quinta-feira, 27 de setembro de 2018

SEXTIL

A palavra Aspecto nada mais significa do que ‘Observar’, ou seja, é quando um planeta em um determinado signo observa o outro e vice versa, eventualmente transmitindo seus significados e essências entre si, como uma luz simbólica. Continuando a série, hoje falarei do aspecto de sextil, que nada mais é que uma metade de um aspecto de trígono (120° ângulo). Este aspecto é considerado benéfico, ele produz facilidade, porém não tem a mesma força que um trígono. Por ser considerado um benéfico com menos força, ele ganha a natureza de Vênus, ou seja, a natureza é harmoniosa, pacífica, e diminui alguns malefícios entre dois planetas que estão em debilidades acidentais. O aspecto de sextil é quando os signos estão em ângulo de 60° entre si.



Para ficar mais claro e prático, o aspecto de sextil sempre ocorre em signos que possuem a mesma polaridade, ou seja, signos masculinos fazem sextil com signos masculinos, e signos femininos fazem sextil com signos femininos. Para quem não sabe, os signos masculinos são: Áries, Leão, Sagitário, Gêmeos, Libra e Aquário, ou seja, os signos pertencentes às triplicidades do ar e do fogo. Os signos femininos correspondem aos signos pertencentes às triplicidades da água e da terra, ou seja, os signos femininos são: Touro, Virgem, Capricórnio, Câncer, Escorpião e Peixes.

Ou seja: O aspecto de sextil sempre vai ocorrer (independente da orbe) nos seguintes signos: Áries sempre vai fazer sextil com Gêmeos, Gêmeos sempre vai fazer sextil com Leão, Leão sempre vai fazer sextil com Libra, e Libra sempre vai fazer sextil com Sagitário e Sagitário sempre vai fazer sextil com Aquário. Assim como; Touro sempre vai fazer sextil com Câncer, Câncer sempre vai fazer sextil com Virgem, Virgem sempre vai fazer sextil com Escorpião, e Escorpião sempre vai fazer aspecto de sextil com Capricórnio, e Capricórnio sempre vai fazer aspecto com Peixes.

Lembrando que existem signos que não fazem aspecto ptolomaico nenhum, que irei falar mais adiante sobre signos que não se aspectam entre si, e independente da orbe se estão na cúspide ou não, o aspecto perde a força, e alguns autores descartam o aspecto, eu levo a risca este método, pois como astrólogo respeito as naturezas, qualidades, polaridades e elementos dos signos zodiacais. Porém, não estou aqui para levantar um debate, pois cada um segue com seus métodos, desde que os usem com responsabilidade e maturidade.

Um exemplo de signos que não se aspectam: Áries não aspecta com Touro e Escorpião, mas vamos supor que o Sol está aos seus 29 graus do signo de Áries, e Saturno no primeiro grau de Escorpião, neste caso; por orbe, existe a grande chance de existir a oposição, mas pelas naturezas dadas aos signos, Áries é masculino, quente e seco, cardinal e do elemento fogo, Escorpião é feminino, do elemento água, frio e úmido e fixo, o aspecto não terá força, ou não será levado em consideração, independente da orbe, se está na cúspide ou não.

Existem as recepções e “decepções” mútuas que podem dar mais harmonia ao aspecto de sextil, ou simplesmente fazer com que o aspecto aja de forma “maléfica”, apesar de ser considerado benéfico. Exemplo: Júpiter em Virgem em sextil com Vênus em Escorpião, neste caso, Júpiter está na queda de Vênus, e Júpiter fica peregrino em Escorpião, os astros não se enxergam, não se ajudam, se observam, mas se estranham, além de ambos estarem em detrimento e queda, o aspecto benéfico de sextil se torna mais danoso do que positivo. Tudo vai depender de outros fatores que vão complementar a situação em si, seja no mapa natal, ou em uma questão levantada.

Um ótimo exemplo de recepção mútua é Júpiter em Touro em sextil com Mercúrio em Peixes, (Júpiter está peregrino e Mercúrio em queda), porém, neste caso Mercúrio está no domicílio noturno de Júpiter, e Júpiter tem a dignidade da face em Peixes (recepção mútua por domicílio e face) neste caso, as facilidades do aspecto se tornam benéficas, e ganham mais força, diminuindo as debilidades apresentadas dos planetas.

Assim como ocorre na quadratura e no trígono existem os aspectos aplicativos e separativos. Como já foi dado um exemplo, no texto sobre trígono, mas se você não leu, deixarei aqui um exemplo: Aspecto aplicativo é quando o mesmo ainda não ocorre de forma exata, por exemplo, o planeta mais rápido sempre se aplica e se separa do mais lento, exemplo, Lua em Áries a 05 ° e Mercúrio em Gêmeos a 06°, neste caso, a Lua está se aplicando a Mercúrio (Aspecto aplicativo de sextil), a Lua entrega seus assuntos a Mercúrio e Mercúrio cuida dos assuntos da Lua. O aspecto separativo é quando o planeta mais rápido já se afastou do aspecto exato, a Lua já está 09° e Mercúrio está a 08°, A Lua entrega seus assuntos para Mercúrio, porém Mercúrio já não cuida mais dos assuntos da Lua.

O aspecto de Sextil é considerado benéfico pelos antigos, assim como o Trígono, pois indica amizade, luz e harmonia, e bom reflexo entre os planetas. Possui a natureza de Vênus, indicando facilidade, harmonia, prazer, amor e amizade. Porém há uma diferença, o aspecto de trígono é mais forte, tendo a natureza de Júpiter, e o aspecto de sextil possui menos força, tendo a natureza de Vênus, no entanto, isso depende dos planetas e signos envolvidos, e em quais casas os mesmos se encontram.

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

TRÍGONO

A palavra Aspecto nada mais significa do que ‘Observar’, ou seja, é quando um planeta em um determinado signo observa o outro e vice versa, eventualmente transmitindo seus significados e essências entre si, como uma luz simbólica. Continuando a série, hoje falarei do aspecto de trígono. Este aspecto é considerado benéfico, sendo forte e harmonioso. O trígono é quando os planetas se encontram em uma distância de ângulo de 120° entre si. Para ficar mais fácil, para saber quando um planeta está em trígono com o outro, deve-se saber o elemento dos signos, pois o trígono sempre se aplica/separa sempre em signos do mesmo elemento.




Para ficar ainda mais fácil; Bastam saber que os signos do elemento fogo são Áries, Leão e Sagitário, os signos do elemento terra são: Touro, Virgem e Capricórnio, os signos do elemento ar são: Gêmeos, Libra e Aquário, e os signos do elemento água são: Câncer, Peixes e Escorpião. Seguindo esta lógica do elemento de cada signo, fica mais fácil de saber se um planeta está em trígono ou não. Abaixo segue uma tabela para ficar fácil.

Áries sempre fará trígono com Leão, Leão sempre fará trígono com Sagitário, e Sagitário sempre fará trígono com Áries. Touro sempre fará trígono com Virgem, Virgem sempre fará trígono com Capricórnio. Gêmeos sempre fará trígono com Libra, Libra sempre fará trígono com Aquário, Câncer sempre fará trígono com Escorpião, Escorpião sempre fará trígono com Peixes. Nota-se que o trígono, sempre ocorre em signos que pertencem à mesma triplicidade.

O trígono reflete harmonia entre os planetas envolvidos, é bastante benéfica a conexão, e reflete facilidade nos assuntos envolvidos. Por ter a natureza de Júpiter, este aspecto representa sorte, facilidade, riqueza e crescimento nos assuntos dos planetas envolvidos. No entanto a facilidade dos assuntos podem refletir uma falta de esforço, porque é fácil demais, e dependendo dos assuntos, não há valorização nos mesmos, porque é como se não houvesse sequer uma dificuldade.

Um exemplo: Lua em Câncer em trígono com Marte em Escorpião, ambos os astros estão dignificados e dentro de seus domicílios. No entanto, a Lua está na queda de Marte, e Marte na queda da Lua, apesar do trígono, dependendo dos assuntos, ou da questão levantada, ainda haverá uma dificuldade entre os planetas,a conexão entre os mesmos não vai ser tão amigável, e pode haver atrasos ou bloqueios nos assuntos e questões levantadas.

O trígono às vezes pode ser tão prejudicial quanto uma quadratura ou oposição, pois no exemplo citado, a Lua está em domicílio em Câncer, e Marte em seu domicílio noturno em Escorpião, ambos formando trígono na triplicidade de água, as dificuldades podem não ser enxergadas pois a facilidade e a força do trígono anulam bastante a visão de possíveis atrasos e bloqueios. Principalmente se Marte reger casas maléficas. Porém, na maiorias das vezes, o aspecto de trígono, anula muito as dificuldades, facilitando os assuntos, e quebrando certos bloqueios.

Há também a importância de saber, se o trígono é aplicativo ou separativo. Aplicativo é quando um planeta mais rápido se aproxima do planeta mais lento, e separativo é quando um planeta mais rápido se afasta do planeta mais lento.

Por exemplo, Júpiter em trígono com Lua, Lua está a 12° graus, e Júpiter a 13° graus, neste caso o planeta mais rápido que é Lua ainda se aproxima do planeta mais lento que é Júpiter, e o aspecto exato ainda não ocorreu, no entanto o aspecto é aplicativo/minguante, ou seja, o aspecto exato ainda vai ocorrer, pois Lua está se aplicando a Júpiter. No aspecto aplicativo, a conexão dos planetas é mais positiva, pois neste caso a Lua entrega seus assuntos para Júpiter, e Júpiter cuida dos mesmos.

O aspecto separativo, é quando o aspecto exato já ocorreu, continuando no mesmo exemplo: é quando a Lua que é o planeta mais rápido se afastou já do grau de Júpiter que é mais lento, a Lua está a 22° e Júpiter como é bem mais lento do que a Lua; ainda está a 13°, neste caso o aspecto é separativo/crescente. A conexão dos planetas vai perdendo a força, podendo agir de maneira mais fraca e lenta, mesmo que ambos os planetas estejam em aspecto benéfico.

