sábado, 28 de agosto de 2021

VIRGEM - A Mulher Alada de Mercúrio




Virgem prenuncia o fim da estação colérica, depois que o mundo conhece a linguagem em Gêmeos, em Virgem, o mundo é concebido agora pelo conhecimento; Virgem é o domicílio noturno e também a exaltação de Mercúrio. O elemento terra aqui encontra um rigor em busca de mudanças; e toda mudança precisa de um senso criterioso – que é algo de Mercúrio – o critério aqui é necessário para que possamos nos preparar para as estações seguintes, que serão de frias para secas e úmidas, então todo o alimento que cresceu até em Leão, agora é separado e colhido – retirando as ervas daninhas e as toxinas, e mantendo os frutos saudáveis necessários para a administração da vida.


Virgem com o conhecimento de Mercúrio, o mundo agora entende os meios de observar, medir, calcular, e por fim, busca qualquer semente ou fruto estragado que possa corromper todo o plantio, assim eliminando-o. É desse fundamento que vemos a crítica em Virgem, pois é Mercurial, Mercúrio é o astro da fala, é aquele que argumenta, e critica para construir algo sólido e eliminar as coisas não-sólidas. Em Virgem, essas críticas ficam mais evidentes do que em Gêmeos, porque Virgem é do elemento terra, então estamos falando do solo, ou seja, de coisas e situações concretas e sólidas, de tudo que é palpável, e tudo que ameaça essa segurança, é eliminado da colheita, para que todos nós possamos ser bem nutridos.


Virgem é um signo bicorpóreo, ao mesmo tempo que é humano, também possui as asas de um anjo, todos os signos mutáveis possuem essa dualidade, Virgem é representado por uma mulher alada carregando em suas mãos uma espiga de trigo, segundo Deborah Houlding – “É uma donzela em toda a sua glória, os dons que ela concede são pureza e graça; uma mulher encantadora, cheia de diplomacia, que possui um domínio das palavras; um intelecto discriminador e propensão para o estudo; um talento para investigação e análise; criatividade habilidosa e uma apreciação aguçada dos mistérios da natureza”.


Ou seja, ao mesmo tempo que existe a pureza celeste em Virgem, também existe os mistérios da natureza humana, - ao mesmo tempo em que seus pés estão no solo (elemento terra) indicando seu contato com a matéria e com o mundo físico, suas asas estão em contato com o divino - seguindo essa linha de raciocínio, isso pode ser um dos motivos em que Vênus encontra sua queda em Virgem, pois as tentações da matéria e os desejos dos corpos muitas vezes não coincide com sua pureza e com sua graça celeste. Para amar em Virgem é preciso eliminar os desejos mais impuros da alma.


Virgem é exílio de Júpiter, astro que fala também do conhecimento, mas do conhecimento que se entrelaça com a sabedoria, e para alcançar a sabedoria, antes é necessário aprender o passo a passo, e conhecer através da vivência aqui na terra as curvas que a jornada faz para alcançar o destino certo, algo penoso para Júpiter que se eleva ignorando os detalhes.


Mercúrio rege todos os grãos da terra, todas as sementes, quando o mundo conhece Virgem, conhece cada processo de crescimento de todos os grãos que já nasceram até então, e agora para colher, deve-se entender o conhecimento de como cultivar, plantar e saber quando ou não regar, colocando em uma das mãos os bons frutos da colheita, e usando a outra para eliminar tudo aquilo que nasceu corrompido da terra. E uma vez que todos os frutos já estão colhidos, eles são guardados para a nossa sobrevivência nas próximas estações do Outono e Inverno.


Virgem possui esse elo com a terra e com o divino, mas agora representado por uma figura feminina, sua pureza e sua graça representa o elo com os céus, só que ao mesmo tempo, usa sua pureza para obter o conhecimento sob as tentações de sua própria matéria, com a graça se obtém a mensagem que é trocada entre um corpo material com um corpo celeste, assim criando um elo de ligação entre a terra e o céu, ao mesmo tempo que se conhece o divino, também conhece os pecados que o solo do mundo carrega. Devido a isso, busca sempre “aperfeiçoar” a si mesmo.


Virgem em sua constelação, nas mãos da donzela está a espiga de milho, onde fica localizada a estrela fixa Spica, a estrela mais benéfica dos céus, comum em natividades de pessoas que tem destaque na ciência (Mercúrio) comum em natividades de agricultores (Plantio – regar, plantar e eliminar - Virgem) comum em natividades de cozinheiros (que preparam o alimento já colhido). Virgem é a colheita, é a união daquilo que foi plantado e cultivado, com aquilo que iremos absorver dentro de nós.


Virgem rege os intestinos, considerado por alguns especialistas como o segundo cérebro humano, pois o mesmo está ligado diretamente ao nosso sistema nervoso central, um local em que as funções são realizadas de forma autônoma, então, quando ingerimos alimentos (da colheita) que não fazem bem ao nosso organismo, pode-se facilmente afetar a nossa mente (Mercúrio – causando estresse ou fadiga), mas quando ingerimos os bons alimentos, o nosso cérebro entende, e o intestino trabalha melhor, e a nossa mente não se aflige, muitas pessoas estão com problemas a nível mental, porque não se alimentam bem, em Virgem podemos descobrir os alimentos certos para o nosso organismo, pois cada um tem a sua colheita e seus devidos frutos para colher e ingerir. Obviamente isso é simbólico, é necessário exames e uma análise mais profunda (Mercúrio) para um testemunho - mas é certo que, que quando o nosso intestino não está legal, a nossa mente (Mercúrio) também não está.


Virgem também é responsável por absorver de sua colheita os alimentos bons, e eliminar as toxinas da mesma, o que é exatamente que o intestino faz em nosso organismo, absorve os nutrientes daquilo que comemos, e elimina do corpo as toxinas, mandando essas mesmas para outros órgãos até chegar ao sistema excretor (que iremos ver mais adiante em Escorpião).


Virgem se alinha na Casa 03 do mapa Thema Mundi, na Astrologia Helenística, essa casa é conhecida como Inter Mundos, explicou a Astróloga Clélia Romano no site Constelar, que o papel de Virgem e seu senhor Mercúrio, “é viajar e atravessar espaços, para levar a alma para casa 4 pertencente a Libra, exaltação de Saturno, onde seremos julgados, no submundo dos mortos, no local de Hades”. Seguindo essa premissa, Virgem tem esse papel de entrega, de colheita, de analisar algo que antes fora construído e plantado e entregar nas mãos do destino.


Virgem é frio e seco, melancólico, um signo feminino, e mutável, como já fora dito, é infértil, porque é signo de Mercúrio, esse que nunca consegue ficar muito longe do Sol, que o queima.


Referências: Os Mistérios na Astrologia Helenística por Clélia Romano.

Deborah Houlding, August 2004 - http://www.skyscript.co.uk


- Bruno Bernardes

JÚPITER EM TOURO 2023

Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da L...