1- FIRDARIA
Quando os planetas despertam
"Um ciclo temporal que se desperta, e outro que dorme, e outro ciclo que se encerra, abre e fecha, o tempo marca as horas de nossos ciclos em vida."
POSTEI SOBRE FIRDARIA EM 2017, INCLUSIVE ESTÁ AQUI NO BLOG, COMO UM DOS TEXTOS MAIS LIDOS, E HOJE RESOLVIO TRAZER NOVAMENTE ESTA TÉCNICA NA PRÁTICA COM EXEMPLOS MELHORES.
2- Firdaria é uma técnica precisa de previsão introduzida pelo Astrólogo Abu Ma’shar, que além de astrólogo era astrônomo, matemático e filósofo. A firdaria serve como meio de compreender melhor os eventos e o ciclo de vida de um nativo, sabendo disso, vamos estar cientes dos regentes que vão governar um determinado tempo a vida de uma pessoa. Esta divisão de tempo surgiu introduzida através dos “senhores do tempo” dito como os Cronocratores, a Firdaria é a técnica aplicada através destes regentes do tempo, usada como meio de previsão na Astrologia; desde a era árabe, sendo aplicada usando o Mapa Natal como raiz, junto com as revoluções e outras técnicas.
A Firdaria surgiu na astrologia com o intuito de marcar o tempo, dividindo o mesmo em 75 anos de vida de um nativo mediante ao tempo de cada planeta visível que são (Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e Lua) e os nodos lunares, que são ativados depois do nativo ter passado pela firdaria de todos os planetas visíveis. Após os 75 anos, a tabela se repete novamente, recomeçando a mesma.
3- Através da Firdaria, vamos analisar o regente (o planeta) que vai governar determinados anos na vida do nativo. Em cada Natividade o tempo é ativado por um regente diferente, mediante a mapas noturnos e mapas diurnos. Nos mapas diurnos, o Sol sempre está acima do horizonte, e nos mapas noturnos, o Sol sempre está abaixo do horizonte. Devido a isso, é gerada a tabela da Firdaria, que em cada tempo e idade do nativo, um planeta vai reger aquele período. Em mapas diurnos, os primeiros anos de vida começam pela Firdaria do Sol, e em mapas noturnos, os primeiros anos de vida começam pela Firdaria da Lua.
4- A tabela segue a ordem cósmica, mais conhecida como ordem Caldaica, que se inicia do planeta mais lento ao mais rápido (Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e Lua). Vou deixar abaixo duas listas como exemplo, vamos supor que o nativo esteja na Firdaria de Marte.
Marte – Regente e participante
Marte/Sol
Marte/Vênus
Marte/Mercúrio
Marte/Lua
Marte/Saturno
Marte/Júpiter
Notem que é sempre de acordo com a ordem Caldaica, do planeta mais lento ao mais rápido e assim por diante.
A Ordem Caldaica dos planetas são: Saturno, Júpiter e Marte como planetas superiores, Sol no centro, e Vênus, Mercúrio e Lua, como planetas ocidentais ao Sol.
5 - O TEMPO DE CADA FIRDARIA
Se o mapa for noturno:
A Firdaria da Lua é de 10 anos, Saturno é 11 anos, a de Júpiter é de 12 anos, a de Marte é de 7 anos, a do Sol é de 10 anos, a de Vênus é de 8 anos, a de Mercúrio é de 13 anos, do Nodo Norte é 3 anos, e Nodo Sul de 2 anos.
(Depois repete-se recomeçando com a Lua)
Se o Mapa for Diurno:
A Firdaria do Sol é de 10 anos, a de Vênus de 8 anos, de Mercúrio é de 13 anos, da Lua é de 9 anos, a de Saturno é de 11 anos, a de Júpiter é de 12 anos, a de Marte é de 7 anos, a do Nodo Norte é de 3 anos e do Nodo Sul é de 2 anos.
(Depois repete-se recomeçando com o Sol.
6 - PLANETA REGENTE E PLANETA PARTICIPANTE (Regente e Sub-Regente)
Há sempre um sub-regente, ou uma sub-firdaria, ou um planeta participante como muitos costumam chamar, por exemplo, num mapa noturno, se o nativo completa 39 anos, até aos 40, ele vai estar na Firdaria do Sol (sendo sol o regente daquele ano e também o planeta participante). Já nos 40 anos e 4 meses de vida, ele entra no período da Firdaria do Sol e Vênus. Sol é o regente e Vênus é sub-regente participante. Ciente disso: Analisa-se em qual casa o Sol está no mapa natal, e quais casas ele rege, além disso, deve-se ter um conhecimento de tudo que o Sol representa na astrologia, analisa-se os assuntos das casas nas quais o Sol está e rege na carta, e se faz o mesmo com Vênus. Analisando isso, poderemos ver com precisão os acontecimentos mais marcantes que vão ocorrer na vida do nativo, mediante ao Sol e Vênus, que vão assumir os papéis como "protagonistas" na vida do nativo durante um período.
