O Signo de Leão é do elemento fogo, é fixo, e o domicílio do Sol. Leão se posiciona na Casa 02 no mapa do Thema Mundi, uma casa ligada ao sustento a ao suporte, e as riquezas materiais e espirituais, logo Leão está relacionado ao Sol, aquele que rege o ouro e aquele que mantém e sustenta o mundo, que com sua luz irradia para todos os planetas e depois recebe de volta o mesmo reflexo de si mesmo.
Leão é quente e seco, portanto é colérico, carrega em sua simbologia a cólera, o próprio animal é colérico, dourado como o Sol, o Leão é feroz, violento e fatal para aqueles que se aproximaram demais dele, é um signo bestial, por isso que qualquer planeta que se aproxima demais do Sol fica combusto, e seus assuntos ficam corrompidos/destruídos e o signo de Leão é o trono do Sol, o astro doador de vida.
Leão está ligado a segunda estação do ano, mais precisamente a estação quente e seca, o verão no hemisfério norte, uma estação colérica, quando o Sol entra em Leão os frutos começam a ter mais cor e vida, produzindo a criação ao ápice do sustento do mundo, frutas, verduras, plantas e grãos.
Leão, no entanto, é considerado um signo estéril, porém o seu regente que é o Sol, o mesmo doa vida, pois ele em si já é a própria criação, seu dever é manter as coisas vivas que já foram criadas e produzidas, e com seu regente o Sol doando luz e vida para todas essas coisas, para tudo que existe no mundo que já fora criado em Câncer – signo fértil, palácio da Lua, regente do mundo que nos envolve, aliás todos nascemos do útero – a Lua, e a Lua é outro astro doador de vida, doando vida tanto quanto o Sol, por isso Lua e Sol são os luminares do mundo).
Leão é o suporte e o sustento do mundo, ele é o “Pai” que nos traz a comida e o pão de cada dia, que com seu dever – deve ir atrás do seu próprio sustento – para doar vida para todos aqueles envolvidos nesse mundo. Leão, especificamente as leoas, são as que caçam com excelência, cuidando de seus filhotes, que dentro desse simbolismo, os filhotes somos nós.
Leão não é um mero palco que faz pessoas se aparecerem por mera vaidade, Leão é a verdade, somos nós dentro da nossa verdadeira face, nada de disfarce, Leão é signo que marca os reis e líderes e todas aquelas pessoas que se impõe no seu meio, ou seja, Leão não é um mero personagem – (palco, teatro e encenação é coisa de Saturno) e não do Sol, se vocês tentarem colocar uma máscara no Sol é a mesma coisa de tapar o Sol com a peneira (famoso ditado) e acabam vivendo uma mentira, tal palavra que é aversiva a Leão e ao seu Senhor – o Sol
A triplicidade de Leão é o Sol em mapas diurnos, e Júpiter em mapas noturnos, e Saturno como regente participativo, Saturno participa da triplicidade dos signos de fogo, para esfriar o fogo que pode ser destrutivo, para suavizar o excesso do fogo que pode queimar e causar incêndios, e atos de rebeldia e violência.
Leão, signo do elemento fogo, diferente de Áries que representa o fogo primordial, cardinal e o caos, representado por Marte, Leão é o fogo fixo, mantêm o calor na medida certa, para distribuir calor humano e a luz necessária para manter a vida, mesmo nos dias mais frios. Portanto esse fogo também é a chama que eleva a nossa vontade, que traça a conquista de nossos passos que daremos nessa selva – o mundo. Não é somente Áries que busca os troféus, é que Leão usa a conquista e toma para si o que é do seu merecimento e vontade e busca ser reconhecido por isso – é um signo fixo – raramente muda seus trajetos e aceita o destino que fora lhe dado, que é vencer mesmo em dias de derrota.
Leão o exilio de Saturno, o senhor do tempo que aprisiona as nossas almas em nossos corpos, por isso não podemos tocar o espaço, sendo esse limitado pelos muros de Saturno, logo Leão é o signo do Sol, cujo elemento fogo é aquele que faz com que sintamos o Espirito que vai além da esferas materiais, e também não é atoa que o Lote Hermético do Sol, chama-se Lote do Espirito.
Leão é o fogo sagrado, por ser o trono do Sol, é uma chama que nos conecta ao Espírito, sendo esse a vontade manifestada que vem do nosso coração, - coração é o órgão regido por Leão – não é atoa que o Coração é como uma “bomba” que pode “explodir” através de doenças cardíacas, caso o mesmo não seja bem cuidado; Leão é aquele que bombeia o sangue (elemento que faz o corpo funcionar – transmitindo oxigênio para os pulmões e para diversas parte do corpo, doando vida ao mesmo)
Mas, além da questão fisiológica, o coração está ligado a nossa vontade que vem do Espirito que por fim se manifesta na matéria já criada, e ao sentimento verdadeiro, que são palavras chaves que definem o signo de Leão, ou seja, esse processo em busca de nossa vontade e verdade incomoda muitas pessoas sim, pois a maioria das pessoas vestem mascaras sociais deselegantes (essas regidas por Saturno) - também é não a toa que Leão é o templo oposto ao templo de Aquário, o trono de Saturno.
Parabéns a todos aqueles que nasceram sob a luz do signo de Leão, seja o Sol ou qualquer outro planeta pessoal ou ângulo como o ascendente.
Observação> Eu resolvi começar a série dos 12 signos com o signo de Leão por um motivo pessoal, em homenagem a minha mãe que tem o Sol e o Ascendente em Leão, a mulher que me trouxe nesse mundo. Depois desse texto, trarei a postagem a partir de Áries.
- Bruno Bernardes