Planetas em trígono no mesmo grau, por exemplo, Mercúrio em Áries a 03°graus e Saturno em Leão também a 03° graus, estão em aspecto de trígono exato, chamado também de aspecto partil, reforçando ainda mais a benevolência do aspecto. Porém, tudo vai depender dos assuntos envolvidos, dos planetas e das casas onde os mesmos se encontram e regem.

No mais, o aspecto de trígono é visto como benéfico, forte e que nos traz facilidades e bênçãos, ele ocorre em signos que pertencem à mesma triplicidade, ou seja, os signos precisam ser do mesmo elemento, independente da orbe.

domingo, 23 de setembro de 2018

OPOSIÇÃO

A palavra Aspecto nada mais significa do que ‘Observar’, ou seja, é quando um planeta em um determinado signo observa o outro e vice versa, eventualmente transmitindo seus significados e essências entre si, como uma luz simbólica. Hoje falarei do aspecto de Oposição, que é bem fácil e simples de detectar em um mapa astrológico. Sabendo que o zodíaco, possui 360°, a oposição é a metade deste valor, ou seja, são quando dois signos estão distantes a 180° um do outro, ou seja, fazem parte do mesmo eixo.

Independente dos planetas envolvidos, a oposição ocorre naturalmente em signos da mesma polaridade e da mesma modalidade. Sabendo das modalidades que são (cardinal, fixo e mutável) e sabendo que signos os masculinos são os pertencentes à triplicidade do fogo e do ar, e os signos femininos são os pertencentes à triplicidade da terra e da água, fica ainda mais simples detectar uma oposição no mapa. Seguindo esta lógica, temos abaixo os pares de signos que formam naturalmente uma oposição.

Áries faz oposição a Libra: (mesma polaridade e mesma modalidade: pois ambos os signos são masculinos e cardinais)

Touro faz oposição a Escorpião: (mesma polaridade e mesma modalidade: pois ambos os signos são femininos e fixos)

Gêmeos faz oposição a Sagitário: (mesma polaridade e mesma modalidade: pois ambos os signos são masculinos e mutáveis)

Câncer faz oposição a Capricórnio: (mesma polaridade e mesma modalidade: pois ambos os signos são femininos e cardinais)

Leão faz oposição a Aquário: (mesma polaridade e mesma modalidade: pois ambos os signos são masculinos e fixos)

Virgem faz oposição com Peixes (mesma polaridade e mesma modalidade: pois ambos os signos são femininos e mutáveis)

Lembrando que a regra da polaridade e modalidade, só cabe se os planetas envolvidos estiverem em signos que estão em uma distância oposta de 180°, isso fica ainda mais fácil se analisarmos as casas que formam os eixos (casa 01 sempre faz oposição com a casa 07, a casa 02 sempre faz oposição com a casa 08, a casa 03 sempre faz oposição com a casa 09, a casa 04 sempre faz oposição com a casa 10, a casa 05 sempre faz oposição com a casa 11, e a casa 06 sempre faz oposição com a casa 12). Principalmente se você usa o método de casas signos inteiros, não tem erro.





A oposição é um aspecto considerado maléfico, principalmente se envolver planetas maléficos em casas maléficas. No entanto, assim como foi dito na explicação dos outros aspectos, a oposição pode se tornar menos “danosa” digamos assim, se houver recepção mútua entre os planetas envolvidos, para isso devemos saber onde cada planeta possui as suas dignidades essenciais, isto é (domicílio, exaltação, detrimento, queda, triplicidade, termos e face).

Por exemplo, Saturno em Áries fazendo oposição com Marte em Libra, neste caso; Existe a recepção mútua dos planetas citados: Saturno está no domicílio de Marte, e Marte está na exaltação de Saturno. A oposição se torna menos “danosa” porque ambos os planetas ajudam um ao outro, se enxergam, e dependendo do assunto, ou questão, a oposição pode até ajudar o nativo a tomar uma boa decisão.

Outro exemplo: Marte em Câncer se opondo a Lua em Capricórnio, apesar de ambos os planetas estarem debilitados, Marte está no domicílio da Lua, e Lua na exaltação de Marte, ou seja, isso é; apesar do malefício da oposição, os planetas se enxergam, e acabam um ajudando ao outro, mediante seus assuntos, a Lua ajuda Marte e Marte ajuda a Lua.

Para concluir; O mapa astrológico a meu ver possui uma infinita complexidade de variáveis, que se calcularmos corretamente podemos chegar a uma constante precisa, dando ao consulente uma solução para a sua dúvida ou problema, pois vejo muitas pessoas desesperadas ao ver uma oposição em seus mapas natais, ou na revolução solar, e já entrarem em pânico ou até mesmo já decretarem sua morte, principalmente se os planetas estiveram nos eixos casa 02 e casa 08; E não é bem por aí, estas casas falam também de dinheiro, para pagar ou receber, heranças, carmas, débitos, ou seja, você talvez só vai passar por período de situação financeira difícil, ou dependendo dos planetas envolvidos, você pode até receber uma herança; e para finalizar; para se chegar a um testemunho final trágico, há outras técnicas preditivas necessárias a serem aplicadas, para se ter certeza de algo terrível, e mesmo assim, deve-se ter muita sensibilidade ao calcular, seja um período de infortúnio ou de boa fortuna.

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

QUADRATURA

A palavra Aspecto nada mais significa do que ‘Observar’, ou seja, é quando um planeta em um determinado signo observa o outro e vice versa, eventualmente transmitindo seus significados e essências entre si, como uma luz simbólica. Começarei uma série falando dos aspectos ptolomaicos, e hoje falarei do aspecto de Quadratura. Muitos temem este aspecto, pois ele é maléfico, mas dependendo dos planetas e signos envolvidos, o malefício pode ser diminuído por uma recepção mútua, algo que falarei mais adiante.



Primeiramente, o que é quadratura? É quando os signos estão em uma distância de ângulo de 90° entre si. A quadratura é formada por signos opostos e não opostos, que essencialmente precisam ser da mesma modalidade, independente da orbe, os signos precisam ser da mesma modalidade,a orbe só reforça o aspecto. Existem 03 modalidades: Cardinal, Fixo e Mutável, os signos da modalidade cardinal são: Áries, Câncer, Libra e Capricórnio. Os signos da modalidade fixa são: Touro, Leão, Escorpião e Aquário. Os signos da modalidade mutável são: Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes.

O que uma quadratura causa? Conflito! Esta é a palavra chave! Conflito, bloqueios que podem trazer tensão e atrasos nos assuntos dos planetas e signos envolvidos. Quadratura, é aquela pedra no caminho, é o trânsito engarrafado, é tudo aquilo que causa bloqueio, desarmonia e grandes dificuldades. Um exemplo: Marte em Capricórnio em quadratura com Ascendente em Áries. O bloqueio pode ocorrer exatamente na mente do nativo, podendo sofrer de irritação e ansiedade, as ações do nativo tendem a sofrer atrasos, levando o mesmo ao estresse, qualquer atitude é barrada por uma consequência inesperada, causando desarmonia e conflito nele mesmo e em seu corpo físico (ascendente), podendo até mesmo surgir doenças a nível psicológico e físico dependendo do caso.

Outro exemplo: Vênus em Leão em quadratura com Marte em Escorpião: Bloqueios nas relações, podendo até mesmo acontecer o abuso, moldado por necessidade de dominar, controlar, ou até mesmo agredir, pode haver violência nas relações sexuais. Podendo causar definitivamente a ruptura do relacionamento entre os envolvidos. Obviamente isso vai depender de cada caso, de cada mapa.

Os signos que formam quadratura entre si naturalmente, da modalidade mutável:
Gêmeos sempre vai fazer quadratura com Virgem
Virgem sempre vai fazer quadratura com Sagitário
E Sagitário sempre vai fazer quadratura com Peixes

Os signos que formam quadratura entre si naturalmente, da modalidade fixa:
Touro sempre vai fazer quadratura com Leão
Leão sempre vai fazer quadratura com Escorpião
E Escorpião sempre vai fazer quadratura com Aquário

Os signos que formam quadratura entre si, da modalidade cardinal:
Áries sempre vai fazer quadratura com Câncer
Câncer sempre vai fazer quadratura com Libra
e Libra sempre vai fazer quadratura com Capricórnio

No entanto, outro aspecto tenso, a Oposição também é formada por signos da mesma modalidade. Se você somar 90+90, o resultado é 180. 180° é o ângulo de distância que forma a oposição entre os signos, então na lógica, a quadratura nada mais é do que a metade de uma oposição. Só que na quadratura, a divisão dos 12 signos zodiacais, é feita 03 por 03, na oposição 06 por 06 – formando assim um eixo, que é chamado de oposição, um aspecto muito mais tenso que será mais bem explicada na próxima postagem.

No entanto, pode haver as recepções mútuas, devido aos planetas envolvidos. Um exemplo é: Mercúrio em Sagitário em quadratura com Júpiter em Virgem, os planetas além de debilitados neste caso, estão em quadratura, no entanto estão em recepção mútua; Mercúrio está no domicílio de Júpiter, e Júpiter está no domicílio e exaltação de Mercúrio, neste caso a desarmonia da quadratura é diminuída por causa da “amizade e da luz” que os planetas irradiam entre si. Neste caso, a quadratura podem nos trazer mais soluções do que problemas.

A quadratura é um aspecto desafiador, que faz o nativo buscar soluções para o problema. Quando há um bloqueio, o nativo tende a tentar superar, passar por cima deste bloqueio. Faz parte da essência humana reagir contra problemas que aparecem no caminho, a quadratura na astrologia, é uma catapulta que leva o nativo a reação necessária, mesmo que passe por dificuldades.

