terça-feira, 16 de maio de 2023

JÚPITER EM TOURO 2023




Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da Lua. Júpiter não tem dignidades maiores em Touro, apenas sob a qualidade de seus próprios termos (dos 15 graus aos 23 graus) Júpiter em Touro de dia fica sob a triplicidade de Vênus, e de noite sob a triplicidade da Lua, tendo como Marte como regente participativo da tríplice de terra. 

Movimento: Júpiter fica direto até Setembro, e no dia 5/9 ele entra em seu período de retrogradação e fica até dia 2 de Janeiro. Depois volta ao movimento direto, e permanece em Touro até dia 25 de Maio de 2024, deixando a morada de Vênus definitivamente para ir à um de seus exílios; em Gêmeos. 

Aspectos importantes: Júpiter faz um sextil exato com Saturno entre 18 e 23 de Junho de 2023.  Repete este mesmo aspecto com Saturno, mas não se completa entre Fevereiro de 2024 e Março. No dia 9 de Maio de 2024 fará uma conjunção a estrela maléfica Algol, que somente teremos testemunhos mais precisos, com o Ingresso do Sol em Áries do ano que vem. 

Júpiter no mapa do Ingresso Solar em Áries deste ano, se aplica a Vênus do ano vigente, dando destaques a figuras femininas, além das conjunção com Vênus do ISA, Júpiter fica sob os termos de Vênus, dando um frescor e umidade melhor para seus assuntos, em relação a clima, podemos esperar dias bem frios. Júpiter vai para Casa 08 do mapa do ISA, o que pode indicar acordos financeiros com outros países, quitação de dívidas, e aumento na inflação com produtos exportados (por estar conjunto a Mercúrio R9 do ISA)

Ainda falando sobre Vênus, Júpiter entra em Touro e faz sextil com Vênus em Câncer por signos até Junho, dando ainda mais destaque para aquilo que nutrimos, alimentação, sustento, e base sólida para nossos recursos de sobrevivência, é a nossa memória (Vênus no signo da Lua) que nos leva ao futuro (Júpiter). Júpiter que é expansivo encontra solidez na terra fértil de Touro, é a esperança sem se perder em devaneios, e sim com os devidos pés no chão. 

Segundo Valens a combinação de Júpiter com Vênus causa harmonia e lucros produtivos, trazendo aquisições (o que pode trazer talvez para o nosso contexto, uma melhoria na economia), além também de causar “geração de filhos” podemos ter um aumento significativo na natalidade. 

Além também de trazer novas leis sobre o que diz respeito sobre a proteção das crianças do país. Este mesmo aspecto pode trazer destaque a sumo sacerdócios, aqui digo, que figuras femininas (sacerdotisa, maga, bruxa, feiticeira, ialorixás) podem ter algum destaque, que serão dignas de estátuas como homenagem e adoração. Isso devido a Júpiter estar sobre as divindades femininas (Afrodite e Selene – Vênus e Lua) 

No quesito de Magia, Júpiter abre as dimensões da cura, podendo realizar ritos de purificação e prosperidade, para nos livrarmos da culpa e ressentimento, obtendo o auto perdão, diminuindo a cólera e a ira negativa. Nos trazendo visões melhores sob as riquezas materiais e espirituais que Júpiter nos oferece, segundo Agrippa um ritual de Júpiter obedecendo todos seus procedimentos, podemos prolongar a vida. 

O aspecto exato de Júpiter e Saturno que acontece no dia 18 de Junho, podemos esperar aumentos de divórcios, ou de casamentos que se iniciam e acabam logo em seguida em divórcios. O positivo é que Saturno está no signo de Júpiter, finalizando o ciclo de algumas doenças com suas devidas contenções, além de que contextos pandêmicos chegam definitivamente ao fim.  

Para quem tem Ascendente em Áries e nasceu de dia, aproveitem as melhorias financeiras de sustento e base, estudos agora se tornam sólidos com resultados dentro da expectativa, para mapa noturnos, um cuidado maior para excesso de gastos, empréstimos e investimos a longo prazo que podem gerar em exageros a longo prazo, bom para viagens.

Para quem Ascendente em Touro, o corpo é um templo, e a saúde se torna vital, bom momento para curar ou começar algo para manutenção corpórea, se o mapa for noturno, um cuidado maior com o aumento de peso. Aproveitem amizades novas e ganhos vindo do cônjuge 

 Para quem tem Ascendente em Gêmeos, terá uma proteção maior contra inimigos nomeados e ocultos, além de proteção espiritual, as relações ganham um tom de distanciamento e esfriamento ou uma tonalidade maior de desconfiança, interessante cuidar da mente e se resguardar sobre a intimidade

Para quem tem Ascendente em Câncer, pode-se esperar promoções no trabalho, aumento de salário, ganhos extras, novas amizades e viagens a passeio para um lugar ainda desconhecido e diferente, além também de bons resultados em estudos superiores, e a depender do contexto, um ótimo momento para se iniciar em uma ordem religiosa ou magística.

Para quem ascendente em Leão, indica felicidade com filhos ou crianças, e facilidade para engravidar, além de destaques na carreira pois Júpiter estará na décima casa, o nativo pode vir a superar medos e aflições, e superar perdas, além também de possíveis avanços em processo jurídicos. 

Para quem tem Ascendente em Virgem: aproveitem os estudos e viagens, pode haver melhorias no casamento e nas relações, ou um começo de uma nova relação, proteção para familiares e ancestrais, e resolução de problemas com família, também é um ótimo indicativo de iniciação religiosa ou magística. 

Para quem tem Ascendente em Libra: quem nasceu de dia, pode conseguir quitar dividas, pelo outro lado, pode haver o excesso de gastos que podem levar a dividas. Resolução com irmãos e irmãs, pacificação entre vizinhos e pessoas próximas, e oportunidades de superar aflições e traumas, e cura de doenças. Possíveis ganhos financeiros vindo do cônjuge 

Para quem tem ascendente em Escorpião: Aqui também há a facilidade de engravidar, como Júpiter estará na 7 regendo 5, pode haver acordos, parcerias e casamentos, além também da sexualidade ficar mais destacada de forma positiva. 

