Touro é o palácio de Vênus, é sua morada noturna, o primeiro domicílio da menor fortuna. Como vimos em Áries, o mesmo é aquele que rompe com o inverno, que é cheio de gelo, neve, onde não temos o nascimento de algumas plantas e nutrientes, o corpo esfria e o clima traz a sensação fleumática, que é da preguiça, de se isolar, em Áries, ele quebra e rompe com esse frio, desafiando a morte - trazendo a estação quente e úmida, Áries com seu calor, faz com que a neve do inverno se derreta trazendo então uma estação de bastante umidade, derretendo a neve e as geleiras, então criando a água/elemento úmido e fértil. Áries trouxe um novo ciclo, rompendo com sua espada de Marte o inverno e ao mesmo tempo doando vida (Local de exaltação do Sol).
Em Touro, o mundo conhece então o elemento terra, sendo esse de qualidade fixa, um terreno fértil. Touro é um signo fértil por ser a exaltação da Lua e domicílio noturno de Vênus que são planetas úmidos, pois a umidade combinada com a estação quente, cria a produção da vida, e agora com tudo criado, o mundo precisa de um terreno fértil para nutrir seus ingredientes para o sustento do mundo, e de Touro brota-se da terra os nutrientes que vão alimentar e sustentar os seres que estão envolvidos no plano material, que somos nós, os animais, as plantas e etc.
É aqui, que a primavera começa a florescer, as plantas, as flores, as árvores e suas cores, os frutos começam a colorir o mundo de uma forma mais bela (Vênus), é um tempo abundante. Touro também é um animal relacionado a produtividade, Touro é o arado que ajuda o solo a desenvolver o crescimento da colheita.
Touro é um animal grande, pesado, porém calmo, é frio e seco, sua cabeça sempre para baixo, um olhar quase que fechado, mostra sua natureza melancólica. É um signo bestial, apesar de sua aparência calma, quando seu território é invadido, com seus chifres é capaz de cortar ao meio o invasor e a presa, afastando o mesmo para longe de seus domínios, ao contrário do seu signo oposto – escorpião, que atrai sua presa para si, e a mata lentamente. Touro é lento somente “no tomar de uma ação”, por isso é exilio de Marte, pois nada no mundo é inerte, tudo está em movimento, quando Touro age, é um golpe só. Eu pessoalmente não sinto nenhum pêsame em relação ao toureiro que foi cortado ao meio pela fúria do Touro, não se dança com Touro em ambiente hostil (Marte).
Touro é um solo fértil, ou seja, é quando o mundo conhece a natureza como um todo, a natureza é bela, os signos fixos mostram o culminar de uma estação, e é em Touro que culmina-se os mais belos frutos, esse então criando a natureza, por isso Marte tem detrimento aqui, sendo Marte um planeta invasor, que causa incêndios, caças de animais, e desmatamento e destruição de árvores, colheitas e plantios para fins destrutivos, ou a própria seca em si, que é responsável pelo não crescimento das plantas, árvores e colheitas - corrompendo então o cultivo de algo nutritivo para o mundo.
Touro, domicílio noturno de Vênus, se apresenta aqui as danças e a sensualidade, as relações de amor, e ao mesmo tempo por ser um signo fixo, também apresenta a lentidão, a calma, a estabilidade, uma lentidão necessária para nutrir algo que vai se solidificar na mente (a Lua) e eventualmente no corpo (a lua também é um regente do nosso corpo) e eventualmente vai nascer e solidificar sua existência no mundo, criando laços que raramente se rompem.
Touro, a exaltação da Lua, a memória é seu alimento, pois o esquecimento é seu veneno, nutrir emoções e sentimentos que se fixam em sua mente, coração e corpo, em busca de segurança e estabilidade, porém quando os regentes do signo de Touro (além do domicilio e exaltação, mas também os regentes da triplicidade, termo e face estiverem fracos) pode indicar instabilidades, territorialismo, teimosia, dificuldade extrema para mudanças – a qualidade fixa carrega com ela esses “defeitos” – pois se se fixar demais em algo, pode trazer a obsessão, a posse, o apego, - os seus cincos sentidos se perdem na degustação da vida e do mundo.
Touro é o detrimento de Marte, Marte é a Guerra, é quente e seco, enquanto Vênus é fria e úmida, qualidades opostas, que não se correspondem, mas Marte é um dos planetas pertencentes a triplicidade de Touro, de forma participativa, isso para equilibrar o frio e o quente, o seco com o úmido. Marte é a emergência, enquanto Touro constrói e nutre seu mundo de forma fixa e lenta, ou seja, Touro é um bicho calmo, mas quando ameaçado, nada o segura, pois o ataque é passional, uma mistura de emoção e sensação (Lua) e de ódio – o outro polo do amor (Vênus) o amor se transforma em ódio devido aos graus que se distanciam um do outro – (Marte – regente participativo da triplicidade de Touro) – amor e ódio caminham juntos. A confiança quebrada em Touro, a terra cria o fruto da fúria, então vem essa passionalidade.
Touro é um signo do elemento terra fixo, essa modalidade cria a resistência, a solidez, e a resiliência, a paciência dentro de uma situação de pressão, a terra está ligada a natureza, onde tudo se brota criando a beleza do mundo. Ou seja; ter contato com a natureza de certa forma é se conectar com o mundo espiritual, pois debaixo da terra, esconde-se os melhores tesouros, e os segredos dos plantios, que é morrer, ir para debaixo da terra, e depois florescer novamente, a terra carrega esse simbolismo de vida e morte. De uma forma metafísica esse contato com a natureza nos coloca em contato com o nosso mundo não somente físico, mas também com o nosso mundo espiritual, não é à toa que Vênus rege junto com Júpiter os processos de purificação do corpo e da alma, enquanto Marte, exilio de Touro, cria a infecção e ele mesmo a arranca com seu bisturi – mas Vênus é como uma compressa fria, alivia as dores e as doenças que possuem excesso de calor e secura.
Touro se localiza na Casa 11 do Thema Mundi, sendo essa regida por Vênus, e pela Lua por exaltação, dois astros femininos que refletem a criação, a produção dos nutrientes necessários para sustentar o mundo, e o contato com o Bom Espírito, com a esperança, que são assuntos da Casa 11, com os sonhos realizados. Onde Vênus tem dignidade nos leva aos nossos sonhos, à cura, e à esperança.
Observação: Signos não regem coisas, nem pessoas, nem ações, o texto é apenas uma simbologia. Fiquem cientes disso.
- Bruno Bernardes