No entanto, em casos mais tensos, quando os planetas envolvidos além de estarem em quadratura eles podem também estar fracos e debilitados e sem nenhuma recepção, como, por exemplo, Vênus em Áries em quadratura com Saturno em Câncer; Nestes casos mais tensos; Pode ser que o nativo não consiga reagir, podendo causar momentos de estagnação, fraqueza, depressão, melancolia e apatia, e até mesmo a paralisação total dos assuntos envolvidos, e quando ocorre isso, é sempre recomendável procurar o seu astrólogo.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

LUA - e seus significados na Astrologia Tradicional

A Lua na astrologia tem suas inúmeras regências e representações, primeiramente vamos falar de sua natureza e qualidade, ela é fria e úmida, fleumática, de polaridade feminina. Rege os signos de Câncer e Touro, - Touro porque ela se exalta neste signo, ela rege as Segundas-Feiras e as Sextas-Feiras à noite, ela encontra seu detrimento no signo de Capricórnio e sua queda no signo de Escorpião. O seu temperamento varia de acordo com suas fases, na fase nova, a Lua é Sanguínea. Na fase crescente, ela é colérica. Na fase minguante ela é fleumática, e na fase cheia ela é Melancólica.

Ela é o astro mais rápido, ela move-se 12° por dia, ela ingressa de um signo para o outro em um período de 02 dias e meio, fazendo seu ciclo completo no zodíaco em um período de 28/29 dias, que ao contrário de Saturno, planeta que se opõe ao locais da Lua, leva 29 anos para fazer seu ciclo. É também o astro mais próximo da terra.








A Lua é um regente mental, ela rege sistema límbico do nosso cérebro que nada mais é que a unidade responsável pelas nossas sensações e nossos comportamentos, responsável também pelos nossos hábitos automáticos. A Lua rege a memória, a Lua é um elo de ligação do mundo ao nosso redor com a nossa mente e corpo,  entre o nosso mundo e a nossa alma, as doenças que surgem no corpo, antes surgem na alma depois tomam forma física, a Lua tem esse papel de identificar através de nossa saúde e nutrição, quais os ciclos mais importantes para cuidarmos de nosso corpo. A lua também é uma co-significadora do corpo junto com o Ascendente. A Lua está associada aos sonhos, à criatividade, principalmente aos sonhos ou visões premonitórias.

A Lua no corpo humano rege as mamas e o leite materno, os seios, e o estômago, o útero, ovários, e a gravidez junto com Vênus - e também rege o nosso olho esquerdo, enquanto o Sol rege o olho direito, porém a Lua também é um regente mental assim como Mercúrio, ela também rege a mente, mais especificamente  a unidade emocional de nosso cérebro, o sistema límbico, o hipocampo que é responsável pela memória, o córtex pré-frontal que é responsável pela empatia, rege os lobos- temporais que rege a estabilidade do nosso humor, que quando desequilibrados, causam doenças da mente, como a depressão e a falta de lucidez, devido a isso a Lua também rege os loucos e os lunáticos.
 
A Lua também rege a nossa popularidade mediante ao nosso comportamento social, ou seja, uma Lua debilitada no mapa pode indicar comportamentos erráticos, ou até mesmo problemas mentais sérios, como transtornos e fobias. Isso, claramente se outros fatores na natividade contribuíram para tal, principalmente se Saturno estiver a aspectando de forma negativa com má recepção e disposição, Saturno é ligado a insanidade e à loucura, por ser alegrar na Casa 12.  Lua mal aspectada a Marte indica ataques de fúria, em boa conexão com Marte dá ótimos cozinheiros, principalmente se Vênus também estiver em aspecto. Em bom aspecto com Vênus, indica fertilidade e conexão com o mundo feminino de forma intensa, indica boas mulheres e o sagrado feminino. Em conexão com Júpiter pode indicar obesidade se estiverem em tensão, mas se estivem bem conectados indica boa publicidade, riqueza, sorte com pessoas importantes. Em boa conexão com o Sol indica boa vitalidade, saúde, um corpo e uma mente forte. Em boa conexão com Mercúrio, indica facilidade com oráculos, boa dicção, raciocínio rápido, em má comunicação pode indicar dissimulações, mentiras, distorções, autossabotagens e manipulações.

A Lua rege também objetos de prata, tudo que se reflete. Como o espelho, pois ela reflete a luz do sol. A Lua se associa à Casa 07 na ordem Caldaica, uma casa que fala de relacionamentos e casamento, para nos relacionarmos temos que enxergar no outro, algo que também reflete na gente, mesmo que não saibamos de forma consciente. Além da Casa 07 ser o onde o Sol se põe, ocultando suas luzes, conhecida como Poente, trazendo então o período da noite, o período em que a Lua está visível a depender de sua fase. A Lua é noturna, e rege as noites e todos os animais noturnos. 

Como ela encontra o seu Jubilo na Casa 03, ela rege tudo que é transitório, rápido, a rotina, viagens rápidas, a mente e a nossa imaginação. Ela rege nossos hábitos, principalmente aqueles hábitos automáticos, que já estamos acostumados a realizar sem mesmo pensar antes de executar tal ação. Rege a rotina, o ir e vir, o dia a dia.

Nas relações, rege principalmente a nossa relação com a figura materna, em mapas noturnos. A Lua rege o colo de uma mãe, a proteção da mesma, de como a nossa figura materna nos nutre, rege também a nossa infância. Tudo que está associado à mãe, é de fato representado pela Lua. Ela também rege a fertilização e fecundação, tudo que se planta e colhe e nasce de forma saudável e amável. Ela também rege a nutrição, tudo aquilo que nutrimos para nós como base e sustento, mediante aos nossos hábitos alimentares e comportamentais.

A Casa 03 conhecida como a Casa da Deusa é a Alegria (Jubilo da Lua), é aquela que nos liga ao mistério e as magias feitas na esfera terrestre, que com os elementos ofertados, cria-se um elo de comunicação com a esfera celeste (Casa 09), o elo de comunicação é Mercúrio que leva a magia para os céus, Mercúrio é outro regente mental, é o Mensageiro dos Deuses. A Lua também é uma significadora de mediunidade a depender de outros fatores da natividade A Lua rege a magia, as bruxas e todos os feitiços feitos por um bem maior, e por ser um regente mental, para a magia funcionar, devemos usar a nossa mente para nos conectar com outros mundos e existências. A Lua é um dos astros de elo com o mundo mágico.

A Lua na astrologia mundana representa a população de um país. Assim como na vida pessoal de um indivíduo representa a sua popularidade, a sua cultura e seus costumes de sua tradição. Ela rege mulheres grávidas, mulheres em geral, também as mulheres que se destacam; mulheres famosas que estão em contato contínuo com o público. Rege profissões como parteiras, babás, serviços domésticos, rege a pesca, os pescadores, os marinheiros, viagens pelo mar. 

A Lua representa as nossas ilusões, tudo que está embaçado ou nebuloso, pois ela é o astro mais rápido de todos, devido a isso, ela dificilmente vai fixar a nossa visão em uma realidade física constante, ela que move nossa alma, e quando ocorre algum trânsito tenso, podem ocorrer confusões, estresse, ansiedade ou até mesmo períodos de depressão, pelo fato dela reger o sistema límbico, unidade emocional do corpo, se não cuidarmos bem de nossas emoções podemos adoecer, ou seja, a Lua também rege os cuidados com o corpo, com a mente e com tudo aquilo que sentimos em nosso íntimo.

A Lua é a Deusa, rege a Casa 01 do Thema Mundi, então tudo que é criado no mundo vem de sua esfera, ela rege o povo do mundo, as pessoas que habitam nessa esfera terrestre, rege todos os rios e mares, oceanos e lagos, rege a água de nossos corpos e toda a água que nos dá a vida no mundo. Também rege a abundância e a fertilidade, pois a Lua oferece o seu lar à Júpiter (Câncer – exaltação do Grande Benéfico) planeta que fala de fertilidade e filhos.

Lua é última esfera em qual a nossa alma viaja antes de nascermos no plano físico, que nada mais é que o útero de nossas mães. A Lua por ser o Júbilo da Casa 03, e ser significadora de magia, ela também rege oráculos, e claro, rege também oraculistas, junto com Mercúrio. Lua – a Rainha da Noite.


- Bruno Bernardes.

domingo, 12 de agosto de 2018

MERCÚRIO - e seus significados na Astrologia

Continuando a série dos sete planetas visíveis, hoje irei falar de outro regente mental assim como a Lua; enquanto que a Lua rege o sistema responsável pelas nossas imaginações e sensações em nosso cérebro, Mercúrio rege o hemisfério esquerdo do cérebro, que está ligado à lógica, e ao pensamento racional. Gêmeos é o domicílio diurno de Mercúrio, enquanto Virgem é domicílio noturno e também a exaltação do Mensageiro. Mercúrio tem exílio em Sagitário, e fica duplamente debilitado em Peixes (por estar em queda e em detrimento) Mercúrio rege a mente lógica e a racionalidade, é um astro que une o pensamento de uma pessoa com a outra, assim criando a troca de idéias, e por fim a nossa comunicação.



Mercúrio é volátil e indefinido, portanto ele não se adéqua a uma polaridade específica, ele pode ser tanto masculino quanto feminino, ele é ambíguo, portanto vai depender do signo em que ele estiver posicionado, por exemplo, Mercúrio em signo de Virgem em conjunção a Lua, (Virgem é um signo feminino, a Lua é um astro feminino) nesse caso Mercúrio é feminino, se Mercúrio estiver em Leão, Mercúrio é masculino e colérico. 

Mercúrio é andrógeno, ou assexuado em algumas estátuas, ou hermafrodita, possui os dois sexos, ele se adequa ao gênero que for, por isso ele rege os movimentos LGBT+  junto com o planeta Vênus.

