sexta-feira, 6 de agosto de 2021

GÊMEOS - A Centelha de Mercúrio




E chegamos no primeiro signo do elemento ar do zodíaco, Gêmeos, signo mutável/bicorpóreo, um signo humano; pertencente ainda à primeira estação do ano, a quente e úmida/sanguínea, a primavera. Devido a isso Gêmeos se qualifica por excelência na calor e na umidade, no quente e no úmido, sendo o mais flexível dentro dos signos de ar, sendo um signo sanguíneo, masculino, e o domicílio diurno de Mercúrio - e apesar de ser estéril, Gêmeos também tem sua função de disseminar, só que através das trocas, das mensagens, do ir e vir, de transitar e ligar e unir os pontos, e então disseminar algo que já foi criado em Áries, cultivado em Touro, e agora é hora de polinizar os frutos e as flores, para que possam criar um elo de ligação, uma ponte, da terra com o ar, o vento com a terra.


Quem faz isso são os pássaros (abelhas entre outros animais que voam – elemento ar, que são animais de mercúrio – beija flor, abelhas, pequenos pássaros, borboletas e etc) e através do vento levam o pólen para então criar as proteínas necessárias das flores, plantas e colheitas, para quando o verão chegar, tudo que já fora criado e nutrido e polonizado possa ser ingerido na próxima estação quente e seca, que se inicia em Câncer, signo da Lua e da nutrição, para que possamos ingerir os alimentos.


E nesse elo do ar e da terra, cria-se também gordura/lipídios para as larvas, evitando que elas se manifestem de forma negativa no mundo e nos corpos, evitando o estrago nas colheitas e no plantio. Os domicílios de Mercúrio possuem essa função de distribuir e eliminar de certa forma, como veremos mais adiante em Virgem.


Gêmeos é um signo representado por duas figuras masculinas gêmeas, ou seja, Gêmeos está ligado a união e a ligação de uma coisa que leva na outra e vice versa, porém esse simbolismo dual, representa também variadas e múltiplas formas de criar e recria-(ar), pensar e refletir – medir e calcular – e então vem as mudanças climáticas – pois Gêmeos é o último signo da primavera, ele representa o elo de uma estação para uma outra – a Primavera que vai ser rompida através da mudança devido sua qualidade mutável – então nascerá o Verão em Câncer, que é quando os frutos criados em Áries, nutridos em Touro e polinizados em Gêmeos, possam ser então nutridos, ingeridos para os seres envolvidos na esfera terrestre.


Assim como os signos mutáveis, Gêmeos representa o final da estação quente e úmida, e como é do elemento ar, ele está ligado ao desapego – pois ao entregar o pólen, a abelha não fica muito tempo em uma única flor, o papel dela é ir para todas as outras - e ela voa para outra flor e assim por adiante – por isso Gêmeos e o temperamento sanguíneo está ligado a inconstância, ao mudar de um plano para o outro, sem aviso prévio, sempre em busca de algo novo, porém, ao mesmo tempo essa busca tem um lado positivo que é viver na alternância, aceitando muito bem mudanças necessárias, mesmo que essas mudanças sejam contrárias entre si. Assim como Mercúrio, que nunca permanece num mundo só, ele precisa ir de um plano de existência para o outro, negociar e trocar informações, renovar pactos e contratos do homem com os céus e com o mundo inferior.


Gêmeos e seu senhor Mercúrio, é o primeiro contato dos seres da terra com outras existências, seja do mundo celeste, ou de mundos inferiores.


E esse processo que Gêmeos traz com seu simbolismo também está relacionado a nós, Gêmeos é o elo de um pensamento com tantos outros, então criando múltiplas idéias, que cria-se então um objetivo ou vários, e como ocorre na polinização, Gêmeos é o nutriente da mente, que quando bem nutrida, cria-se boas informações e idéias, que são distribuídas e trocadas entre si, do plano mental para o material, entre uma pessoa e outra.


Gêmeos, é um signo de voz alta, então ele transmite bem suas idéias e planos entre um ser pensante com o outro, caso Mercúrio esteja bem posicionado no mapa é claro, às vezes as idéias são criadas em silêncio, outras a partir de um belo discurso, ou até mesmo através de nossos gestos corporais, que podem ser traduzidos por uma pessoa que tenha conhecimento, Gêmeos e Mercúrio é o primeiro contato do ser humano com a informação e com as ferramentas necessárias de traduzir a linguagem do mundo e dos entremundos. Em Gêmeos, o mundo conhece a linguagem.


A dualidade que é vista nos signos mutáveis, em Gêmeos vemos o simbolismo dos opostos, mas que de alguma forma está na mesma linha de raciocínio, pois Gêmeos sendo a casa de Mercúrio, é um dos regentes da Mente, ou seja, ele busca informações criadas em nossa alma, vendo os dois ou mais lados de cada situação ou momento de nossa existência, essa dualidade carrega o simbolismo de forças que se contrapõem entre si, mas que através do aprendizado, se unem num elo eterno, bem e mal, amor e ódio, mente sensorial ou mente intuitiva, extroversão e introspecção, barulho e silêncio, vida e morte, verdade e mentira - que através das ventanias se destroem tudo aquilo que não nos serve mais, a mudança de uma estação para outra, carrega o simbolismo do fim, para um novo ciclo, sendo necessário para a continuidade de nossa existência nesse mundo com o outro.


Podemos notar as forças contrárias no mito que Gêmeos carrega; o mito de Castor e Pollux, os irmãos Gêmeos, Pollux sendo imortal e Castor sendo mortal, no entanto eles entram em um acordo (Mercúrio) de um viver no céu, e o outro na terra, sendo o elo de alternar o estado mental para o material, da terra para os céus e vice versa, do plano físico para o mundo espiritual, consciência e intelecto unidos para criar a sabedoria de nossos passos para a eternidade.


Os senhores da triplicidade de Gêmeos é Saturno em mapas diurnos, Mercúrio em mapas noturnos e Júpiter como regente participativo, para equilibrar as qualidades primitivas, Saturno é frio e seco, ele esfria e seca, evitando que tempestades e ventos fortes destruam o mundo (Júpiter – quente e úmido). Júpiter também convida os signos de ar, a sair do plano mental, para ir para um plano mais elevado e espiritual, que é a dificuldade de todas as mentes, acessar um mundo superior ao nosso, devido a isso não é à toa que Júpiter tem exílio em Gêmeos e em Virgem, a grandiosidade de Júpiter pode afligir os detalhes do quebra cabeça da existência, esse jogo de xadrez que jogamos com a vida com a morte, todos os dias.


Gêmeos, a centelha de Mercúrio – Centelha como metáfora significa o entendimento, o espirito humano e a razão, todos conectados com a nossa alma/mente.


Observação: Signos não regem coisas, nem pessoas, nem ações, o texto é apenas uma simbologia. Fiquem cientes disso.

JÚPITER EM TOURO 2023

Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da L...