Para quem Ascendente em Sagitário: Deve tomar cuidado com os excessos para não adoecer, por outro lado, pode haver a cura de familiares doentes, bom momento para investir na casa, na solidificação da família, ou em um trabalho comunitário, bom para resgatar animais de pequenos porte, ou uma cura de um animal de estimação doente. 


Para quem tem ascendente em Capricórnio: Pode esperar bons momentos com crianças e filhos, e facilidade para engravidar ou ter filhos, aqui também é necessário deixar um pouco o lado saturnino de lado, e aproveitar a arte da vida, curtir a mesma com seus devidos gostos e hobbies, procure passeios e jornadas espirituais em isolamento positivo, e praticar esportes. 

Para quem tem Ascendente em Aquário: Problemas familiares podem ser resolvidos agora, bom momento para quitar dividas e fazer negociações, investimentos e compras que vai dar frutos a longo prazo. Pode esperar vinda de posses e aquisições, ou dinheiro, mesmo que pouco. 

Para quem tem Ascendente em Peixes: Júpiter vai dar uma aliviada no peso de Saturno que agora transita no ascendente, trazendo mais leveza ao corpo e a mente, bom para viagens, magia e firmezas com suas devidas divindades, pode haver também um afloramento espiritual, a rotina se torna menos estressante, aqui também a carreira fica em destaque ao prol de se esforçar mais para alcançar o topo do objetivo.  



quarta-feira, 10 de maio de 2023

DODECATEMORIA




Dodecatemoria (ou duodécimo) ou simplesmente doze partes ou doze porções, é a subdivisão de cada signo zodiacal dividido por 12 partes, cada signo tem um espaço de trinta graus, dividindo 30 por 12, chegamos a uma fração de 2,5 cada, assim encontramos uma micro divisão no mapa zodiacal. Para descobrir a Dodecatemoria de um planeta ou ângulo, pegamos o grau e os minutos da longitude e multiplicamos por 12, o resultado do grau somamos com o resultado dos minutos divididos por 60, assim criando os graus de distância do planeta radical à sua dodecatemória. A partir deste cálculo podemos analisar as dodecatemórias de todos os planetas na carta natal, incluindo os ângulos (Ascendente, Meio do Céu, Fundo do Céu, e Descendente), assim vamos descobrir uma camada “secreta” do mapa, para chegarmos a testemunhos que não são visíveis a olho nu na carta natal radical. Assim cada planeta vai alcançar uma fração da dodecatemória na eclíptica, mostrando então uma camada nova para testemunhos complementares refinando a análise com mais detalhes.

A Dodecatemoria pode ser usada em cartas natais, eletivas, horárias, revoluções e até em mapas de nações – o que importa mesmo é a interpretação. A Dodecatemoria surgiu antes da era helenística na Babilônia, e muitos autores como Manilius, Dorotheus de Sidon, Vettius Valens, Paulus Alexandrinos, Ptolomeu e principalmente Firmicus Maternus usaram as dodecatemórias em suas obras, “Firmicus afirma que tudo que está oculto no gráfico pode ser revelado pelas dodecatemórias”. Masha’llah, um astrólogo judeu persa, usava a dodecatemória do ascendente e do regente do ascendente, para descobrir intenções ocultas do consulente em horárias.

A interpretação varia de autor para autor, o jeito mais simples é ver as Dodecatemorias dos planetas e como elas se aspectam com os planetas e ângulos natais, além também de ver a força e dignidades que o planeta ganha ou perde, (domicílio, exaltação triplicidade, termos, face, ou exílio e queda) – Exemplo fictício bem simples; um governante da nação, analisa-se o Sol como seu reinado, mas o mesmo tem Sol em exílio e cadente e ainda sofrendo aflição dos maléficos, mas pela dodecatemória do Sol, o mesmo cai no ângulo do MC e fica em domicilio recebendo aspectos das fortunas Vênus e Júpiter natais e em trígono com a Lua natal, assim ganhando a notoriedade pública, mesmo tendo significadores de governança e liderança ruins no mapa radical.

De qualquer forma é preferível que Vênus e Júpiter fiquem em casas angulares em relação ao mapa Natal radical, ou caia nos signos da Lunação anterior ao Nascimento, Lua, Sol, Parte da Fortuna ou Mercúrio, e que os planetas maléficos não se interajam com os doadores de vida (Lua e Sol) ou com o regente do ascendente e Parte da Fortuna, e com os regentes da mente (Mercúrio e Lua), também é preferível que os maléficos não caiam em casas angulares. (1,4,7,10). 

Um exemplo que posso dar é de Helena Blavatsky, uma ocultista do século 19 que formou a Sociedade Teosófica que visa sobre “doutrina, lei, dever, direito, justiça, virtude, carregando o lema “Não há Religião superior à Verdade” (o que no mínimo são palavras chaves para Júpiter e Sol) Blavatsky nasceu com o regente da 9 sendo Júpiter, e a dodecatemória de Júpiter conjunto ao Sol em Leão, testemunhando a espiritualidade e seus ensinamentos. Outra curiosidade no mapa dela, é a morte precoce da mãe, que morreu quando ela tinha 11 anos de idade, a Lua é a mãe, e a Dodecatemoria da Lua está no signo de Saturno (Regente da 8), segundo Rhetorius quando a Lua cai em signo de Saturno ou sobre Saturno a mãe será subjugada ou vítima, ou sofrerá algum tipo de dano, e a Dodecatemória de Saturno cai sobre a Lua Natal, testemunhando a morte precoce da mãe; olhem o mapa abaixo - (os planetas exteriores são as posições das Dodecatemorias)


Outra coisa interessante é que Blavatsky era médium e tinha contato com os mortos entre outros seres como Anjos e Daimons, ela nasceu com o regente do ascendente e da Fortuna na Casa 04 (um local que segundo Valens fala de magos que vão ter "revelações de deuses através de visões de formas fantasmagóricas"). Junta-se isto ao fato da Lua estar fazendo trígono a Júpiter Natal e aspectando a dodecatemória de Júpiter, testemunha-se seus dons psíquicos e mágicos, e como está recebendo conjunção da Dodecatemoria de Saturno – regente da 08 e 07, locais que falam da morte, mostra-se o seu contato com o mundo oculto e com os espíritos.