7 - Quando estamos na Firdaria de um determinado planeta, o mesmo tem como participante outro planeta durante um determinado período de tempo, este planeta é o “sub-regente”, mais conhecido como planeta participante. A diferença é que o planeta participante vai causar pequenos acontecimentos, até que o planeta regente torne estes acontecimentos em um único evento marcante, tornando-o realidade. Ou seja, por exemplo, uma Firdaria de Vênus-Marte, Marte irá causar pequenos acontecimentos, onde consequentemente, Vênus vai trazer à tona estes acontecimentos tornando em um único evento, definitivo, preciso e previsto. No inverso, na Firdaria de Marte-Vênus, vai ser Vênus que vai causar os acontecimentos para que Marte faça o seu papel principal de regente, dando vida e matéria ao evento e à previsão.
VAMOS AGORA COLOCAR NA PRÁTICA ESTA TÉCNICA
Abaixo vou citar um exemplo básico e simples, mediante a minha própria carta natal.
Em 2017, eu estava na Firdaria de Mercúrio e Vênus: Mercúrio por estar na Casa 12, ativa a Casa 12 (então os assuntos da Casa 12 também ficam ativos, que são doenças da mente, espiritualidade negativa, medos irracionais, inseguranças, inimigos ocultos). Mercúrio rege a Casa 03 (comunicação, contatos, internet, redes sociais, magia benéfica, pequenas mudanças, parentes próximos). Mercúrio também rege a Casa 06 (doenças, ferimentos, inimigos, aflições). já Vênus rege e ocupa a Casa 02, ativa os assuntos da mesma que são (bens materiais, posses, dinheiro, alimentação, nutrição). Vênus rege a Casa 07 (casamento, união, sexo, inimigos, parcerias). Vejam abaixo os gráficos.
Abaixo a lista de Firdaria, que está disponível no Software do Solar Fire, vejam:
Mas e aí, o que aconteceu?
De 2006 até 2017, Mercúrio por estar na 12 e reger a Casa 06, já em 2006 (que foi quando que Mercúrio ficou ativo) durante este tempo, adquiri doenças relacionadas a mente, fui diagnosticado com Síndrome do Pânico e mais adiante com Asperger (um espectro de autismo) e mais adiante com TDAH, e precisei tomar medicamentos que são assuntos da Casa 06 e também de Mercúrio.
No entanto, como foi dito acima, o Planeta sub-regente/ou participante da Firdaria distribui eventos para o regente principal, para ocorrer um evento único e preciso, em 2017 o sub-regente era Vênus (Vênus rege o amor, sexo, a união, e também a cura e a diminuição ou alivio das dores). Vênus distribuiu os eventos para Mercúrio, ou seja, Vênus ativou a Casa 02 (minha vida financeira começou a tomar um rumo melhor, e também fiz uma reeducação alimentar na época por estar com colesterol alto, devido às crises de pânico), (para quem não sabe, a Casa 02 também fala de alimentação e nutrição, pois ela “sucede e sustenta” a Casa 01, o Ascendente, que é o corpo e a mente).
Vênus também ativou a Casa 07, onde está o Descendente conjunto a duas estrelas benéficas Arcturus e Spica, ocorreu a união/casamento, diante uma mudança (Mercúrio rege a casa 03, minha esposa mudou-se de cidade para vir morar comigo, a Casa 03 fala de mudanças rápidas) qual eu conheci em uma rede social (Mercúrio rege redes sociais ligadas a comunicação, e rege a casa 03 que fala destes mesmos assuntos).
O certo era eu me mudar pra lá, por se tratar da minha carta natal? Não, não naquele momento, mas por quê? Bom; aí que surge a análise da Firdaria nas casas da Revolução Solar daquele ano, pois para ficar ainda mais precisas as previsões, analisa-se as casas da revolução solar que são ativas pelos planetas despertos pela Firdaria (complicado, eu sei, mas com prática e treino, a gente consegue fazer do jeito certo).
Vênus e Mercúrio da RS estavam conjuntos no meu Ascendente Natal, (testemunhando uma figura feminina conjuncional a mim). Para ficar mais preciso, coloco aqui na análise a Sincronicidade Cósmica; minha esposa tem Vênus como o planeta Senhor da Genitura da natividade dela, indicando realmente que Vênus, neste caso, além de trazer a união e casamento em nossas vidas, ela também trouxe a cura das aflições da mente que eu sofria há muitos anos, desde 2006 que foi quando Mercúrio ativou a Casa 12 (aflições mentais e espirituais) e Casa 06 (doenças) testemunhando doenças psicológicas (neuro-atípico) como já foi mencionado, mas com Vênus distribuindo os eventos, a mesma foi “aliviando” minhas crises e dores a nível mental, emocional e espiritual. Vênus é a minha esposa! O amor cura.
Parece tudo muito bonitinho, mas na realidade é muito diferente. Exige trabalho consciente, se corrigir e trabalhar diante sobre suas sombras, mudar os seus hábitos que te destroem, se arriscar, enfrentar seus medos, aceitar as feridas que não cicatrizam, aceitar que vai ter dias ruins e de derrota, e tirar dai, todo uma evolução, junto com o Todo. E manter isso acesso, conforme os desdobramentos do tempo.(Desdobramentos temporais que podem se ver nitidamente praticando esta técnica de previsão) .
Bruno Bernardes
Referências: Persian Nativities III: Abu Ma'shar on Solar Revolutions (Traduzido e editado por Benjamin N Dykes)