No entanto, para alguns autores, Mercúrio é essencialmente frio e seco, assim como Saturno, e de temperamento melancólico, ele rege as quartas-feiras e o domingo à noite.

Mercúrio está ligado à troca de mercadorias, jogos de loteria que envolvem números, e jogos de lógica como o Xadrez, Mercúrio também rege a bolsa de valores, rege produtos de alta tecnologia, principalmente a computação que permite a comunicação entre vários indivíduos quebrando barreiras geográficas, onde também existem grandes comércios modulados como sites de vendas e trocas de produtos e serviços, mediante a preços e valores. Por exemplo, uma grande modalidade de venda Mercurial que envolve sempre um preço/valor, são os famosos leilões, em que aquele indivíduo dá o melhor lance, ele compra e leva o produto, nesse caso Mercúrio também está associado a peças e produtos raros de se encontrar. 

Mercúrio está ligado a descobertas sob coisas ocultas, enquanto Saturno rege o oculto, Mercúrio rege a lupa de análise sob os véu do desconhecido, sendo também um planeta importante para descobertas cientificas, como medicamentos que promovem o tratamento de enfermidades, e como já dito, descobertas que enriquecem a tecnologia como um todo. Mercúrio é o comerciante, é o negociador, ele rege o mundo dos negócios, a análise de risco nas finanças, rege a moeda de troca, as barganhas, a oferta, a oferenda que damos aos Deuses como veículo de conexão com o divino. 

Sem a moeda de troca, não tem como você atravessar rio que separa esse mundo do submundo dos mortos, sem a moeda de troca o Caronte não te leva ao seu destino. Mercúrio é o rio que separa o mundo físico do mundo espiritual. Mercúrio também é o barqueiro. Mercúrio tem Júbilo na Casa 01, no ângulo que separa a esfera terrestre (mundo inferior) da esfera celeste (esfera superior) Mercúrio é o mediador responsável pela ordenança da linguagem e da comunicação do ser humano com outras existências, do elo do ser humano com os Deuses, por isso Mercúrio é chamado de O Mensageiro dos Deuses, pois ele é um psicopompo, que significa condutor para o mundo dos mortos. No Thema Mundi, Mercúrio se alinha na Casa 03, que pelo movimento secundário, é responsável de levar seus assuntos para a Casa 04 - o subterrâneo, onde Saturno se exalta, onde Libra se alinha, é Mercúrio que leva o ser humano ao julgamento de suas almas após a morte. Mercurio rege a Casa 12 do Thema Mundi, também sendo o condutor de maus espíritos para seus devidos locais de prisão ou libertação a depender da condição da alma conduzida.

Mercúrio é responsável por criar os pensamentos, moldá-los como idéias e planos para serem expressados no plano físico, diferente da Lua que está ligada mais a imaginação, Mercúrio está ligado a concretização daquilo que o indivíduo pensa, colocando suas idéias no mundo. Mercúrio e Lua são dois regentes mentais, cada um representa um lado do nosso cérebro, a Lua a unidade criativo e imaginário/o lado direito, e Mercúrio a unidade racional/o lado esquerdo. A Lua sente, mas é Mercúrio que expressa em palavra o que sentimos.

O cálculo e valor do quociente de inteligência de um indivíduo, o famoso Q.I, é por excelência algo Mercurial. Mercúrio rege nossos hábitos rotineiros, viagens rápidas, a amizade, a relação entre irmãos, tios e primos.

Mercúrio rege todo tipo de material que se mistura para criar um só, por exemplo, materiais manipulados que vão formar um único princípio ativo de ação, um medicamento, uma fórmula química, uma conta de matemática, variáveis que buscam uma constante e um resultado preciso, tudo isso está ligado a Mercúrio. Ele une informações para formar um todo, assim como o processo de criação de um produto tecnológico, máquinas industriais que criam objetos tecnológicos mediante a um processo definido e calculado. Mercúrio é o mago, o alquimista. 

O ato de medir, calcular, aferir, pesar na balança, para se chegar á um resultado numérico é tudo relacionado a Mercúrio. O ato de pensar, planejar, pesquisar, juntar peças de um grande quebra cabeça, também está relacionado a Mercúrio, Mercúrio é fortemente um significador de detetives, e todos aqueles que trabalham na área da investigação.

Mercúrio também é a falsidade, a mentira, o manipulador, o golpista, a fofoca e a inveja. Mercúrio rege a engenhosidade da mente e do espírito. Ele é Trickster, ele testa para conseguir uma informação, por isso Mercúrio rege as mídias, as noticias, os jornalistas, os paparazzis, os escritores, os editores, tradutores, dubladores. 

Quando mal colocado, sendo um mal governante da alma, o individuo pode ser um perseguidor, um Stalker. Mercúrio rege essas duas caras da mesma moeda, o bem e o mal fundidos em uma coisa só.

Mercúrio rege a nossa fala, no corpo humano, ele é responsável pelos órgãos que proporcionam a nossa voz, as cordas vocais, a traqueia, os pulmões, a laringe, a faringe, o palato mole que é responsável pela oralidade de nossa fala, a língua que permite a articulação das palavras, e etc.

Mercúrio rege a própria astrologia, pois Mercúrio proporciona a capacidade lógica de calcularmos todas as variáveis de um mapa (aspectos, posicionamentos, símbolos celestes e etc.) Mercúrio é o tradutor. Mercúrio está ligado a matemática e a geometria, duas coisas essenciais na leitura de um mapa astrológico.

Pessoas com Mercúrio aflito no mapa podem apresentar problemas na fala e na dicção, problemas respiratórios. Mercúrio como rege a mente, pode apresentar indivíduos que podem usar de sua inteligência para manipular informações, sendo manipuladores, falsos e mentirosos. Golpistas que roubam dinheiro ou informações que possuem algum valor é um grande exemplo de um Mercúrio mal colocado no mapa; como já foram mencionado acima.

Mercúrio também está associado a Bílis Negra, ao temperamento melancólico, e como já dito, ele também é um regente mental, regendo algumas doenças mentais, como a depressão, ansiedade e pânico, a mania de perseguição e a paranoia, pois pessoas mercuriais que tem Mercúrio aflito no mapa tendem a não saber organizar o excesso de informações que possuem em suas mentes, causando os problemas citados, principalmente quando Mercúrio está em aflição juntamente com a Lua e com a Cauda do Dragão ou combusto, podendo detectar casos de esquizofrenia, psicose e até mesmo psicopatia, despersonalização da realidade, apatia e frieza. Claro que para chegar a essas conclusões, teremos que ver o mapa por camadas, mas Mercúrio por ser um regente mental, ele será colocado no levantamento de testemunhos.

Mercúrio é a inteligência que faz a mente funcionar como uma grande engrenagem que move idéias e pensamentos, podendo ser ótimos professores, escritores, palestrantes, locutores, matemáticos, físicos, engenheiros, filósofos, astrônomos, astrólogos e etc. Normalmente Mercúrio é o planeta que está no palco do destino (não para se destacar), mas para ensinar algo, para passar uma idéia, uma mensagem para o mundo dos homens.

- Bruno Bernardes.

Pessoas Mercuriais, (Ou as que tem Mercúrio como Almuten Figuris no mapa) são pessoas conselheiras, que sempre vão saber o que falar, mesmo que o outro indivíduo esteja passando por um período negativo emocional, o lado racional de Mercúrio faz com que o indivíduo saiba não se envolver na situação, já evitando que não se torne algo pessoal, sendo uma ótima pessoa para dar conselhos inteligentes.


sábado, 11 de agosto de 2018

VÊNUS - e seus significados na Astrologia

Vênus, da rainha do amor, do sexo e da beleza,. Vênus é de qualidade fria e úmida, de temperamento fleumático, um planeta por excelência feminino, é um planeta pertencente a seita noturna. Vênus rege os signos de Touro, Libra e Peixes; Peixes porque Vênus se exalta neste signo. Vênus encontra seu detrimento nos signos de Áries e Escorpião, e sua queda no signo de Virgem. Seu ciclo completo no zodíaco leva aproximadamente 01 ano, percorrendo a 1°12 por dia, podendo ficar transitando em um signo durante um mês. Ela rege as sextas-feiras e as terças-feiras à noite. Vênus é a estrela pequena benéfica, a estrela da manhã, a estrela d’alva




Vênus rege o amor, a beleza, a amizade, o sexo, tudo aquilo que é agradável e suave. Vênus rege a harmonia e a união. A atração sexual está ligada a Vênus, pois Vênus rege a sensualidade de todos os tipos, que cria a atração entre uma pessoa e outra, criando relacionamentos e uniões, sendo uma significadora de relacionamentos de amizade, amorosos e de casamentos. Vênus rege a recepção entre um indivíduo e outro, em uma conexão que envolve amor e atração. Vênus rege todos os tipos de prazeres, desde as boas sensações como degustar de uma boa comida ou bebida, até a sensação do orgasmo, tudo que é prazeroso, está ligado a Vênus.

O ato de se olhar no espelho e gostar do que vê, é venusiano, Vênus rege a nossa autoestima, principalmente quando está e, boa conexão com o Sol e Lua. Vênus rege os desejos, principalmente aqueles desejos que nos satisfazem completamente
, Vênus rege as nossas fantasias que nos excitam e nos molham (ela é úmida)  além também de reger  os nossos fetiches sexuais. 

Vênus rege todos esses nossos desejos que refletem no corpo, na mente e no espirito, no entanto, Vênus na ordem Caldaica está associada à Casa 12, o que pode indicar também tendência a vícios, mas aqueles vícios que surgem através do excesso de qualquer coisa que nos traga muito prazer, o que pode ser negativo, se isso não for controlado. Por exemplo, o excesso do sexo, da bebida ou da comida que pode trazer complicações em nossas vidas. Vênus em má conexão com Saturno ou com o regente da Casa 12, pode indicar amarrações amorosas e obsessões, apego, ciúme, vaidade, luxúria desenfreada e parafilias. Em má conexão com Mercúrio e Sol, pode indicar ostentação, em má conexão com Júpiter, pode indicar desperdícios de recursos.

