida pessoal bastante reclusa, privada e secreta, era magro e sofria de um grande pessimismo, o que o levou a hipocondria. Todas as suas ações, por mais que pareciam ser impulsivas, eram todas estrategicamente planejadas, causando uma ação, já sabendo das supostas reações. Obviamente nem toda pessoa de temperamento melancólico, será cruel como o nativo que usei como exemplo, deixando claro que o temperamento, é o nosso comportamento que impacta em nossa mente, corpo e espírito, Hitler se comportou de maneira cruel e usou os extremos de seu comportamento. Por exemplo, uma pessoa de temperamento melancólico pode ser um ótimo arqueólogo, ou um ótimo engenheiro.

O temperamento melancólico é regido por Saturno , e olha que Saturno está no MC (sendo recebido pelo Sol), a imagem pública de Hitler era de um homem cruel, conservador e tirânico, sedendo por poder, mandava matar todos que entrassem no seu caminho, Saturno, senhor da morte e da covardia neste caso.                                                                                                                                                            
Bom, mas por que Hitler, em seus discursos e na sua forma de se portar tinha um ímpeto tão “colérico”?. Bom Mercúrio que faz aspecto com o ascendente está modulado por Áries, um signo quente e seco/colérico - signo de Marte que também é quente e seco/colérico. Mas Marte está em detrimento, no signo de Touro que é frio e seco – Melancólico. Também temos Saturno como o Almuten do Ascendente, Saturno está no signo de Leão, signo do Sol, o Sol é quente e seco/colérico, mas o Sol está também em Touro, frio e seco e melancólico. Saturno, Marte e Sol davam esta nuance de autoridade máxima representada pelo Sol com fins violentos representados por Marte, com extrema crueldade e frieza de Saturno. Este é somente um dos fatores que explica seu ímpeto e seu desejo por guerra, mas a estratégia, a frieza a secura e a prudência predominavam em seu comportamento antes de qualquer ataque.

Concluindo: Existem vários cálculos e técnicas para se chegar ao Temperamento, não existe um único exclusivo e preciso. Se eu tivesse usado Vênus como Quente e Úmida, o temperamento Sanguíneo ficaria em segundo lugar, o que explicaria o lado negativo deste temperamento que é o fanatismo e a megalomania, características fortes na personalidade de Hitler. Colérico ficaria em terceiro lugar se eu usasse o signo dispositor da Lua, que é Leão, quente e seco/colérico, mas de qualquer forma, o que predominava em Hitler era a Bilis Negra, o Melancólico. Fleumático está em último lugar com menos pontos, sugerindo que Hitler não era uma pessoa de emoções profundas, aliás, era desprovido delas. Espero ter tirado algumas dúvidas, segue abaixo a descrição de como cada temperamento pode impactar em nosso comportamento e saúde.

Melancólico: https://goo.gl/yWCV1F
Fleumático: https://goo.gl/xR3AEq


JÚPITER EM TOURO 2023

Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da L...