terça-feira, 12 de junho de 2018

TEMPERAMENTO MELANCÓLICO



Hoje eu vou falar como o temperamento melancólico pode impactar no comportamento das pessoas que possuem este temperamento como dominante. Primeiramente devemos saber, que este temperamento, sua qualidade primitiva é fria e seca, ele é regido pelos planetas Saturno e Mercúrio, e está relacionado aos signos de Terra: Touro, Virgem e Capricórnio. Mercúrio e Saturno possuem grande influência nestes nativos, Mercúrio rege a mente analítica, os detalhes, as minúcias, o pensamento e as idéias. Saturno representa o tempo, a disciplina, a responsabilidade, tudo que é severo e pesado, representa também a realidade nua e crua que é necessária para nos livrarmos de nossas ilusões.

Correlacionando Mercúrio e Saturno: Estes nativos tendem antes de tudo serem reclusos, quietos, distantes, porém são super analíticos, possuem um olho clínico a todas as coisas que acontecem ao mundo em sua volta, são muito voltados para a realidade da matéria física, precisam de provas concretas para acreditar em devidas coisas. Saturno é o planeta mais lento dos astros tradicionais, devido a isso, estes nativos podem ser extramente calmos, tranquilos, e também podem realizar suas tarefas com certa lentidão. Porém esta característica lenta, sugere o pensamento que surge através da construção do tempo que eles precisam ter e passar por ele, para que eles consigam alcançar seus objetivos. Com mais tempo, eles conseguem analisar melhor qualquer situação, fazendo com que estes nativos sejam prudentes e cautelosos.

Apesar de Mercúrio ser um dos regentes deste temperamento, estes nativos não são muitos sociáveis e são de poucas palavras. Pois, na verdade Mercúrio aplica mais o raciocínio lógico nestes nativos, do que a expressão do mesmo. Apesar de não falarem muito, e serem até um pouco antissociais, quando eles precisam falar, a palavra deles quebram qualquer argumento, a frieza é exposta aos moldes do pensamento calculista, e raras vezes alguém contra argumenta, pois o seu argumento muitas vezes são expressos por palavras que fazem os outros acordarem de suas ilusões e idéias erradas, mostrando então uma realidade diferente, que muitos não aceitam. São habilidosos na sua forma de expressar, calmos, pacientes, perfeccionistas e leais. A sua mente analítica faz com que estes nativos apreciem as artes, principalmente as antigas, incluindo principalmente a literatura, a música e o cinema, gostam de estudar a finco a filosofia da existência que estas artes nos passam.

No entanto, o lado negativo, além da lentidão, é a tendência para a solidão, por não serem muitos sociáveis, devido a isso buscam sempre ficarem sozinhos. Como consequência tendem a ter depressão. Podem ser egoístas, porque pensam sempre numa realidade difícil, que todos devem aceitar se quiserem amadurecer, e não dão muito espaço para outros pensamentos mais otimistas e alegres, nos mostrando então outro traço negativo deste temperamento, que é o pessimismo, às vezes de forma demasiada.

O pessimismo senão for ponderado, pode fazer com que estes nativos não enxerguem o lado bom da vida, e tendem a só dar valor nas coisas que vem através do sofrimento, do tempo, do esforço excessivo e desnecessário, sendo que a vida não é somente isso. Estes nativos, buscam sempre o mais difícil, acreditam que quanto maior for a dor, maior vai ser o sucesso de sua sabedoria. E por serem analíticos, podem ser considerados gênios, e possuir um quociente de inteligência muito acima da média, mas são demasiadamente desconfiados. A inteligência se não for bem aplicada de maneira benéfica, pode causar fraudes, fazendo com que sejam ótimos manipuladores.

Fisicamente, o que chama a atenção é a expressão dos seus olhos, quase sempre fechados, distantes de tudo, seus olhos sempre parecem estarem cansados, pois o excesso de pensamento e análise cansa as suas mentes. Seus olhos não demonstram muito interesse para as coisas supérfluas do mundo. Os dedos são compridos, porém delicados, caminham como se não tivessem uma postura reta e firme, com os braços se movimentando, com os pés firmes no chão, às vezes parecendo que estão se arrastando, tendem a ser fisicamente magros, mas nem todo melancólico é magro e alto, pois dependerá de outros fatores genéticos.

Os ossos são delicados. O Melancólico aparentemente parece tranquilo e leve, mas a sua necessidade de sempre estar estudando a realidade terrestre reage diretamente no seu corpo e na alma, e faz com que eles se sintam como se estivessem carregando o peso do mundo em suas costas, por isso eles possuem a dificuldade de manter o corpo ereto ao caminhar. Este peso traz uma energia densa em suas almas, o que pode causar depressão, e em casos extremos, até uma morbidez excessiva, pois sentem que devem reter tudo que há de negativo no mundo, e isso pode deixá-los bastantes doentes. Não se sentem bem durante a manhã, é a parte do dia, que eles sentem mais o peso do mundo e da vida.

Para não ocorrer estas complicações na saúde dos melancólicos, são necessários medicamentos que o incitam a praticar atividades, causando então calor em seus organismos, anulando a frieza e a secura. Além disso, quanto mais eles expressarem para fora este “peso” que eles carregam dentro deles, melhor. Isso é: transformar a dor, a solidão, a reclusão e a solidão em arte, em música, em pintura e em história, quanto mais eles expressarem e colocarem para o mundo enxergar a dor que eles carregam, mais compreendidos eles serão, pois a compreensão cura a alma de qualquer pessoa. A prática da espiritualidade é um grande remédio para os melancólicos também, somente se eles estiverem dispostos a deixarem um pouco de de lado a razão concreta da realidade terrestre, para dar espaço ao invisível da fé que cura o corpo, a mente e o espírito.

JÚPITER EM TOURO 2023

Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da L...