domingo, 20 de fevereiro de 2022

O SOL POR ABRAHAM IBN EZRA

 O SOL POR ABRAHAM IBN EZRA



O Sol rege todos os metais, plantas e seres vivos. A alma humana; o Espírito está associado ao Sol. O Sol é a raiz da ciência dos julgamentos de todos os signos zodiacais. Porque se Júpiter e Saturno, estão acima do Sol, eles são orientais ao Sol. Isso quer dizer que eles nascem antes do Sol em um horizonte oriental, então seu poder é muito forte. Da mesma forma, se eles estão no caminho do Sol, ambos carregam uma semelhança com o Sol, ou seja, tanto Júpiter e Saturno, Abraham quis dizer aqui que são tão poderosos quanto o Sol.

Explicação: Eles estão acima da Terra para uma pessoa nascida durante o dia, e abaixo da Terra para uma pessoa nascida à noite. Quanto à Marte, seu poder é forte, quando está oriental e abaixo da terra para uma pessoa que nasceu de dia, ou acima da Terra para uma pessoa nascida à noite. Os planetas que estão abaixo do Sol são poderosos quando estão ocidentais ao Sol e abaixo da Terra para pessoas nascidas de dia, ou acima da Terra para pessoas que nasceram à noite. (Creio eu, que aqui Abraham quis dizer que os planetas diurnos ficam mais fortes quando estão orientais ao Sol, em mapas de pessoas que nasceram de dia, e planetas noturnos como Marte, Vênus e Lua, ficam poderosos quando ocidentais ao Sol – porque estarão fora da seita Diurna ou em direção da seita noturna-) É, complicado, vou ter que fazer uma postagem explicando o conceito de seita.
O Sol rege a figura paterna para uma pessoa nascida de dia. Rege a vida, a vitalidade, o orgulho, a autoridade, e a reputação do nativo. O Sol rege o olho direito de uma pessoa nascida de dia, e o olho esquerdo para uma pessoa nascida de noite.
Sol rege o coração. Dos metais, Sol rege principalmente o ouro, das cores rege o branco intenso. Das plantas, rege as grandes árvores frutíferas. O Sol rege os reis e suas revoluções, dos animais, rege o Cavalo. Seu poder é no Leste (ou seja, na Casa 1)
Das formas humanas, um nativo que tem o Sol como significador de sua fisionomia, se fala que seu rosto é largo, os olhos são grandes (ou seja, tem percepção aguçada de visão), e sua boca é larga (fala com autoridade), caminha em postura ereta e linear.
(Observação minha: Séculos depois – Lilly colocou mais características mais detalhadas nas fisionomias humanas de cada planeta significador da carta que tem domínio sob o nativo, mas deixarei as características de Lilly para outras postagens.)
Dos dias da semana, rege o primeiro dia, isso é; do nascer ao pôr-do-sol no Domingo, e rege as quartas feiras a noite; isso é, do pôr do Sol na quarta-feira até o nascer do Sol da Quinta-Feira.
O Sol rege os primeiros 10 anos de vida de uma criança que nasceu durante o dia, e rege as idades dos 39 anos aos 49 anos das pessoas que nasceram de noite. (Abraham não especifica o porquê disso, mas é com certeza devido a técnica da Firdaria -> pois quem nasceu de dia, tem os primeiros 10 anos de vida, governados pelo Sol, e quem nasceu de noite, tem os primeiros 10 anos governados pela Lua)
Detalhes de como funciona a Firdaria aqui nesse link: https://m.facebook.com/nt/screen/...
Seus anos menores é de 19 anos, os anos médios é de 39 anos e meio e anos maiores é de 120 anos. (Veja que Abraham coloca os anos médios do Sol de 39 anos e meio apenas, ao invés de 69 anos, que é a idade que a maioria dos autores colocam – ou talvez seja apenas um erro de tradução ou digitação)
Segundo Abraham, o Cristo, e todos aqueles que creem nele, estão sob a regência do Sol (o Sol rege os cristãos) (Creio eu, porque Sol, é oposto a Saturno e inimigo do mesmo, e para os autores medievais, Saturno era relacionado ao Diabo) – Segundo Abraham, uma conjunção dos planetas mais superiores, de Júpiter e Saturno ocorreu na Casa do Sol (ou seja em Leão)
Sinagogas e escolas estão também sob sua regência.
O governante da triplicidade do local do Sol, em mapas diurnos, mostra bons tempos e significa boa sorte, ou infelicidade para a natividade na primeira ou ultima metade de sua vida, de acordo com a natureza do planeta e seu poder que o aspecta.
E aqui o texto termina: Em natividades de mulheres, o planeta que regesse a triplicidade do Sol, seria o significador do seu marido. Exemplo: Maria tem Sol em Peixes, o mapa é diurno (Nesse caso, o senhor da triplicidade do Sol, seria o planeta Vênus – ou seja, Venus seria a significadora do seu marido) Se fosse abaixo da terra, isso é, na seita abaixo do ascendente, a senhora da triplicidade do Sol seria a Lua – a Lua significaria o marido).
- Abraham Ibn Ezra’s Introductions to Astrology

JÚPITER EM TOURO 2023

Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da L...