Vênus encontra seu Jubilo na casa 05, casa dos prazeres, do prazer associado especificamente ao sexo, ao ato carnal. Vênus rege o sexo e o orgasmo. A casa 05 chamada de Agathe Tyche (Boa Fortuna) nos reflete a tudo àquilo que é agradável, rege a criatividade que nos traz riquezas, devido a isso, Vênus também rege obras de arte, como pinturas de belas paisagens pintadas em um quadro. Vênus está associada à beleza, devido a isso ela rege os cosméticos, os perfumes, tudo aquilo que embeleza, como uma boa maquiagem e uma boa vestimenta, Vênus está ligada a moda; Por exemplo: O desfile de modelos femininas é por excelência um evento venusiano. Vênus rege o lazer, as férias, o descanso pós um longo dia de trabalho.

Vênus rege as mulheres e a beleza das mesmas, de todos os tipos, inclusive os relacionamentos venusianos são aqueles que temos com a esposa, com a mãe, com a irmã, com pessoas joviais e belas, que nos reflete amor e harmonia. Vênus rege todos os lugares que nos trazem paz e tranquilidade, trilhas em meio à natureza, que nos levam a uma boa caminhada, riachos, lagos, todos os lugares que nos dão uma sensação de prazer ou paz. Um encontro a dois em um jantar a luz de velas com um bom vinho é de fato um programa venusiano.

Vênus também rege os dons artísticos, e as obras de arte como foi citado. Sendo que suas profissões podem ser de maquiadores, pessoas que trabalham com a beleza, como a estética, massagistas, modelos, estilistas, artistas, pintores e cantores. No corpo humano, Vênus por reger o sexo, ela rege os órgãos genitais, mas principalmente o órgão reprodutor feminino, também rege o útero e os rins, segundo Al-Biruni, Vênus rege a narina esquerda, enquanto Marte rege a narina direita. Por reger essas partes corpóreas, ela rege as doenças sexualmente transmissíveis, e doença inalatórias, como por exemplo a renite ou sinusite.

Vênus rege locais de festa, baladas, shows de música e dança, aliás, Vênus rege todas as danças. Vênus rege também as boates e os prostibulos. Vênus rege a luxúria. A Volúpia é de Vênus, o olhar sedutor, o flerte, as cantadas, a paquera, o ato de tirar a roupa dançando, o strip-tease é um ato venusiano.

Por estar associada a Casa 12 na ordem Caldaica, a Vênus também está ligada ao adultério, as traições, os casos extraconjugais, que são feitas as escondidas. 

Enquanto que Marte rege a guerra e os conflitos, Vênus rege a paz e o amor, na mitologia ambos eram amantes, e devido a isso foram punidos. Uma Vênus mal configurada com Marte e Saturno no mapa, podem apresentar relacionamentos abusivos e masoquistas, podendo também apresentar casos de adultérios e divórcios caóticos. Não é à toa que Vênus fica em detrimento em signos de Marte (Áries e Escorpião). 

Vênus por reger o sexo, não se limita apenas a relação com a esposa, ela rege todos os tipos de sexualidades e gêneros, junto com Mercúrio. Vênus rege o amor, não importando a sexualidade dos envolvidos. Mas por ser um astro feminino, junto com a Lua, em primeira instância, ela é um significadora de mulheres, inclusive, quem tem problemas com figuras femininas, seria interessante analisar a priori como está a condição celeste de Vênus na natividade.

No entanto, Vênus vai muito mais além do que esses significados, ela e Júpiter são os planetas considerados benéficos; enquanto que Júpiter rege o sistema de crenças, a religiosidade, Vênus rege a fé porque ela se exalta na Casa 09 do Thema Mundi, e rege a Casa 11 do mesmo, indicando que é um planeta que pode nos colocar em contato com o divino, ao perdão e a libertação de nossos pecados, nos concedendo bênçãos. Vênus rege a nossa fé. também rege os processos de purificação do corpo, o ato de tomar um banho de água doce, banho de chuva, ou de mar, principalmente quando no banho são inseridas ervas sagradas, é um ato venusiano que alivia não somente o corpo, mas também os processos mentais, emocionais e por fim purifica o campo espiritual, trazendo a bela sensação de paz de espírito.

Pessoas Venusianas, são naturalmente pacíficas e justas, possuem repulsa a qualquer conflito. São apaziguadoras e receptivas, com bom humor e bom temperamento, são pacientes e calmas. Gostam de conversas agradáveis, nada muito intelectual, desde que seja uma conversa agradável, evitam sempre discussões. Dependendo de outros aspectos mais desafiadores de Vênus no mapa, Vênus por ser significadora principalmente da beleza, devido a isso pode representar pessoas sedutoras, vaidosas e narcisistas. Vênus regendo o ascendente e estando bem posicionada no mapa pode indicar pessoas sensuais e atraentes, mas, super delicadas. O amor move a sua essência, a beleza o seu instinto, e o sexo as suas necessidades.

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

SOL - e seus significados na Astrologia Tradicional






O Sol é quente e seco, o seu temperamento é essencialmente colérico, e ele pode ser tanto maléfico, quanto benéfico a depender de sua condição celeste, o  Sol pode ser um problema - se qualquer planeta estiver próximo demais dele, pois o mesmo pode causar a combustão ou deixar o planeta sob seus raios de sol, corrompendo os assuntos do astro tocado por ele, o Sol é benéfico de longe, maléfico se muito perto, a grosso modo falando. O domicílio do Sol é no signo de Leão, a exaltação é no o signo de Áries, o astro rei encontra sua queda e seu detrimento em signos onde Saturno impera, a queda no signo de Libra e o detrimento no signo de Aquário.

O Sol move-se a 01° grau por dia, passando por todos os signos em um período de 30 dias, fazendo o seu ciclo completo em 365 dias (01 ano), inclusive quando o Sol completa o seu ciclo na vida de um nativo a partir do seu aniversário, é calculada a Revolução Solar, uma das técnicas de predição utilizada nos dias de hoje.

O Sol é o doador de vida, pois ele nasce todas as amanhãs no ângulo leste, trazendo o amanhecer, logo ele representa a vida, a vitalidade, a consciência e o Espírito. ele representa a prosperidade, as riquezas, o Sol também está representado ao poder de mais alto escalão, as figuras de autoridade, como governantes, líderes e comandantes, reis, imperadores que são justos e sóbrios em sua governança, ao contrário de Saturno que rege o poder tirânico, que arranca do seu povo, deixando-o em escassez, um líder solar, distribuir riqueza ao reinado, para todos, além disso o Sol rege barões, príncipes, magistrados, duques, e etc segundo William Lilly

O Sol também representa a figura paterna, a relação entre um pai e um filho, em mapas diurnos, enquanto em mapas noturnos, o significador será Saturno, pois o pai é uma figura de autoridade relacionado ao Sol, o modelo de uma figura masculina na vida do nativo. Isso pelo fato de o Sol de alinhar na Casa 04 na ordem Caldaica. Casa relacionada a figura paterna. 

O Sol culmina toda sua luz na Casa 10, um local de fala de vitória, liderança, carreira e ascensão. Também rege as ambições e as vontades de um nativo, a vocação do mesmo (pois como já mencionado o mesmo culmina a sua luz na Casa 10), o Sol rege tudo que o nosso coração anseia, sendo o planeta correspondente ao Lote do Espírito, aquilo que nos motiva, e o que faz a nossa vontade ser manifestada no plano físico/matéria.

Por ser alegrar na Casa 09, o Sol também rege templos espirituais, e a sabedoria superior celeste, é o astro que nos conecta ao Espírito. O Sol também é a substância de nossa existência por ser alinhar na Casa 02 do Thema Mundi. O Sol, juntamente com Júpiter rege a cura. 

Tudo que é vigoroso e belo está relacionado ao Sol a verdade a honestidade, a generosidade e a nobreza, os talentos, e também está relacionado a boa saúde e a bons hábitos como uma boa nutrição se em boa conexão com a Lua, como ele é o doador de vida, o Sol rege a vitalidade, a consciência e o Espírito. No corpo, o Sol não rege somente o coração, mas também rege o cérebro e as calorias do corpo, também rege o plexo solar. Também rege o nosso olho direito, enquanto a Lua rege o olho esquerdo.

O Sol também rege produtos de grande valor material, o Sol rege todo tipo de riqueza, joias banhadas em ouro, douradas, tudo que é de alto valor está relacionado ao Sol. Tudo que é forte e vital, como animais belos e fortes como o Leão, Cavalos e Falcões são representados pelo Sol. O Sol representa tudo que é admirável. O Ouro, a folha de louro, o açafrão, o olíbano. o Sol rege tudo que é dourado, amarelo e tudo que brilha. O Sol também rege a eletricidade, a luz que ilumina o mundo físico, e também o metafísico, rege a triplicidade do fogo, o elemento que ilumina e purifica.

O Sol rege os domingos, e o seu temperamento varia de acordo com as estações, na Primavera, ele é quente e úmido - sanguíneo, no verão ele é quente e seco - colérico, no outono ele é frio e seco - melancólico, e no inverno ele é frio e úmido - fleumático.

Uma vez que o Sol rege as riquezas, ele está relacionado a ambição, dependendo de como o Sol estiver no mapa natal, o Sol pode sugerir nativos vigorosos, que sempre estão em busca de poder e vitória. Vou fazer uma analogia, Marte outro astro quente e seco/colérico representa a luta e as competições,  mas aquele que vence a competição é representado pelo Sol, é quando o mesmo está sendo premiado e reconhecido pela sua glória, o primeiro lugar em um pódio pode ser associado ao Sol, pois está no topo, todos o admiram, e enxergam o seu talento e o seu brilho, tudo que é notável está relacionado ao Sol. Logo o Sol representa a glória, a notoriedade a vitória.

