AFORISMOS ASTROLÓGICOS.
“Quando a Lua estiver em oposição ao Sol, perto da, estrelas fixas Nebulosas, o nativo sofrerá danos na sua visão” – Ptolomeu.
Jan Wit nasceu cego, e foi um clérigo holandês e poeta. Esse é um dos casos que Aforismos antigos se materializa na realidade. Mas antes de eu falar dos aspectos aqui; quero deixar claro que nem todos que nasceram com Lua oposta ao Sol serão cegos ou terão danos na visão, Ptolomeu colocou uma regra, a Lua tinha que estar conjunta uma estrela fixa nebulosa e mesmo assim, creio que nós, precisaremos incluir outros fatores, para fortalecer o testemunho.
Nesse caso, Jan Wit, tinha Lua em Capricórnio (exilada) na Casa 06 (uma casa relacionada a doenças) conjunta a estrela fixa Facies, uma Nebulosa da Constelação do Arqueiro, posicionada bem ao seu olho. Facies é uma estrela que causa cegueira, seja a nível físico ou a nível subjetivo, pois nem todos que tem essa estrela conjunta a um luminar terão problemas físicos de visão, mas podem ter problemas com a visão sobre o mundo, uma percepção pouco clara da realidade, no caso aqui, ela causou a cegueira física mesmo. A Lua estava em oposição aplicativa ao Sol na Casa 12, ao nascer, o primeiro aspecto que a Lua faz, é com o Sol, uma oposição, crescendo em Luz na Casa 06 em signo noturno, em local de infortúnio e em uma casa sem luz, refletindo danos ao seus olhos – (o Sol é o regente do ascendente) e estando na Casa 12, o Sol perde o foco da sua luz, além de o Sol e Lua serem significadores dos olhos.
Para fortalecer; o regente da Casa 6, que é Saturno, está em Contra-Antiscia com a Lua. (Contra-Antiscia é um aspecto de oposição oculta – ou seja é maléfico) e simultaneamente, esse mesmo planeta, Saturno, regente de danos e doenças nessa natividade, está em Antiscia com o Sol na 12 (Antiscia é uma aspecto de conjunção oculta – no caso, se torna maléfica a conjunção, por se tratar do regente da 06, com o regente do Ascendente – o Sol) – Saturno obscurece a visão (Sol na 12, - regente do ascendente). Assim, dando força aos danos em sua visão.
Curtam, compartilhem e comentem!
Referência; Centiloquium Ptolomei que está no site Astrologia Medieval de Paulo Silva.
- Bruno Bernardes