De qualquer forma é preferível que Vênus e Júpiter fiquem em casas angulares em relação ao mapa Natal radical, ou caia nos signos da Lunação anterior ao Nascimento, Lua, Sol, Parte da Fortuna ou Mercúrio, e que os planetas maléficos não se interajam com os doadores de vida (Lua e Sol) ou com o regente do ascendente e Parte da Fortuna, e com os regentes da mente (Mercúrio e Lua), também é preferível que os maléficos não caiam em casas angulares. (1,4,7,10). 


- Bruno Bernardes


Referências: 

Astronomica de Marcus Manilius 

Mathesis de Firmicus Maternus

Anthology de Vetius Vallens

Carmen Astrologicum de Dorotheus de Sidon

On Hidden Things de Masha'llah

Se você gostou do artigo, comente, compartilhe nos stories. Comentem abaixo quem gostaria de uma mini-aula do cálculo da dodecatemória gravado em vídeo, de como é feito detalhadamente e como interpretar.


segunda-feira, 27 de março de 2023

Marte em Câncer

 



Marte em Câncer e a sua Personificação


Todos já sabemos que Marte é quente e seco, e não se sente bem em locais da Lua e Vênus, que são frio e úmidos, em Câncer, aqui a única dignidade é da triplicidade durante a noite apenas, ou seja o fogo forjado do ferreiro celeste não se veste bem nos adornos do Luminar Noturno, Marte é contrário a tudo que reflete afeto, carinho, cuidado, e emoções, alguns autores colocam essa posição como a ira ou fúria do guerreiro, pois ele fica em queda, já viram aqueles filmes de guerra, em que um soldado é capturado pelas forças inimigas, ele fica fraco, tem que obedecer ordens, passar informações, e a guerra ganha tons ainda mais bélicos, quando um dos nossos é abatido, o sangue ferve mais, as emoções tomam conta. Eu fiz uma série de personagens que podem ser vilões ou não, sincronizando com as posições planetárias marciais.


As posições marciais são de belíssima representações que podemos ver além do plano objetivo astrológico, Marte em Câncer se sincroniza bem com Norman Bates, o vilão fictício criado por Robert Bloch, que foi colocado em tela de cinema pelo ilustre Alfred Hitchcock no filme Psicose que estreou na Première em Nova York em 16 de Junho de 1960, evento qual Marte se encontrava em Câncer, Norman Bates encontra sua escuridão devido a obsessão que tem pela sua figura materna (Marte no signo da Lua) que era fanática religiosa (Marte na exaltação de Júpiter) Norman Bates era quieto e tímido (Marte em um signo mudo) porém simpático e acolhedor, aliás, ele recebia pessoas em seu hotel, em seu “lar” (algo bem lunar – porém somente à primeira vista)


Norman Bates se “travestia” com as roupas da mãe em seus delírios psicóticos, e era ali que ele cometia seus assassinatos, de forma oculta a noite, e depois caia em amnésia, essa violência causava uma dissociação de identidade, sendo a presença de dois ou mais estados mentais não condizentes com a realidade, é semelhante ao que Marte sofre em Câncer; sua identidade guerreira, se perde e ao mesmo tempo se funde na identidade lunar, criando a fúria, que boa parte do tempo fica reprimida no fundo das águas, mas submerge como um crocodilo silencioso que ataca leões bebendo água em seus rios, nem mesmo um predador com fortes sentidos aguçados muitas vezes não consegue perceber a violência e ameaça silenciosa (Marte em Câncer), Norman Bates também tem uma relação forte com a taxidermia, esse flerte é uma forma de sua maldade de manter a memória da violência e do acidente que um ser vivo sofreu como troféu (Marte). Como diz Norman Bates: “Todos nós escondemos segredos em lugares escuros da alma”. 

Marte em Câncer também personifica o Crocodilo, aquele animal que ao atacar sua presa, se esconde na água, silenciosamente  (Câncer um signo mudo)  e nada em um silêncio violento, que pode matar até animais muito maiores do que ele, pegando suas vitimas de surpresa, quase que covardemente, normalmente animais que bebem água na beira de seus lagos e rios, para que possam se alimentar (Lua - local da queda de Marte - a nutrição a base da violência).  Isso me faz lembrar do Crocodilo que Pearl cuida e o alimenta com restos mortais humanos (personagem de Mia Goth) no filme de Ti West.  Pearl chama sua Crocodila fêmea de Theda, que é uma referência a uma atriz que fez muito sucesso no cinema mudo (Câncer, um signo mudo) -  essas sincronicidades podem fazer jus a realidade de cada um em cada realidade específica, o que nutrimos de forma violenta que aflige o nosso corpo e alma? O que escondemos em nosso intimo (Lua) a ponto de reprimir a clareza e o afeto? Fica a reflexão.


quarta-feira, 22 de março de 2023

INIMIGOS NO MAPA NATAL - CASO DE GIANNI VERSACE


Nos meios midiáticos ou a maioria de quem chega até nós astrólogos e oraculistas é quase impossível não ter uma pessoa que quer saber sobre amor e casamento e não tem nada demais nisso, esses assuntos são da Casa 7, mas posso contar nos dedos os clientes que me procuraram para saber sobre inimigos e suas qualidades e como se proteger dos mesmos, inimigos que por ironia ou não também é um assunto regente da Casa 7. 

Segundo Lilly,  para ver se há inimigos que planejam o nosso mal ou que nos invejam, devemos seguir as seguintes considerações. O Regente da 07 estar em Oposição ou Quadratura ao Ascendente ou ao regente do Ascendente....