“Enquanto ele cavalga em sua carruagem, ele brilha sobre homens e deuses imortais, ele olha de forma penetrante com seus olhos e elmo dourado. Raios brilhantes irradiam deslumbrantemente dele, e seus cachos brilhantes flui das têmporas de sua cabeça envolvendo graciosamente seu rosto visível: uma vestimenta rica e finamente tecida brilha sobre seu corpo e flutua ao vento: e cavalos alados o carregam.”

- Bruno Bernardes

Pessoas que tem o Sol como o Almuten Figuris na Carta Natal, normalmente são pessoas generosas, que sempre estão dispostas a ajudar os outros, principalmente quando se deparam com uma pessoa enferma ou doente, são pessoas nobres e leais, podendo ser coléricas e ásperas, sinceras e honestas, mas que sempre estão tentando buscar a paz de espírito para com elas próprias e para com os outros, possuem sempre uma boa alta estima, sempre otimistas e saudáveis. Negativamente, pode representar o egoísmo, o narcisismo e o exibicionismo exacerbado, o orgulho e a vaidade. Porém, sempre vão estar em busca da vitória, do prestígio, do reconhecimento e do sucesso.

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

MARTE - e seus significados na Astrologia Tradicional

Marte é um planeta quente e seco, de temperamento colérico, de polaridade positiva masculina. Marte oferece morada aos signos de Áries e Escorpião, e se exalta no signo de Capricórnio. Seu exílios são nos signos de Libra e Touro, e sua queda no signo de Câncer. Seu ciclo completo no zodíaco pode durar 02 anos, ele se movimenta a 0°30 por dia em um signo, podendo ficar em um signo até 80 dias quando passa pela retrogradação.






Marte representa o conflito, as guerras, a impulsividade, a imprudência, os rompantes que acontecem sem mais nem menos. Ele é considerado o pequeno maléfico. As batalhas e as lutas que vamos ter em uma determinada área de nossas vidas. Marte representa tudo àquilo que corta e que rompe, por exemplo, o que Vênus une no amor e no casamento, Marte é o responsável pelo corte da união, o divórcio, o atrito, os debates, as discussões e a confusão, a agressão, o atrito.

Marte representa tudo àquilo que é feroz, ele é quente e seco/colérico, ele rompe, destrói, e quando a destruição ocorre, raramente há como reconstruir. A ferocidade de Marte também está ligada aos animais que Marte rege como lobos, ursos, leões, tigres, leopardos, javalis, tubarões, animais selvagens que atacam para destruir e ferir. Marte rege os músculos do corpo humano, a força do nativo. Marte rege o trabalho braçal, tudo que exige esforço e força física, no corpo humano Marte também rege os rins, o fígado, a narina direita enquanto Vênus rege a narina esquerda, e a vesícula biliar.

Marte rege tudo que é afiado e perigoso, machados, facas, espadas e armas de fogo, materiais feitos de ferro, cobre ou metal. Na metalurgia a produção que ocorre em uma fundição é de fato um local marciano, é quente e seco e produz muito calor e riscos de acidentes. Devido a Marte representar objetos perigosos, tudo que é afiado e pontiagudo, Marte também rege os ferimentos, feridas que causam infecção, causando febre, queimaduras e inflamações.

Marte rege a coragem, mas em mal estado pode representar autoconfiança exagerada, o que pode levar o indivíduo a cometer atos imprudentes, colocando o nativo em risco, ou colocando outras pessoas em perigo. Marte é o inesperado, o rompante, rege sequestros relâmpagos, e assaltos à mão armada, explosões, acidentes de trânsito e etc.

Marte representa também as pimentas, temperos fortes que aumentam a pressão sanguínea, cebola, alho e etc. Marte rege o sangue que espirra do corpo ao um golpe dado, é o sangue que é tirado do corpo, e se torna seco ao cair em terreno hostil. Marte rege a ira, a paixão que pulsa de dentro para fora, porém de forma muito visceral que pode machucar e ferir. Rupturas definitivas e conflitos, tudo está ligado a Marte. Marte rege a crueldade, a pirataria, a fome, doenças inflamatórias e infecciosas, como abscessos. 

Nas relações, Marte rege a relação entre irmãos. Nas profissões Marte rege cirurgiões (marte é o corte, bisturi), também rege os médicos, militares, bombeiros, trabalhadores braçais, policiais, generais, lutadores,  esportistas, açougueiros e etc. Marte mal colocado pode representar pessoas que podem trabalhar para o crime organizado, regem ladrões, assassinos de aluguel, pessoas que executam e torturam. Marte rege a tortura e o assassinato, a execução, a covardia, e os inimigos. Marte rege o exército de um país, os pelotões, as estratégias de guerra.
Marte também é um significador de doenças porque ele tem seu Jubilo na Casa 06 (local conhecido como Má Fortuna) relacionado a doenças e infortúnios. No entanto aqui, Marte bem colocado na sexta, dentro de seita em boa conexão com o regente da profissão, dá ótimos médicos.

Marte também é um significador importante de esportistas, como boxeadores, pilotos de corrida, e etc, porque Marte rege a competição por um pódio, isso porque Marte rege a 10 no mapa do Thema Mundi, a Casa 10 é o pódio, ou seja, junto com o (Sol) Marte, os astros coléricos estão sempre em busca da conquista.

Marte rege a competição, a luta, a agressão, a estratégia, a corrida, o drible em um adversário, rege a forma como você atinge seu inimigo, e os recursos que você tem, contra seu opositor. Em um briga por exemplo, será Marte que vai percorrer em sua alma, para atacar ou se defender. Marte é a espada celeste, o soco inglês, a arma de fogo, a faca afiada, o punhal, o golpe inesperado em um ponto vital.

Eu sou o Deus da Guerra
Estou nas estradas de ferro
Eu sou o único capaz de andar em cima das pedras no meio de todos os caminhos
Pois o sangue que escorre de mim
Molda a vitória e as bênçãos dos deuses
O fogo seco ilumina os bons espíritos

Em minha esfera, residem todos os espíritos guerreiros
Todos eles sob meu comando
Quem tem medo de mim é um covarde
Quem me respeita janta as carnes dos inimigos, nos palácios da coragem.

- Bruno Bernardes

Pessoas que tem Marte como o Almuten Figuris no mapa natal, podem indicar pessoas corajosas e ousadas, que não possuem medo algum, de quase absolutamente nada, devido a isso podem ser temidas e evitadas por alguns, podem ser fortes fisicamente, sendo homem ou mulher, se uma mulher tiver Marte em evidência no mapa, ela terá ombros largos e terá os músculos em destaque, a pele avermelhada também está associada a pessoas marcianas. Indica pessoas que ficam em forma facilmente, podendo perder peso, eliminado gorduras rapidamente, pois tendem a ser muito ativas e enérgicas. Pessoas Marcianas lutam muito e defendem os que amam com punhos de ferro, são capazes de matar, perseguir e destruir qualquer inimigo que entrar em seu caminho, principalmente se o inimigo agir contra as pessoas que eles amam, mesmo que este ato cause sua própria destruição, ele vai agir de uma forma ou de outra, por isso pessoas marcianas podem ser bastante imprudentes como já foi citado.

No entanto, no meu ponto de vista astrológico não é toda essa fatalidade e ponto final. Marte bem colocado no mapa pode fazer com que o nativo controle seus impulsos, fazendo bom uso de suas ações e atitudes, enfrentando as batalhas da vida com punhos de ferro, aliás, Marte é o Deus da Guerra, ele busca a vitória, então ele também rege o nosso ímpeto, as ações necessárias que devemos tomar em nossas vidas para que os nossos projetos comecem a andar para frente, Marte rege a ação que movimenta as coisas para frente, não importa se vai derrubar muros ou muralhas, mesmo que seja um mal necessário, ele vai agir mediante ao seu ímpeto e coragem, levando o nativo a vitória ou uma lição de vida, assim como qualquer atitude apresentará sempre uma consequência, a consequência sempre será uma lição, e tais lições são vitórias que aprendemos na vida.

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

JÚPITER - e seus significados na Astrologia Tradicional

Júpiter, o grande benéfico. Primeiramente vamos falar do básico: Júpiter rege os signos de Sagitário, Peixes e Câncer; Câncer porque Júpiter se exalta no signo da Lua. Devido a isso, Júpiter encontra o seu detrimento nos signos de Virgem e Gêmeos, e sua queda no signo de Capricórnio. É um planeta quente e úmido, de temperamento sanguíneo, de polaridade masculina e diurno. O seu movimento é lento, ele se move a 00,5° por dia, podendo permanecer em um signo durante um ano, ele leva 12 anos para dar a volta completa no zodíaco. Júpiter rege as Quintas-Feiras e as Segundas-Feiras a noite. Ele tem os mesmos anéis de Saturno, porém é difícil a observação dos mesmos, devido aos anéis serem formados por um poeira muito fina.



Júpiter tem jubilo na Casa 11, local conhecido como Agathos Daimon, que significa O Bom Espírito, devido a isso ele rege as bênçãos que ganhamos, as coisas que nos são enviadas dos céus, de algo maior do que nós. Palavras chaves como crescimento, sorte, expansão, esperança e otimismo estão relacionadas a Júpiter. Júpiter é considerado o grande benéfico na astrologia tradicional. Ele rege o conhecimento superior, pois na ordem Caldaica ele está associado à Casa 09, casa que nos reflete não somente o conhecimento superior, mas também a nossa religiosidade e à espiritualidade, a Casa 09 chamada de Theos (Casa de Deus) reflete que Júpiter nos conecta em alinhamento com algo maior, além disso também rege o estrangeiro, as viagens ao estrangeiro, viagens que nos levam a conhecer outros tipos de cultura e filosofia. 

