quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

PEIXES - O Oceano de Júpiter





Peixes é o mundo celeste de Júpiter, é o último signo zodiacal. Peixes é um signo feminino, frio e úmido e muito fértil, oferece domicílio noturno a Júpiter e exaltação a Vênus, é um signo invernal, do elemento água – bicorpóreo, mutável. É um signo prolifico e produz muitos filhos. Peixes oferece ao mundo a capacidade de multiplicar a existência, mesmo no fim de um ciclo.


Peixes oferece morada aos dois benéficos – Júpiter e Vênus, por isso é um signo relacionado às crenças, ao perdão e a libertação, mas Peixes também é exaltação de Vênus (a criatividade, as artes, a fé, a amizade, o amor e o sexo) então temos todos esses assuntos de forma direta e indireta espelhados em Peixes. Então pelo fato de Peixes oferecer dignidades maiores para duas Fortunas (Júpiter e Vênus): Em Peixes, o mundo conhece a Benevolência.


Peixes marca um fim de uma estação e um fim de um ciclo que começou lá em Áries, e agora encerra a ordem zodiacal. Peixes é um mundo submerso idealizado, ora utópico, ora distópico. Ora idealizados em um mundo novo que está prestes a nascer (em Áries) e, ora denso e complexo em um mundo apocalítico, que dele se brotam flores e frutos, mesmo diante o fim de todas as coisas. Em Peixes, o mundo conhece a Esperança, pois sabe que ao encerrar um ciclo, ao mesmo tempo, sabe que estará dando espaço a um novo, então sua percepção é de ver beleza onde supostamente não existe, de ter fé mesmo nos dias mais frios, mesmo no dia em que suas águas estão pútridas e fétidas.


Peixes é a capacidade de atravessar mundos, e com seu elemento água, ele nos abre portas para um mundo desconhecido, escuro e silencioso, é de lá que extraímos os segredos do fluxo incontrolável do destino, e aqui o mundo conhece que o único modo de viver para sempre, é aceitar o fluxo do movimento de suas águas, que nunca cessam, multiplicando-se em milhares de vidas que terminam e recomeçam.


Peixes é um signo complexo, simbolizado em sua imagem, por dois Peixes, um ao Sul, outro ao Norte, no Sul ele gera ventos, no Norte ele gera a água, por isso Peixes causa a confusão da lógica e da racionalidade, se em Aquário o mundo conhece a racionalidade do ser humano, em Peixes o ser humano descobre quão limitado ele ainda é, e de quanto ele precisa se entregar ao desconhecido para evoluir em sua fina existência, que é mergulhar no fluxo violento de seus oceanos, esses representados pelo destino. É abrir a mão do controle e deixar a vida nos levar, mesmo que nos leve ao fim, pois sabemos que será libertador.


E Peixes abre as portas necessárias da criatividade (Vênus) para pintarmos o mundo à nossa forma, com a nossa percepção. Não vejo de forma alguma Peixes sendo um signo que cria fugas da realidade, pelo ao contrário, é um signo que consegue criar novas realidades, mesmo que pareça denso e insano, em Peixes, o ser humano conhece a beleza de outros mundos, e Peixes é a porta de entrada.


A espiritualidade relacionada a Peixes, é devido a ser um signo de Júpiter (planeta referente as nossas crenças espirituais) e por ser um signo noturno e de água, o mundo conhece em Peixes, o lado mítico e místico, e usa isso ao seu favor, para ver outros planos de percepção e existência. Porém, aqui a crença não possui um devido limite, pois Peixes não é um signo que simboliza o ato de contestar, apenas flui, assim criando o exagero, é aqui que muitos fiéis se afundam em suas ilusões de grandeza/ingenuidade (Júpiter).


Segundo Vallens, esse signo seria libidinoso ou vulgar, - por ser a exaltação de Vênus, creio eu, - pois o excesso do amor, cria a obsessão de dois ou mais corpos que se fundem entre si, causando a instabilidade do prazer e a dissimulação do amor (Vênus). Outro lado negativo, seria a fé cega por ser um signo de Júpiter, e por ser noturno, o excesso de crer no invisível pode levar o seu mundo a um local disperso e longe da lógica e da verdade.


Peixes é um signo mudo, e é a queda de Mercúrio, planeta ligado a minúcias, e a tudo àquilo que é palpável, Mercúrio é a ciência e a compreensão do mundo, o elo que liga uma idéia, ao mundo concreto, com fatos. Peixes então seria a difusão da lógica, internalizando e externalizando simultaneamente seus pensamentos de forma pouca compreensível. A complexidade aqui, seria uma mente que pensa fora demais da caixa, criando então uma linha tênue entre a genialidade e a insanidade, às vezes fazendo essas duas características se fundirem entre si.


Peixes é a idéia subtendida, complexada, dissimulada, é uma ideia alienígena, poucos entendem ou acreditam. Se em Gêmeos, o mundo conhece a Linguagem, em Peixes, o mundo conhece o mal uso da linguagem, refletindo o engano, a mentira, a manipulação e as trapaças. Ignorando a verdade do mundo e toda sua materialidade necessária para sobreviver enquanto ser humano, ou seja, aqui em Peixes, o mundo conhece também a fé cega em alguma crença ou idéia, ou pensamento, criando então o fanatismo e auto sabotagem, afogando os outros com suas idéias abstratas demais, fazendo do seu mar emergir criaturas silenciosas, tóxicas e perigosas.


Por outro lado, essa idéia pouco compreendia, pode ser uma nova visão para o futuro (Júpiter), ainda não concretizada pelos meios lógicos.


Peixes é um signo fleumático, e segundo Abraham Ibn Ezra, Peixes causa no corpo, a fleuma ruim, ou seja, Peixes causa as doenças ligadas ao acumulo de líquidos em algumas partes do corpo, além de lepra e artrites. Além de causar problemas na fala, ou surdez.


Enquanto em Gêmeos rege as mãos, Peixes rege os pés. Aliás, é pelos pés que se cria a dança (Vênus) o movimento inconstante e intrínseco da vida. Os pés também são parte de nosso corpo, ligados a alguns fetiches (Vênus). Peixes também está ligado ao amor e ao sexo (por ser a exaltação de Vênus).


Sua triplicidade é governada pela Lua, Marte e Vênus, - pela Lua, consegue multiplicar sua recepção e benevolência, criando um mundo de sonhos fundido com a realidade. Através de Marte, sendo um planeta masculino, em Peixes, o ser humano conhece a necessidade de extravasar as duas polaridades, e descobrir o que há de melhor em ambas. Através de Vênus conhece o amor supremo, mutável e incondicional. Em Peixes, o mundo conhece a capacidade de adaptar, e mesmo no fim do ciclo, sabe que pode proliferar vida.


- Bruno Bernardes


Referências: Abraham Ibn Ezra’s Introductions to Astrology

Anthologies – Vettius Vallens

Astrologia Médica – Rodolfo Veronese

JÚPITER EM TOURO 2023

Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da L...