 ...Ou Estar na Casa 12 a partir do Regente do Ascendente ou a partir da Lua. Que é o caso de Gianni Versace, "um designer de moda italiano e fundador da Versace, uma famosa marca italiana que produz acessórios, fragrâncias, maquiagem, artigos de decoração e roupas. Ele também projetou roupas para teatro e filmes. Foi assassinado por um inimigo nomeado Andrew Cunanan, Andrew invejava tudo que Versace era em essência e tudo que ele tinha, ele era obcecado por fama, dinheiro e moda, tudo que Versace tinha de forma digna." 


Olhem o Mapa de Gianne Versace abaixo



O regente da 7 é Vênus, regente do Grau de Algol no Descendente, Vênus rege a 12 e 07 simultaneamente, além de estar posicionada próxima ao nativo (ao Ângulo Ascendente), uma Vênus exilada conjunta a Estrela Fixa Zubenelgenubi, uma estrela maléfica que fala de violência, crime e crueldade.

Ironicamente essa mesma Vênus está no Ascendente de Versace e a principal significadora da sua profissão, Vênus está angular a partir da Fortuna que está na 10 (fama) e rege os termos e a triplicidade do Meio do Céu, além de também reger a Casa 5 por exaltação e fazer trígono com a Lua na 5 e recepção com a mesma, Lua na exaltação de Vênus e Vênus na triplicidade da Lua.

Sua criatividade era deveras bela, seu trabalho com roupas, desfiles, perfumes, decoração e suas festas escandalosas era realmente uma Vênus provocativa dos bons costumes, Versace dizia que Armani seu rival no mundo da moda vestiam as mulheres casadas e as roupas que ele criava vestia as amantes, totalmente provocativo com suas polêmicas lá nos anos 80 e 90. 

Outro fato interessante é o simbolismo. Versace nos anos 90, colocou em seu Logotipo, a Cabeça de Medusa, pois na infância o mesmo tinha a bela lembrança de brincar com suas outras duas irmãs em ruinas greco-romanas na sua terra natal e lá ele viu a cabeça da Medusa e se encantou. O Ascendente de Versace está no grau exato de oposição a Algol, ao invés dele se assustar, ele se encantou, o que era exatamente o que ele buscava, que todos ficassem "petrificados" com suas roupas e desfiles, e foi exatamente o que aconteceu. 

Além de que a Casa 01, sendo a de Escorpião um signo de Marte, que fala de ruinas e morte e eliminação, e também pelo da Casa 01 e Casa 02 regerem os primeiros anos de vida de Versace, Marte está conjunto ao Nodo Sul, a Cauda do Dragão representa "coisas invisíveis" como algo espiritual que não podemos perceber facilmente, apenas sutilmente, Versace teve contato com sua espiritualidade, e Medusa foi uma força espiritual que o conduziu, assim podemos perceber, Escorpião, sendo o local de Marte e regente do Ascendente, sua motivação primária ligado ao oculto, ao olhar petrificante de Algol, ao provocativo modo de ser (Marte em um signo de fogo) E Marte estando na Casa 02, fala de acessórios que dão suporte ao corpo (roupas, sapatos, e etc) Sua motivação primária, de vestir o mundo conforme seus gostos, que vão além do plano material, mas sim, além do toque, moldado por um místico belo e assustador para uns, e sedutor e extasiante para outros, tinha um ar de sua essência espiritual, Versace realmente colocava sua alma em suas criações. 

Hoje uma Camiseta da Versace com a cabeça da Medusa original está no mínimo 5 mil reais. 

Voltando ao inimigo que assassinou Versace, com tiros na nuca, (oposto ao pescoço - Ascendente no grau oposto de Algol) tiros que atravessaram sua cabeça (decapitação - assunto de Algol) - Algol é uma estrela que no momento do seu nascimento, estava a 25 graus de Touro, no mesmo ângulo oposto ao Ascendente de Versace, - pode parecer que Algol aqui cravou seu destino contra Versace, mas foi o assassino que foi petrificado, Versace foi vitima das más ações do inimigo, que mais abaixo ficará comprovada sua inveja e sua obsessão. Oito dias depois, Andrew Cunanan se mata dando um tiro em sua própria cabeça, se auto decapita (Algol aqui testemunha que quem olha demais para ela, acaba se petrificando de qualquer forma)

Veja que Vênus rege a 12 e 7, um inimigo que era obcecado por Versace, mas era muito carismático, inteligente e popular, (Vênus conjunto a Mercúrio e Júpiter) suas intenções não eram reveladas de forma direta, mas através da sedução, da lábia e da beleza.

Vênus está no signo de Escorpião, que disfarça bem antes de atacar com seu ferrão. Vênus está na Casa 12 a partir do Regente do Ascendente que é Marte, uma das regras que Lilly colocou para saber se o inimigo o invejava. Olhem abaixo o mapa derivado do regente do Ascendente:



VEJAM - VÊNUS FICA NA CASA 12 A PARTIR DO REGENTE DO ASCENDENTE QUE É MARTE (umas das regras de Lilly, para saber o nativo teria ou não inimigos que o invejava) No caso de ser Vênus, a inveja era da beleza, dos prazeres, das roupas, um desejo que não pode se saciar, então por obsessão entregou nas mãos de Marte, (Vênus em Escorpião) um tiro de bala de arma de fogo. 


Aqui, além da inveja, tinha a obsessão, o desejo e o ódio (Vênus nas mãos de Marte) um ódio por Versace pelo mesmo ser rico, bonito, famoso, reconhecido e respeitado. Tudo que Andrew não era. 

Para concluir o inevitável, Vênus está em uma Contra-Antiscia com Saturno, uma oposição oculta, Saturno é regente de exaltação da 12 (inimigos ocultos) e está em aspecto com Marte. Testemunha o assassinato e a morte por inveja e obsessão. 