Júpiter rege a riquezas materiais, por ter associação a Casa 02 pela ordem Caldaica, e rege as riquezas espirituais por ter conexão também com a Casa 09 na Ordem dos Caldeus. Júpiter também rege os raios e as tempestades, e os grandes ventos.

Por ser um planeta quente e úmido, no corpo humano, Júpiter rege o nosso sangue, toda a nossa corrente sanguínea, rege também o coração, que é onde se bombeia o sangue. Rege também as artérias maiores e a nossa respiração, rege o Pulmão, e o nosso ouvido esquerdo, enquanto Saturno rege o ouvindo direito segundo Al-Biruni. Rege o nosso quadril, as nádegas, e as coxas. Inclusive uma pessoa jupteriana tende a ter essas partes bem desenvolvidas e grandes. Júpiter também rege o sêmen/esperma, devido a isso, ele é um planeta que representa fertilização/fecundação, ou seja, Júpiter também está relacionado a crianças pequenas, rege os filhos, uma gravidez saudável e abençoada.

Júpiter representa profissões como o Direito: advogados e juízes; regendo lugares como o tribunal, grandes palácios do governo. Rege também as pessoas que estão em contato com o mundo espiritual e divino, regendo padres, pastores, freiras, monges, sacerdotes e sacerdotisas, magos, pais e mães de santo, regendo lugares como igrejas, templos, mesquitas, palácios, mansões e terreiros, locais sagrados em geral. Júpiter rege uma corrente mediúnica, uma boa ação manifestada do superior na matéria, criando a caridade e a cura. Júpiter rege os grandes governantes, o governo, as leis, pessoas religiosas, pessoas aristocratas, filantropas e altruístas. E claro, Júpiter rege os professores de todos os ofícios. Sabedoria e Conhecimento são sinônimos de Júpiter. 

Assim como Vênus, Júpiter rege tudo que é agradável, as boas frutas e comidas, e as boas bebidas, como a maçã, figo, romãs, e o vinho doce e suave - Al Biruni colocou que Júpiter rege o Homem, e não Marte, enquanto Vênus rege a Mulher, já que Júpiter rege o sêmen que penetra na vagina chegando nos óvulos da Mulher (Venus), assim gerando filhos e crianças. 

Júpiter também rege a gordura do corpo, que dependendo de seu aspecto no mapa, pode apresentar indivíduos com sobrepeso ou obesidade ou indivíduos que possuem um grande porte que podem engordar com mais facilidade. Nas relações Júpiter rege o contato entre filhos e netos, entre um advogado e seu cliente, entre o pecador e o padre que ouve suas confissões, entre um fiel e um pastor, entre um aluno e o seu professor.

Júpiter se estiver muito bem colocado, trará muita facilidade de reconhecimento e crescimento na vida do nativo, ou seja, por ser o grande benéfico, posso dizer que tudo que é em excesso faz mal, até mesmo o excesso do bem, podendo apresentar indivíduos preguiçosos, que não sabem lidar com dificuldades, indicando sedentarismo e vícios. Isso se confirma ao observar o glifo de Júpiter, o seu semicírculo está para cima, para o alto, para as bênçãos que recebemos sem esforço dos céus que se concretizam no mundo físico/matéria (semicírculo acima da cruz), ao contrário do semicírculo de Saturno que está para baixo, (cruz acima do semicírculo), ou seja, as dificuldades da matéria que carregamos em nossas almas aqui no mundo físico.

Júpiter por se exaltar no signo da Lua, o grande benéfico pode representar grandes oraculistas, se aspectar Mercúrio e  de forma positiva, formam ótimos astrólogos. Por ter uma relação com aquilo que está acima/superior, nos céus, Júpiter representa indivíduos que podem muito bem analisar os corpos celestes e traduzi-los para o mundo físico. Porém, isso só vai se confirmar com outros fatores do mapa, que devem estar em força mútua com Júpiter, principalmente se, Mercúrio Lua e Júpiter estiverem se enxergando beneficamente no mapa.

Júpiter é juiz dos céus, rege as leis celestes que refletem, nas leis do mundo, enquanto a sentença em si é regida por Saturno, por isso Saturno também rege locais prisionais tanto a nível físico quanto a nível espiritual. Saturno é a aprisionador, enquanto Júpiter é a soltura, a libertação, o cumprimento da sentença, o perdão dos pecados.

- Bruno Bernardes

terça-feira, 7 de agosto de 2018

SATURNO - e seus significados na Astrologia

Saturno é um planeta diurno, masculino, frio e seco, de temperamento melancólico. Ele rege os planetas de Capricórnio, Aquário e Libra; Libra porque Saturno se exalta neste signo, ele encontra seu detrimento nos signos de Câncer e Leão, e sua queda no signo de Áries. Saturno é o astro mais lento, ele se movimenta apenas dois minutos por dia – 0°02, seu período de retrogradação pode durar 04 meses e meio, ele permanece em um signo durante 02 anos e meio, fazendo com que seu ciclo completo pelo zodíaco dure 29/30 anos, que é a idade que passamos pelo famoso Retorno de Saturno.




Saturno representa tudo àquilo que é concreto, a matéria, o plano físico, a realidade. Saturno representa a morte, e as coisas que estão morrendo, o fim das coisas,  Saturno na ordem caldaica, tem associação a Casa 08, a casa da morte, então tudo que está correlacionado a morte, está associado a Saturno. Um corpo em decomposição é por excelência um processo saturnino.

Por Saturno imperar em locais onde o Sol e Lua encontram seu detrimento, (Libra, Capricórnio e Aquário), e pelo fato do Sol e Lua serem dois astros que representam a luz que nos conduz a vida, sendo o Sol o doador de vida do espírito e a Lua regente do nosso corpo e saúde, Saturno é a morte, é o castrador.

Saturno tem Jubilo na Casa 12, casa maléfica que reflete tudo aquilo que nos prende e que nos limita, A casa 12 é uma casa de isolamentos, devido a isso, Saturno rege a depressão, a tristeza, o luto, a loucura, que pode levar um indivíduo perder sua consciência, ou seja, doenças que limitam ou paralisam o indivíduo, que podem fazê-lo ficar em uma cama, isolado, limitado. Aliás Saturno é a melancolia que incorpora o nosso corpo.

No entanto, Saturno também rege a disciplina que temos como obrigação a cumprir neste plano físico. Enquanto que o Grande Benéfico rege o crescimento, a sorte e as riquezas, Saturno por representar limitações, ele rege a pobreza, a marginalização, rege as pessoas que vivem nas ruas, como os mendigos, que são assuntos da Casa 12, sua casa de Júbilo

No corpo humano, Saturno rege principalmente a pele e os ossos, coisas que dão estrutura ao nosso corpo físico, Saturno também está associado à Casa 01 pela ordem Caldaica, ou seja, é o nosso corpo, a nossa matéria, o nosso corpo literalmente encarnado, Saturno é representa o corpo num sentido de prisão da alma. Saturno também rege os dentes, que também servem como estrutura sólida, rege também a medula, o ânus, a bexiga, o baço. Saturno também rege as costas, mais especificamente a coluna vertebral. Saturno rege toda a estrutura óssea do nosso corpo.

Saturno rege animais venenosos, aqueles que podem paralisar e limitar uma pessoa, como por exemplo, a picada de um escorpião ou de uma aranha. Saturno rege animais negros, serpentes venenosas negras, como a mamba negra. Saturno rege ratos que ficam em esgotos, morcegos que ficam isolados, rege animais que ficam em lugares sujos. Saturno rege urubus, moscas, insetos, abutres, hienas que gostam de comer a carniça de um animal. 


Saturno rege as relações entre pais e avós, também representando as pessoas mais velhas, a terceira idade, o ciclo final de nossas vidas, onde brevemente não haverá mais vida para se expandir, e sim a morte.

Dos lugares, Saturno rege necrotérios, cemitérios, catacumbas, poços, esgotos, cavernas e lugares subterrâneos, a sala de uma autópsia é um ambiente saturnino, também rege asilos. Pelo fato de Saturno estar associado a estruturas, ele também rege grandes prédios, ou locais que estão em constante construção, o trabalho árduo e difícil. Saturno também rege o trabalho, mas não o trabalho que fazemos com amor, ou como vocação, mas o trabalho que encaramos como obrigação.

Saturno por reger cemitérios, ele também rege os coveiros. Por reger insetos, moscas e ratos, ele também rege venenos e drogas que matam os mesmos. Os profissionais que dedetizam locais para evitar a proliferação de insetos, ratos e outros animais que podem transmitir doenças, também é uma profissão saturnina. Por reger estruturas como prédios, ou locais que estão em construção, Saturno também rege os engenheiros, pedreiros, arquitetos e construtores. Saturno também rege profissões como a Vigilância Sanitária. Saturno rege médicos legistas, organizadores de funerais e etc. Por estar associado a Casa 08 – Saturno também rege o ocultismo e práticas ligadas a necromancia.

Pessoas que tem Saturno como o Almuten Figuris no mapa natal, pessoas saturninas normalmente tem a aparência estranha e peculiar, tende a ser pessoas altas e magras, com a famosa "beleza exótica",  sempre com os ossos em evidência. O semblante do rosto é de pesar e tristeza, mesmo que o nativo não esteja triste, o olhar é distante, quase fechados, como se os olhos estivessem cansados.

São pessoas discretas, tendendo a timidez. Saturno é frio e seco, então tendem ser pessoas secas, de poucas palavras, que podem demonstrar um certo tipo de apatia na sua sinceridade, podendo demonstrar traços de frieza.

São desconfiadas e raramente são otimistas, não acreditam muito na bondade alheia, pois não acreditam muito no altruísmo, sendo pessimistas. No entanto, são estudiosas, investigativas, conhecem muito bem o lado podre do ser humano, quando querem descobrir alguma coisa, por Saturno reger submundos ou seja, aquilo que está nos bastidores, pessoas saturninas podem obter sucesso usando informações sujas dos outros, para ganhar dinheiro.