A Casa 7 é desafiadora porque lá está o nosso cônjuge que vai dividir com nós amor e carícias, sexo e prazer, mas, também está o inimigo, e infelizmente muitas pessoas estão dormindo com o inimigo e nem sabem, claro que para separar uma coisa da outra é só na leitura do seu mapa. 

Para quem não conhece a história de Versace, tem a série American Crime Story, a segunda temporada, disponível na Star+, dirigida pelo ilustre Ryan Murphy. Recomendo.

- Bruno Bernardes



domingo, 19 de março de 2023

Ingresso Solar em Aries 2023

 Ingresso S


- 
Hoje dia 20 de Março de 2023 às 18:25:08 o Sol ingressa em Aries, assim iniciando um novo ciclo anual astrológico, o Ano Novo na Astrologia, sendo Equinócio de Outono aqui no Hemisfério Sul e Equinócio de Primavera no Hemisfério Norte. Segundo Ramsey, quando o Ingresso ou Revolução de qualquer nação está em um signo móvel (cardinal) temos que dividir o ano a cada trimestre (Sol em Áries, Sol em Câncer, Sol em Libra, e Sol em Capricórnio) O Ingresso solar para cada signo cardinal deste ano vigente deveremos levantar uma nova carta celeste para cada um destes ingressos, para novas complementações, além das Lunações e dos Eclipses visíveis. 

O(s) regentes(s) do período: Não existe um planeta único que vai reger o ano todo, pelo menos não da forma como vemos nos tabloides sensacionalistas. Existe sim um planeta regente ou até dois ou três, mas ele rege o período mediante aquela carta revolucional, não do ano todo, pois o Ingresso Solar em Câncer por exemplo teremos outros regentes daquele período que vai se complementar com este e assim por diante.




2- No Ingresso Solar em Áries, teremos três regentes principais, levando em consideração força e dignidade. O principal é o Sol por estar angular na Casa 07, e exaltado sendo fortalecido pelo Grande Benéfico Júpiter - por termos e triplicidade. O segundo é Júpiter por ter dignidades no local do ascendente por triplicidade participativa, estando na sua própria triplicidade, na exaltação e face do Sol e por estar angular. O terceiro é Vênus, este que rege o ângulo ascendente por domicilio e rege o grau da hora do ingresso solar, não devemos descartá-la, mesmo estando na oitava casa, ela terá papel importante nas negociações no estrangeiro nesses próximos 3 meses. 


3- O Rei: Segundo Ramsey julgar os planetas que tem mais dignidades na Casa 10; e analisar qual tem mais força e menos impedimento. Eu vou analisar cada planeta que tem força na Casa 10. A Lua é a principal e se encontra na Casa 06 sitiada entre Marte e Saturno, a Lua está levando a Luz de Saturno para Marte – podendo indicar um grande degaste físico e mental para o Presidente do país. Podendo haver doenças ocultas a serem analisadas com exames mais criteriosos. Isso fica mais evidente pelo MC estar na triplicidade e termos de Marte, e este indo em direção a sua queda, o que pode indicar perda de força vital. Marte faz Antiscia com o MC, e está na 12 a partir da 10, podendo sim haver tentativas ocultas contra o poder do mesmo, porém esse Marte está muito fraco e o tiro pode sair pela culatra. E Jupiter rege o grau do MC por exaltação e está angular na casa 07 – além de ser um dos regentes do período, sendo então o principal regente do Presidente. Apesar da Co-presença do Sol, O Sol já está abaixo da linha do horizonte, deixando Júpiter fora de seita, o Sol alcança Júpiter e o queima em seus raios.


4- As soluções não virão de forma tão rápida nestes primeiros meses, pois para que as promessas do Presidente se cumpram, será necessário a força que vem do estrangeiro, principalmente com este Mercúrio conjunto ao Sol e Júpiter indicando acordos benevolentes vindo do estrangeiro, isso fica mais evidente pelo Sol reger a 11 (Casa 2 a partir do MC) indicando recursos de riquezas para a melhoria do país. Mercúrio mesmo combusto, regendo a 12 e a 9, pode ser o começo do fim das Fake News e sentenças e multas (Casa 12) para aqueles que as propagam, além também de criar transações bancárias mais eficazes com aliados de outras nações a favor do nosso país. (Sendo bem realista, em minha opinião pessoal, creio eu, para o atual presidente cumprir suas promessas verdadeiras, ele não conseguirá a priori sem a ajuda de outras nações aliadas ao nosso país, ainda mais somando ao fato de Mercúrio estar em recepção mutua com Marte que está na 9, acordos e soluções que visam mais de um local estrangeiro)


5- De forma geral o povo sempre é a Lua, e o regente do Ascendente, Lua e Vênus se recepcionam, Lua está na exaltação de Vênus, e Vênus está na exaltação da Lua, e Lua está em uma conjunção oculta com o Lote da Fortuna, o que indica pelo menos mais recursos para sobrevivência, esse aspecto também ajuda pessoas que trabalham em servidores públicos tendo mais destaque. A Dodecatemoria da Lua também fica conjunta a Fortuna, indicando melhorias a longo prazo na saúde como um todo da população. Como a Lua está à disposição de Júpiter, quando o mesmo entrar em Touro, em sua exaltação, testemunha-se grandes melhorias e mais recursos para combater doenças autoimunes, e “o fim” da Covid-19 para aqueles que tomaram justas ações tomando suas vacinas.

6 - No entanto, a Lua se separa de Saturno e se aplica a Marte, que são maléficos, e está em Contra-antiscia com Mercúrio, e Mercúrio que é regente da casa 12, está se aplicando ao regente da Casa 06 (Júpiter) e analisando a Dodecatemoria de Mercúrio, ele fica na 08 conjunto ao Nodo Norte, o que aumenta o numero de doenças que afetam o sistema nervoso, doenças psicológicas que nos levam a exaustão devido ao excesso de esforço e trabalho (Lua na Casa 06) e aumento de doenças venéreas e vícios “prazerosos”, isso é pelo fato de Vênus estar conjunta a uma estrela fixa maléfica Sheratan que fica na Constelação do Carneiro, bem no chifre do mesmo, de natureza belicosa e maléfica.

7- Saturno regente da 4, as oposições do governo atual, perdem a força e correm o risco de morte e doenças graves, e perdas de posições e falências. Saturno na Casa 06, no mesmo local da Lua, que está na ultima mansão lunar, chamada de a Barriga do Peixe, chama atenção para regiões litorâneas e costeiras do Brasil, podendo haver enchentes, naufrágios de grandes navios, acidentes, e poluições ao meio ambiente em rios, mares e oceanos. Já a economia oscila, Marte regente da 2 e do Nodo Sul está peregrino e está na 12 a partir da 10, o que indica dividas ainda a serem debitadas, alguns cortes dentro do próprio governo. O que ajuda é a Vênus que rege o Ascendente, sendo uma das governantes deste período, o que pode trazer melhorias com acordos financeiros com o estrangeiro. Vênus aqui suaviza as dividas do país, dando pelo menos grandes chances de acordos com diplomacia e ganhos a longo prazo por estar um signo fixo. 

8- Sobre o clima: Até Maio, mesmo em pleno Outono pode haver bastante dias secos principalmente em regiões já propensas a secura e muito calor, o outono é Frio e Seco, Júpiter está em um signo seco junto com Mercúrio e Sol, o que aumenta o calor e a secura, já em Maio para frente até Junho, Júpiter entra em um signo frio e seco a disposição de Vênus que é Fria e Úmida, e começa a se aplicar a Saturno, o que indicará muito frio e ventanias que podem causar algumas destruições de monumentos históricos e antigos, como museus por exemplo. É um bom início de ano comparado aos anteriores e com muita chance de ser melhor e mais leve do que o ano passado. A nível mais pessoal, acho que a maioria precisará ter mais lazer e prazeres sadios, não se apegando muito a tarefas e regras que podem nos levar a exaustão mental e fisiológica. Se cuidem.

Essas são minhas considerações para os próximos 3 meses. Feliz ano novo astrológico para todos. 

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Aquário (Série: Desmitificação)

Devido a Lunação deste ciclo acontecer em Aquário, me inspirei em vim desmistificar a fama que Aquário tem sobre a frieza emocional e sua famosa rebeldia (quem é de aquário é frio ou do contra) mas é muito pelo ao contrário - Aquário é um signo quente e úmido, diferentemente do que se propaga que Aquário denota “pessoas frias e calculistas que aparentemente saíram de uma série britânica chamada Peaky Blinders”, ironicamente os signos frios são os de água e os de terra; e mesmo assim denotará a qualidade do frio como clima, de calma, de arte, de esfriar aquilo que está quente e pressionando demais, de acalmar as tensões, não da falta de empatia ou frieza emocional, então Aquário não denota pessoas de frieza emocional, não é uma regra, nunca será. Seu governante sim é Frio e Seco, que é Saturno, e mesmo assim, vai depender o que Saturno representa em seu Mapa Natal, e ainda assim tem a grande chance de Saturno não ter nenhuma conexão direta com seus modos e comportamento. A qualidade quente e úmida de Aquário é sanguínea, tempero relacionado a Júpiter, busca mudanças e liberdade, o elemento ar e a qualidade fixa estão ligados a razão e ao pensamento crítico e repetitivo, por isso contesta, já sobre a famosa rebeldia, é devido a Aquário ser o signo oposto ao domicílio do Sol, sendo um signo de Saturno, e Saturno sendo inimigo do Sol, e pelo fato de que Sol representa as normas, o Rei, Aquário por estar 180 graus de distância do local do Sol (Leão), forma naturalmente uma oposição, e tudo que está oposto, está em contraposição em algum aspecto ali no mapa, e mesmo assim, a tal da “rebeldia” é uma máscara apenas ou uma bela de má interpretação do almanaques pop de astrologia, pois Aquário é signo de Saturno, que busca estrutura, ordem e também poder, por isso ele vai buscar criticar, racionalizar (elemento ar) com novas formas de governar e agir no mundo, pois seu regente também busca secretamente ordem e estrutura, por ser um signo de Saturno que rege estruturas, tempo e maturação, e ainda assim pode criar uma nova ordem, muito mais dura do que o normal, a depender de como Saturno se encontra no céu, podendo criar mais rigidez nas estruturas mundanas.  Aquário é o ar denso e rígido que conserva específicos valores e padrões sociais (Saturno é o frio que conserva) só que ao mesmo tempo, altera o presente para  novas percepções do futuro (Júpiter regente participativo da triplicidade) em prol de novas observações e pesquisas da ciência e do avanço (Mercúrio - regente da triplicidade noturna). E simultaneamente se contrapõe a normas taxativas que não convém em sua estrutura saturnina por ser um signo oposto ao domicílio do Sol. Aquário é um signo complexo e muito mal interpretado pelos tabloides sensacionalistas da Astrologia pop. 



- Bruno Bernardes

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Firdaria - Cálculo e Prática. Exemplo 1

1- FIRDARIA


Quando os planetas despertam


"Um ciclo temporal que se desperta, e outro que dorme, e outro ciclo que se encerra, abre e fecha, o tempo marca as horas de nossos ciclos em vida."


POSTEI SOBRE FIRDARIA EM 2017, INCLUSIVE ESTÁ AQUI NO BLOG, COMO UM DOS TEXTOS MAIS LIDOS, E HOJE RESOLVIO TRAZER NOVAMENTE ESTA TÉCNICA NA PRÁTICA COM EXEMPLOS MELHORES. 



2- Firdaria é uma técnica precisa de previsão introduzida pelo Astrólogo Abu Ma’shar, que além de astrólogo era astrônomo, matemático e filósofo. A firdaria serve como meio de compreender melhor os eventos e o ciclo de vida de um nativo, sabendo disso, vamos estar cientes dos regentes que vão governar um determinado tempo a vida de uma pessoa. Esta divisão de tempo surgiu introduzida através dos “senhores do tempo” dito como os Cronocratores, a Firdaria é a técnica aplicada através destes regentes do tempo, usada como meio de previsão na Astrologia; desde a era árabe, sendo aplicada usando o Mapa Natal como raiz, junto com as revoluções e outras técnicas.