Porém, Saturno rege pessoas mais velhas, indicando que; se Saturno estiver bem colocado no mapa, pode indicar pessoas experientes, maduras e disciplinadas.

Saturno é maléfico, mas pode ser um benéfico acidental no mapa– em boa conexão com Vênus, indica interesses por artes sombrias e obscuras, e contrastes com artes góticas, ou ligação com as artes cênicas, teatro e circos. Saturno está ligado ao denso e ao pesado, tanto a nível material ou mágico, é o planeta que todos evitam de alguma forma, por estar mais longe entre os planetas visíveis, rege o mistério, as artes ocultas, o fim da vida, a morte. Em conexão com Marte, pode indicar assassinatos e apetite pela violência, se estiver afligindo Lua e Mercúrio e Sol, pode indicar falta de empatia e ações nefastas, se em má conexão com o regente da 10, indica vexames públicos, má fama. Além do interesse direto com o mórbido, se em má conexão com Vênus e com o regente da 12, pode indicar ligação com parafilias sexuais, obsessões amorosas e insanidade. Em má conexão com Júpiter, indica pessoas não tementes a Deus, em boa conexão, indica sacerdotes e magos de alta patente e poder.

Para finalizar; Saturno por reger a estrutura sólida, ele nos limita, com o intuito de termos disciplina, a fim de trabalharmos em cima de nossas maiores dificuldades, ele é considerado o Grande Maléfico, ou seja, Saturno é o mal necessário, para que possamos enxergar a realidade nua e crua, nos livrando de ilusões de grandeza que podem ocorrer em Júpiter, por exemplo. Saturno é o grande senhor do tempo, o velho que nos dá as lições duras e necessárias para amadurecermos e darmos uma estrutura melhor em nossas vidas, aqui neste plano físico. 

segunda-feira, 25 de junho de 2018

CÁLCULO DO TEMPERAMENTO

Bom como eu escrevi sobre os quatro tipos de temperamento, hoje trago um cálculo de exemplo para chegarmos a um temperamento predominante, mediante a nossa carta natal antes de tudo o que é temperamento? Resumidamente falando. O temperamento é a constituição que serve como base do ser humano, indicando o nosso caráter mediante aos nossos comportamentos básicos, que surgem desde quando nascemos que nos influencia até a morte, através de nossas ações e reações, sendo de pouca ou muita intensidade. Estas reações comportamentais sugerem o equilíbrio e o desequilíbrio que nosso temperamento pode causar em nossas vidas e em nós próprios, principalmente atuando no corpo físico, cada temperamento é uma secreção que fica em nossos corpos, que dependendo do excesso ou falta do mesmo, pode causar doenças físicas. Sabendo o nosso temperamento, podemos ponderar nossos hábitos físicos e alimentares, e também comportamentais, para que possamos cuidar melhor de nós mesmos. Há quatro tipos de temperamentos: Colérico, Sanguíneo, Fleumático e Melancólico.





Antes do cálculo, devemos saber as qualidades e as naturezas dos signos, planetas, estações e das fases da lua. 

Os Signos:
Os signos de fogo são de natureza quente e seca: portanto são coléricos
Os signos de terra são de natureza fria e seca: portanto são melancólicos
Os signos de ar são de natureza quente e úmida: portanto são sanguíneos
Os signos de água são de natureza fria e úmida: portanto são fleumáticos

Planetas:
Lua e Vênus são de natureza fria e úmida, portanto, são fleumáticos
Mercúrio e Saturno são de natureza fria e seca, portanto são melancólicos. Mercúrio pode ganhar outro temperamento se estiver aspectado fortemente com outro planeta.
Sol e Marte são de natureza quente e seca, portanto são coléricos.
Júpiter é de natureza quente e úmida, portanto é sanguíneo. 
 
As Estações do Ano: 
A primeira estação do ano é quente e úmida, portanto, é Sanguínea.
Ou seja, desde quando o Sol está em Áries, Touro e Gêmeos. 
A segunda estação do ano é quente e seca, portanto é Colérica.
Ou seja, quando o Sol está em Câncer, Leão e Virgem.
A terceira estação do ano é fria e seca, portanto é Melancólica.
Ou seja, quando o Sol está em Libra, Escorpião e Sagitário.
A quarta estação do ano é fria e úmida, portanto, é Fleumática.
Ou seja, quando o Sol está em Capricórnio, Aquário e Peixes.

Há alguns cálculos que diferenciam a natureza das estações de acordo com o hemisfério, no meu cálculo, ignoro isto.

As Fases da Lua:
Da Lua Nova até o Quarto Crescente é Sanguínea (quente e úmida)
De Lua Crescente até a Lua Cheia é Colérica (quente e seca)
De Lua Cheia até a Lua Minguante é Melancólica (fria e seca)
De Lua Minguante até Lua Nova é Fleumática (fria e úmida)
 
Existem vários cálculos para se calcular o temperamento do nativo, os mais famosos são as técnicas de Robert Zoller e Dorian Greenbaum, no entanto há algumas sutis diferenças em seus cálculos, por exemplo, no cálculo de Zoller, Vênus é quente e úmida, portanto, é sanguínea. O cálculo que vou deixar aqui como exemplo é seguindo à risca as naturezas tradicionais dos planetas. Segue abaixo as considerações do cálculo a serem consideradas na soma.

O signo Ascendente
O regente do Ascendente
O signo da Lua
A fase da Lua 
O signo do Sol
A fase do Sol
Planetas que aspectam ou que estão em conjunção ao Ascendente
Almuten do Ascendente
Almuten Figuris


Abaixo segue a carta natal de um ditador “aparentemente” bastante colérico
Adolf Hitler, nascido dia 20 de Abril de 1889, em Braunau, Austria, às 18:30



Vamos ao cálculo:

O signo Ascendente – Libra – Quente e Úmido (Sanguíneo +)
O regente do Ascendente – Vênus – Fria e Úmida (Fleumático +)
O signo da Lua – Capricórnio – Frio e Seco (Melancólico +)
A fase da Lua – Lua Cheia até minguante – Fria e Seca (Melancólico +)
O signo do Sol – Touro – Frio e Seco (Melancólico +)
A estação do ano – Primeira estação – Quente e Úmida (Sanguíneo +)
Planetas que aspectam o Ascendente – Mercúrio em oposição com o ascendente – Frio e Seco (Melancólico +). Sol em Oposição ao ascendente – Quente e Seco (Colérico +)
O Almuten do Ascendente – Saturno – Frio e Seco (Melancólico +)
O Almuten Figuris – Vênus – Fria e Úmida (Fleumático +)


O temperamento que predomina é o Melancólico, e de fato Adolf Hitler, apesar de seu ímpeto e de sua extrema autoridade aos confins da guerra, ele foi Melancólico, era frio, calculista e estratégico, e tinha uma vida pessoal bastante reclusa, privada e secreta, era magro e sofria de um grande pessimismo, o que o levou a hipocondria. Todas as suas ações, por mais que pareciam ser impulsivas, eram todas estrategicamente planejadas, causando uma ação, já sabendo das supostas reações. Obviamente nem toda pessoa de temperamento melancólico, será cruel como o nativo que usei como exemplo, deixando claro que o temperamento, é o nosso comportamento que impacta em nossa mente, corpo e espírito, Hitler se comportou de maneira cruel e usou os extremos de seu comportamento. Por exemplo, uma pessoa de temperamento melancólico pode ser um ótimo arqueólogo, ou um ótimo engenheiro.

O temperamento melancólico é regido por Saturno , e olha que Saturno está no MC (sendo recebido pelo Sol), a imagem pública de Hitler era de um homem cruel, conservador e tirânico, sedendo por poder, mandava matar todos que entrassem no seu caminho, Saturno, senhor da morte e da covardia neste caso.                                                                                                                                                            
Bom, mas por que Hitler, em seus discursos e na sua forma de se portar tinha um ímpeto tão “colérico”?. Bom Mercúrio que faz aspecto com o ascendente está modulado por Áries, um signo quente e seco/colérico - signo de Marte que também é quente e seco/colérico. Mas Marte está em detrimento, no signo de Touro que é frio e seco – Melancólico. Também temos Saturno como o Almuten do Ascendente, Saturno está no signo de Leão, signo do Sol, o Sol é quente e seco/colérico, mas o Sol está também em Touro, frio e seco e melancólico. Saturno, Marte e Sol davam esta nuance de autoridade máxima representada pelo Sol com fins violentos representados por Marte, com extrema crueldade e frieza de Saturno. Este é somente um dos fatores que explica seu ímpeto e seu desejo por guerra, mas a estratégia, a frieza a secura e a prudência predominavam em seu comportamento antes de qualquer ataque.

Concluindo: Existem vários cálculos e técnicas para se chegar ao Temperamento, não existe um único exclusivo e preciso. Se eu tivesse usado Vênus como Quente e Úmida, o temperamento Sanguíneo ficaria em segundo lugar, o que explicaria o lado negativo deste temperamento que é o fanatismo e a megalomania, características fortes na personalidade de Hitler. Colérico ficaria em terceiro lugar se eu usasse o signo dispositor da Lua, que é Leão, quente e seco/colérico, mas de qualquer forma, o que predominava em Hitler era a Bilis Negra, o Melancólico. Fleumático está em último lugar com menos pontos, sugerindo que Hitler não era uma pessoa de emoções profundas, aliás, era desprovido delas. Espero ter tirado algumas dúvidas, segue abaixo a descrição de como cada temperamento pode impactar em nosso comportamento e saúde.

Melancólico: https://goo.gl/yWCV1F
Fleumático: https://goo.gl/xR3AEq


JÚPITER EM TOURO 2023

Dignidades: Júpiter sai da morada de Marte, e entra no local noturno da morada de Vênus, em Touro. Além também de estar sob a exaltação da L...