 A Firdaria surgiu na astrologia com o intuito de marcar o tempo, dividindo o mesmo em 75 anos de vida de um nativo mediante ao tempo de cada planeta visível que são (Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e Lua) e os nodos lunares, que são ativados depois do nativo ter passado pela firdaria de todos os planetas visíveis. Após os 75 anos, a tabela se repete novamente, recomeçando a mesma.

3- Através da Firdaria, vamos analisar o regente (o planeta) que vai governar determinados anos na vida do nativo. Em cada Natividade o tempo é ativado por um regente diferente, mediante a mapas noturnos e mapas diurnos. Nos mapas diurnos, o Sol sempre está acima do horizonte, e nos mapas noturnos, o Sol sempre está abaixo do horizonte. Devido a isso, é gerada a tabela da Firdaria, que em cada tempo e idade do nativo, um planeta vai reger aquele período. Em mapas diurnos, os primeiros anos de vida começam pela Firdaria do Sol, e em mapas noturnos, os primeiros anos de vida começam pela Firdaria da Lua.

4- A tabela segue a ordem cósmica, mais conhecida como ordem Caldaica, que se inicia do planeta mais lento ao mais rápido (Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e Lua). Vou deixar abaixo duas listas como exemplo, vamos supor que o nativo esteja na Firdaria de Marte.

Marte – Regente e participante

 Marte/Sol

 Marte/Vênus

 Marte/Mercúrio

 Marte/Lua

 Marte/Saturno

 Marte/Júpiter

Notem que é sempre de acordo com a ordem Caldaica, do planeta mais lento ao mais rápido e assim por diante.

A Ordem Caldaica dos planetas são: Saturno, Júpiter e Marte como planetas superiores, Sol no centro, e Vênus, Mercúrio e Lua, como planetas ocidentais ao Sol. 

5 - O TEMPO DE CADA FIRDARIA

Se o mapa for noturno: 

A Firdaria da Lua é de 10 anos, Saturno é 11 anos, a de Júpiter é de 12 anos, a de Marte é de 7 anos, a do Sol é de 10 anos, a de Vênus é de 8 anos, a de Mercúrio é de 13 anos, do Nodo Norte é 3 anos, e Nodo Sul de 2 anos.

 (Depois repete-se recomeçando com a Lua)

Se o Mapa for Diurno:

A Firdaria do Sol é de 10 anos, a de Vênus de 8 anos, de Mercúrio é de 13 anos, da Lua é de 9 anos, a de Saturno é de 11 anos, a de Júpiter é de 12 anos, a de Marte é de 7 anos, a do Nodo Norte é de 3 anos e do Nodo Sul é de 2 anos.

(Depois repete-se recomeçando com o Sol.

6 - PLANETA REGENTE E PLANETA PARTICIPANTE (Regente e Sub-Regente)

Há sempre um sub-regente, ou uma sub-firdaria, ou um planeta participante como muitos costumam chamar, por exemplo, num mapa noturno, se o nativo completa 39 anos, até aos 40, ele vai estar na Firdaria do Sol (sendo sol o regente daquele ano e também o planeta participante). Já nos 40 anos e 4 meses de vida, ele entra no período da Firdaria do Sol e Vênus. Sol é o regente e Vênus é sub-regente participante. Ciente disso: Analisa-se em qual casa o Sol está no mapa natal, e quais casas ele rege, além disso, deve-se ter um conhecimento de tudo que o Sol representa na astrologia, analisa-se os assuntos das casas nas quais o Sol está e rege na carta, e se faz o mesmo com Vênus. Analisando isso, poderemos ver com precisão os acontecimentos mais marcantes que vão ocorrer na vida do nativo, mediante ao Sol e Vênus, que vão assumir os papéis como "protagonistas" na vida do nativo durante um período.

7 - Quando estamos na Firdaria de um determinado planeta, o mesmo tem como participante outro planeta durante um determinado período de tempo, este planeta é o “sub-regente”, mais conhecido como planeta participante. A diferença é que o planeta participante vai causar pequenos acontecimentos, até que o planeta regente torne estes acontecimentos em um único evento marcante, tornando-o realidade. Ou seja, por exemplo, uma Firdaria de Vênus-Marte, Marte irá causar pequenos acontecimentos, onde consequentemente, Vênus vai trazer à tona estes acontecimentos tornando em um único evento, definitivo, preciso e previsto. No inverso, na Firdaria de Marte-Vênus, vai ser Vênus que vai causar os acontecimentos para que Marte faça o seu papel principal de regente, dando vida e matéria ao evento e à previsão.


VAMOS AGORA COLOCAR NA PRÁTICA ESTA TÉCNICA

Abaixo vou citar um exemplo básico e simples, mediante a minha própria carta natal. 



 
 Em 2017, eu estava na Firdaria de Mercúrio e Vênus: Mercúrio por estar na Casa 12, ativa a Casa 12 (então os assuntos da Casa 12 também ficam ativos, que são doenças da mente, espiritualidade negativa, medos irracionais, inseguranças, inimigos ocultos). Mercúrio rege a Casa 03 (comunicação, contatos, internet, redes sociais, magia benéfica, pequenas mudanças, parentes próximos). Mercúrio também rege a Casa 06 (doenças, ferimentos, inimigos, aflições). já Vênus rege e ocupa a Casa 02, ativa os assuntos da mesma que são (bens materiais, posses, dinheiro, alimentação, nutrição). Vênus rege a Casa 07 (casamento, união, sexo, inimigos, parcerias). Vejam abaixo os gráficos.

Abaixo a lista de Firdaria, que está disponível no Software do Solar Fire, vejam:



Mas e aí, o que aconteceu?

 
De 2006 até 2017, Mercúrio por estar na 12 e reger a Casa 06, já em 2006 (que foi quando que Mercúrio ficou ativo) durante este tempo, adquiri doenças relacionadas a mente, fui diagnosticado com Síndrome do Pânico e mais adiante com Asperger (um espectro de autismo) e mais adiante com TDAH, e precisei tomar medicamentos que são assuntos da Casa 06 e também de Mercúrio. 

No entanto, como foi dito acima, o Planeta sub-regente/ou participante da Firdaria distribui eventos para o regente principal, para ocorrer um evento único e preciso, em 2017 o sub-regente era Vênus (Vênus rege o amor, sexo, a união, e também a cura e a diminuição ou alivio das dores). Vênus distribuiu os eventos para Mercúrio, ou seja, Vênus ativou a Casa 02 (minha vida financeira começou a tomar um rumo melhor, e também fiz uma reeducação alimentar na época por estar com colesterol alto, devido às crises de pânico), (para quem não sabe, a Casa 02 também fala de alimentação e nutrição, pois ela “sucede e sustenta” a Casa 01, o Ascendente, que é o corpo e a mente). 

Vênus também ativou a Casa 07, onde está o Descendente conjunto a duas estrelas benéficas Arcturus e Spica, ocorreu a união/casamento, diante uma mudança (Mercúrio rege a casa 03, minha esposa mudou-se de cidade para vir morar comigo, a Casa 03 fala de mudanças rápidas) qual eu conheci em uma rede social (Mercúrio rege redes sociais ligadas a comunicação, e rege a casa 03 que fala destes mesmos assuntos).

O certo era eu me mudar pra lá, por se tratar da minha carta natal? Não, não naquele momento, mas por quê? Bom; aí que surge a análise da Firdaria nas casas da Revolução Solar daquele ano, pois para ficar ainda mais precisas as previsões, analisa-se as casas da revolução solar que são ativas pelos planetas despertos pela Firdaria (complicado, eu sei, mas com prática e treino, a gente consegue fazer do jeito certo).

Vênus e Mercúrio da RS estavam conjuntos no meu Ascendente Natal, (testemunhando uma figura feminina conjuncional a mim).  Para ficar mais preciso, coloco aqui na análise a Sincronicidade Cósmica; minha esposa tem Vênus como o planeta Senhor da Genitura da natividade dela, indicando realmente que Vênus, neste caso, além de trazer a união e casamento em nossas vidas, ela também trouxe a cura das aflições da mente que eu sofria há muitos anos, desde 2006 que foi quando Mercúrio ativou a Casa 12 (aflições mentais e espirituais) e Casa 06 (doenças) testemunhando doenças psicológicas (neuro-atípico) como já foi mencionado, mas com Vênus distribuindo os eventos, a mesma foi “aliviando” minhas crises e dores a nível mental, emocional e espiritual. Vênus é a minha esposa! O amor cura.

Parece tudo muito bonitinho, mas na realidade é muito diferente. Exige trabalho consciente, se corrigir e trabalhar diante sobre suas sombras,  mudar os seus hábitos que te destroem, se arriscar, enfrentar seus medos, aceitar as feridas que não cicatrizam, aceitar que vai ter dias ruins e de derrota, e tirar dai, todo uma evolução, junto com o Todo. E manter isso acesso, conforme os desdobramentos do tempo.(Desdobramentos temporais que podem se ver nitidamente praticando esta técnica de previsão) .

Bruno Bernardes 

 

Referências: Persian Nativities III: Abu Ma'shar on Solar Revolutions (Traduzido e editado por Benjamin N Dykes)


sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

DIA DE REIS - Um pouco do papel do Astrólogo.

 



Hoje é dia de Reis, e minha singela homenagem será direta hoje; como ano passado já falei dos 3 reis magos, hoje vou falar um pouco do papel do astrólogo; antes de tudo, astrologia é linguagem, os planetas, casas, e outros pontos são os símbolos a serem decodificados, logo o Astrólogo é Tradutor, como alguém que traduz um livro de outra língua, para uma língua de nossa compreensão, logo ser astrólogo é compreender pelo menos uma fração do destino e da nossa finitude nesta pequena passagem na esfera terrena, e passar adiante para aqueles que nos procuram com suas perguntas, e quem dá o testemunho é o Céu, o astrólogo é apenas o mensageiro, o interprete, uma ponte, Astrologia é mercurial, é um oráculo e qualquer pergunta pode ser respondida respeitando as leis e técnicas de cada vertente usada. Astrologia também é arte, é mensagem, é poesia. Astrologia não é influência dos astros sobre os eventos da terra, se fosse assim, ninguém teria problemas, pensem comigo, quem nunca ouviu aquela frase “Não ande com aquela pessoa, que ela é uma má influência”, se fosse assim, era só evitar os becos escuros do mapa, era só evitar os planetas maléficos, ignorar as casas maléficas e suas ativações, e a vida seria perfeita, certo? Infelizmente o buraco é mais embaixo, ser astrólogo é compreender que os astros não influenciam em nada, e sim os mesmos são reflexos, o que está lá em cima, também está aqui embaixo, como dizia Hermes. Às vezes o céu não é muito democrático, por isso existe as remediações, as previsões para nos prepararmos para tais eventos, sejam bons ou ruins, que aos olhos do universo são subjetivos, pois, tudo é evolução, ler uma carta natal é o preparo do uso da luz e consciência para conhecermos o nosso destino, mesmo que a vida nos afunde as vezes, mas a principal missão, é chegar do outro lado, como os 3 reis magos chegaram, para fazer uma das previsões mais importantes da história da humanidade, e eles previram um nascimento, pois quando você nasce no mundo, é definido pelo ascendente, o Leme, a sua vida, unindo todos os pontos do mapa, tecendo então a linguagem do seu destino. Todos temos a nossa importância nesse mundo, mesmo que aparentemente pequena, mas grande aos olhos dos deuses. 

PARABÉNS A TODOS OS ASTRÓLOGOS!

JÚPITER EM TOURO 2023

Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da L...